A Argentina é chamada de "Distrito dos Lagos" por uma razão. Os reservatórios de sal estão localizados no norte do país. No sul, encontram-se os principais corpos de água doce, muitos dos quais tidos como monumentos naturais e sob proteção do Estado.
A Patagônia é uma região no sopé da Cordilheira dos Andes, onde se localizam lagos glaciais e a jusante de uma beleza sem precedentes. Cada reservatório é único em sua própria maneira. Devido a esta diversidade natural, o turismo aquático se desenvolve nos reservatórios da Argentina. Passeios em barcos a motor, caiaque, mergulho e rafting são a base do setor turístico do país. A área do estado é de quase 2,8 milhões de km². Este território contém uma grande quantidade de recursos hídricos, cujo volume poderia ser a inveja de muitos países do mundo.
Os lagos mais famosos da Argentina
Buenos Aires
Um lago de fronteira nos Andes entre o Chile e a Argentina recebe o poder glacial das terras altas. A área é de 1850 km². A profundidade máxima do reservatório é de 580 metros. Os rios que fluem de Buenos Aires carregam suas águas para o Oceano Pacífico. No oeste do reservatório existem muitos fiordes, o resto das partes do lago estão localizadas na planície. Existem grutas de mármore maravilhosas no lado chileno do lago de água doce.
Mar Chiquita
Na província de Córdoba, existe uma lagoa salgada de ocorrência natural. A área é de 4 mil km². A profundidade máxima aqui é de apenas 10 metros. O lago é alimentado pelo rio Rio Dulce, a água do rio também é salgada. O curso inferior do Mar-Chikita é pantanoso, densamente povoado por vários animais e pássaros. Existem várias ilhotas entre as águas do lago. O resort Miramar opera no lago. Alguns dos edifícios estão abandonados, mas os conhecedores da natureza ainda viajam para esses lugares todos os anos para turismo selvagem e aquático. Gaivotas da Patagônia e flamingos nidificam na área de Mar Chiquita.
Lago Argentino
O reservatório de água doce está localizado na província de Santa Cruz. A área é de 1415 km². A profundidade máxima do reservatório é de 500 metros. O lago faz parte do Parque Nacional Los Glaciares. O tipo de abastecimento de água é considerado glacial. Lago Argentino é um ótimo ponto de pesca. A fauna lacustre é composta por um grande número de espécies de peixes. Não muito longe deste lugar há um grande aeroporto argentino e a cidade de El Calafate.
Nahuel Huapi
No norte da Patagônia, o nome deste lago é traduzido como "Ilha Jaguar". A área é de 531 km². A profundidade máxima da água pode chegar a 200 metros. Uma reserva natural com o mesmo nome foi aberta perto do reservatório. Por se tratar de um lago cercado por bosques e montanhas, o lugar é considerado o centro do turismo de esqui e náutica do país. Todos os centros turísticos estão localizados na cidade de San Carlos de Bariloche.
Mascardi
O lago é famoso por sua ilha em forma de coração, localizada no centro do reservatório. A área é de 39 km². A profundidade máxima chega a 218 metros. O reservatório está localizado na província de Rio Negro. A zona das águas tem duas vertentes: a Catedral e o Tronador. O vulcão Tronador é contíguo ao reservatório, que fica na fronteira com o Chile. Tipo de comida - glacial, água - doce. Caiaque e pesca são os destinos turísticos mais populares do lago.
San Martin
Outro lago fronteiriço entre a Argentina e o Chile. A área é de 1058 km². Localizada nos Andes da Patagônia. A maior profundidade é de 830 metros. Perto está o Glaciar O'Higgins. O rio Pasqua carrega essas águas para o Oceano Pacífico. O reservatório foi batizado em homenagem ao lutador pela liberdade argentino. O tipo de comida é glacial. O reservatório tem composição de água doce. Ao redor do lago existe uma bela paisagem de montanhas e geleiras.
