45 atrações principais de Veliky Novgorod

Pin
Send
Share
Send

A cidade antiga, cuja história se estende por mais de 13 séculos, preservou a atmosfera e o espírito da Rússia Antiga. O centro histórico de Veliky Novgorod com monumentos arquitetônicos dos séculos XI-XVI está incluído na lista de objetos protegidos pela UNESCO. A principal atração, onde as pessoas tentam entrar em primeiro lugar, são os Detinets Novgorodsky. Monumentos históricos e culturais de diferentes épocas e estilos foram preservados em seu território.

Atenção especial deve ser dada aos edifícios religiosos - igrejas, catedrais, templos, mosteiros. A maioria deles preservou não só as paredes, mas também a pintura interior durante sua história secular. Por exemplo, na Igreja da Transfiguração do Salvador, afrescos exclusivos de 1378 de Teófanes, o grego, foram preservados. Os verdadeiros museus ao ar livre são Vitoslavitsy, Dvorische de Yaroslav e Torg, complexos monásticos.

Os lugares mais interessantes e bonitos

Lista, foto com nomes e descrições de pontos turísticos populares de Veliky Novgorod, que o ajudarão a traçar rotas para explorar a cidade em 1-3 dias.

Novgorod Detinets

Foi mencionado pela primeira vez em crônicas em 1044. A antiga e poderosa fortaleza é um monumento arquitetônico sob a proteção da UNESCO. A área do moderno Kremlin é de 12 hectares, o comprimento das paredes é de 1,5 km, a altura das torres é de 41 metros. Subir as muralhas da fortaleza e visitar 9 torres só é possível com bom tempo. Objetos interessantes para ver são a antiga catedral e igrejas, o Mecanismo, a Câmara Facetada, a escultura “Milênio da Rússia”.

Leia sobre todos os melhores lugares da região: as principais atrações da região de Novgorod.

Tribunal e Negociação de Yaroslav

Um extenso complexo histórico e arquitetônico, fundado no século X-XI. Este lugar preservou o espírito e a atmosfera da cidade antiga. A barganha era o centro econômico de Veliky Novgorod - ao longo dela estendia-se longas fileiras de comércio. Os antigos edifícios comerciais agora abrigam cafés e pequenas lojas. Especialmente interessante é o Tribunal de Yaroslav com um grande número de igrejas antigas dos séculos XII-XVIII.

"Vitoslavlitsy"

Museu de Arquitetura Folclórica de Madeira Antiga, localizado a poucos quilômetros da cidade perto do Lago Myachino. O nome do museu é dado pelo nome da aldeia deste local nos séculos XII-XVIII. O museu ao ar livre inclui edifícios antigos dos séculos XIII a XIX - cabanas de camponeses, uma capela, igrejas, templos, um moinho. Eles foram trazidos aqui de toda a região de Novgorod. No território do museu realizam-se festas populares e festivais de folclore.

Catedral de Sofia

Foi fundado no século 11 e é um dos símbolos de Veliky Novgorod. O majestoso edifício de pedra religiosa tem cinco cúpulas, semelhantes a capacetes heróicos. Quatro das cúpulas são de aço, a quinta é de ouro. A decoração do templo é o Portão de Magdeburg de bronze com altos relevos e belas esculturas. Outra relíquia preciosa é o Portão Vasilievsky com imagens de assuntos bíblicos e do antigo herói Kitovras.

Parque kremlin

Ocupa uma área de 25 hectares. Em três lados, o parque emoldura as paredes dos Detinets. O parque oferece muitas oportunidades de lazer ativo - uma pista de kart, aluguel de barcos, um campo para jogos nas cidades e uma quadra de tênis. Da passarela de pedestres você pode desfrutar de belas vistas da antiga fortaleza ou apreciar a beleza dos riachos da fonte Sadko. O parque possui diversos monumentos e memoriais, palco de shows e atrações.

