Paris é uma das capitais da cultura mundial. Muitos artistas viveram e trabalharam aqui, e não são esquecidos: a maioria deles recebeu museus pessoais ou exposições pessoais. O mesmo se aplica aos marcos mais importantes da história da cidade e do país. Os turistas vêm para curtir o romance de Paris, mas a programação cultural aqui é a decoração de qualquer viagem.
Além do famoso Louvre ou Montmartre, há destinos mais direcionados - para quem ama história, raridades, delícias sofisticadas e exposições inusitadas. Qualquer pessoa encontrará uma exposição do seu agrado: do Palais de Chaillot ao museu do esgoto. Essas excursões são organizadas em alto nível e são aperfeiçoadas nos mínimos detalhes, ajustando-se aos gostos de cada hóspede. É difícil sair de Paris sem impressões e memórias icônicas.
Os museus mais interessantes de Paris
Louvre
A pirâmide de vidro do Louvre já se tornou um dos símbolos da França. O vasto território do museu contém tesouros inestimáveis - objetos de arte de diferentes épocas. Os corredores são divididos de acordo com as direções, camadas históricas e geografia. As exposições incluem pinturas, estátuas, afrescos, joias, móveis e muito mais. É impossível ver toda a exposição em um dia. Mas há uma foto que ninguém perde - Gioconda Leonardo da Vinci.
Endereço: Paris, Cour Napoléon
Website: louvre.fr
Museu Orsay
Situa-se no edifício de uma estação abandonada e posteriormente restaurada. Os cinco níveis do Museu de Belas Artes são categorizados por tipo de obra, tendo em conta a cronologia. Sua coleção é uma das mais numerosas e valiosas do mundo. A base dos fundos é composta por pinturas de impressionistas e pós-impressionistas. A direção artística do art nouveau também ocupa uma parte significativa da exposição.
Endereço: Paris, Rue de Lille, 62
Site: musee-orsay.fr
Centre Pompidou
Inaugurado em 1977. É o centro de arte nacional. Este é um complexo completo, que inclui: um museu, uma biblioteca, salas de exposições e um instituto de pesquisa. O museu exibe objetos de arte de várias direções - pinturas, gráficos, dança e muito mais. O instituto dedica-se ao estudo da música e da acústica. A praça em frente ao centro é um local onde artistas itinerantes encenam apresentações.
Endereço: Paris, Place Georges Pompidou
Site: centrepompidou.fr
Museu da Ciência e Indústria
Faz parte da "Cidade da Ciência e Indústria". Aqui você pode aprender sobre a estrutura do universo, admirar as estrelas no planetário próximo, visitar todos os tipos de exposições, divididas em seções científicas, visitar o cinema e assim por diante. Parte da exposição é interativa, ou seja, essas peças podem ser tocadas e examinadas em detalhes. Também há exposições únicas suficientes - invenções de todas as esferas da vida.
Endereço: Paris, Avenue Corentin Cariou La Villette, 30
Site: cite-sciences.fr
Museu Orangerie
Galeria de fotos, inaugurada em 1927. Localizado em um prédio que já foi uma estufa. Localização - um complexo de palácio e parque, de cuja aparência histórica já não resta tanta coisa. A coleção de pinturas inclui pinturas de Gauguin, Cézanne, Picasso, Renoir e outros. No entanto, eles vêm aqui antes de tudo para admirar o Salão Oval, onde estão alinhadas as telas de Monet do ciclo dos “Nenúfares”.
Endereço: Paris, Jardin des Tuileries, Cote Seine
Site: musee-orangerie.fr
Museu Rodin
Fundado em 1919. Localizado no palácio Bironov. Mantém a maior coleção do mundo de obras de Rodin. Além de esculturas, desenhos e fotografias, o acervo pessoal do mestre também está exposto aqui. Ele colecionou objetos de arte por trinta anos e estava principalmente interessado em antiguidades. O complexo do museu também não está completo sem um cinema, uma biblioteca e uma loja de souvenirs.
