Kerch é uma cidade incrível localizada entre dois mares - o Mar Negro e o Mar de Azov. Ele preservou muitos monumentos de seus mais de dois mil anos de história. Particularmente interessantes são as ruínas de antigos assentamentos, bem como túmulos e criptas de antigos governantes. As fortalezas medievais - Kerch e Yenikale - foram preservadas em bom estado. Em Kerch existe uma igreja, que é reconhecida por muitos historiadores como a igreja mais antiga do país - o Templo de São João Batista.
O centro de atração para os turistas é o Monte Mitrídates - a famosa escadaria de várias centenas de degraus leva a ele. No topo da montanha existe um obelisco em memória dos Heróis Imortais e um banco "Ponte da Crimeia". Além da ponte da Crimeia, as ruínas do antigo assentamento de Panticapaeum, bem como o porto com os navios, são claramente visíveis do deck de observação da montanha. Há um belo aterro perto da Baía de Kerch.
Os lugares mais interessantes e bonitos
Lista, fotos com nomes e descrições dos melhores pontos turísticos de Kerch. Ele o ajudará a planejar rotas para explorar os principais lugares da cidade e seus arredores em 2 a 3 dias.
Ponte da criméia
Uma ponte automóvel-ferrovia é construída através do Estreito de Kerch, da Península de Taman até a Crimeia. Para preservar o tráfego marítimo, foram erguidos vãos em arco com comprimento de 227 metros. Há um mirante na ponte, não muito longe da fortaleza de Kerch. A abertura da ponte foi acompanhada por um grande concerto com a participação de estrelas pop russas. A ponte tem 19 km de extensão e é a maior instalação construída no país.
Monte Mitrídates
Acredita-se que a montanha do centro da cidade guarda todos os seus segredos. Este é o pico mais reconhecível da Crimeia, embora sua altura seja bastante modesta - 91 metros. A montanha oferece uma bela vista do porto de Kerch e da baía de Kerch. Nas encostas da montanha, você pode ver as ruínas da antiga cidade de Panticapaeum. Em memória dos soldados que morreram durante o assalto em 1943, o Obelisco da Glória foi erguido. Uma escada de 432 degraus leva ao topo da montanha.
Obelisco da Glória no Monte Mitrídates
Dedicado à façanha dos soldados do Exército Primorsky Separado e dos marinheiros da flotilha militar de Azov. Ele está localizado no topo do Monte Mithridat, onde, após a libertação de Kerch em 1943 dos invasores alemães, uma bandeira vermelha foi hasteada. O obelisco de pedra cinza claro, com 24 metros de altura, está colocado em um pedestal escalonado. Pode ser visto a cerca de 20 km. Três canhões e uma placa de mármore estão instalados ao lado do obelisco.
Aterro da cidade
A área de caminhada de 1 km de comprimento está situada ao longo do Estreito de Kerch. Na época da Rússia czarista, era o principal lugar para festas e recreação em massa. Os becos revestidos de azulejos coloridos são colocados entre árvores e arbustos. Parte da costa próxima ao aterro é ocupada pela Praia Central. Não há agitação habitual de resort nas margens de Kerch, aqui é calmo e tranquilo. Existe um parque de diversões para hóspedes com crianças.
Escadaria Grande Mitrídates
Leva ao Monte Mitrídates da praça principal de Kerch. Este é um dos principais atrativos turísticos e históricos da cidade, que está retratado em diversos tipos de souvenirs. A escadaria foi construída em 7 anos no século XIX. Foi significativamente danificado, primeiro durante o bombardeio da Crimeia e depois na Grande Guerra Patriótica. A escadaria foi restaurada na década de 1960, recriando as esculturas de grifos nas plataformas de observação.
Pedreiras de Adzhimushkay
Pedreiras localizadas a 5 km de Kerch. Durante a Grande Guerra Patriótica, os soldados do exército soviético contiveram heroicamente os ataques dos fascistas aqui. O museu da pedreira foi fundado em 1966. Este é o monumento memorial mais visitado em Kerch. Os turistas podem sentir a atmosfera em que os defensores da cidade se sustentavam enquanto caminhavam por corredores subterrâneos escuros a profundidades de até 30 metros.