Monumento "Milênio da Rússia"

Instalado na Praça do Kremlin em 1862 como parte da celebração do milésimo aniversário do Estado russo. A composição é baseada no “boné de Monomakh”, que consiste em um orbe em forma de bola, montado sobre um pedestal em forma de sino. O monumento tem 15,7 metros de altura e pesa mais de 100 toneladas. Em suas camadas, há 128 figuras - grão-duques, estadistas, artistas e escritores, heróis de guerra.

Sobre o melhor artigo sobre monumentos: 30 monumentos principais de Veliky Novgorod.

Ponte pedonal sobre o rio Volkhov

Localizado na área do Tribunal de Yaroslav. A primeira ponte da cidade foi mencionada pela primeira vez no início do século XII. Foi reconstruído várias vezes e funcionou até 1944, quando foi explodido pelas tropas alemãs. A ponte foi restaurada apenas em 1987 de acordo com um projeto exclusivo dos engenheiros do Instituto de Leningrado. A ponte pedonal tem uma interessante forma curva com um contorno arqueado. Ele conecta duas áreas urbanas históricas.

Assentamento de Rurik

Monumento arqueológico do século IX perto do Lago Ilmen. De acordo com crônicas antigas, vários séculos atrás, a residência do príncipe estava localizada aqui. Segundo a lenda, este lugar foi a capital do estado de Rurik depois que ele foi chamado para o reino pelos vikings. Durante as escavações neste local, um grande número de itens da época escandinava foi encontrado, bem como assentamentos da Idade do Ferro. As ruínas da Igreja da Anunciação foram preservadas no local.

Lago Ilmen

Um grande lago, no qual cerca de 50 rios fluem, e apenas um flui - o Volkhov, que conecta Ilmen com o Lago Ladoga. Anteriormente, as rotas comerciais passavam pelo lago, agora ele é usado como um local para recreação ao ar livre. Em sua costa há um monumento natural - o brilho de Ilmensky. As florestas ao redor do lago estão cheias de frutas e cogumelos. Centros de recreação foram construídos, onde são oferecidos aos hóspedes vários tipos de lazer ativo.

Pontos turísticos do Kremlin e seus arredores

Os locais mais interessantes do lado Sófia da cidade. A maioria deles está concentrada no território do Kremlin e próximo às suas paredes.

Praça Vitória-Sofiyskaya

O nome original da praça - Sofiyskaya foi recebido no século 19 e foi renomeado para Praça da Vitória em 1946. Na década de 1990, a praça recebeu um nome duplo - em homenagem aos acontecimentos da guerra e sua história. É adjacente às paredes do Kremlin e do Parque do Kremlin. No verão, a decoração principal da praça é um grande e brilhante canteiro de flores em flor no centro, e no inverno, a principal árvore de Natal da cidade é erguida aqui.

Monumento de vitória

Instalado em 1974 em homenagem ao 30º aniversário da libertação da cidade dos invasores nazistas. Conforme concebido pelos autores do monumento, o monumento simboliza o poder da URSS e a façanha do povo. No centro da composição está um cavalo empinado com um cavaleiro sentado nele. Sob os cascos do cavalo está uma suástica derrotada. Atrás da escultura está uma torre de 23,5 metros, no topo da qual está um barco com antigos atributos militares.

Aterro de Sofiyskaya

Ele está situado ao longo do rio Volkhov da parte histórica da cidade. Os antigos edifícios icônicos da cidade são claramente visíveis do aterro. Há vários anos, passou por uma reconstrução em grande escala, na qual o componente histórico foi combinado com soluções de design moderno. A área da praia conta com quadra de vôlei, quiosques com bebidas e sorvetes, aluguel de barco, playground.

"Chamada de hora em hora"

A torre do relógio em Novgorod Detinets. Construído em 1673. Esta é a estrutura mais alta de Detinets e uma das mais conhecidas da cidade. A torre está ligeiramente inclinada para noroeste. Os quatro mostradores da torre estão ligados por um movimento. Anteriormente, a cada meia hora, eles lutaram com as batidas de um sino de 60 libras feito em 1647. Através do arco de passagem na torre, você pode chegar à torre Metropolitan e Fedorovskaya.

