45 atrações principais de Feodosia

Pin
Send
Share
Send

A história da Feodosia começou há muitos séculos. Várias de suas torres sobreviventes, construídas no século XIV, estão localizadas em diferentes partes da cidade. Os lugares ao redor das torres estão imbuídos do espírito da Idade Média. Muitos edifícios religiosos sobreviveram desde os tempos medievais - a Igreja Vvedenskaya, a Igreja Surb Sarkis, a Mesquita Mufti-Jami, o Templo do Ícone Iveron da Mãe de Deus.

Muitos lugares em Feodosia estão associados ao nome do pintor marinho Ivan Aivazovsky. A galeria de fotos, que leva seu nome, abriga uma grande coleção de telas do artista. Em homenagem a Aivazovsky, duas fontes foram abertas na cidade. O nome da popular montanha Mitradit entre os turistas também foi dado por Ivan Konstantinovich, em homenagem à montanha de mesmo nome na cidade de Kerch. O túmulo do artista também está localizado em Feodosia, no território do templo.

Os lugares mais interessantes e bonitos

Lista, fotos com nomes e descrições das melhores atrações de Feodosia. Ele o ajudará a planejar rotas para explorar os principais lugares da cidade em 2 a 3 dias.

Fortaleza genovesa Kafa

Fortificação medieval, erguida no século XIV na margem da baía. A maior parte das estruturas da fortaleza foram desmanteladas no século XIX e, até à data, foram preservados cerca de meio quilómetro de paredes, várias torres, banhos turcos, uma ponte e igrejas arménias. O acesso à fortaleza é gratuito e os turistas muitas vezes vêm aqui tanto de forma independente quanto com um guia. As paredes oferecem uma vista maravilhosa da cidade.

Aterro de pára-quedistas

A espaçosa e ampla área de passeio do aterro com um comprimento de 900 metros há muito se tornou um local popular para um descanso tranquilo junto à água. Existem varandas de observação com vista para o Golfo Feodosia, a fonte dos Amantes foi erguida. A continuação do dique de Desantnikov é o dique de Chernomorskaya com uma extensão de 1,3 km, no qual existem muitos locais de entretenimento, restaurantes e lojas de souvenirs.

Monte Mitrídates

Um dos pontos mais altos de Feodosia está localizado perto do porto. Subir a montanha não levará muito tempo, mas lhe dará muitas impressões inesquecíveis. A altura da montanha é de 55 metros, de seu topo tem-se uma vista maravilhosa da baía, da Península de Kerch, das montanhas e da estepe, assim como da própria cidade - a praça do porto, as ruínas das fortalezas, o Mufti Jami mesquita. O nome da montanha foi dado por um nativo de Feodosia - pintor marinho Aivazovsky.

Chalé Stamboli

Um dos pontos turísticos mais populares e conhecidos da cidade. Localizada no aterro dos paraquedistas, cercada por delgados ciprestes. A dacha foi construída no início do século 20 pelo projeto do arquiteto Wegener. A aparência incomum do edifício em estilo espanhol-mourisco confere à área circundante um toque oriental. Vários tipos de mármores e madeiras nobres têm sido utilizados na decoração de interiores.

Galeria de arte com o nome de I.K.Aivazovsky

Museu de pintura dedicado ao mar. Inaugurado em 1845. Na rua Galereinaya, estão dois de seus edifícios, que contêm cerca de 11.000 obras de arte. Aqui está uma grande coleção de pinturas de Aivazovsky - mais de 400 pinturas. Há exposições de artes gráficas, artes e ofícios. Exposições separadas são dedicadas à vida do famoso pintor marinho. Seus pertences pessoais, documentos, fotos estão em exibição.

Museu de Antiguidades Feodosia

O Museum of Local Lore foi inaugurado em 1811 - é um dos museus mais antigos não apenas da Rússia, mas também da Europa. Mais de 80.000 exposições são dedicadas à história da região desde os tempos antigos, bem como à sua natureza e aos povos que vivem no sudeste da Crimeia. Os achados arqueológicos dos tempos Paleolítico e Neolítico ocupam duas salas de museu. Uma sala separada é dedicada à vida da região durante a Grande Guerra Patriótica.

