Vitebsk é uma das cidades mais antigas da Bielo-Rússia e de todo o Leste Europeu, fundada no final do século X. Na era da fragmentação, Vitebsk foi uma das cidades que lutou pelo poder na região. Na Idade Média, cruzou várias vezes entre o Rzeczpospolita e a Rússia, mas no século 18 Vitebsk e os territórios vizinhos foram finalmente entrincheirados no Império Russo até o século 20.
A Segunda Guerra Mundial afetou Vitebsk, assim como muitas outras cidades. E as bases da indústria da cidade foram lançadas no período do pós-guerra, o que a tornou um dos centros de engenharia mecânica e metalurgia da Bielo-Rússia. Apesar de poucos turistas visitarem Vitebsk, existem muitos monumentos interessantes na cidade. Eles refletem a rica história da cidade antiga e seus nativos notáveis.
Monumentos históricos e modernos de Vitebsk
Lista, foto com nomes e descrições de monumentos populares da cidade.
"Três baionetas"
O principal monumento de Vitebsk, localizado na Praça da Vitória, foi erguido em 1974. O memorial é dedicado aos libertadores de Vitebsk na Segunda Guerra Mundial. Sua parte principal são três obeliscos de 56 metros de altura. Eles simbolizam soldados soviéticos, guerrilheiros e lutadores clandestinos que libertaram a cidade. Um caminho leva ao obelisco entre as piscinas com fontes. Perto estão esculturas de civis e soldados, e uma chama eterna é acesa ao pé do obelisco.
Monumento ao Príncipe Olgerd
Em meados do século XIV, graças à conclusão de um casamento dinástico, Vitebsk tornou-se parte do Grão-Ducado da Lituânia. Foi nos séculos XIV e XV que o desenvolvimento da cidade floresceu. Muros de pedra da cidade e várias igrejas ortodoxas foram construídas. A altura do maior monumento equestre da Bielorrússia é de mais de 5 metros. A figura de Olgerd, com um falcão na mão, saindo do castelo Vitebsk, foi instalada em homenagem ao 1040º aniversário da cidade.
Monumento a A. Ya. Nevsky
O príncipe Alexander Nevsky, canonizado pela Igreja Ortodoxa, contribuiu para a reaproximação da terra de Novgorod e do principado de Vitebsk. Em meados do século XIII, ele se casou com a filha do príncipe Vitebsk, e em 1245 veio por sua esposa e filho. É esse momento que fica registrado no monumento. As figuras de bronze de Alexandre Nevsky e da Princesa Alexandra com seu filho, com cerca de 4 metros de altura, foram instaladas na Millennium Square em 2016.
Monumento a V.I.Lenin
O monumento Vitebsk é um dos primeiros da URSS dedicado a Vladimir Lenin. Foi instalado em 1930, mas durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi capturada e o monumento destruído. Um novo monumento, com altura total de mais de 9 metros, foi erguido pelas autoridades municipais em 1956. Lenin segura um boné em uma das mãos e estica a outra para frente, preparando-se para o próximo discurso solene.
"Gigante Vitebsk"
O homem mais alto do mundo, Fyodor Makhnov, nasceu em uma vila perto de Vitebsk em 1878. Fontes diferentes indicam alturas diferentes - de 239 a 285 centímetros. Fedor se apresentou em um circo e viajou com ele para países europeus. Fedor morreu com 34 anos. A escultura em bronze, com mais de 3 metros de altura, foi instalada 140 anos após o nascimento de Fedor, em 2018.
Monumento a V.S.Korotkevich
Um dos mais famosos escritores e roteiristas da Bielo-Rússia do século XX, Vladimir Korotkevich, nasceu em Orsha, em 1930. Um monumento dedicado a ele foi erguido no parque Vitebsk em 1994. Em um pedestal de pedra, há um busto de bronze de um escritor envolto em uma capa. Perto dele, todos os anos, em novembro, festivais literários e encontros dedicados a Korotkevich são realizados.