Rua e praça Lenin
A praça central da cidade é um dos locais preferidos dos turistas para passear, assim como o calçadão que dela se ramifica. Ela acolhe as festividades da cidade nos feriados, muitos cafés, lojas de souvenirs, agências de excursões. A Rua Lenin também é famosa por edifícios interessantes e bonitos - a Igreja de João Batista, a Igreja da Assunção da Virgem Maria, uma galeria de arte. A partir daqui começa uma escada para o Monte Mitrídates.
Teatro dramático com o nome de Pushkin
Um teatro dramático apareceu em Kerch antes mesmo da Guerra da Crimeia. Localizado em um edifício do século 19 no centro de Kerch. É um edifício monumental com colunas quadradas na entrada principal. As apresentações do teatro atraem visitantes de diversos gêneros. Seu repertório inclui produções clássicas e modernas. Teatros de outras cidades costumam entrar em turnê. Os festivais e exposições são frequentemente realizados nas instalações do teatro.
Monumento ao 2600º aniversário de Kerch
Instalado na Praça Tavricheskaya em 2000. A estela memorial, instalada para o aniversário de Kerch, é uma coluna coroada com uma figura graciosa de um grifo dourado segurando uma chave. Esta besta mítica, simbolizando poder e vigilância, é o símbolo heráldico da cidade. A inscrição no pedestal diz que em 1973 Kerch recebeu o título honorário de “Cidade dos Heróis” por sua coragem e perseverança.
Banco comemorativo "Ponte da Criméia"
Localizado no topo do Monte Mitrídates, de onde a baía e o porto, bem como a famosa ponte, são claramente visíveis. O fundo para os turistas tirando fotos no banco será a mesma ponte entre a infinita superfície da água. O banco tem 5 metros de comprimento e 1 metro de altura. Ele é pintado nas cores azul-azul, que foram usadas no logotipo do projeto da Ponte da Criméia. A continuação da loja é a inscrição "Ponte da Crimeia", a marca na letra "Y" é feita na forma de uma gaivota.
O edifício do ginásio feminino Romanov
Uma das principais decorações arquitetônicas da cidade. Ele está localizado em um jardim público entre a Praça Lenin e o Monte Mithridat. O prédio do ginásio foi construído em 1885 de acordo com o projeto dos arquitetos Krasovsky e Kuruskov. A aparência do edifício é mais parecida com um castelo, sua fachada é rica em decoração e enfeites. Os filhos das melhores famílias da cidade estudavam no ginásio - a instituição de ensino era considerada de prestígio pelo alto nível de escolaridade.
Rotunda à beira-mar
O edifício, clássico para zonas costeiras em balneários, tem um aspecto tradicional e atraente. O telhado abobadado gracioso é suportado por 7 colunas finas brancas como a neve com capitais graciosos. O edifício foi construído em estilo pseudo-antigo. A rotunda foi construída na década de 1970 e desde então tornou-se um dos símbolos da cidade. Os turistas que passeiam ao longo do aterro certamente tirarão belas fotos com a rotunda.
Farol yenikalsky
Localizado perto da aldeia de Podmayachny no ponto mais oriental da península da Crimeia - Cabo Fonar. O primeiro farol neste local apareceu já em 350 AC. O nome "Yenikalsky" apareceu em 1820. Em seguida, a luz do farol era fornecida por lâmpadas de pavio. Durante o bombardeio de Kerch do mar na Grande Guerra Patriótica, o farol foi destruído. Um farol com equipamentos modernos foi construído sobre suas ruínas em 1953.
Fazenda de avestruzes "Exótica"
Oferece aos hóspedes uma área popular de agroturismo. A fazenda de criação de avestruzes está localizada perto do farol Yenikalsky. A fazenda cobre cerca de 10 hectares e abriga mais de 30 avestruzes. Os convidados conhecem o modo de vida dessas aves inusitadas, os guias falam sobre seus hábitos, peculiaridades de cuidados. Além disso, gansos, patos, pavões, cabras e nozes vivem na fazenda - você pode comprar comida e alimentá-los você mesmo.
Monumentos da construção da fortificação de Kerch
Nos séculos 18 a 19, fortalezas poderosas foram construídas em Kerch. Eles tinham como objetivo proteger a cidade de ataques. Hoje, os restos das fortificações são importantes patrimônios culturais e locais de excursões populares.
