Graças à água curativa, cada habitante de nosso país conhece o nome do resort Essentuki. Mas vale a pena vir aqui não só para se tratar logo nas nascentes, tem muita coisa interessante na cidade. Os amantes da arquitetura antiga ficarão impressionados com o complexo dos banhos de lama, os banhos Nikolaev e a casa de verão Eagle's Nest. O parque do resort combina a bela natureza e becos antigos, decorados com as melhores tradições da arte do parque na Rússia pré-revolucionária.
Particularmente dignos de nota são os famosos pavilhões do Parque Kurortny, que os transportam aos tempos de cavalheiros e senhoras, bem como as grutas gritantes únicas. Outro lugar maravilhoso para passear é o novo parque, ao redor do lago da cidade. Os amantes da recreação cultural também não ficarão entediados, o Concert Hall realiza eventos regularmente em todos os gêneros possíveis, e o Museu de História e Lore Local convida você para excursões emocionantes.
Os lugares mais interessantes e bonitos
Lista, fotos com nomes e descrições de atrações populares em Essentuki. Ele o ajudará a planejar rotas para explorar a cidade em 1-3 dias.
Parque spa
O próprio coração da cidade turística é o seu parque, existem estâncias de saúde e fontes de água potável, caminhos de saúde para caminhadas terapêuticas, escadas em cascata e fontes. As velhas ruelas preservam o ambiente do início do século passado, muitas árvores têm mais de cem anos. Gazebos arejados convidam você a relaxar na sombra. O parque é dividido em becos: Nikolaevskaya, Mariinskaya, Tserkovnaya, Ermolovskaya. O beco mais antigo do parque, e também o central, é Vorontsovskaya.
Leia sobre todos os principais lugares da região: as principais atrações do Território de Stavropol.
Banho de lama com o nome de Semashko
O hospital balneológico, que completou 100 anos, está localizado no edifício mais bonito de todos os hospitais da Europa. O estilo arquitetônico continua a tradição dos banhos imperiais romanos. As paredes são feitas de dolomita tirada do Desfiladeiro da Insidiosidade e do Amor perto de Kislovodsk, são decoradas com baixos-relevos e a entrada do pátio é guardada por leões de pedra. O caminho para a entrada principal com pilares passa por esculturas de deuses romanos. Ele está localizado perto do Parque Kurortny.
Fonte cantante na praça central
Uma das maiores fontes do sul da Rússia, cobre uma área de 400 m2, localizado na Praça Central em frente à Sala de Concertos. O jato central alto é complementado por outros menos potentes que divergem dele em quatro direções. A água flui diretamente entre as placas da praça, por isso em dias quentes você pode caminhar entre os riachos da fonte. É difícil imaginar, mas todo esse sistema destila 12 toneladas de água em uma hora.
Complexo de templos de Pedro e Paulo
A 10 km do centro da cidade existe um complexo de templos únicos consagrados em homenagem a Pedro e Paulo. Existem dois templos, quatro capelas e a atração principal é a alta figura de mármore de Jesus. Esse lugar é chamado de Rio de Cáucaso, por analogia com a escultura do Cristo no Rio de Janeiro. Existem planos para criar um complexo à imagem de Jerusalém. As capelas são abertas ao público, existe um belo parque no território.
Estátua de jesus cristo
Este é o monumento mais alto a Jesus em nosso país. A escultura, juntamente com o pedestal, tem uma altura de 22 metros, feita de lascas de mármore. A construção foi concluída em 2013 e foi financiada por doações de paroquianos. Jesus está de frente para as montanhas do Cáucaso, abençoando os habitantes. O pedestal é uma capela guardada pelas figuras de anjos brancos como a neve. A capela está aberta, você pode entrar e acender uma vela.
Monumento aos cossacos - os fundadores da Essentuki
A cidade foi fundada em 1826. Para proteger as fronteiras do sul do país, uma fortificação militar foi construída aqui, e centenas de famílias cossacas foram obrigadas a guardá-la. Em homenagem aos primeiros colonos, foi erguido um monumento na Praça Renascentista, em forma de figura de um cossaco - o Cavaleiro de São Jorge. Ele está vestindo um casaco circassiano, uma burca e um chapéu. No pedestal existe um escudo com a inscrição “Aos Cossacos - os fundadores da Essentuki. Descendentes agradecidos. "
Victory Park
Localizado próximo ao Parque Kurortny, foi fundado antes da revolução. Desde então, o parque foi renomeado várias vezes, seus contornos mudaram. Neste recanto verde, o ambiente de uma verdadeira floresta, pois todas as paisagens são decoradas da forma mais natural possível. No entanto, existem muitos espaços abertos. A área do parque é de 40 hectares, muitas plantas raras crescem, incluindo aquelas trazidas de outros países.