"Peixe dourado"
Uma escultura de bronze, com cerca de um metro e meio de altura, foi instalada na foz do rio Vitba. O autor do monumento é Ivan Kazak. O peixe tem a chave da cidade na boca. O propósito artístico da escultura ou seu simbolismo permanece um mistério. Talvez o monumento seja dedicado aos heróis dos contos de fadas de Alexandre Pushkin, que no século 19 passou por Vitebsk e parou aqui.
"Velho Hottabych"
Simultaneamente com o "Peixe Dourado", um monumento ao velho Hottabych foi erguido no dia da cidade. A escultura está localizada ao lado do teatro de fantoches da cidade "Lyalka". A estátua de bronze retrata um gênio fabuloso segurando um homem com um camelo nas mãos. O monumento ao herói do conto de fadas foi colocado em Vitebsk por um motivo. Foi aqui em 1903 que nasceu Lazar Lagin, que escreveu o conto de fadas "Old Man Hottabych" sob o pseudônimo de "Ginzburg".
Monumento a P.M. Masherov
Peter Masherov nasceu no território da moderna região de Vitebsk, em 1913. Durante a guerra, ele organizou um movimento partidário, foi ferido duas vezes e, em 1944, recebeu a Estrela do Herói da União Soviética. Desde 1947, Masherov foi nomeado para o cargo de primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista da Bielo-Rússia. Sob ele, a república atingiu um alto nível de desenvolvimento, as bases de sua economia moderna foram lançadas. Um busto de bronze de Masherov em um pedestal de pedra foi instalado próximo ao teatro Yakub Kolas.
Monumento a A. Pushkin
Um monumento ao grande poeta é erguido na Rua Pushkin. Ele ficou em Vitebsk duas vezes - em 1820 e em 1824. De acordo com uma versão, foi a história de um nobre de Vitebsk que deu a ideia e levou Pushkin a escrever "Dubrovsky". O monumento ao poeta foi erguido não muito longe do teatro de fantoches de Vitebsk. A figura de bronze de Pushkin, olhando ao longe, tendo como pano de fundo os edifícios da cidade, está instalada sobre um pedestal com uma placa comemorativa.
"Dor"
O monumento é dedicado aos bielorrussos que morreram durante a guerra no Afeganistão. A escultura retrata uma mulher ajoelhada e seu filho falecido. O soldado parece estar flutuando no ar, passando pela figura de sua mãe. Há uma capela ao lado da escultura. Aqui, todos podem acender uma vela em memória das vítimas do conflito no Afeganistão. Em breve está planejado um parque ao redor do monumento.
Monumento ao Patriarca Alexis II
O patriarca Alexy II visitou a Bielo-Rússia várias vezes. Em Vitebsk, ele fundou a Catedral da Assunção, que sobreviveu até hoje. A escultura retrata Alexy II, olhando calmamente para o longe, com as roupas tradicionais do patriarca. A altura do monumento é superior a 5 metros. Apesar da pequena estatura de Alexy II, foi decidido criar um monumento alto e maciço para mostrar a força espiritual e a grandeza do patriarca. A escultura está localizada perto da Catedral da Assunção, outrora fundada por Alexy II.
Monumento aos Heróis da Guerra Patriótica de 1812
Em homenagem ao centenário da vitória na guerra de 1812, um monumento com o mesmo nome foi erguido no parque dos heróis da Guerra Patriótica de 1812. O obelisco de 26 metros está localizado em um pedestal de pedra. Uma águia de duas cabeças de bronze é instalada em seu topo. Perto do monumento existem canhões lançados segundo o modelo do século XVIII. Em julho e outubro de 1812, batalhas sangrentas foram travadas perto de Vitebsk. O memorial é dedicado aos que morreram neles.
