30 lagos famosos na África

Pin
Send
Share
Send

Na África, os lagos não têm uma localização especial e são encontrados em todo o continente. A única exceção é o Vale do Rift da África Oriental, onde os Grandes Lagos africanos estão localizados. O clima árido não impede que os corpos d'água sejam o foco da vida. Embora alguns deles sejam altamente dependentes da estação chuvosa, no resto do tempo eles podem secar quase completamente. As autoridades de vários países cuidaram da proteção ambiental e organizaram parques e reservas nacionais perto dos lagos mais pitorescos.

A diversidade de espécies também está protegida, dessa forma a população está sendo restaurada. Existem lagos, tanto salgados como frescos. No primeiro caso, a produção industrial de sal não é incomum, no segundo - o uso de água para a agricultura. Em termos de turismo, os reservatórios também são atrativos. Onde não há infraestrutura e grandes hotéis, os viajantes são atraídos para um safári ou olham para a África autêntica.

Os lagos mais famosos da África

Victoria

É o maior lago da África em área. Pertence ao território de Uganda, Quênia e Tanzânia. A área é de 69 mil km², a profundidade máxima é de cerca de 84 metros. Platinum foi construído em 1954, tornando Victoria um reservatório. A temperatura média anual do ar no distrito é superior a + 20 ° C, duas estações chuvosas por ano civil. Passeios para o lago podem ser encomendados em qualquer grande cidade da região. Até os pescadores locais realizam excursões.

Tanganica

O lago mais profundo da África. Pertence a 4 países: Tanzânia, República Democrática do Congo, Burundi, Zâmbia. A área é de quase 33 mil km², a profundidade máxima é de 1470 metros. Os tamanhos mudam ao longo do ano, devido ao clima quente e à seca dos rios que deságuam em Tanganica. A pesca é realizada em quase todo o território. Existem grandes cidades portuárias. Há hotéis em baías pitorescas. Contando com turistas pobres e amantes exóticos.

Nyasa (Malawi)

Localizada no Malawi, Moçambique e Tanzânia. A área é de mais de 29,5 mil km², a profundidade máxima é de 706 metros. Existem praias de areia, mergulho e oportunidades de pesca submarina. A zona costeira não é muito povoada, a infraestrutura está desatualizada em alguns locais ou não é desenvolvida. A pesca não é típica em todas as partes do lago. Os turistas são atraídos por vistas pitorescas, plantas e animais raros. A ecologia está piorando a cada ano.

Rudolph (Turkana)

Localizada no Quênia e na Etiópia. A área é de 8,5 mil km², a profundidade máxima é de 73 metros. Inaugurado em 1888 e nomeado em homenagem ao Príncipe Herdeiro da Áustria. O nome local Turkana foi atribuído ao lago já na década de 70 do século passado. Existem três ilhas de origem vulcânica. Há muitos crocodilos no distrito, incluindo indivíduos anormalmente grandes. A área também é famosa por achados arqueológicos de diferentes períodos.

Edward

Compartilhado pela República Democrática do Congo e Uganda. A área é superior a 2,3 mil km², a profundidade média é de 17 metros. Nomeado após o rei britânico Edward VII. Pertence ao sistema dos Grandes Lagos da África. Um canal o liga ao Lago George, nas proximidades. Existem vários parques nacionais na área, cujas atividades visam a preservação de elefantes, chimpanzés e outros representantes da fauna. Incluído na rota das aves migratórias.

Natron

Ele pode ser encontrado no norte da Tanzânia. A área é de 1 mil km², a profundidade média é de um metro e meio. A presença de sal e microorganismos desencadeia processos na água, devido aos quais o lago fica rosado periodicamente. Centenas de milhares de flamingos podem ser encontrados aqui ao mesmo tempo. A piscina é protegida pela Convenção Ramsar. Este acordo permite a conservação de áreas úmidas e aves aquáticas.

Retba

Localizada no Senegal, perto da Península de Cabo Verde. Área - 3 km², profundidade máxima - 3 metros. Devido ao grande número de arquéias halofílicas, a cor da água é rosa ou próxima a ela. O teor de sal na água é próximo a 40%. A mineração contínua teve início na década de 70 do século passado. Ficar na água sem meios especiais por 10 minutos ou mais pode causar queimaduras.

Chade

Pertence ao Chade, Nigéria, Níger e Camarões. O nome se traduz como "água grande". A área é superior a 1,3 mil km², a profundidade média é de um metro e meio. Os tamanhos variam dependendo da temporada. O lago explorou depósitos de soda, que é extraída ativamente, e petróleo. O trabalho está em andamento para evitar o ressecamento do reservatório. Nos próximos anos, está prevista a construção de canais e o escoamento da Bacia do Congo para o Chade.