Endereço: Paris, Rue de Varenne, 77
Site: musee-rodin.fr
Museu Marmottan Monet
Fundado em 1934. O museu mudou de direção. Inicialmente, abrigou exposições dedicadas a Napoleão. No entanto, a coleção de pinturas doadas obrigou a se afastar dessa direção. Agora no Marmottan Monet, as obras dos impressionistas e pós-impressionistas são exibidas. As exposições anteriores não foram esquecidas e sobreviveram, embora em formato truncado. Em nenhum lugar do mundo existem tantas pinturas de Monet.
Endereço: Paris, Rue Louis Boilly, 2
Site: marmottan.fr
Museu Nissim de Camondo
Inaugurado em 1936. Localizado em um casarão construído no final do século XIX. Inicialmente, a coleção de utensílios domésticos e interiores pertencia ao Conde de Comondo. Ele coletou sua carne por muitos anos antes de sua morte. O museu foi batizado em homenagem ao filho do primeiro proprietário. As exposições foram preservadas perfeitamente. Juntos, eles recriam o modo de vida da família burguesa no início do século XX.
Endereço: Paris, Rue de Monceau, 63
Site: madparis.fr
Museu do Exército
A data de fundação é 1905. Está localizado no Palácio dos Invalides - um monumento arquitetônico do século XVII. Os dois museus se fundiram em um só. Agora há uma exposição de artilharia e conta a história do exército como um todo. As exposições são divididas por intervalos de tempo: armas antigas, tempos modernos, guerras mundiais. Há também exposições separadas de artilharia, símbolos (bandeiras e estandartes), soldados e outros.
Endereço: Paris, Hôtel national des Invalides, 129
Site: musee-armee.fr
Museu Jacquemart-André
Inaugurado em 1913. Museu de Arte, localizado perto da Champs Elysees. Nomeado após os cônjuges que já foram donos do prédio. A coleção de pinturas inclui obras de artistas da Renascença italiana, da escola francesa do século 18, bem como dos flamengos. Seu valor é considerado o segundo depois do Louvre. Ao visitar a exposição, os turistas podem usar um guia de áudio, onde, entre outras línguas, está o russo.
Endereço: Paris, boulevard Haussmann, 158
Site: musee-jacquemart-andre.com
Museu Quai Branly
Inaugurado em 2006. Dedicado à arte dos povos da África, América, Ásia e Oceania. Não é apenas um museu, mas também um centro educacional. O objetivo é levar a cultura e a história de outros continentes às massas, para não deixar que a herança dos povos indígenas de muitos países do mundo seja esquecida. Mais de três mil peças expostas aqui, embora os fundos sejam centenas de vezes superiores a este número. Vários eventos temáticos são realizados no prédio do museu.
Endereço: Paris, quai Branly, 37
Site: quaibranly.fr
Museu Medieval (Museu Cluny)
Recebeu seu nome vulgar em homenagem ao hotel em que está localizado. Fundado em 1844. Sua coleção é uma das maiores do mundo sobre o assunto. O edifício também é um marco e objeto de estudo. Sua história é um capítulo separado da excursão. A exposição inclui: vitrais, tapeçarias, estátuas, esculturas de madeira, artigos de decoração e utensílios domésticos, artesanato em marfim e muito mais.
Endereço: Paris, Rue du Sommerard, 28
Site: musee-moyenage.fr
Museu bela-Artes
O prédio foi construído especialmente para 1900, quando foi realizada a Exposição Mundial. Depois disso, o Pequeno Palácio tornou-se um museu da cidade. Sua coleção é vasta e variada. Embora a área de exposição não seja tão pequena, ela não pode acomodar todos os fundos. Os visitantes podem conhecer a arte egípcia, grega e romana, bem como as obras de mestres franceses do século XIX, e estudar detalhadamente os objetos do Renascimento.
Endereço: Paris, Avenue Winston-Churchill
Site: petitpalais.paris.fr
Grande galeria de evolução
Parte do Museu de História Natural. Diferentes exposições estão localizadas em quatro andares: a diversidade do mundo, a influência humana na natureza e a evolução. Todos os tipos de atividade humana, sua formação em um aspecto moderno, caem na esfera do estudo e do interesse. Além disso, vários ecossistemas, espécies de seres vivos e suas mudanças são discutidos em detalhes. Atenção especial é dada a fenômenos e animais raros.