Monumento a Marc Chagall
Toda a sua infância e juventude Marc Chagall passou em Vitebsk. Apesar dos sentimentos anti-semitas que ainda persistiam nas autoridades do partido, o monumento foi erguido. A escultura de bronze retrata o grande artista relaxando em um banco. A figura de uma garota se eleva acima de sua cabeça. Esta é Bella Rosenfeld, a primeira esposa e musa de Marc Chagall, com quem foi casado por quase 30 anos.
"Street Clown"
A escultura foi doada a Vitebsk pelo Artista Homenageado da Rússia, Nikolai Chelnokov. Outro nome para o monumento é “Músico Errante”. A escultura retrata um palhaço alegre com uma sanfona nas mãos. Um pequeno poodle está sentado ao lado dele. Muitas superstições urbanas estão associadas ao monumento. Assim, segundo alguns deles, a sorte acompanhará quem cumprimenta o poodle pela pata.
"Encontros"
Figuras de pessoas em bronze estão instaladas em uma das plataformas ferroviárias da estação de Vitebsk.A escultura retrata um casal - uma menina com uma flor na mão e um homem adulto com um chapéu cilíndrico, apoiado em um guarda-chuva e olhando para o relógio. Ambos estão vestidos à moda do final do século XIX e início do século XX. O monumento rapidamente se tornou popular entre os habitantes da cidade e visitantes da cidade devido à sua incomum e contraste com a cidade moderna.
Locomotiva a vapor Monumento L-3562
O monumento está localizado não muito longe da estação ferroviária, no território do depósito de locomotivas de Vitebsk. A locomotiva a vapor, instalada como monumento, foi produzida no pós-guerra. O principal mistério associado a ele é o desaparecimento de sua frente da estrela com imagens de Stalin e Lenin. Eles foram removidos sem explicação, e seu futuro destino permanece desconhecido.
"Filhos da Guerra"
O monumento foi erguido no Parque da Glória Partidária. A escultura de bronze retrata duas crianças sentadas nas ruínas de uma casa destruída. O jovem tem um pequeno pedaço de pão nas mãos. Uma garota, sua irmã, se aninha nele. Durante a Grande Guerra Patriótica, milhares de crianças foram mortas em campos de concentração e durante as hostilidades. Ainda mais - órfãos ou sem-teto.
Escultura de San Crispino
O monumento foi erguido em maio de 2011 por sugestão da empresa municipal de calçados "Marko". São Crispino é o padroeiro de todos os sapateiros. Ele nasceu no século III em Roma, mas junto com seu irmão partiu para a Gália, no território da França moderna. Lá eles começaram a consertar e fabricar sapatos. Os irmãos também pregaram o cristianismo, pelo qual foram perseguidos e executados. Mais tarde, a Igreja Católica os canonizou.
"Lucosa"
Não muito longe de Vitebsk, há uma confluência de três rios - Vitba, Western Dvina e Luchosa. A escultura instalada junto ao hotel com o mesmo nome é dedicada a um deles. O monumento é composto por várias pedras grandes, em uma das quais está a ninfa, a padroeira do rio Lucosa. Sua figura é feita de material polimérico, apesar da semelhança externa com o bronze.
O primeiro bonde Vitebsk
Vitebsk se tornou uma das primeiras cidades do Império Russo, onde o transporte de bonde foi lançado. O primeiro bonde foi produzido na Alemanha e começou a operar em 1898. O monumento moderno é uma cópia exata dele, recriado a partir de fotografias e desenhos do final do século XIX e início do século XX. As empresas que criaram o primeiro bonde chegaram a meio caminho da cidade e produziram peças para o monumento de acordo com os desenhos originais do arquivo.
Monumento ao veterinário
O monumento foi erguido no pátio da Academia Veterinária de Vitebsk em 2011, em homenagem ao ano do Serviço Veterinário instituído pela ONU. O monumento é uma escultura em bronze de um médico rodeado de animais. Um cachorro senta-se a seus pés, um bezerro senta-se ao lado dele e um papagaio senta-se em sua mão. O monumento foi lançado em Minsk e os fundos para sua instalação foram arrecadados, entre outras coisas, graças a doações voluntárias.