Fortaleza de Kerch
Localizado no Cabo Ak-Burun.Construída de acordo com o projeto do arquiteto Totleben no século 19 por ordem do imperador Alexandre II. A principal função da fortaleza é proteger contra ataques vindos da fronteira sul do país. Este grandioso edifício com uma área de 420 hectares é um monumento federal da história da fortificação. Entre todas as fortalezas de primeira classe que existiram na Rússia czarista, Kerch é a mais bem preservada.
Fortaleza de Yenikale
Fortaleza turca, construída no século 18 para proteção da frota russa na costa do estreito de Kerch, em sua parte mais estreita. No século 19, a fortaleza perdeu seu significado militar e foi usada como hospital por algum tempo. Yenikale sofreu muito durante as batalhas da Segunda Guerra Mundial. Durante as obras de restauro, foram restaurados o meio bastião e parte das paredes e o portão. Uma vista panorâmica da fortaleza se abre nas rochas do portão.
Antigos assentamentos de Kerch
Cidades antigas, construídas muito antes de nossa era, são outro cartão de visita do turista Kerch. Ruínas pitorescas podem ser encontradas dentro e ao redor da cidade.
Panticapaeum
Antiga cidade grega, que no século 7 aC. foi fundada por pessoas da cidade de Mileto. Os restos mortais do assentamento são de interesse para cientistas e viajantes. Poucas estruturas sobreviveram da cidade antiga, no entanto, isso é o suficiente para entender o poder e a grandeza da antiga capital do reino do Bósforo. Os turistas podem ver as ruínas das paredes da fortaleza, bairros residenciais, templos, túmulos de reis e seus palácios.
A antiga cidade de Mirmeki
O antigo povoado dos gregos jônicos foi fundado no século 6 aC. Fazia parte do Reino do Bósforo. Após a captura do reino pelos hunos, Mirmekiy deixou de existir. As escavações no local da antiga cidade começaram no final do século XIX. Entre as primeiras descobertas está um sarcófago de mármore, que agora é mantido em l'Hermitage. Os turistas podem visitar gratuitamente a cidade antiga, se desejar, pode solicitar um serviço de excursões.
O antigo assentamento de Tiritaka
Localizada dentro da cidade, no microdistrito de Arshintsevo. Este lugar irá interessar aos amantes da história antiga - os restos de antigas vinícolas, edifícios residenciais, torres de fortalezas e paredes foram preservados. A cidade foi construída pelos antigos gregos no século 6 aC. A área da antiga cidade era de 8,5 hectares. Tinha um traçado claro das ruas. A destruição da cidade começou durante as invasões dos hunos no século 6, a cidade foi completamente arruinada pelos ataques dos turcos nos séculos 7 e 8.
Antigo assentamento de Nympheus
Localizado a 16 km de Kerch perto da aldeia de Eltigen. Nymphaeus foi fundado no século 6 aC. As ruínas de estruturas antigas são claramente visíveis, mesmo em locais onde as escavações arqueológicas ainda não foram realizadas. O complexo de prédios antigos é aberto ao turista, mas vale lembrar que os objetos antigos devem ser tratados com cautela. Guias-arqueólogos da Reserva Natural de Kerch realizam excursões.
Monumentos da arquitetura funerária de Kerch
Pontos turísticos incomuns - monumentos históricos, cemitérios antigos e abóbadas funerárias.
Cripta de Deméter
A estrutura subterrânea a 5 metros de profundidade é um monumento único da cultura milenar. Afrescos da Grécia Antiga com cenas de mitos foram preservados no objeto do enterro. Você pode ver desenhos de Calypso, Plutão, Hermes, Demeter. Alguns anos após a descoberta da cripta, a equipe do museu notou uma deterioração no estado dos afrescos. Depois disso, a cripta foi fechada para os turistas visitantes, tendo construído uma cópia exata dela na rodoviária.
Monte do czar
A tumba dos governantes do reino do Bósforo do clã Spartokid é um monumento da cultura antiga do século 4 aC. O monte está localizado perto das pedreiras de Adzhimushkay. O monte tem 17 metros de altura e esconde um corredor de 36 metros de comprimento e uma câmara mortuária. O perímetro da tumba é de 250 metros, a altura da cripta no interior é de 9 metros. Durante a excursão, os visitantes são informados sobre a tecnologia de construção do monte.