Viedma
Existem muitos lagos na Patagônia ao longo da fronteira com o Chile. Viedma é um reservatório glacial. A área é de 1088 km². O rio Leona carrega as águas do lago para o Atlântico. Viedma faz parte da Reserva Natural Los Glaciares. No noroeste do reservatório fica a Pedra Fitzroy, popular entre os escaladores. As margens do lago parecem marrons e desertas devido ao fluxo constante de água glacial. As vistas do lago lembram pinturas futuristas.
Fagnano
A maior massa de água da Terra do Fogo. A área é de 590 km². O fiorde tem mais de 200 metros de profundidade. Aqui está a nascente do Rio Asopardo. O reservatório de origem tectônica está localizado principalmente em território argentino. A área ao redor de Fagnano é acidentada, as águas do lago são frescas, a comida é glacial. O turismo em Fagnano é pouco desenvolvido.
Traful
O pitoresco reservatório pertence ao Parque Natural Nahuel Huapi. A área é de 70 km². O rio de mesmo nome sai do reservatório. A singularidade do Traful é que os ciprestes crescem no fundo, chegando a atingir os 35 metros em vida. Os ciprestes crescem na água graças ao terremoto. A encosta do barranco quebrou junto com as árvores, elas criaram raízes no reservatório. Hoje é um dos locais mais fotografados do planeta. Mergulho e excursões aquáticas são organizadas aqui.
Lacar
Na província de Neuquen, existe um lago nos Andes. A área é de 55 km². A profundidade máxima é de 277 metros. O rio Waum flui dessas águas. Na margem oeste do Lacar, cresceu a cidade de San Martin de Los Andes. O lago se alimenta de águas glaciais. Possui água doce na composição. Lakar é cercada por montanhas e florestas, ricas em peixes e atrações aquáticas.
Gutierrez (Lago Gutierrez)
O lago está localizado na província de Rio Negro. É de origem glacial. A área é de 770 km². A cidade de San Carlos de Bariloche está localizada nas proximidades. Nomeado após o explorador desses territórios. A pesca no lago é atraente devido ao fato de que lá são encontradas trutas arco-íris. Gaivotas e cormorões dominicanos também vêm ao reservatório para alimentar seus filhotes. Várias aldeias estão espalhadas ao redor do lago, onde existem centros turísticos e de informação.
Colue Huapi
Vale a pena procurar o reservatório na província de Chubut. A área é de 735 km². A profundidade máxima é de cerca de 5 metros. A fossa do reservatório tem origem tectônica. O Rio Chico flui do reservatório. A linha costeira do reservatório é representada pela estepe. O clima da região é árido, durante a estação seca, Colue Huapi seca significativamente. Nutria e cisnes são considerados atrações do lago. Há um achado arqueológico em uma colina próxima ao lago: desenhos antigos em um pedaço de rocha.
Liancanelo (Laguna de Llancanelo)
Na província de Mendoza existe uma lagoa que se alimenta da Cordilheira dos Andes. Área - 650 km². As águas do lago estão localizadas no território do parque nacional, onde se encontram cisnes negros, garças e flamingos. A Convenção Ramsar é organizada anualmente no resort do lago. Algumas partes do reservatório são significativamente pantanosas. A cidade mais próxima da lagoa é Malargue.
Cardiel Pueirredon
Corpo de água glacial nos Andes, na fronteira do Chile com terras argentinas. A área é de 270 km². O rio Baker começa no reservatório. Dizem que pescar no lago é incrível, existe uma grande variedade de peixes de água doce de rios e lagos. Baker traz as águas do lago para o Oceano Pacífico. A área ao redor da superfície do lago é acidentada, as colinas são cobertas por florestas mistas.
Steffen (Lago Steffen)
O reservatório está localizado na província de Rio Negro. A área é de cerca de 240 km². A área tem um clima mediterrâneo e é escassamente povoada. Steffen é cercado por uma floresta mista. Por sua beleza e acessibilidade ao transporte, o reservatório é muito procurado por pescadores e turistas.
