15 maiores cidades do Tajiquistão

Pin
Send
Share
Send

De acordo com estimativas da Agência de Estatísticas, em 2019 havia pouco mais de 9.120.000 pessoas vivendo no Tajiquistão. Eles estão dispersos principalmente em pequenos assentamentos, e há apenas uma cidade milionária no país - a capital Dushanbe. Em mais 3 cidades o número de habitantes ultrapassou 100.000, em outras cidades há muito menos pessoas.

As cidades do Tajiquistão eram freqüentemente renomeadas. Alguns cresceram fora de aldeias ou pela fusão de assentamentos vizinhos. A infraestrutura turística é pouco desenvolvida, embora na capital você possa relaxar com conforto e ao mesmo tempo mergulhar no sabor local. Para explorar os monumentos antigos, é melhor ir até os arredores de Gessar. E Vakhdat tem uma natureza incrível, incluindo as fontes curativas do desfiladeiro próximo.

As maiores cidades do Tajiquistão

Lista das maiores cidades em termos de população do país.

Dushanbe

A capital do Tajiquistão e a única cidade milionária do país. No centro de Dushanbe existe um lago artificial Komsomolskoye, que é alimentado pelo rio Dushanbinka. As ruas e parques foram plantados com árvores e arbustos por décadas, então a cidade é muito verde. Lugares imperdíveis - Avenida Rudaki, Jardim Botânico, Museu Nacional, Parque "Bogi Poytakht". Centros de recreação foram construídos na periferia.

População - 1 001 700 pessoas (2019).

Khujand

A capital da parte norte do Tajiquistão, um centro de transporte e centro cultural. A partir daqui começam as viagens ao longo do Vale Fergana. Muitos edifícios do passado sobreviveram em Khujand, incluindo palácios, mesquitas e uma cidadela. A cidade possui a igreja ortodoxa mais antiga do país - a Igreja de Maria Madalena. O principal bazar chama-se Panchanbe e convida os turistas a um mergulho no mundo oriental.

População - 181.600 pessoas (2019).

Bokhtar

Até 2018, era chamado de Kurgan-Tyube. Estende-se na parte central do oásis. Nas proximidades de Bokhtar, encontram-se as ruínas do mosteiro budista Ajina-Tepe e os restos do antigo povoado de Takhta Sangin. O mausoléu próximo de Khoja Mashad é um monumento da arquitetura antiga que supostamente apareceu durante a noite. O vale de 44 nascentes, denominado Chiluchor Chashma, é um dos mais belos da Ásia Central.

População - 110.800 pessoas (2019).

Kulyab

Ele está localizado nas encostas do cume Khazratishokh. Foi fundada como parte da Grande Rota da Seda. Floresceu na Idade Média. O mausoléu de Mir Said Ali Hamadoni está localizado na parte central de Kulob, onde o próprio pensador e seus parentes estão enterrados. O Museu Histórico fala sobre o passado e os costumes da região. Não muito tempo atrás, o complexo memorial "2700º aniversário de Kulyab" foi inaugurado. A cidade possui um aeroporto internacional.

População - 105.500 pessoas (2019).

Istaravshan

Ele está localizado perto da fronteira com o Quirguistão e o Uzbequistão. Um importante centro atacadista. As tradições dos artesãos que produziam facas, joias, sapatos e bordados artísticos foram preservadas. Passeios turísticos: assentamento de Mugteppa, fortaleza Kakh-kakha, madrassa Kok-Gumbaz, mausoléu e mesquita Khazrati Shokh. O museu etnográfico merece atenção especial, cujas exposições estão localizadas na cavidade de um antigo plátano.

População - 64.600 pessoas (2019).

Tursunzade

Recebeu o nome do poeta e estadista tadjique. Em homenagem ao seu 100º aniversário, um museu foi inaugurado em 2011. A Igreja do Santíssimo Theotokos e a Grande Mesquita são os principais locais religiosos da cidade. O estádio da cidade é um dos melhores do Tadjiquistão, e o time de futebol local ganhou o campeonato sete vezes nos anos 2000. Existe também uma piscina e cinema. Há um dispensário na fábrica de alumínio.

População - 53.700 pessoas (2019).