Monte Melek-Chesmensky
O cemitério foi encontrado em 1858 durante as escavações do Museu de Antiguidades de Kerch. A tumba foi construída no século 4 aC. Naquela época, a altura do monte era de 12 metros, agora a altura do mausoléu é de 8 metros. Consiste em um corredor-dromos e uma câmara mortuária medindo 3,7 * 3,7 metros. A abóbada da cripta tem uma forma piramidal. O monte está aberto aos turistas, os visitantes percebem uma aura especial quando estão na cripta antiga.
Os melhores museus de Kerch
Os museus mais interessantes da cidade, que definitivamente merecem uma visita.
Museu Histórico e Arqueológico
Fundado em 1826. Inicialmente, sua principal função era realizar escavações de antigos povoados e necrópoles, sua descrição e exame, posteriormente suas atividades foram reorientadas para escavação de túmulos, cujos achados foram enviados para l'Hermitage para armazenamento. Atualmente, a coleção do museu é de cerca de 250.000 peças, entre as quais os achados arqueológicos antigos são especialmente valiosos.
Kerch Lapidarium
A coleção do Lapidarium é baseada na coleção particular de Paul Dubrax. No início do século XIX, fundou o "Armazém Antigo", que posteriormente começou a ser reabastecido com achados arqueológicos. Ele contém mais de 2.000 peças de arte dos tempos antigos. Uma grande coleção de objetos das escavações do reino do Bósforo foi coletada, bem como objetos de culto de origem islâmica, judaica e cristã.
Kerch Picture Gallery
Localizado no centro da cidade em um casarão classicista do século XIX. Ele contém mais de 2.000 pinturas, bem como objetos de arte de diferentes épocas - da antiguidade aos tempos modernos. A exposição principal da galeria é de 29 pinturas e esboços do ciclo “Adzhimushkai. 1942 ”do artista Booth, que se tornou um dos fundadores da galeria. As exposições vão familiarizando os visitantes com a cultura da região em diferentes épocas.
Museu da história do desembarque Eltigen
Localizado a 20 km de Kerch, na aldeia de Geroevskoe. As exposições do museu falam sobre a coragem dos pára-quedistas na operação Eltigen durante a libertação de Kerch dos invasores alemães. Ao ar livre, armas erguidas do fundo da Baía Kerch, lancha que entregou os feridos à unidade médica. Os interiores da época da guerra foram recriados no reservatório de concreto e na antiga ferraria, que servia como hospital e sala de cirurgia.
Museu de Oceanografia e Pesca
Criado com base no Laboratório Ictiológico de Kerch, que mais tarde se tornou um instituto científico. A equipe do instituto realizou pesquisas nas águas dos oceanos Sul, Atlântico e Índico. As coleções do museu incluem peixe-serra, tubarão mako e poleiro. Coletou muitas espécies de crustáceos, moluscos, corais. De maior interesse é a exposição com restos de peixes que viveram há vários milhões de anos.
Igrejas e templos de Kerch
Os edifícios religiosos mais bonitos e interessantes da cidade.
Igreja de São João Batista
A Igreja Ortodoxa afirma ser não apenas o templo mais antigo da Crimeia, mas de toda a Rússia. Presumivelmente, foi construído nos séculos VIII-XI. A fundação do templo tem um estilo de construção bizantino, no século 19, uma torre sineira e vestíbulos de estilo neobizantino foram adicionados a ele. Os contornos dos afrescos do século 19 foram preservados no interior. O prédio da igreja em si foi perfeitamente preservado por centenas de anos de existência.
Igreja da Natividade da Santíssima Virgem
Fundada em 2000 no microdistrito de Arshintsevo. Anteriormente, o prédio abrigava um jardim de infância e uma casa pioneira. Em 2003, um ativo reequipamento do templo começou a dar-lhe a aparência de uma estrutura cristã tradicional. Eles ergueram um tambor com uma cúpula principal, ergueram uma cruz e ergueram uma torre sineira. Em 2004, 5 sinos foram erguidos para a torre sineira. Agora, o edifício branco como a neve atrai a atenção com sua aparência elegante.