Moosters
O reservatório está localizado na província de Chubut. A área é de 420 km². A formação de água é de origem tectônica. O reservatório fornece água para a cidade de Comodoro-Rivadavia. Nas margens do Musters, os arqueólogos encontraram vestígios de sítios de povos antigos. A profundidade máxima de formação é de 35 metros. No noroeste do reservatório existe uma grande e bela baía. A área costeira é densamente povoada. A economia desses lugares é baseada no turismo e atividades ao ar livre.
Laguna de los Tres
O lago alpino é alimentado por geleiras vizinhas.Fitzroy Peak está localizado não muito longe dele. A superfície de água doce está localizada no Parque Los Glaciares. Uma rota de caminhada para as montanhas foi colocada diante dela. O lago se eleva 1.200 metros acima do nível do mar. Se a lagoa pode ser alcançada a pé, depois dela a subida só é possível para alpinistas.
Lago Huechulafquen
O reservatório glacial dos Andes está aberto aos visitantes do Parque Nacional Lanin. A área é de 104 km². A profundidade máxima aqui é de 255 metros. O nome se traduz como "Lago Grande". O reservatório está localizado na província de Neuquen. Tem um alimento do tipo geleira e chuva, água doce. O lago se eleva acima do nível do mar a uma altitude de 877 metros.
Alumine
Outra formação glacial está localizada na província de Neuquen. Alimenta-se das águas do Lago Mokeue. A área é de 57 km². A profundidade máxima é de 165 metros. O reservatório está localizado no sopé do vulcão. Pertence à bacia do rio Negro. No noroeste do lago, existem muitos pequenos vilarejos especializados em turismo. As florestas circundantes são muito bonitas e cheias de criaturas vivas. Além das atividades aquáticas, a caça é comum nas margens do Alumine. Para conhecer este território, você pode agendar um tour aqui.
Epuyen
O reservatório está localizado na província de Chubut. A área é de 506 km². A profundidade máxima é de 178 metros. O rio de mesmo nome flui do lago. A composição da água é doce. As águas do lago são transportadas por rios para o Oceano Pacífico. Epuyenne está localizado próximo à superfície do lago. O salmão é encontrado nas águas deste reservatório. O setor do turismo está bastante desenvolvido aqui, organizam-se excursões e pesca.
Lago Belgrano
O reservatório está localizado na província de Santa Cruz. A área é de 44 km². Uma península natural se projeta para o lago, que está conectada à costa por um fino istmo. O lago recebe o tipo de alimento glacial das geleiras andinas. Um pequeno escoamento conecta Belgrano com o reservatório de Osaro. Esta área está sob jurisdição da Reserva Natural Perito Moreno. As florestas de notofagus prevalecem ao redor da superfície do lago. A fauna do reservatório é composta por peixes e visons americanos.
Moreno
A área de Moreno é de aproximadamente 1.640 hectares. O reservatório está localizado na província de Rio Negro. A superfície do lago é cercada por colinas baixas. O relevo deste território divide o reservatório em partes superior e inferior. Uma ponte com uma estrada corre ao longo de uma separação natural. Florestas de ciprestes e pinheiros crescem perto de Moreno.
Escondido
O lago ocupa o sopé do Monte Garibaldi. A pitoresca área ao redor da represa atrai a atenção de turistas de toda a Argentina. A superfície do lago torna-se visível a cerca de 430 metros acima do nível do mar. Não muito longe de Escondido existem cachoeiras, cadeias de montanhas e outros lagos.
Melikina
O reservatório está localizado na província de Neuquen. A área é de 9 km². O lago de origem glacial é de água doce. A educação natural faz parte da reserva natural Lanin. A costa norte do reservatório é propriedade privada. A leste da albufeira encontra-se a aldeia com o mesmo nome. Uma estrada chamada "Sete Lagos" leva à beleza do lago através do parque.
Laguna Susia
A lagoa está localizada na província de Santa Cruz. Não muito longe do lago, existem magníficos prados com ervas. A lagoa se eleva 97 metros acima do nível do mar. Devido ao clima frio de estepe, as terras ao redor do lago quase não têm assentamentos. A lagoa fica a 1900 km da capital argentina. O litoral da lagoa é bastante recortado por fiordes naturais. A parte sul da lagoa é visitada por turistas.