25 rios principais do Tartaristão

Pin
Send
Share
Send

Existem mais de 4 mil rios no Tartaristão. Na primavera, os rios saem de seu canal, inundando os arredores. Os rios são alimentados misturados. Em termos de composição química, os rios do Tartaristão são hidrocarbonetos. Mas existem águas sulfatadas no Predkamye, e até mesmo águas cloradas, por exemplo, os rios da bacia do rio Ik.

Os vales de grandes rios apresentam assimetrias de encostas. Isso se deve ao seu aquecimento desigual no clima frio da república. As margens mais íngremes do sudoeste direito são compostas por bases rochosas. Um grande número de terraços acima da planície de inundação são observados em encostas suaves ao longo da margem esquerda. Os vales dos rios costumam ser recortados por ravinas.

Os rios mais longos do Tartaristão

Lista dos maiores rios que atravessam o território da república.

Volga

Esta é a maior e mais abundante artéria da república. O Volga desagua no Mar Cáspio. Este fato é conhecido por todos. Mas o Cáspio não pertence a nenhum oceano. Portanto, o Volga não tem comunicação com os oceanos. O Volga e seu afluente Kama são as vias navegáveis ​​mais importantes do Tartaristão. As águas desses rios são utilizadas para gerar eletricidade. Passeios de barco são organizados ao longo do Volga. Um grande número de centros recreativos operam ao longo das margens da Mãe Volga. Vinte espécies de peixes e lagostins comerciais valiosos são encontrados no Volga.

O comprimento do rio é de 3.530 km, no Tartaristão - 177 km

Kama

O rio mais profundo do Tartaristão. A nascente do rio consiste em quatro riachos e está localizada no planalto de Verkhnekamsk. Acredita-se que o Kama flui para o Volga. Mas este é um ponto discutível. Há uma opinião de que o canal do rio Kama foi formado antes do grande rio russo Volga. No vale do rio existe um reservatório - Nizhnekamskoe, que é fonte de energia elétrica para grande parte da região do Volga. Taludes de concreto já estão desabando no reservatório de Nizhnekamsk, construído em 1978. A erosão do solo ocorre.

O comprimento do rio é de 1805 km, no Tartaristão - 318 km

Vyatka

A nascente do rio encontra-se em Udmurtia. Vyatka é um afluente do rio Kama. O estuário de Vyatka está localizado no Tartaristão, perto das aldeias de Sokolki e Grakhan. O rio Vyatka também atravessa a região de Kirov. Vyatka corre ao longo de um amplo vale. As encostas do rio são suaves. Existem muitas fendas e baixios no rio Vyatka, por isso é mais seguro mover-se ao longo de Vyatka flutuando em grandes águas.

O comprimento do rio é 1314 km, no Tartaristão - 64 km

Ik

Este é um dos maiores rios do Tartaristão. Ele flui ao longo das fronteiras da Bashkiria e da República do Tartaristão, também na região de Orenburg. Ele flui para o Kama ao longo da margem esquerda. O rio Ik está sob gelo de novembro a abril. Ik se alimenta principalmente de neve derretida. Existem grandes campos de petróleo na bacia do rio. Todos os anos, uma expedição comandada por Marsel Garipov ocorre ao longo do território do rio e seus afluentes, estudando o estado ecológico dos rios. Com base no trabalho da expedição, foi publicado o livro "Do silêncio que flui Ik".

O comprimento do rio é de 436 km, no Tartaristão - 198 km

Sviyaga

Sviyaga ocorre não apenas no Tartaristão, mas também na região de Ulyanovsk. O rio tem três nascentes. A largura do rio varia de 5 a 40 metros. O rio corre paralelo ao grande Volga e deságua no reservatório Kuibyshev. O vale do rio é recortado por ravinas, ravinas, muito sinuosas. Sviyaga se alimenta principalmente de neve derretida. O rio fica congelado de novembro a abril. Sviyaga é uma rodovia de transporte, fonte de abastecimento de água para a região. Existem 12 espécies de peixes no rio.