Memorial "Chama Eterna"
O complexo memorial construído em 1972 está localizado na praça central do Victory Park. No centro, no local de sepultamento das urnas com terra de Bratislava, Mamayev Kurgan e outros locais de glória militar, foi instalada uma estela. Na frente dela arde a Chama Eterna, acesa por uma tocha de Mamayev Kurgan. Uma parede com retratos dos mortos na guerra foi criada. Também na praça há monumentos em memória dos mortos na Guerra Civil, no Afeganistão, durante a liquidação do acidente de Chernobyl.
"Parque-Teatro"
O prédio do teatro aberto foi construído em 1901. Foi concebido como um prolongamento do pavilhão da nascente nº 17 para acolher os visitantes nas intempéries. À noite, apresentações e concertos aconteciam aqui. Dentro das paredes do teatro, Shalyapin e Mayakovsky se apresentaram, Gorky e Stanislavsky eram convidados. Atualmente, o edifício foi reconstruído, há um grande salão de banquetes, um café de verão e um hotel.
Monumento "Zero Quilômetro de Amor"
Na praça central da cidade, em frente à entrada do parque, existe um monumento inusitado. É uma composição de um pilar de zero quilômetro e dois corações de metal embaixo. O pilar é decorado com uma estatueta de cupido com flechas. Love Kilometer Zero se tornou um destino de namoro e um lugar para sessões de fotos. Este é um lugar icônico para todos os amantes e recém-casados que estão apenas começando uma longa jornada juntos.
Gazebo musical "Rococó"
Um dos pontos turísticos mais famosos do parque termal, o gazebo de ferro fundido a céu aberto, foi instalado em 1879. Foi feito em Rostov, em uma fundição. No mirante, músicos se apresentavam ao ar livre, depois havia um café nele. Um emblema em forma de harpa é instalado em frente ao mirante. Hoje em dia, as tradições musicais continuam, com uma banda de metais tocando aqui de junho a setembro.
Gazebo "Oreanda"
Um grande deck de observação, rodeado por uma colunata, está localizado no coração do Spa Park. Tem valor como objeto histórico e arquitetônico. Sua construção em 1903 foi programada para coincidir com o 100º aniversário da região das Águas Minerais do Cáucaso. Exteriormente, é quase uma repetição completa do caramanchão da Criméia. Sob o pavilhão existe uma gruta, onde se pode ver uma escultura de uma senhora chorando, chama-se "Lágrimas de Senhora".
Instituto Zander de Mecanoterapia
A fabulosa torre de madeira do Spa Park, habilmente decorada com entalhes, nada mais é do que uma instituição médica séria. Abriga o Instituto de Massagem, Ortopedia e Ginástica Corretiva, fundado pelo médico sueco Gustav Zander em 1902. 64 dispositivos médicos criados por Zander foram preservados aqui. Há excursões uma vez por semana, e você pode experimentar de tudo sozinho. Aliás, cenas do filme "Love and Doves" foram filmadas aqui.
Edifício de banho do imperador Nicolau II
O edifício está localizado na parte superior do Parque Kurortny, na montanha Alkalnaya, por isso é frequentemente chamado de Termas de Nikolaev Superiores. Representantes da aristocracia receberam aqui tratamento em água mineral, os banhos são feitos de sólido mármore italiano e estão elegantemente decorados. Atualmente, todos podem ser atendidos aqui, são 71 cabines e 118 vagas para procedimentos.
Galeria de bebidas da primavera número 17
À entrada do parque, na galeria, encontra-se a casa de bombas do bebedouro nº 17. Este edifício foi o primeiro edifício de pedra do resort.Foi criado em 1856 por um arquiteto inglês. Para a construção, eles usaram pedras da montanha Mashuk e Kislovodsk. Ao longo dos 150 anos de história da galeria, a decoração externa e interna foi complementada, uma clarabóia de vitral foi criada e estátuas antigas foram instaladas.
Galeria de bebidas da primavera nº 4
Galeria de bebidas "Five-milers"
Uma das maiores galerias de água mineral natural da Europa está localizada no território do sanatório Victoria, o maior balneário do KMV. Foi construído em 1990. O edifício circular com cúpula de vidro e grandes janelas pode acomodar mais de 5.000 visitantes em um turno. É muito espaçoso por dentro, tem muitas nascentes. Os turistas podem levar três tipos de água: "Essentuki No. 17 e No. 4" e "Essentuki Novaya", menos salgada.