Igreja Vvedenskaya

Localizado perto do porto de Feodosia. É considerada a igreja mais antiga de Feodosia. A data de sua fundação remonta aos séculos VIII a IX. Durante vários séculos, a aparência da igreja sofreu uma série de mudanças. Ele teve seu visual moderno no século XIX. Em seguida, a construção da igreja em estilo bizantino foi significativamente aumentada devido a uma extensão, uma torre sineira de pedra branca foi erguida ao lado dela. A velha pintura foi destruída pelos bolcheviques, uma nova apareceu já no século XXI.

Fonte "Good Genius"

A fonte memorial foi instalada no Parque do Jubileu em 2004. É dedicado ao nativo da cidade - o famoso artista Ivan Aivazovsky. A fonte moderna é uma réplica de uma fonte do século XIX. Em seguida, foi erguido em memória do rico presente de Aivazovsky para a cidade, que estava na pobreza por falta de água. O artista deu a fonte do Subash para Feodosia. No pedestal da fonte há uma escultura feminina despejando água em uma tigela de pedra.

Feodosia Dolphinarium "Nemo"

Localizado na rodovia Kerch, nos arredores da cidade. O show apresenta golfinhos nariz-de-garrafa e leões marinhos. Sob a orientação de treinadores experientes, os artistas marítimos realizam truques complexos, pular da água, dançar, jogar bola. Após o show, os convidados podem utilizar serviços interessantes - tirar fotos com animais, nadar com golfinhos, ouvir uma palestra sobre a vida dos mamíferos marinhos.

Túmulo de I. Aivazovsky

Localizada na entrada da Igreja de São Sérgio. Foi nesta igreja que o famoso artista foi baptizado, coroado e sepultado. Um lugar honroso para uma sepultura no território do templo foi alocado em reconhecimento aos serviços de Aivazovsky à cidade. Em 1903, uma lápide de mármore foi erguida sobre o túmulo, projetada pelo escultor italiano Biojoli. O sarcófago feito de uma única peça de mármore tornou-se a base do complexo do memorial.

Marcos arquitetônicos de Feodosia

A famosa Feodosia dachas pode ser considerada a principal decoração arquitetônica do aterro. Fontes históricas merecem atenção dos objetos antigos.

Dacha "Milos"

Um patrimônio arquitetônico de cultura no Aterro dos Paraquedistas. Exteriormente, lembra uma bela estrutura dos tempos antigos - a fachada é decorada com colunas, esculturas de estátuas, fontes de mármore graciosas estão localizadas no pátio. No mirante da rotunda, no canto do terraço, há uma estátua de Vênus de Milo, que dá nome à dacha. Atualmente, o prédio abriga o prédio do sanatório Voskhod.

Chalé "Victoria"

Construído no início do século 20 pelo representante da dinastia da Crimeia - Salomon Samuilovich. O complexo arquitetônico inclui dois edifícios - o edifício principal e o edifício de hóspedes, bem como vários edifícios pequenos. A casa foi construída em um estilo interessante que imita a arquitetura hispano-mourisca da Idade Média. A magnífica fachada é decorada com um grande número de molduras de estuque, elementos decorativos esculpidos. Ele está localizado próximo à casa de campo Milos.

Fonte Aivazovsky

A construção da fonte foi financiada por Aivazovsky. Foi inaugurado em 1888 no Jubilee Park. Os habitantes da cidade de Feodosia, sofrendo de falta de água potável, apreciaram especialmente o fato de a água da fonte poder ser bebida gratuitamente. A aparência da fonte de água é uma cópia da fonte em Constantinopla, com um telhado articulado instalado acima dela. O próprio Aivazovsky admirava sua aparência no estilo e proporções orientais.

Fonte armênia

Ele está localizado no sopé da montanha mais popular entre os turistas, Mitrídates. A Igreja Armênia dos Santos Arcanjos Miguel e Gabril está localizada nas proximidades. Acredita-se que a fonte foi construída no século XIV ou XV pelos armênios que viviam em Feodosia. É feito em forma de prisma e na sua construção foram utilizadas pedras de entulho. Uma laje de mármore comemorativa é colocada acima do canhão de água, um arco em ponta é feito no lado oriental da fonte.