Monumento aos membros do movimento clandestino de Komsomol
O movimento clandestino de Vitebsk foi organizado menos de um mês após o início da Grande Guerra Patriótica. Até a libertação da cidade em 1944, grupos clandestinos operavam em seu território. No total, em 1944, mais de 1.500 pessoas estavam em suas fileiras. O monumento é um monumento, com vários metros de altura, que retrata rostos de soldados, e uma placa comemorativa está instalada abaixo.
Monumento a I. Sollertinsky
Perto do Sollertinsky College, um monumento ao famoso teatro e musicólogo é erguido. Grande crítico musical e figura de destaque nos meios culturais não só de Leningrado, para onde se mudou de Vitebsk, mas de todo o país. Ivan Sollertinsky é natural de Vitebsk. Ele deu uma contribuição significativa para o desenvolvimento da arte em toda a União Soviética, tornando-se uma das pessoas mais famosas de sua cidade natal.
"Aviadores do 339º VTAP"
O 339º Regimento de Aviação de Transporte Militar está baseado no campo de aviação de Vitebsk desde 1947. Até 1996, os aviadores do regimento participaram de missões humanitárias em todo o mundo. O último IL-76MD foi reimplantado de Vitebsk em 1996. A ideia de instalar o monumento é dos veteranos do regimento. Uma figura de bronze de uma aeronave IL-76 voando pelas nuvens está montada em uma estela de pedra.
Monumento à poetisa Evdokia Los
O monumento foi erguido em 1996, ao lado da biblioteca da cidade que leva o nome de Lênin. Evdokia Los nasceu em uma vila na região de Vitebsk. Durante sua vida, a poetisa escreveu muitos poemas, inclusive para crianças. Suas obras refletem seu amor por sua terra natal. O tema da Vitebsk moderna e sua história antiga é o principal na poesia e na prosa de Evdokia Los.
Monumento ao piloto A.K. Gorovets
O busto de bronze do Herói da União Soviética está localizado na rua que leva seu nome, onde os pais de Alexander Horovets viveram antes da guerra. Ele participou das hostilidades no Cáucaso e na frente de Voronezh. Durante a partida, um grupo de pilotos, incluindo Gorovets, descobriu um grande número de bombardeiros alemães. De acordo com dados oficiais, Gorovets abateu 9 veículos inimigos em uma batalha. Ele é o único piloto da URSS a alcançar tal resultado em uma batalha.
Monumento aos soldados paraquedistas
A escultura é uma das mais jovens de Vitebsk. O próprio autor do monumento chamou-o de pequeno complexo memorial. Esculturas de bronze mostram um colete e uma boina sobre uma pedra. Ao lado deles está a figura de um soldado das tropas aerotransportadas e, à sua frente, um paraquedas aberto com o símbolo das Forças Aerotransportadas e imagens dos comandantes da 103ª brigada aerotransportada de Vitebsk.
Monumento ao carro de bombeiros AC-40 (130) -63A
O principal veículo dos bombeiros soviéticos, em uso desde 1960, foi erguido como monumento no início do século XXI. Com este modelo, muitos incêndios foram extintos e milhares de pessoas foram salvas. O monumento está localizado próximo ao Ministério de Situações de Emergência na região de Vitebsk e serve como um lembrete do grande número de feitos realizados por bombeiros não apenas na Bielo-Rússia, mas em toda a União Soviética.
Obelisco no local do campo de concentração do 5º Regimento
O campo de concentração Stalag 313 foi estabelecido perto de Vitebsk em 1941, onde o 5º regimento ferroviário estava anteriormente baseado. Mais de 80 mil pessoas foram mortas ou morreram de doenças aqui. A maioria deles eram civis. Em memória das vítimas do acampamento, um obelisco memorial branco, com vários metros de altura, foi erguido em seu lugar. E mais tarde, em 2005, uma cruz ortodoxa, de 15 metros de altura, foi instalada nas proximidades.