A Bulgária tem se concentrado no desenvolvimento do setor do turismo há várias décadas. Até agora, o destino de esqui não é tão procurado por turistas estrangeiros, mas em vão. As pequenas cidades que se tornaram resorts combinam as possibilidades de férias tranquilas em família e a adrenalina de esquiar nas pistas. O serviço ainda não atingiu o alto nível da Europa Ocidental, mas sua qualidade está em constante melhoria. Quanto ao resto, os convidados terão muitas impressões positivas.
Resorts como Bansko e Pamporovo ficam lotados durante a temporada, e você precisa reservar hotéis em sua área com antecedência. Existem também áreas de lazer muito pequenas, por exemplo, Malevitsa: são poucas as trilhas, são curtas, adequadas para iniciantes, então não há muitos turistas aqui. No verão, esses resorts em sua maior parte continuam funcionando, mudando ligeiramente sua especialização.
As principais estações de esqui da Bulgária
Lista das estâncias de esqui mais populares do país.
Bansko
A cidade é cercada por montanhas em três lados. As belezas arquitetônicas datam principalmente dos séculos 18 a 19, enquanto a infraestrutura é moderna. Pensões e hotéis são projetados principalmente para férias em família. Os restaurantes locais oferecem uma vasta seleção de vinhos e culinária nacional. O território de Bansko está incluído nas terras do Parque Nacional Pirin. Esta é a temporada de esqui mais longa da Bulgária.
Borovets (Chamkoria)
Ele está localizado na encosta da montanha Rila. A área envolvente é arborizada, o que confere ao resto um sabor adicional. O resort foi fundado como um terreno de caça real. Com o tempo, a área de Borovets se expandiu. Elevadores modernos, aluguel de equipamentos, complexos hoteleiros e serviço de alto nível são as características distintivas do resort. Os ex-atletas profissionais também atuam como instrutores nas pistas.
Pamporovo
A estação de esqui mais austral do país. Construído a uma altitude de 1650 metros acima do nível do mar nas montanhas Rhodope. A temporada de esqui vai de dezembro a abril. O inverno é ameno com flutuações: as nevadas dão lugar às chuvas. O comprimento total das pistas de esqui, incluindo pistas de corrida, é de 65 quilômetros. No verão, o resort continua a operar como um típico destino de férias suburbano. Existem fontes termais e centros balneológicos nas proximidades.
Dobrinishte
A tradução do nome é “coisas boas”. O ar da montanha, as belas paisagens naturais e o charme do campo búlgaro atraem os viajantes há muito tempo. E desde 2007, outro motivo para pesquisar Dobrinishte apareceu - a área de esqui. O comprimento das pistas é de cerca de 40 quilômetros. Existe uma oportunidade de praticar slalom. No resort, você também pode melhorar sua saúde com fontes naturais e visitar o spa.
Chepelare
Um jovem resort, fundado a 8 quilômetros de Pamporovo. As trilhas de cross-country têm cerca de 30 quilômetros de extensão, as de descida são mais curtas - cerca de 13 quilômetros. A principal atração de Chepelare é o museu de espeleologia, organizado diretamente na caverna. Existem vários hotéis de 3 e 4 estrelas na cidade. Você também pode alugar uma pequena casa separada. As excursões às "Pontes Maravilhosas" são populares.
Panichishte
Ele está localizado perto do resort balneológico Separeva Banya e sua famosa fonte termal. As trilhas Panichishte são adequadas para crianças e iniciantes. Os hotéis possuem um centro de fitness, spa, campo de ténis, um conjunto mínimo de entretenimento padrão. Além das pistas, há pistas de tobogã e de esqui cross-country. Uma das atrações locais é o Elenite, o restaurante mais antigo da região.
Vitosha (Aleko)
Localizada no território do parque nacional de mesmo nome. A parte principal do complexo foi construída na encosta leste da montanha Cherni-Vrukh. A pista mais longa tem mais de 5 quilômetros de extensão. Gôndola e teleféricos são usados para transportar os esquiadores até o topo. No verão, um acampamento infantil é aberto nas proximidades, muitos hotéis funcionam e guias conduzem passeios pela cidade.
Semkovo
O resort está localizado na encosta das Montanhas Rila. Uma antiga floresta de pinheiros e abetos circunda um grande prado natural no qual o complexo foi construído. 4 das 7 pistas disponíveis não requerem nenhuma habilidade especial para esquiar. Existe uma escola de esqui e aluguel de equipamentos. Passeios para fontes termais partem de Semkovo, e grupos de alpinismo também se reúnem aqui. Nas proximidades, há um berçário para ursos que foram resgatados de proprietários descuidados.
Malevitsa
A montanha de mesmo nome ergue-se acima do resort. Maleovitsa foi fundada em meados do século passado como base para a formação de instrutores e atletas. 4 pistas curtas são adequadas para iniciantes e para aqueles que procuram esquiar sozinho. Apenas um hotel está aberto durante a temporada. Existe a possibilidade de colocação de uma base desportiva e de treino, mas não existe serviço de turismo. Esses locais são um ponto de encontro para escaladores e caminhantes de montanha.
Kulinoto
Ocupa a parte norte da Montanha Pirin. O resort está rodeado por uma floresta de faias centenária. A primeira pista de "artesanato" aqui na década de 80 do século passado foi construída por moradores locais por conta própria. Agora, várias pistas de dificuldade variada estão equipadas profissionalmente. Existem dois elevadores em operação. Kulinoto continua a ser concluído e desenvolvido. Planos ambiciosos estão relacionados com a restauração da via romana e o alongamento das vias.