Torre "White Pool"

Uma torre de água ferroviária, que, como há cem e 100 anos, armazena água para reabastecimento de locomotivas. A bela torre branca como a neve parece incrivelmente pitoresca e não se parece em nada com um monumento da arquitetura industrial. Tem uma forma octogonal com janelas estreitas.Ele está localizado no planalto Sarygol e na época de sua construção era o edifício mais alto da cidade.

Farol Ilyinsky

Localizado em Cape St. Elias, o que torna difícil para os navios que navegam do oeste entrarem no Golfo Feodosiya. Para a segurança dos navios, um farol foi construído no cabo em 1899. A construção foi realizada a expensas de Evdokia Rukavishnikova, uma placa memorial foi instalada em sua homenagem no território do farol. Apesar de alguma distância das principais rotas turísticas, o farol é frequentemente visitado por turistas - por causa das belas vistas do mar infinito.

Os melhores museus de Feodosia

Os museus mais interessantes da cidade, que definitivamente valem a pena visitar.

Museu Alexander Green

O Museu Memorial Literário é um dos mais visitados de Feodosia. Foi fundado em 1966 na casa onde o escritor viveu de 1924 a 1929. Nele, ele escreveu várias de suas histórias populares, incluindo "Jesse e Morgiana" e "Waves Runner". As exposições do museu recriam o ambiente da vida de Green, seu estudo. Algumas das instalações são decoradas no estilo de suas obras - há a Cabine Errante, o porão da fragata.

Museu de Marina e Anastasia Tsvetaev

Foi inaugurado na casa onde viveu Anastasia, a irmã mais nova de Marina Tsvetaeva, de 1913 a 1914. A própria poetisa morava em uma casa vizinha. As exposições do museu dão a conhecer aos visitantes um breve período da vida das irmãs de Feodosia. Marina e Anastasia adoraram esta cidade, chamaram-na de mágica. Uma exposição separada é dedicada à estada de Tsvetaeva em Koktebel, onde conheceu Sergei Efron, seu futuro marido.

Museu da escultora Vera Mukhina

O Museu Histórico é dedicado à juventude e infância do escultor Mukhina. Este lugar já abrigou a casa da família Mukhin, da qual apenas uma parede permaneceu. O fragmento remanescente da antiga casa foi integrado com sucesso na fachada do edifício moderno. Por meio das exposições do museu, é possível acompanhar o desenvolvimento do talento de Mukhina, conhecer seu caminho criativo e estudar no exterior, estudar desenhos e esboços. No total, o museu possui mais de 200 exposições.

Museu do Dinheiro de Feodosia

Criado por iniciativa do numismata Oleshchuk em 2003. Ele contém uma grande coleção de moedas e notas de papel que estavam em circulação no território da Crimeia e Feodosia desde os tempos antigos até o presente. Existem amostras originais e réplicas de alta qualidade. No total, o museu contém cerca de 30.000 moedas e 1.000 notas de papel. A exposição dos fundos da antiga Feodosia é a maior do mundo.

Museu de asa delta

Localizado próximo ao museu do dinheiro, perto da estação de trem. Os visitantes do museu aprenderão fatos interessantes sobre a história da formação da asa delta desde o tempo de Ícaro até o presente, verão modelos de asa delta, conhecerão seu uso em diferentes esferas da vida - do reconhecimento aéreo aos veículos de resgate. Um deleite especial para adultos e crianças é a oportunidade de voar em um simulador de parapente.

Locais de culto de Feodosia

Os locais religiosos mais famosos da cidade. Eles pertencem a diferentes religiões. Templos e mesquitas são interessantes por sua história e arquitetura medieval.

Igreja Surb Sarkis

Igreja Armênia no sopé do Monte Mitrídates. Construída na época medieval, a data da sua fundação remonta ao século XIV. A igreja foi reconstruída e concluída várias vezes, pelo que a sua planta interna é complexa e é composta por salas de diferentes tamanhos e alturas. Acima da entrada da igreja, existem cruzes armênias, ao lado, uma placa memorial em homenagem a Aivazovsky, que doou uma grande quantia para a restauração do templo após o incêndio.