Museu Shpakovsky de História e Conhecimento Local
O museu foi fundado em 1963, seu fundador - V. Shpakovsky, professor, veterano da Grande Guerra Patriótica. Durante 15 anos foi um museu folclórico e só em 1978 recebeu o estatuto de estatal. As exposições contam a história da criação da cidade, a origem das águas minerais, salas separadas são dedicadas a conterrâneos famosos. Localizado no centro histórico da cidade, em um casarão de dois andares do final do século XIX.
Igreja de São Pantaleão
Um grande templo moderno de tijolos amarelos está localizado no Parque Kurortny, não muito longe da dacha de Zimin. Este local costumava ser o templo de São Panteleimon, perdido durante a era soviética. O Grande Mártir Panteleimon possuía o dom da cura, ele é considerado o santo padroeiro dos guerreiros. Na década de 90, o templo começou a ser revivido. Atualmente, a catedral está totalmente concluída, os serviços religiosos estão em andamento, um valioso santuário é mantido aqui - partículas das relíquias de Serafim de Sarov.
Mosteiro de São Jorge
O mosteiro está localizado no subúrbio de Essentuki, no trato Dubrovka. Em 1998, um templo começou a ser construído aqui. Para isso, um lugar tranquilo e isolado em uma colina foi alocado. Mais tarde, decidiu-se construir um orfanato para meninas e também um convento. O local oferece belas vistas de Elbrus, Mashuk e Beshtau. A decoração interior e exterior é muito bonita, o chão do templo é decorado com uma estrela de mosaico de Belém. Valiosas relíquias são mantidas aqui, incluindo uma partícula das relíquias de São Jorge, o Vitorioso.
Igreja de São Nicolau, o Maravilhas
Uma das poucas igrejas antigas que sobreviveram em Kavkazminvody, bem como um dos edifícios mais antigos da cidade. Foi fundada pelos cossacos em 1826 e é uma pequena construção de madeira com uma cebola dourada. Foi construído na tradição da arquitetura de madeira, sem um único prego. Nos tempos soviéticos, os serviços não paravam. No interior existem placas memoriais com os nomes dos cossacos que se destacaram nas campanhas militares. Em frente à igreja fica a praça renascentista, onde foi erguido um monumento aos cossacos.
Lago da cidade
Um dos locais de descanso preferidos dos habitantes da cidade e turistas. O lago foi formado artificialmente, no vale do rio Podkumok. A água é limpa regularmente, a zona costeira é ajardinada: zona pedonal, parque infantil, cafés e gazebos. No verão, catamarãs e barcos são alugados. O lago é cercado por uma vasta área verde. A melhoria do território do parque continua. Eventos culturais são realizados regularmente nas margens.
F.I.Shalyapin Concert Hall
O salão é uma das sedes da Filarmônica do Cáucaso do Norte, localizada na praça central da cidade. Foi construído em 1980. O complexo inclui uma sala de concertos com 1.500 lugares e uma sala de música de câmara para 80 pessoas. O Grande Salão possui arquitetura e equipamentos técnicos únicos, que permitem a realização de eventos de diversos gêneros, desde música clássica até shows de rock e apresentações teatrais.
Arbor "reuniões acidentais"
Um dos magníficos pavilhões do Parque Kurortny, construído em tempos pré-revolucionários. Em seguida, foi chamado de "Venha para mim" e foi o ponto de encontro da "sociedade da água". Posteriormente, o nome foi alterado, mas a aparência original permaneceu a mesma: um mirante branco como a neve com telhado em cúpula ergue-se em uma colina verde, ao seu pé há um grande canteiro de flores com um relógio de flores. Localizado perto dos Banhos Superiores.
Dacha de Zimin "Ninho da Águia"
No final do século 19 - início do século 20, Essentuki era um local popular para a construção de dacha. Então, na esquina das ruas Andzhievsky e Ponomarev, a dacha do cossaco esaul I.G. Zimin. Lindas torres, galerias, janelas em arco, um mezanino tornam o edifício muito elegante e diferente dos outros. No telhado está instalada uma composição escultórica em forma de ninho com três enormes águias, razão pela qual a dacha recebeu o seu nome popular. O prédio abriga uma biblioteca.
Igreja de Intercessão do Velho Crente
A primeira Igreja do Velho Crente de Essentuki tem a mesma idade da cidade. Em 1825, os cossacos trouxeram para cá uma igreja de madeira do rio Khoper. Mais tarde, em 1878, um novo edifício foi reconstruído, que sobreviveu até hoje. Os restantes edifícios, a torre sineira, o edifício da escola, foram construídos no início do século XX. Hoje o templo está funcionando e continua as tradições dos Velhos Crentes. Reconhecido como patrimônio cultural. Localizada no setor privado da cidade.