Kanibadam

Um dos assentamentos mais antigos da Ásia Central. O artesanato popular está se desenvolvendo em Kanibadam. Agricultura e refinaria de petróleo são a espinha dorsal da economia local. Pontos turísticos: o mausoléu de Langari-Bobo, o teatro, o museu da cidade, a madrassa Mir-Rajab-Dodho, construída no século 16, e a madrassa Oim, que apareceu um século depois. Depósitos minerais foram encontrados nas proximidades.

População - 52.200 pessoas (2019).

Isfara

A cidade próxima à fronteira com o Quirguistão é famosa por seus artesãos. A escultura em madeira é especialmente popular. Dos pontos turísticos icônicos do passado, a mesquita do século 16 foi parcialmente preservada, que também era referida como madrassa em documentos. No passado, o edifício foi significativamente reconstruído. As ruínas da fortaleza Kalai-Bolo e o mausoléu de Khazrati-Bobo que datam do século 10 estão disponíveis nas proximidades.

População - 50 700 pessoas (2019).

Vahdat

Durante sua existência, mudou vários nomes, o anterior era Kofarnihon. Um monumento à mãe foi erguido em Vakhdat. Várias aldeias se aproximam dos limites da cidade. Na vizinha Romit Gorge, não existem apenas florestas protegidas e riachos de montanha, mas também nascentes curativas. A área circundante oferece trilhas para caminhadas para entusiastas do ecoturismo e caminhadas.

População - 42 800 pessoas (2019).

Penjikent

A distância para o uzbeque Samarkand é de 48 quilômetros. A cidade é chamada de “oceano da pintura Sogdiana”. Penjikent é famosa por seu grande bazar. A costa do Rio Zeravshan é uma área de recreação pitoresca. Um antigo povoado, uma necrópole e os restos de uma cidadela medieval foram preservados nos arredores. Artefatos encontrados aqui durante escavações arqueológicas foram adicionados à coleção do museu local.

População - 42 800 pessoas (2018).

Buston

Até 2016 era chamado de Chkalovsk. Originalmente, era uma vila operária. Acredita-se que a primeira bomba atômica da União Soviética foi criada a partir do urânio extraído nas proximidades de Buston. A principal atração é a Igreja do Ícone Ibérico da Mãe de Deus. A primeira pedra foi lançada em 1993 e os serviços divinos começaram na fase de construção. O templo está operando com força total desde 1995.

População - 33.200 pessoas (2019).

Nurek

Foi fundada em 1960 no local da aldeia com o mesmo nome para a construção de uma central hidroeléctrica. A altura de sua barragem é de 304 metros. A área do reservatório é de 98 km². O lago artificial é utilizado para recreação e como fonte de água doce. Belezas naturais coexistem com aterros: os resíduos industriais não são descartados de maneira adequada, o que dificulta a situação ambiental.

População - 30 900 pessoas (2019).

Khorog

Localização - desfiladeiro na confluência dos rios Gunt e Panj. Devido às elevações ao redor do perímetro, o clima é ameno. A cidade recebeu seu status atual em 1925. Ele cresceu a partir de duas aldeias, cujas fronteiras se fundiram ao longo do tempo. O Jardim Botânico Pamir está localizado perto de Khorog, e um pouco mais longe, a uma distância de 30 quilômetros, está o complexo arqueológico Kofir-Kala.

População - 30.300 pessoas (2019).

Hissar

Fica na intersecção de Khanaki com o canal Gissar. No distrito é cultivada uma raça especial de ovelhas, que leva o nome da cordilheira que também deu o nome à cidade. Passeios turísticos: a velha madrassa, convertida em museu, e as ruínas da fortaleza. Os limites da Reserva Histórico e Cultural Gissar começam a poucos quilômetros da cidade. Ele se estende por 86 hectares.

População - 28 700 pessoas (2019).

Istiklol

Até 2012, a cidade era chamada de Taboshar. Ele está localizado perto do cume Kuraminsky. A fábrica local, que antes atendia pedidos para a indústria de defesa, foi modernizada. Agora ele produz, entre outras coisas, lembranças: vasos e enfeites. Os arredores são ricos em depósitos de minérios polimetálicos. Além disso, na década de 1920, o maior depósito de minério de urânio da Ásia Central foi descoberto aqui.

População - 17 300 pessoas (2019).

Pin
Send
Share
Send