Templo do Ícone Ibérico da Mãe de Deus

Construída nos séculos XIII-XIV na fortaleza genovesa como uma igreja armênia. Hoje é uma igreja ortodoxa. A igreja é composta por duas partes, construídas em épocas diferentes. Na parte antiga, as lacunas sob a cúpula foram preservadas. A extensão tardia é muito mais baixa e estendida em comprimento. Khachkars na entrada, várias lápides antigas do cemitério armênio, fragmentos de pinturas nas paredes internas foram preservados desde a época da igreja armênia.

Mesquita Mufti Jami

Mesquita Catedral na rua Karaimskaya. Construída no início do século 17 pelos turcos de Feodosia. Possui características inerentes à arquitetura islâmica tradicional, já que as mesquitas medievais de Istambul foram tomadas como modelo. A base é um edifício cúbico feito de entulho e tijolos, ao lado existe um alto minarete octaédrico. A mesquita tem três entradas - do leste, oeste e norte. Do século 18 ao início do século 20, o edifício pertenceu à igreja armênia.

Igreja de São Jorge

Outro templo medieval que constitui o orgulho arquitetônico histórico de Feodosia. A igreja foi construída em 1385. Localizado na Rua Nakhimov perto da Fortaleza Genovesa. Inicialmente, era a Igreja Armênia de São Jorge. O edifício tem uma aparência típica do estilo armênio-gregoriano. No século 19, mais duas partes e uma cúpula foram adicionadas ao edifício. Devido à reconstrução, a igreja tem um aspecto muito peculiar.

Igreja de Santa Catarina

Localizado na margem do Mar Negro. A construção da igreja foi realizada com doações dos cidadãos e com sua participação ativa na construção. A colocação da primeira pedra ocorreu no aniversário da Imperatriz Catarina II em 1892. A aparência da igreja é feita de acordo com todos os cânones da arquitetura russa antiga. Tem uma aparência cruciforme, a sua parte superior está rodeada por belos kokoshniks, um pórtico com uma torre sineira está localizado acima da entrada.

Catedral de Kazan

É considerado o principal templo da cidade. Está localizado na sua parte central e centenas de paroquianos visitam-no nos feriados religiosos. A catedral foi construída no estilo russo-bizantino no início do século 20 pelo arquiteto Keil. A catedral parece leve e arejada graças às formas semicirculares das paredes e colunas nos cantos. As suas paredes têm uma agradável cor clara, a cúpula é revestida a talha dourada, as paredes interiores são decoradas com pinturas.

Templo dos Arcanjos Miguel e Gabriel

A atualmente extinta igreja armênia foi construída no século 15. Ele está localizado próximo à Igreja Surb Sarkis. É um local de herança cultural como um exemplo da arquitetura armênia medieval. O aspecto do templo tem traços do estilo românico, é coroado por uma cúpula e o campanário é decorado com talha. Vários fragmentos de afrescos internos sobreviveram desde os tempos antigos, bem como parte do antigo piso de cerâmica.

Jardins e parques de Feodosia

Lindas e tranquilas áreas verdes de lazer ao ar livre. Aqui você pode caminhar pelos becos sombreados e sentar em um banco.

Parque do jubileu

Um dos lugares preferidos dos moradores e visitantes da cidade para passar seus momentos de lazer. Aqui, becos pedonais são colocados à sombra de árvores centenárias, grandes e belos canteiros de flores são dispostos. O parque está localizado no centro da cidade, contém muitos pontos turísticos icônicos da cidade, por isso sempre há muitos visitantes. Existe uma zona de diversão para as crianças e eventos festivos são realizados na pista de dança.

Parque Komsomolsky

O parque foi criado pelo esforço de jovens há muitos anos em um terreno baldio abandonado perto do centro da cidade e da praia. Já equipado com um inusitado playground no estilo das ruínas de um antigo povoado, o palco foi feito em forma de Coliseu. Até agora, bancos, cafés e atrações apareceram no parque. Os turistas ficam felizes em visitar o parque aconchegante para esperar o calor passar e, à noite, costumam fazer shows de fogo.

