De acordo com estimativas da Agência de Estatísticas, em 2019 havia pouco mais de 9.120.000 pessoas vivendo no Tajiquistão. Eles estão dispersos principalmente em pequenos assentamentos, e há apenas uma cidade milionária no país - a capital Dushanbe. Em mais 3 cidades o número de habitantes ultrapassou 100.000, em outras cidades há muito menos pessoas.
As cidades do Tajiquistão eram freqüentemente renomeadas. Alguns cresceram fora de aldeias ou pela fusão de assentamentos vizinhos. A infraestrutura turística é pouco desenvolvida, embora na capital você possa relaxar com conforto e ao mesmo tempo mergulhar no sabor local. Para explorar os monumentos antigos, é melhor ir até os arredores de Gessar. E Vakhdat tem uma natureza incrível, incluindo as fontes curativas do desfiladeiro próximo.
As maiores cidades do Tajiquistão
Lista das maiores cidades em termos de população do país.
Dushanbe
A capital do Tajiquistão e a única cidade milionária do país. No centro de Dushanbe existe um lago artificial Komsomolskoye, que é alimentado pelo rio Dushanbinka. As ruas e parques foram plantados com árvores e arbustos por décadas, então a cidade é muito verde. Lugares imperdíveis - Avenida Rudaki, Jardim Botânico, Museu Nacional, Parque "Bogi Poytakht". Centros de recreação foram construídos na periferia.
População - 1 001 700 pessoas (2019).
Khujand
A capital da parte norte do Tajiquistão, um centro de transporte e centro cultural. A partir daqui começam as viagens ao longo do Vale Fergana. Muitos edifícios do passado sobreviveram em Khujand, incluindo palácios, mesquitas e uma cidadela. A cidade possui a igreja ortodoxa mais antiga do país - a Igreja de Maria Madalena. O principal bazar chama-se Panchanbe e convida os turistas a um mergulho no mundo oriental.
População - 181.600 pessoas (2019).
Bokhtar
Até 2018, era chamado de Kurgan-Tyube. Estende-se na parte central do oásis. Nas proximidades de Bokhtar, encontram-se as ruínas do mosteiro budista Ajina-Tepe e os restos do antigo povoado de Takhta Sangin. O mausoléu próximo de Khoja Mashad é um monumento da arquitetura antiga que supostamente apareceu durante a noite. O vale de 44 nascentes, denominado Chiluchor Chashma, é um dos mais belos da Ásia Central.
População - 110.800 pessoas (2019).
Kulyab
Ele está localizado nas encostas do cume Khazratishokh. Foi fundada como parte da Grande Rota da Seda. Floresceu na Idade Média. O mausoléu de Mir Said Ali Hamadoni está localizado na parte central de Kulob, onde o próprio pensador e seus parentes estão enterrados. O Museu Histórico fala sobre o passado e os costumes da região. Não muito tempo atrás, o complexo memorial "2700º aniversário de Kulyab" foi inaugurado. A cidade possui um aeroporto internacional.
População - 105.500 pessoas (2019).
Istaravshan
Ele está localizado perto da fronteira com o Quirguistão e o Uzbequistão. Um importante centro atacadista. As tradições dos artesãos que produziam facas, joias, sapatos e bordados artísticos foram preservadas. Passeios turísticos: assentamento de Mugteppa, fortaleza Kakh-kakha, madrassa Kok-Gumbaz, mausoléu e mesquita Khazrati Shokh. O museu etnográfico merece atenção especial, cujas exposições estão localizadas na cavidade de um antigo plátano.
População - 64.600 pessoas (2019).
Tursunzade
Recebeu o nome do poeta e estadista tadjique. Em homenagem ao seu 100º aniversário, um museu foi inaugurado em 2011. A Igreja do Santíssimo Theotokos e a Grande Mesquita são os principais locais religiosos da cidade. O estádio da cidade é um dos melhores do Tadjiquistão, e o time de futebol local ganhou o campeonato sete vezes nos anos 2000. Existe também uma piscina e cinema. Há um dispensário na fábrica de alumínio.
População - 53.700 pessoas (2019).