Câmara Soberana (Facetada)

Um monumento arquitetônico do século 15, construído em estilo gótico de tijolos. Incluído na lista da UNESCO. Artesãos alemães participaram da criação da câmara, que decorou o salão cerimonial com janelas de lanceta e abóbadas de estrelas. Este salão foi destinado a cerimônias, recebimento de convidados importantes e reuniões de Estado. Atualmente, o prédio está sendo reconstruído e dado um aspecto histórico.

Prédio de escritórios públicos

Construído no território do Kremlin de Novgorod no século XVIII. A arquitetura do edifício mudou várias vezes devido à destruição parcial. Atualmente, trata-se de um edifício de estrita forma retangular ao estilo do classicismo tardio. Algumas das fachadas projetam-se ligeiramente para a frente, além da linha principal. As janelas são decoradas com grandes pedras de castelo. O prédio abriga a biblioteca regional e vários departamentos de museus.

Fonte "Sadko e Princesa Volkhova"

É considerada a principal fonte da cidade. Construído em 1978 de acordo com o projeto de Kurylev, arquiteto de Novgorod. No centro da fonte estão as figuras dos heróis das lendas épicas russas. Eles estão em uma grande tigela decorada com padrões de mosaico. Anteriormente, havia um busto de Stalin em vez de figuras na fonte. Durante a reconstrução em 2009, uma bela iluminação foi adicionada à fonte e os sistemas de circulação de água foram atualizados.

Praia do Kremlin

Ele está localizado nas paredes do Kremlin de Novgorod, nas margens do rio Volkhov - daí seu nome. Uma praia aconchegante e limpa é apreciada pelos moradores da cidade. Em dias quentes, muitas pessoas se reúnem aqui para nadar no rio ou tomar sol. A praia é bem equipada - há vestiários, armários secos, guarda-sóis. As famílias com crianças irão apreciar a presença de parques infantis e campos desportivos, uma entrada suave para a água.

Torre Alekseevskaya

Também conhecida como Torre Branca. A única torre de pedra sobrevivente da estrutura defensiva da Cidade Redonda. Foi construído no século XVI. O diâmetro da Torre Alekseevskaya é de 17 metros. A primeira camada de paredes é construída com paralelepípedos e revestida com tijolos. A espessura das paredes neste local é de 4,5 metros. As escadas são colocadas em três níveis das paredes da torre. Uma exposição de armas russas antigas está localizada dentro da torre.

Dostoiévski Academic Drama Theatre

O primeiro teatro estacionário de Veliky Novgorod. Foi inaugurado em 1825 no edifício de uma antiga mansão mercantil. E o próprio teatro é conhecido desde o século XVI. A criatividade dos bufões-liceus de Novgorod era popular em toda a Rússia. Desde 1987, o teatro está instalado em um prédio especialmente construído pelo arquiteto Somov. Tem um aspecto original, que se distingue pelo formato da janela, do qual participou o músico A. Makarevich.

Museu de Arte

Localizada nos corredores do prédio da Assembleia Nobre. Este belo edifício acolhe bailes de inverno e cerimônias de casamento. A exposição do museu é dedicada à arte russa dos séculos 17 a 20 - pintura, escultura, gráficos, miniaturas de retratos. Existem pinturas de Bryullov, Repin, Aivazovsky, esculturas de Vrubel, Trubetskoy e Antokolsky. No total, são cerca de 650 obras de arte em 9 salas do museu.

Igreja de Pedro e Paulo em Kozhevniki

A antiga igreja foi construída em 1406 e é um patrimônio cultural. É um templo de quatro colunas e uma cúpula. As paredes da igreja são feitas de tijolos e blocos de calcário, não são rebocadas. A única decoração é o adorno de tijolos nas fachadas. Atualmente, a igreja abriga um museu. Os ícones da igreja podem ser vistos no Museu Histórico de Novgorod.

Monumento a Sergei Rachmaninov

Localizado no território do Parque do Kremlin. Inaugurado em 2009. O dinheiro para a construção do monumento foi arrecadado por moradores e empresas da cidade. O monumento ao famoso compositor foi projetado pelo escultor Rukavishnikov. A figura de Rachmaninov, com 3,6 metros de altura, é feita de bronze. O peso do monumento é de 3 toneladas. A música de Rachmaninov toca baixinho nos alto-falantes localizados nos postes de luz perto do monumento.