Beco de avião

Localizado na Rua Gorky, na parte histórica da cidade. Parte dela é elevada a um estrado; há um complexo memorial chamado Beco dos Heróis. Existem bustos de heróis da Grande Guerra Patriótica e da Guerra da Crimeia. Exuberantes copas de plátanos que vêm crescendo há várias décadas emolduram os retratos dos teodósios mortos. Em 2006, um monumento aos Cavaleiros do Mar Profundo foi erguido no beco.

As melhores praias de Feodosia

Feodosia é interessante como uma cidade turística. Existem belas praias paisagísticas onde você pode tomar sol nas espreguiçadeiras ou relaxar em um café.

"Praia dourada"

Praia frequentada por veranistas, localizada ao lado da base de mesmo nome. Ela se estenderá por 3 km de Feodosia até a vila de Beregovoe. Diretamente no acampamento há uma entrada suave para a água, a profundidade aqui é pequena para os primeiros 15 metros, o que é perfeito para veranistas com crianças. A costa é coberta por areia fofa e dourada, que se pode caminhar descalço. Para uma estadia confortável, existe toda a infraestrutura de praia necessária.

A primeira praia da cidade

Entre os veranistas, é conhecida pelo nome de "Praia das Crianças". Tem um tamanho pequeno - 350 * 50 metros. Águas rasas, a ausência de ondas grandes e descidas suaves na água são sua principal vantagem para famílias com crianças pequenas e pessoas que não sabem nadar. A costa é coberta por areia misturada com conchas rochosas. Existem balneários, duches, sanitários, espreguiçadeiras e balcões com bebidas e snacks.

Praia central "Kameshki"

Localizada bem no centro da área do resort, a praia conta com uma infraestrutura desenvolvida e oferece aos hóspedes diversos tipos de entretenimento. Seu comprimento é de cerca de 600 metros e sua largura não ultrapassa os 40 metros. A costa está coberta de seixos e o fundo é coberto de areia. Você pode alugar espreguiçadeiras, guarda-sóis, equipamentos esportivos. Entre as diversões aquáticas, o passeio em catamarãs, jet skis, "bananas" é popular.

Monumentos e monumentos de Feodosia

Os monumentos históricos e modernos mais famosos da cidade.

Monumento a Afanasy Nikitin

O monumento ao famoso viajante mercante foi erguido em 2008. Está localizado perto da Igreja Ibérica, que Nikitin visitou. Em 1474, após uma viagem à Índia, Nikitin viveu por vários meses no Café, acredita-se que ele escreveu a maior parte de sua "Viagem pelos Três Mares" aqui. A escultura tem 3,2 metros de altura. O escultor retratou um comerciante em traje nacional - uma camisa e cafetã, suas botas gastas nos pés.

Monumento a Vitya Korobkov

A composição escultórica do memorial é dedicada ao jovem guerrilheiro pioneiro. Durante a ocupação de Feodosia, Vitya Korobkov, junto com seu pai, executou tarefas de grupos partidários, mas em 1944 eles foram presos e, após duas semanas de tortura, foram baleados. O monumento ao jovem herói foi erguido em 1959. A mãe de Viti esteve presente na cerimônia de abertura. O arquiteto Kupriyanov e o escultor Podolsky trabalharam no monumento.

Monumento a Alexandre Pushkin

O grande poeta visitou Feodosia apenas uma vez - em 1820, viajando com o general Ranevsky. Ele ficou dois dias na cidade. Em 1974, em homenagem a este evento, um monumento foi erguido na Praça Pushkin. A figura de bronze do poeta, com 2,5 metros de altura, está sobre um pedestal de granito de 2 metros. A estátua do poeta está voltada para o mar, cuja beleza tanto o encantou. Seu rosto está pensativo e sério. Os autores do monumento são Grigoriev e Naugolny.