Kanibadam
Um dos assentamentos mais antigos da Ásia Central. O artesanato popular está se desenvolvendo em Kanibadam. Agricultura e refinaria de petróleo são a espinha dorsal da economia local. Pontos turísticos: o mausoléu de Langari-Bobo, o teatro, o museu da cidade, a madrassa Mir-Rajab-Dodho, construída no século 16, e a madrassa Oim, que apareceu um século depois. Depósitos minerais foram encontrados nas proximidades.
População - 52.200 pessoas (2019).
Isfara
A cidade próxima à fronteira com o Quirguistão é famosa por seus artesãos. A escultura em madeira é especialmente popular. Dos pontos turísticos icônicos do passado, a mesquita do século 16 foi parcialmente preservada, que também era referida como madrassa em documentos. No passado, o edifício foi significativamente reconstruído. As ruínas da fortaleza Kalai-Bolo e o mausoléu de Khazrati-Bobo que datam do século 10 estão disponíveis nas proximidades.
População - 50 700 pessoas (2019).
Vahdat
Durante sua existência, mudou vários nomes, o anterior era Kofarnihon. Um monumento à mãe foi erguido em Vakhdat. Várias aldeias se aproximam dos limites da cidade. Na vizinha Romit Gorge, não existem apenas florestas protegidas e riachos de montanha, mas também nascentes curativas. A área circundante oferece trilhas para caminhadas para entusiastas do ecoturismo e caminhadas.
População - 42 800 pessoas (2019).
Penjikent
A distância para o uzbeque Samarkand é de 48 quilômetros. A cidade é chamada de “oceano da pintura Sogdiana”. Penjikent é famosa por seu grande bazar. A costa do Rio Zeravshan é uma área de recreação pitoresca. Um antigo povoado, uma necrópole e os restos de uma cidadela medieval foram preservados nos arredores. Artefatos encontrados aqui durante escavações arqueológicas foram adicionados à coleção do museu local.
População - 42 800 pessoas (2018).
Buston
Até 2016 era chamado de Chkalovsk. Originalmente, era uma vila operária. Acredita-se que a primeira bomba atômica da União Soviética foi criada a partir do urânio extraído nas proximidades de Buston. A principal atração é a Igreja do Ícone Ibérico da Mãe de Deus. A primeira pedra foi lançada em 1993 e os serviços divinos começaram na fase de construção. O templo está operando com força total desde 1995.
População - 33.200 pessoas (2019).
Nurek
Foi fundada em 1960 no local da aldeia com o mesmo nome para a construção de uma central hidroeléctrica. A altura de sua barragem é de 304 metros. A área do reservatório é de 98 km². O lago artificial é utilizado para recreação e como fonte de água doce. Belezas naturais coexistem com aterros: os resíduos industriais não são descartados de maneira adequada, o que dificulta a situação ambiental.
População - 30 900 pessoas (2019).
Khorog
Localização - desfiladeiro na confluência dos rios Gunt e Panj. Devido às elevações ao redor do perímetro, o clima é ameno. A cidade recebeu seu status atual em 1925. Ele cresceu a partir de duas aldeias, cujas fronteiras se fundiram ao longo do tempo. O Jardim Botânico Pamir está localizado perto de Khorog, e um pouco mais longe, a uma distância de 30 quilômetros, está o complexo arqueológico Kofir-Kala.
População - 30.300 pessoas (2019).
Hissar
Fica na intersecção de Khanaki com o canal Gissar. No distrito é cultivada uma raça especial de ovelhas, que leva o nome da cordilheira que também deu o nome à cidade. Passeios turísticos: a velha madrassa, convertida em museu, e as ruínas da fortaleza. Os limites da Reserva Histórico e Cultural Gissar começam a poucos quilômetros da cidade. Ele se estende por 86 hectares.
População - 28 700 pessoas (2019).
Istiklol
Até 2012, a cidade era chamada de Taboshar. Ele está localizado perto do cume Kuraminsky. A fábrica local, que antes atendia pedidos para a indústria de defesa, foi modernizada. Agora ele produz, entre outras coisas, lembranças: vasos e enfeites. Os arredores são ricos em depósitos de minérios polimetálicos. Além disso, na década de 1920, o maior depósito de minério de urânio da Ásia Central foi descoberto aqui.
População - 17 300 pessoas (2019).