Atrações no lado comercial

Esta é a margem direita do rio Volkhov. Via de regra, as pessoas vêm aqui depois de ver as principais atrações de Novgorodsky Detinets.

Arcade Gostiny Dvor

Edifício histórico, erguido no século XVIII. O único fragmento sobrevivente do Gostiny Dvor após a destruição durante a Grande Guerra Patriótica. A arcada é feita no estilo do classicismo estrito. Em 1956, durante a demolição dos restos das estruturas Gostiny Dvor, a arcada foi reconstruída e ampliada por vários links para manter a simetria. A arcada sobrevivente é um dos símbolos do Dvorishch e da Barganha de Yaroslav.

Aterro de Alexander Nevsky

Localizado na margem direita do rio Volkhov. Passa da arcada de Gostiny Dvor para a Igreja de Boris e Gleb. O comprimento do aterro é de 1,5 km. A aparência geral do dique de Nevsky foi criada no século XVIII. Desde então, tem sido repetidamente ajardinado e reconstruído - arbustos e árvores foram plantados, monumentos e objetos de arte foram erguidos. Os edifícios históricos localizados nas proximidades conferem um caráter pitoresco especial ao aterro.

Torre do portão de Gostiny Dvor

Construída no século XVII. O edifício de três andares tem dois arcos transitáveis. Uma torre octogonal encimada por uma tenda ergue-se acima do meio do edifício. Ao longo dos tanques, na parte inferior, existem arcos de passagem para o Gostiny Dvor. No recinto da torre encontra-se uma exposição de antiguidades cristãs dos séculos XI-XIX, onde estão expostas cerca de 300 obras de metais não ferrosos. A torre de observação oferece uma excelente vista da cidade.

Fonte hanseática

Ele está localizado no território da Corte de Yaroslav. Tem uma aparência incomum - não contém jatos de água. Em vez da tigela de costume - uma piscina de granito preto. No meio da tigela há uma pequena fonte, de onde a água flui sobre a piscina e as pedras ao redor. Os brasões dos países da Liga Hanseática moderna estão representados ao longo do perímetro da bacia. A própria forma do círculo da piscina simboliza a mesa de negociação.

Catedral Nikolo-Dvorishchensky

Uma das catedrais mais antigas da cidade. Foi fundado em 1113. Está localizado em Dvorishche de Yaroslav e é considerada a principal estrutura arquitetônica do conjunto Torg. A catedral foi construída de acordo com as tradições da arquitetura religiosa de Kiev. É uma grandiosa estrutura de seis pilares com cinco capítulos e um desenho de fachada contido e austero. Vários fragmentos sobreviveram dos afrescos nas paredes.

Igreja de Paraskeva - sexta-feira em Torgu

Foi mencionado pela primeira vez em crônicas antigas em 1207. A igreja foi reconstruída várias vezes, mas o seu aspecto moderno permite imaginar a sua aparência original. Durante a restauração, a antiga alvenaria dos séculos 13 a 16 foi liberada das camadas de gesso. A cúpula do século 18 foi preservada inalterada. A igreja abriga uma exposição de museu que fala sobre a arquitetura antiga de Novgorod.

Templo das Mulheres Portadoras de Mirra

Construída no século 1510 no local onde as igrejas foram construídas ao longo de vários séculos. Foi a "família" da igreja do comerciante Syrkov quem financiou a construção. O templo tem uma cúpula. O campanário está localizado no lado oeste. Um dos três andares do templo está localizado abaixo do nível do solo. Duas escadas com alpendres de madeira conduzem ao piso superior principal. As instalações da igreja são ocupadas por um centro cultural para crianças.

Monumento a uma turista

Um dos monumentos modernos mais incomuns em Veliky Novgorod. Está instalado na ponte pedonal sobre o rio Volkhov. O monumento retrata uma garota turista, cansada de uma longa caminhada e sentada para descansar no parapeito. A menina está sem sapatos e com a cabeça jogada para trás, o que confere à escultura um ar romântico. Na inauguração do monumento em 2009, Dmitry Medvedev esteve presente, que até tirou uma foto ao lado do monumento.