"Fonte do Amor"

Também conhecido como Under the Umbrella ou Monument to Lovers. Uma escultura de um jovem e uma garota se abraçando sob o mesmo guarda-chuva para dois está instalada no centro da fonte na rua Zemskaya. Muitos casais apaixonados se esforçam para que ele tire uma foto romântica na escultura simbólica. Um pouco mais longe da fonte, encontram-se interessantes objetos de arte que dão continuidade ao tema do amor - um banco de reconciliação e um banco de beijos.

Monumento ao desembarque Feodosia

Instalado próximo à estação ferroviária no aterro dos paraquedistas. O monumento retrata um soldado de infantaria repelindo um ataque inimigo e um marinheiro com uma bandeira de sinalização na mão. A escultura memorial foi criada em homenagem ao heroísmo e coragem dos soldados durante a operação militar de desembarque Kerch-Feodosiya, que durou de 29 de dezembro de 1941 a 2 de janeiro de 1942, que levou à retirada do inimigo de Feodosia.

As torres sobreviventes da antiga Kafa

As torres sobreviventes têm vários graus de preservação. Estes não são os destinos turísticos mais populares. Eles têm mais valor cultural e histórico.

Torre de doca

A torre sobrevivente da fortaleza genovesa, protegendo a cidade das invasões do leste e servindo como o portão marítimo da cidade. Ela está à beira-mar em Quarentena. Presume-se que neste local foi localizado um estaleiro, onde os navios foram reparados e construídos. Você pode inspecionar a torre da Colina da Quarentena - daqui ela parece linda contra o fundo do mar, aqui você pode ver claramente o porto de Feodosia e as paredes preservadas da cidadela.

Torre Giovanni di Scaffa

Ele está localizado no cruzamento das ruas Bashennaya e Tatarskaya. O nome foi dado em homenagem ao cônsul genovês que governou a cidadela no século XIV. A torre era de grande importância estratégica, protegendo a fortaleza dos ataques inimigos vindos do sudeste. Os residentes locais acreditam que uma passagem subterrânea levava da torre à fortaleza. Restaram apenas ruínas da torre. As duas camadas inferiores das ruínas majestosas são cobertas com terra; apenas a terceira camada pode ser vista.

Torre de São Constantino

Ele está localizado na parte norte da fortaleza - agora é o território do parque Yubileiny. O nome da torre é dado em homenagem ao imperador romano Constantino, que tornou o cristianismo a religião oficial. As paredes da fortaleza com cinco portões, que eram guardadas por guardas, partiam da torre. Três paredes da torre sobreviveram, muitos cientistas acreditam que não havia nenhuma quarta parede, para que os soldados tivessem para onde recuar e não ficar presos.

Thomas Tower

A torre quadrada de pedra tinha três níveis e no século XIV servia como arsenal e local para armazenamento de alimentos. Restos do bastião na base da torre sobreviveram até hoje. A torre, em homenagem a São Tomás, está localizada no Monte Mitrídates, na Rua Seismicheskaya. Mesmo as ruínas da torre deixam uma impressão impressionante - a espessura das paredes antigas, sua maciça e inacessibilidade são impressionantes.

Onde ir perto de Feodosia?

Nos arredores da cidade, assim como em toda a península, existem muitos lugares bonitos e interessantes. Recomendamos visitar a reserva da montanha Kara-Dag e o impressionante parque Taigan.

Reserva natural Karadag

Localizada no território do extinto vulcão Kara-Dag, a 25 km de Feodosia. Três eco-rotas de excursões turísticas foram preparadas para os visitantes da reserva. Há um museu de história e natureza de Karadag, com uma extensa exposição de 600 peças. Na costa da reserva existe uma rocha de aspecto invulgar em forma de arco - "Golden Gate". Acredita-se que aquele que navegou sob o arco terá um desejo acalentado.

Parque dos leões "Taigan"

Safari park em Belogorsk, a 75 km de Feodosia. O parque está localizado em um local pitoresco próximo ao reservatório de Taigan. Cerca de 60 leões vivem no parque, mas também existem outros animais - iaques, bisões, girafas. No total, representantes de 83 espécies de animais podem ser vistos no parque. Eles vivem em grandes espaços que não são fechados por treliças. Para os visitantes do território do parque existem pontes de observação com 1 km de comprimento.

Pin
Send
Share
Send