Endereço: Paris, Jardin des Plantes, 36
Site: mnhn.fr
Museu Guimet
Inaugurado no final do século XIX. O nome é dado em homenagem ao industrial que foi seu fundador. Inicialmente, o museu se especializou nas religiões do Oriente e do mundo antigo. Gradualmente, suas coleções cobriram o segmento asiático cada vez mais amplamente. Uma série de trocas tornou a coleção uma das mais valiosas do mundo. Agora a direção para a China, Japão e outros países da região se tornou a principal.
Endereço: Paris, Place D Iena, 6
Site: guimet.fr
Fair Art Museum
Uma coleção particular que foi reabastecida ao longo de trinta e cinco anos. O museu está localizado no território das antigas adegas.Todos os tipos de feriados e eventos são realizados aqui, o que permite que você mantenha uma exposição. A atração e os carrosséis são verdadeiras obras de arte. A maioria das exposições está funcionando e em uso. Há também um jardim incomum.
Endereço: Paris, Avenue des Terroirs de France, 53
Site: arts-forains.com
Fundação Louis Vuitton
O Museu de Arte Contemporânea foi inaugurado em 2014. A atenção do público é atraída não só pelo conteúdo do museu, mas também pela sua aparência. O edifício é construído com painéis de vidro translúcido, semelhantes a velas voadoras. A exposição muda a cada seis meses. Na maioria dos casos, a coleção da família Anno está em exibição, mas há exceções.
Endereço: Paris, Avenue du Mahatma Gandhi, 8
Site: fondationlouisvuitton.fr
Museu de Artes e Ofícios
Fundado em 1902, é o museu técnico mais antigo do mundo antigo. Os fundos do museu são divididos em sete partes componentes. Cada um representa uma seção específica, como construção ou transporte. Entre as exposições, há tanto mecanismos antigos - pioneiros em seu segmento, quanto mais modernos, que lançaram a base para ramos inteiros do conhecimento.
Endereço: Paris, Rue Reaumur, 60
Site: arts-et-metiers.net
Museu Montmartre
Inaugurado em 1960. Está associada a uma associação de artistas que existe desde finais do século XIX. O nome fala da direção: todas as exposições estão de alguma forma conectadas com a área com o mesmo nome. As exposições podem ser divididas em quatro grupos: a história da região, feriados locais, a Comuna de Paris e a Boêmia. A biblioteca contém uma grande coleção de chanson francesa.
Endereço: Paris, Rue Cortot, 12
Site: museedemontmartre.fr
Carnaval
Fundado em 1880. Ocupa dois edifícios ao mesmo tempo - a mansão com o mesmo nome e a casa localizada nas proximidades, mas construída quase cem anos depois. O foco principal do museu é a história da cidade. No início dos anos 2000, o museu arqueológico de Notre Dame de Paris e as catacumbas parisienses foram adicionados a ele. Atualmente está em séria reconstrução, por isso não receberá turistas por dois anos.
Endereço: Paris, Rue des Francs Bourgeois, 16
Site: carnavalet.paris.fr
Museu do Perfume Fragonard
Inaugurado em 1983. São dois em um: um museu e uma loja. Para quem deseja, são realizados tours de perfumaria de várias durações: de dez minutos a algumas horas. O resto dos visitantes pode olhar em volta, mergulhar no mundo dos aromas agradáveis e também comprar perfumes de alta qualidade a preços de fabricante. A decoração de interiores é vendida em duas outras seções da loja.
Endereço: Paris, Square de l Opera Louis Jouvet, 3
Site: musee-parfum-paris.fragonard.com
Museu Picasso
Ano de fundação - 1985, localização - uma mansão no bairro de Mare. O interior do museu não é inferior ao conteúdo, principalmente depois de muitos anos de reforma, que terminou em 2014. A coleção é dedicada à obra de Picasso, e também contém as raridades que ele colecionou durante sua vida. A exposição principal inclui pinturas, esculturas, cadernos com notas e esboços, gravuras, colagens e muito mais.