Igreja de Boris e Gleb em Plotniki

É um patrimônio cultural e está sob a proteção da UNESCO. Construído em 1536 em um tempo recorde - 5 meses. Presumivelmente, a igreja foi construída sobre as fundações de uma igreja de madeira que existia anteriormente, o que determinou parcialmente o plano de construção. A igreja de tijolos com cinco cúpulas foi construída de acordo com as tradições da arquitetura de Novgorod. Parte da antiga iconostase é atualmente mantida no Museu de Novgorod.

Monumento a Alexandre Nevsky

Instalado em 1985 próximo ao aterro e à ponte que leva o nome do grande comandante.O projeto do monumento foi realizado pelo arquiteto Isakovich, com execução do escultor Yuri Chernov. Nevsky caminha para frente, levantando a cabeça para o céu, e uma capa se desenvolve atrás de seus ombros. Sua espada está embainhada. Com um certo ângulo e iluminação, parece que o grão-duque tem asas nas costas. Seu rosto expressa franqueza e confiança.

Centro de Antiguidades Musicais V.I. Povetkin

Um museu incomum e único. O fundador do museu, Vladimir Povetkin, com base em fragmentos arqueológicos, criou uma coleção de instrumentos musicais dos séculos 10 a 15 e também a dublou. O próprio Vladimir Ivanovich desenvolveu uma técnica interessante para reconstruir chifres, focinhos, gusli, harpas judias. O trabalho de Povetkin na restauração do som de instrumentos antigos é continuado por especialistas em arqueologia musical.

Igreja de Theodore Stratilates on the Brook

A igreja ortodoxa foi construída na década de 1360. Atualmente, dentro de suas paredes está uma filial do Museu de Novgorod. A construção da igreja é feita no estilo tradicional da arquitetura de Novgorod e é um monumento arquitetônico da Idade Média. Fragmentos de afrescos do século XIV, executados nas cores marrom e vermelho, foram preservados na igreja. Do lado de fora da igreja, os estudiosos lêem vários grafites humorísticos medievais.

Catedral do Signo

Fundado em 1682 no local de uma igreja do século XIV. O templo queimou várias vezes; durante a Grande Guerra Patriótica, quartéis alemães foram localizados nele ao mesmo tempo. No século 20, trabalhos em grande escala foram realizados para reconstruir a catedral, incluindo a restauração de afrescos de parede por artistas de Moscou. Dentro dos limites da catedral, as tradições da arquitetura da Rússia Central são claramente visíveis, que sobreviveram apesar das inúmeras reconstruções.

Igreja da Transfiguração do Salvador na Rua Ilyin

Construído em 1374. A singularidade da igreja é que os afrescos do mestre da pintura de ícones Teófanes, o Grego, feitos em 1378, foram preservados nela. Externamente, a igreja parece monumental e requintada, enquanto as características arquitetônicas tradicionais da época são claramente traçadas nela. As fachadas do templo são ricamente decoradas com arcos, janelas estreitas em forma de lanceta, ornamentos de tijolos, relevos e cruzes entalhadas.

Mosteiros de Veliky Novgorod

Os principais locais de culto na cidade são antigos mosteiros com templos e igrejas históricas. Esta é a parte mais importante do patrimônio cultural de Veliky Novgorod.

Mosteiro yuriev

Mosteiro, localizado na periferia da cidade, às margens do rio Volkhov. Fundado em 1030 e é um local protegido pela UNESCO. O iniciador da criação do mosteiro foi o grão-duque Yaroslav, o Sábio. O mosteiro inclui três catedrais - São Jorge, Santa Cruz e Spassky, igrejas do Arcanjo Miguel e o ícone da Mãe de Deus "Sarça Ardente", uma torre sineira de quatro níveis com 52 metros de altura.