Albert

Localizado na fronteira da República Democrática do Congo e Uganda. A área é de 5,6 mil km², a profundidade média é de 25 metros. Inaugurado em 1864 e batizado em homenagem ao marido da Rainha Vitória. As margens são íngremes em sua maior parte. Existem aldeias e portos, o transporte marítimo entre eles é bem desenvolvido. A área ao redor é variada, com pântanos, montanhas, praias e matagais altos. A pescaria está em andamento, existem mais de 40 espécies de peixes no lago.

Kivu

Localizado na área de fronteira da República Democrática do Congo e Ruanda. A área é de 2,7 mil km², a profundidade máxima é de 480 metros. O rio Ruzizi o conecta com o lago Tanganica. Há uma lenda sobre a erupção de um vulcão próximo, quando a água fervia em Kivu e o peixe fervia. Existem depósitos de metano no fundo, o que traz a ameaça de uma explosão no caso de um terremoto e outros cataclismos.

Assal

Lago de sal da cratera em Djibouti. A área é de 54 km², a profundidade média é de mais de 7 metros. A localização do lago é o ponto mais baixo do continente. O teor de sal é comparável ao do Mar Morto. A produção de sal é feita de forma contínua e é importante para a economia do país. As margens parecem rochosas devido à salinidade do solo. Uma atração natural próxima é a baía de Gubbet-Kharab da baía de Tajura.

Manyara

Localizada no norte da Tanzânia. Dimensões - 50 por 16 km. É conhecido por seus comprovados depósitos de sais e fosfato. O litoral é caracterizado por uma vegetação irregular. Existem várias fontes termais nas proximidades. Está incluído em várias rotas turísticas permanentes. Os amantes da observação de animais serão especialmente interessantes aqui. Existem búfalos, leões, rinocerontes na área.

Tana

Localizada no noroeste da Etiópia. A área é de 3,5 mil km², a profundidade máxima é de 15 metros. Cerca de 50 rios deságuam nele, e apenas o Nilo Azul flui para fora. A população local se dedica à pesca e usa a água de Tana para a agricultura. As principais atrações do lago são as ilhas. Mosteiros e templos cristãos foram construídos sobre eles, assim como muitos governantes do país foram enterrados.

Bangweulu

O sistema de água da Zâmbia, que inclui não apenas um lago, mas também um pântano com uma planície de inundação. A área é superior a 15 mil km², a profundidade máxima é de 5 metros, é alimentada por quase 20 rios. Desempenha um papel importante na economia da região. Existem muitas aldeias piscatórias na costa. Embora a infraestrutura turística seja pouco desenvolvida, o fluxo de viajantes é significativo. Eles vêm pela autenticidade africana.

Mweru

Pertence à República Democrática do Congo e Zâmbia. A área é superior a 5 mil km², a profundidade máxima é de 27 metros. Ao contrário da maioria dos lagos, Mweru não é particularmente afetado pela estação das chuvas. A costa está repleta de vilas de pescadores. Populações de pássaros e animais ainda estão se recuperando da caça ilegal que ocorreu aqui no passado. Uma moderna estrada foi construída até o reservatório, o que facilitou a vida de moradores e turistas.

Kyoga

Um complexo de lagos em Uganda, com uma área total de mais de 1,7 mil km². A profundidade máxima é de até 6 metros. As ilhas flutuantes formadas a partir do movimento do papiro entre pequenas ilhas. Em torno de pântanos, margens parcialmente cobertas de vegetação, muitos peixes. Juntos, isso criou excelentes condições para a reprodução e vida dos crocodilos. O escoamento de água de Kyoga para o Nilo Branco é prejudicado pelo congestionamento natural.

Nakuru

Localizado no centro do Quênia. A tradução do nome é "lugar empoeirado". A área é de até 40 km², a profundidade máxima é de até 3 metros. A água é salgada, muita algas e fitoplâncton. Existe uma população persistente e impressionante de flamingos. Faz parte do parque nacional com o mesmo nome. Expandiu-se desde a sua fundação e agora inclui parte da savana. As pessoas vêm aqui para assistir os rinocerontes.

Kariba

Um reservatório formado em 1959 no rio Zambeze. Pertence ao território da Zâmbia e do Zimbábue. A área é de 5,4 mil km², a profundidade máxima é de 78 metros. A jusante estão o parque nacional e a reserva da biosfera. Como o entorno deixou de ser inundado durante o período das chuvas devido à barragem, a fauna também mudou. Por exemplo, a acácia e a samambaia flutuante cresceram extensivamente.

Bogoria

Lago alcalino de sal no Quênia. A área é de 33 km², a profundidade média é de 5 metros. Teor de álcalis muito alto. A salinidade na estação seca chega a 100 ‰. Você pode facilmente encontrar gêiseres ativos nas margens. A altura de suas fontes chega a 5 metros. Protegido principalmente por causa da população de flamingos - 2 milhões de indivíduos. Faz parte da reserva com o mesmo nome. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2011.