Endereço: Paris, Rue de Thorigny Hôtel Salé, 5
Site: museepicassoparis.fr
Palácio Chaillot
Construído especialmente para 1937, quando foi realizada a Exposição Mundial. Mais tarde, tornou-se um local de concentração de vários museus ao mesmo tempo: a marinha, o homem e o património arquitectónico. O palácio encontra-se em fase de reconstrução e, em algumas décadas, perdeu parte dos seus fundos, que se deslocaram para outros edifícios. No entanto, raridades significativas ainda são mantidas aqui, por exemplo, a medalha de Júlio Verne por uma viagem ao redor do mundo.
Endereço: Paris, 1 Place du Trocadéro et du 11 Novembre
Site: parisinfo.com
Museu de Artes Decorativas
Abriu as portas aos visitantes em 1905. Único, pois cobre um longo período de tempo: desde a Idade Média até o presente. O objetivo do museu é mostrar toda a diversidade e amplitude do estilo de vida francês, bem como os materiais utilizados na sua criação. Há uma grande variedade de exposições: de cadeiras elegantes e outros móveis a clipes de cabelo e papéis de parede de fotos.
Endereço: Paris, Rue de Rivoli, 107
Site: madparis.fr
Museu Salvador Dali
Localizada em Montmartre. A coleção de obras de Dali armazenada aqui é a maior do mundo antigo. Inclui cerca de trezentas obras: principalmente gravuras e esculturas. Existem também itens pessoais. Durante as excursões, gravações sonoras da voz do mestre são tocadas nos corredores. Ao contrário dos prédios de museus de outros clássicos, este é despretensioso, mas reflete o clima de Dali.
Endereço: Paris, Rue Poulbot, 11
Site: daliparis.com
Museu Grevin
Inaugurado em 1882 no Boulevard Montmartre. Esta coleção de figuras de cera é inspirada em uma coleção semelhante, porém mais antiga, de Madame Tussauds. Além de figuras históricas individuais e pessoas famosas, a exposição inclui personagens fictícios e cenas de eventos específicos. Este último na maioria das vezes reflete a história da França. De forma permanente, a coleção é composta por aproximadamente quinhentas figuras.
Endereço: Paris, Boulevard Montmartre, 10
Site: grevin-paris.com
Museu nos Jardins de Luxemburgo
Localizado nas margens do Sena, em uma ala do palácio de mesmo nome. O museu de arte em sua forma moderna se tornou mais um complexo de exposições. Aqui não há exposição permanente, mas as galerias não estão vazias: a cada vez surgem novas exposições, tanto de eminentes museus ou artistas, e pouco conhecidas do grande público, mas que merecem um nome entre colegas e críticos. O governo atribuiu ao museu a tarefa de popularizar a arte.
Endereço: Paris, Rue de Vaugirard, 19
Site: museeduluxembourg.fr
Balzac House Museum
Ano de fundação - 1949. Neste edifício, então localizado nos subúrbios da capital francesa, viveu o futuro fundador do realismo europeu na literatura. Ele pegou um pseudônimo para alugar um apartamento aqui, pois estava se escondendo de suas próprias dívidas. Os museus recolheram pertences pessoais do escritor, bem como rascunhos e materiais de trabalho. Às vezes, exibições temporárias são realizadas aqui.
Endereço: Paris, Rue Raynouard, 47
Website: maisondebalzac.paris.fr
Museu de Esgoto
Inaugurado em 1889. Descreve a história do esgoto urbano desde as primeiras tentativas de centralização até o período moderno. As exposições estão localizadas no subsolo, perto do sistema de esgoto existente. Ou seja, os visitantes podem ver com seus próprios olhos todos os princípios do sistema. Da excursão torna-se claro sobre as origens da construção das catacumbas, bem como sobre os métodos de purificação da água.
Endereço: Paris, Pont de l'Alma, face au 93 quai d'Orsay
Site: egouts.tenebres.eu
Museu da Moda
É aberto aos turistas apenas parte do tempo - durante o período de exposições temporárias. No resto do ano, as peças expostas são colocadas em depósitos, onde são mantidas sob um determinado regime de temperatura. A coleção contém cerca de setenta mil exposições. Eles podem ser usados para rastrear o desenvolvimento da moda, o surgimento de certos estilos e tendências. Na maior parte, o museu representa o mundo da alta costura, mas há exceções a qualquer regra.
Endereço: Paris, Avenue Pierre 1er de Serbie, 10
Site: palaisgalliera.paris.fr