Igreja da Assunção
Localizada no microdistrito de Arshintsevo, anteriormente era o território da aldeia de Stary Karantin. A construção do templo, consagrado em homenagem à Ascensão do Senhor, foi concluída em 1907. O prédio tinha 18 metros de altura e podia acomodar até 400 paroquianos.Depois que a igreja foi convertida em um clube de aldeia na década de 1930, as cúpulas foram desmontadas e os utensílios da igreja foram saqueados. O templo foi inaugurado em 1943, quando foi consagrado com o nome de Igreja da Assunção.
As melhores praias de Kerch
A cidade possui praias famosas onde você pode relaxar e tomar sol. Recomendamos que você vá às praias do General e aprecie suas belezas. Não há infraestrutura desenvolvida, mas isso não impede quem quer morar em barracas à beira-mar.
Praia da cidade de Kerch
Um dos lugares preferidos dos turistas para relaxar à beira da água. Apesar do nome, a praia fica a 12 km da cidade. O comprimento da área da praia é de 3000 metros, a largura chega a 100 metros. A costa é coberta de areia, a entrada na água é confortável e suave. Há muita diversão para todas as categorias de veranistas. Os adultos podem alugar um catamarã ou praticar mergulho, trampolins e atrações são equipadas para crianças.
Praias de General
Um retiro de praia isolado na área chamada de "costa das mil baías". Belas baías estão localizadas entre rochas pitorescas. A costa é coberta de areia, as rochas têm abóbadas em arco e grutas. A profundidade aqui é rasa, então a água geralmente esquenta melhor do que em outras praias. As praias de General são populares entre os campistas, apesar da falta de infraestrutura. O mais próximo da praia é a aldeia de Kurortnoye.
Monumentos e monumentos de Kerch
Os monumentos e esculturas históricas e modernas mais reconhecíveis da cidade.
Escultura "Presentes do Mar"
Os locais chamam a escultura de "Monumento aos Peixes". Uma escultura incomum foi instalada no aterro central em 2008. Ele retrata diferentes tipos de peixes capturados em redes de pesca - esturjão, tulka, hamsa, katran, pelingas, arenque Kerch, cavalo-marinho e caranguejo. A altura total da escultura é de 6 metros. A calçada ao redor do monumento é forrada com azulejos coloridos, belos arbustos são plantados, bancos são instalados.
Monumento à amizade entre a Ucrânia e a Rússia
Instalado na orla marítima em 2010. O monumento original simboliza a amizade dos povos irmãos dos dois países. Consiste em dois tubos de ferro amarrados com um nó marinho. Listras com as cores das bandeiras da Rússia e da Ucrânia são aplicadas em tubos de metal cinza. O monumento foi feito no estaleiro Kerch. A instalação do monumento causou opiniões mistas entre os moradores da cidade, houve propostas para desmontá-lo.
Monumento a A.S. Pushkin
Instalado no dique de Kerch para o 200º aniversário do poeta em 1999. Alexander Sergeevich visitou Kerch em 1820, o veleiro Mingrelia o trouxe para a Crimeia da costa do Cáucaso. Depois de ficar dois dias em Kerch, o poeta foi para Feodosia. O autor do monumento é R. Serdyuk. Ele retratou Pushkin em um humor pensativo, ele está com os braços cruzados sobre o peito. O monumento tem um destino difícil - foi roubado e restaurado três vezes.
Monumento aos Fuzileiros Navais
Localizado perto do parque de diversões, na margem da Baía de Kerch. Inaugurado em 2012. Dedicado à memória dos defensores caídos da cidade da unidade de tropas aerotransportadas durante a Grande Guerra Patriótica. O monumento é feito na forma de três figuras - uma enfermeira, um marinheiro e um soldado. Uma coroa funerária negra é esculpida no pedestal alto. Uma cápsula foi colocada ao lado do monumento, na qual foi colocada a terra das valas comuns dos soldados mortos.
Memorial ao grupo de desembarque da Eltigen "Parus"
Ele está localizado no topo de uma colina de 30 metros no microdistrito de Geroevskoe, no local das batalhas heróicas da força de desembarque de Eltigen, que há vários meses protege a cabeça de ponte dos ataques das tropas alemãs. O complexo memorial em forma de vela é feito de concreto armado. A composição tem 20 metros de altura. Ele é instalado em um pedestal cilíndrico. Há uma parede sob a vela com baixos-relevos representando cenas de batalha.