Mosteiro Khutynsky

Localizado a 7 km da cidade, na periferia da vila de Khutyn. Fundado em 1190 pelo monge Varlaam, segundo a lenda, ele expulsou os espíritos malignos desses lugares. O edifício mais famoso do mosteiro foi a Igreja de São Gregório da Armênia, agora apenas ruínas dela permanecem. O túmulo do poeta Derzhavin está localizado dentro das paredes da Catedral da Transfiguração. Atualmente, o mosteiro está sendo restaurado ativamente após a destruição durante a era soviética.

Mosteiro Nikolo-Vyazhischsky

Foi fundado em 1411 e tem um alto status stavropégico - diretamente subordinado ao patriarca. O mosteiro tinha um status elevado mesmo no século 17 - era patrocinado pelos czares da dinastia Romanov. Até à data, vários edifícios centenários antigos sobreviveram - a Catedral de São Nicolau, a Igreja do Evangelista João Teólogo e a Igreja de São Apóstolo, decorada com azulejos coloridos nas partes externas dos edifícios.

Mosteiro da Santíssima Trindade Klopsky

Mosteiro, localizado a 20 km de Veliky Novgorod na confluência dos rios Veryazhi e Ilmen. Fundado em 1408. O edifício central do mosteiro é a Catedral da Trindade, construída na década de 1560 e preservada até hoje. De 1934 a 2005, o mosteiro não funcionou e, durante a Grande Guerra Patriótica, seus edifícios foram gravemente danificados. O trabalho de restauração está em andamento no mosteiro.

Esquete de Perynsky

A data de fundação é 995. Presumivelmente, o skete foi fundado no local de um templo pagão. Nos documentos, o esboço foi mencionado pela primeira vez em 1386, como um dos mosteiros incendiado pelos Novgorodianos antes da chegada das tropas de Dmitry Donskoy. Agora, o skete pertence ao Mosteiro de São Jorge. Em seu território existe um dos monumentos arquitetônicos do século XIII - a Igreja da Natividade da Virgem, medindo apenas 7,5 * 9 * 12 metros.

Mosteiro antoniev

O mosteiro foi fundado em 1106 e abolido em 1920. A Catedral da Natividade da Virgem, construída no início do século XII, logo após a fundação do mosteiro, sobreviveu dos edifícios do mosteiro até os dias de hoje. Desde 1125, afrescos foram preservados nas paredes da catedral, que no século XX foram encontrados sob as pinturas do século XIX, foram limpos e restaurados. As instalações do mosteiro agora abrigam o corpo docente da Universidade Yaroslav, o Sábio.

Mosteiro Zverin-Pokrovsky

Ele está localizado perto da confluência do rio Gzen e do rio Volkhov. A data exata da construção não foi estabelecida, nos documentos é mencionada pela primeira vez em 1148, como queimada por um raio. O mosteiro floresceu no século XIX. A principal igreja do mosteiro da Intercessão da Virgem é conhecida desde o século XII. A igreja de Simão, o Deus-Receptor, com afrescos do século 15 está preservada desde 1467. A Catedral de Intercessão está em funcionamento desde 1899.

Mosteiro Derevyanitsky

Foi mencionado pela primeira vez em crônicas em 1335. A principal Catedral da Ressurreição foi construída em 1700. Tem um design incomum - todas as abóbadas complexas da catedral são sustentadas em apenas dois pilares. Suas fachadas são decoradas com pedras estampadas. Em 1725, a Igreja da Assunção da Virgem com uma torre sineira de cinco níveis foi erguida. A extremidade figurada da torre sineira confere expressividade a todo o conjunto do mosteiro.

Mosteiro dos Dízimos

O mosteiro agora abolido, mencionado pela primeira vez nas crônicas de Novgorod em 1327. As ruínas da Igreja da Natividade da Virgem, construída em 1327, vários edifícios e uma torre sineira, construída em 1809 e reconstruída em 1903, sobrevivem de todo o conjunto do mosteiro até aos dias de hoje. Um dos prédios de enfermagem sobreviventes e restaurados agora abriga o Museu de Cultura Artística de Veliky Novgorod.

Pin
Send
Share
Send