Bunyoni

Espalha-se no sudoeste de Uganda. Dimensões - 25 por 7 km. A tradução do nome é “lugar de passarinhos”. Existem 29 ilhas, cada uma delas lar de pássaros exóticos - cerca de 200 espécies. É seguro nadar aqui, pois não existem crocodilos e doenças tropicais. Os residentes locais organizam excursões e passeios de canoa para os turistas por uma pequena taxa. Da altura, os contornos do lago lembram uma girafa ambulante.

Nasser

Reservatório formado no rio Nilo. Geograficamente, pertence ao Egito e ao Sudão. Nomeado após o presidente do Egito. A área é superior a 5 mil km², a profundidade máxima é de 130 metros. Surgiu na década de 60 do século passado. Especialistas da URSS participaram da construção da barragem. Durante a construção, muitos monumentos nacionais antigos, incluindo o Templo de Ísis, foram removidos da zona de inundação.

Naivasha

Lago de água doce queniano. A tradução do nome é "água agitada" De vez em quando, fortes ventos surgem aqui, tornando o lago inquieto. Isso se deve, inter alia, à sua localização - a parte mais alta do Grande Vale do Rift. A área é de 139 km², a profundidade média é de 6 metros. O lago é conhecido por uma grande variedade de pássaros - cerca de 400 espécies, além de uma colônia de hipopótamos.

Volta

Na verdade, é uma albufeira do rio com o mesmo nome. Localizada em Gana. Surgiu na década de 60 do século passado após a construção de uma hidrelétrica. A área é de 8,5 mil km², a profundidade máxima é de 80 metros. A pesca está em andamento. A navegação é bem desenvolvida, incluindo o turismo. As costas são densamente povoadas. O terreno é heterogêneo, nas savanas do norte, nas florestas tropicais do sul.

Nyos

Localizada no noroeste dos Camarões. A área é de quase 1,5 km², a profundidade máxima é de 210 metros. Tem origem em crateras, rodeada de montanhas. No lado norte é delimitada por uma barragem natural atravessada por um canal. A desgaseificação da água é realizada periodicamente para evitar o desastre de 1986, que matou mais de 1.700 pessoas. As margens estão se fortalecendo, o nível da água está caindo.

Mai Ndombe

Lago de água doce no sudoeste da República Democrática do Congo. No passado, tinha o nome de Rei da Bélgica, renomeado após o país ter conquistado a independência. A área durante o período chuvoso é de até 8,2 mil km², no restante - 2,3 mil km². A profundidade máxima é de 7 metros. Formado a partir de um enorme lago fechado que existiu aqui há um milhão de anos. Novas espécies de flora e fauna estão sendo descobertas no distrito de vez em quando.

Rokva

Localizada no sudoeste da Tanzânia. A área é de 2,6 mil km², a profundidade média é de 3 metros. Nos períodos de seca, seca quase completamente. Este lago salgado tem vários afluentes. Durante a estação chuvosa, que vai de outubro a abril, surgem outros rios temporários. Existem muitas aves aquáticas, especialmente pelicanos, cerca de 60 espécies de peixes. Faz parte do Parque Nacional Katavi.

Tengrela

Localizada no sudoeste de Burkina Faso. Dimensões - 2 x 1,5 km. Existem pequenos assentamentos na costa. A pesca é um ofício popular para os habitantes locais. Rica em vegetação aquática, principalmente nenúfares. Os turistas vêm aqui para observar os hipopótamos, a colônia deles vive aqui o ano todo. Faz parte de alguns safáris, embora não seja a atração principal.

Abbe

Este lago salgado é a fronteira entre a Etiópia e Djibouti. A área é de 320 km², a profundidade média é de mais de 8,5 metros. O lago possui picos de calcário, também chamados de pilares. As erupções de vapor às vezes ocorrem na superfície. Sua altura chega a 50 metros. A comida é variada, incluindo água doce do rio Avash e fontes termais ricas em sais e minerais.

Magadi

Lago fechado salgado no Quênia. Área - 104 km², profundidade máxima - 1 metro. A área é rica em nascentes de sal que fluem de falhas. O reservatório tornou-se menor com o passar dos anos. Nas áreas deixadas sem água, há camadas de sal-gema. E no fundo, forma-se o chamado "sal egípcio", que aqui é minerado há 80 anos. Em Magadi existe apenas um tipo de peixe, mas muitos tipos de pássaros.

Chala

Lago da cratera na fronteira da Tanzânia e do Quênia. Área - 4,2 km², profundidade máxima - 98 metros. Os turistas podem praticar caiaque e nadar, embora crocodilos tenham sido vistos aqui em alguns períodos. Você pode chegar ao reservatório por meio de veículos off-road pela floresta tropical. Há encontros com beduínos. A estação das chuvas é curta. Atração próxima: Monte Kilimanjaro.

Pin
Send
Share
Send