Jardins e parques de Kerch
Os parques da juventude e Komsomolsky são as áreas de parque mais populares em Kerch. Os moradores locais gostam de relaxar aqui, você pode caminhar pelas belas vielas ou apenas sentar em um banco.
Parque juvenil
Um grande parque no microdistrito de Arshintsevo, perto da costa do Estreito de Kerch. Nele você pode caminhar sob a copa das copas das árvores, relaxar em um banco, curtindo o ar puro. Para os jovens ativos, várias zonas de esportes foram criadas, máquinas de exercício ao ar livre foram instaladas. Há um parquinho infantil, um parque de cordas, trampolins e atrações. Há um deck de observação com vistas pitorescas do mar.
Parque Komsomolsky
Localizado perto do porto marítimo de Kerch. O parque foi fundado na década de 1950, foi construído pelas forças dos membros do Komsomol. Um palácio de pioneiros foi erguido em seu território, hoje um centro de criatividade infantil. Em 2018, uma reconstrução em grande escala do parque começou. Ela manteve o máximo de espaços verdes no parque, acrescentando áreas de recreação para crianças e quadras esportivas. Os ladrilhos das calçadas foram substituídos em becos e caminhos do parque.
Atrativos naturais de Kerch
Existem muitos belos sítios naturais nas proximidades da cidade. Você pode chegar até eles de carro, você verá vulcões de lama, lagos salgados e pitorescas costas marítimas.
Campo Bulganak de vulcões de lama
O maior vale de vulcões de lama da Crimeia está localizado a 8 km de Kerch, perto da vila de Severnoye. Eles estão localizados em uma pequena bacia com uma área de cerca de 4 km². Bem no seu centro há um grande vulcão - uma cratera de 25 metros de diâmetro, de cada lado há várias pequenas colinas, que periodicamente levantam fluxos de lama e gás para a superfície. A idade dos vulcões de lama chega a 30 milhões de anos.
Lago Chokrak
Lago salgado a 25 km de Kerch, perto da aldeia de Kurortnoye. A área do lago é de 8,5 km², enquanto a profundidade não ultrapassa 1,5 metros. Existem muitas praias de areia nas margens do lago, por isso a recreação com ele é popular entre os amantes da recreação ao ar livre. O lago está repleto de nascentes de sulfeto de hidrogênio, consideradas curativas. As águas do lago auxiliam no tratamento de muitas doenças - ginecologia, urologia, sistema musculoesquelético.
Cabo Zyuk
Um cabo pitoresco a 25 km de Kerch, banhado pelas águas do Mar de Azov. As paisagens naturais ao redor são impressionantes em seu pitoresco - colinas, baías de recifes, praias aconchegantes. Este lugar é frequentemente escolhido para férias isoladas com barracas. Perto está o lago Chokrak com água curativa e lama, pensões, locais onde escavações arqueológicas estão sendo conduzidas. Do ponto mais alto do cabo, uma bela vista da baía e da cordilheira Masyr se abre.
Lago Tobechikskoe
Outro lago salgado nas proximidades de Kerch. O lago Tobechik está localizado a 32 km da cidade, no distrito de Leninsky. O lago é separado do Mar Negro por um pequeno istmo. O lago tem 9 km de extensão e profundidade média de 1 metro. Devido à pouca profundidade, a água do lago esquenta rapidamente, você pode nadar nela já em maio. Perto da barragem existe uma faixa de praia. As águas e lama do lago são curativas devido à grande quantidade de sais minerais em sua composição.
Parque Natural "Karalarsky"
Um dos destinos turísticos mais populares, onde você pode ver toda a variedade de paisagens naturais da Crimeia - estepes, rochas, baías pitorescas, as ruínas de antigas povoações foram preservadas. A costa do Mar de Azov é especialmente bonita, onde existem cerca de 60 praias separadas por rochas. O parque está localizado a 25 km de Kerch, próximo a outros lugares interessantes - Lago Chokrakskoye e Cabo Zyuk, não muito longe da vila de Kurortnoye.