Pavilhão da rotunda "Riacho Raiz"
A história do nome deste mirante está ligada à longa busca pela fonte de água mineral nº 17. Vários poços foram perfurados, mas a pressão da água era instável e desaparecia o tempo todo. Em 1902, tendo perfurado um novo poço de 100 metros, foi descoberto o curso principal da fonte. Um pilar memorial foi erguido neste local, e a fonte foi projetada na forma de uma tigela com uma fonte. Mais tarde, uma rotunda foi construída. Quando a fonte secou, a sala de bombas foi fechada.
Central hidrelétrica "Carvão Branco"
O prédio da antiga usina hidrelétrica está localizado na aldeia de Carvão Branco. O nome é uma expressão figurativa que personifica a energia da água. Em 1903, a primeira usina hidrelétrica do país foi construída no rio Podkumok, graças à qual eletricidade foi fornecida a todos os Kavkazminvody, e o primeiro bonde foi lançado em Pyatigorsk. Foi destruído durante a guerra e posteriormente restaurado. Funcionou de 1947 a 1977, mas foi seriamente danificado pelas enchentes. Em 2003, um museu foi inaugurado aqui.
Galeria de fontes nº 4/33
A segunda galeria de água mineral Essentuki nº 4 foi inaugurada nos anos 70. O depósito foi descoberto no antigo balneário da cidade na Rua Lenin, próximo aos banhos de lama. No local da nova nascente, foi construída uma galeria em estilo moderno, sem excessos arquitetônicos. Está aberto a todos, Essentuki-4 e Novaya são servidos quentes e frios.
Gruta "Lágrimas Masculinas"
As grutas chorosas do Spa Park são criadas pela própria natureza, aqui é possível ver como nasce a água mineral curativa, escoando pela pedra. A gruta "Lágrimas Masculinas" está localizada na fonte número 4 em frente à escultura da Águia. A entrada da caverna é cercada por uma treliça, aqui você pode ouvir o barulho de água pingando. Um grupo escultórico "Deer" está instalado próximo à entrada. Acima da gruta existe uma plataforma onde uma banda de música toca para os convidados do parque.
Para onde ir de Essentuki
Os destinos de excursões mais populares perto da cidade.
Parque resort de Kislovodsk
O resort mais próximo de Essentuki, Kislovodsk, fica a apenas 18 km de distância, é fácil chegar aqui de trem ou microônibus. O coração de Kislovodsk é seu enorme parque. Aqui você deve visitar o Vale das Rosas e as Pedras Vermelhas, admirar a vista do teleférico, olhar a cidade de cima do pavilhão dos Sete Ventos. Os viajantes mais ativos podem escalar a trilha de caminhada Maloye Sedlo.
Planalto de Bermamyt
Um planalto pitoresco na vizinha Karachay-Cherkessia está localizado a 50 km de Essentuki. Faz parte da Grande Cordilheira do Cáucaso. Vale a pena vir aqui para algumas vistas incríveis: colunas de pedra bizarras, encostas rochosas íngremes, desfiladeiros profundos. O topo do planalto tem uma altura de 2.592 metros e é denominado Bolshoi Bermamyt. Maly Bermamyt é outro pico conectado ao planalto por uma sela. O nome significa "joelho torto".
Cascatas de mel
A 38 km de Essentuki existe um desfiladeiro de montanha fabuloso, ao longo do qual corre o rio Alikonovka. Há cinco cachoeiras no total, três delas no próprio Alikonovka e mais duas em seu afluente, Echki-Bash. O mais alto é o Bolshoy Medovy, caindo de uma altura de 18 metros. Para ver tudo, você terá que percorrer o fundo do desfiladeiro ao longo do rio, passando por pontes e cruzamentos de pedra. Perto do desfiladeiro foi construído um complexo turístico com um café, um hotel e um mini-zoológico.
Dombay
As excursões ao resort de montanha mais popular, Dombay, são frequentemente organizadas para os turistas em Yessentuki; a distância ao longo da rodovia de 170 km pode ser percorrida em apenas 2,5 horas. Além de entretenimento ativo, aqui você pode ver os lugares reservados de Teberda, desfiladeiros pitorescos e ver bisões reais. No inverno, este lugar é atraente para esquiar nas encostas, e no verão - para fazer caminhadas, nadar nas nascentes das montanhas, caminhar nos prados alpinos.
Parque Nacional "Elbrus"
O majestoso Elbrus, cujas tampas de neve são visíveis de muitos lugares de Kavkazminvod, pode ser visitado com uma excursão de Essentuki. É necessário superar 90 km ao longo da rodovia e outros 100 km ao longo do fundo do pitoresco desfiladeiro de Baksan. A própria estrada proporcionará uma experiência incrível. Uma parada obrigatória em Cheget, onde o teleférico mais antigo se eleva em 1000 metros. E o teleférico mais alto leva a Elbrus, a uma altura de 3.500 metros.