O comprimento do rio é de 375 km, no Tartaristão - 203 km

Sheshma

Além do Tartaristão, também transporta suas águas pela região de Samara. O rio Sheshma tem um vale sinuoso tipicamente assimétrico de 0,9-1,2 km de largura em sua nascente, e se expandindo até 4 km mais perto de sua foz (reservatório Kuibyshevskoe no rio Kama). A nascente do rio está localizada no planalto Bugulma-Belebey. A largura do rio é de 100 metros a 2 km mais perto da foz. No caminho, Sheshma encontra a reserva Chistye Luga. Este território pertence à zona de estepe-floresta. O rio é famoso pela abundância de peixes. A pesca aqui é excelente tanto no verão quanto no inverno.

O comprimento total do rio é de 259 km

Izh

Formado pela confluência de dois rios: o Pequeno e o Grande Izha. O rio Izh flui primeiro por Udmurtia, depois pelo Tartaristão e deságua no Kama. As margens do rio são baixas e muito pitorescas. Izh é navegável nas regiões mais baixas. A largura do rio Izh é de cerca de 60 metros. A corrente é lenta. O rio é adequado para passeios de caiaque, o que estará ao alcance até dos turistas novatos. A população da área ao longo das margens é de cerca de 20%.

O comprimento do rio é de 237 km, no Tartaristão - 97 km

Zai

No curso superior, o rio é chamado de Estepe Zai. A nascente do rio está localizada perto da aldeia de Mikhailovka. A boca de Zaya é o canal Staraya Kama. Por mais de quarenta anos, o rio Stepnoy Zai foi um monumento natural de importância regional no Tartaristão. Construído no rio: reservatório Zainskoe. e Zainskaya SDPP, reservatório de Karabash. e a pequena central hidrelétrica de Karabash. A produção de petróleo em grandes volumes é realizada na bacia do rio no território de três distritos do Tartaristão.

Comprimento do rio - 219 km

Cheremshan pequeno

Ele flui não apenas pelo território do Tartaristão, mas também pela região de Ulyanovsk. A fonte do Pequeno Cheremshan perto da aldeia de Tatarsky Eltan. O pequeno Cheremshan desagua no Grande Cheremshan no território da região de Ulyanovsk. Desde os anos setenta do século XX, o rio Maly Cheremshan é um monumento natural de importância regional. As margens do rio são um prado florescente sem fim. E a água é prateada. É um rio com uma longa história. Os arqueólogos encontram ao longo das margens do Cheremshan cerâmicas com chamotte e outros artefatos do final do século 12.

O comprimento do rio é de 213 km, no Tartaristão - 192 km

Xun

A nascente do rio está na Bashkiria. No curso inferior, o rio flui ao longo da fronteira do Bashkortostan e do Tartaristão. O rio é um monumento natural protegido desde 1978. Ele deságua no rio Belaya, no território de Bashkortostan. A largura do rio Xun chega a 40 metros em alguns pontos. As margens do rio estão cobertas de arbustos e salgueiros. Existem florestas mistas de bétulas e abetos ao longo do rio. Nas margens do rio, encontram-se ratos-d'água e castores.

O comprimento do rio é de 209 km, no Tartaristão 74 km

Myosha

A nascente do rio perto da aldeia de Shepshenar. Ele deságua na Baía de Kamsky, perto da vila de Karaduli. O vale do rio é fortemente recortado por ravinas e ravinas. Esta área era habitada pelo povo Mari. A largura do rio é de 30 metros - 4 km. As margens do rio são altas, íngremes, até 10 metros de altura. Mesha tem 45 afluentes. Os residentes da capital do Tartaristão adoram relaxar e pescar nas margens do Mesha. Perto da aldeia de Starye Zyuri existe um antigo cemitério com uma pedra muçulmana do século XVI. Antigas lendas dizem que esses são lugares históricos.

Comprimento do rio - 204 km

Kubnya

A nascente do rio está na Chuvashia. O rio é a fronteira entre a Chuvashia e o Tartaristão. O rio Kubnya deságua no Sviyaga na margem esquerda. O vale do rio Kubnya é amplo, com muitos arcos de boi. O rio é alimentado principalmente por precipitação. O fluxo do rio é lento. No curso médio, as margens do Kubnya são cobertas por floresta. Existem muitos tipos de peixes no rio. O maior peixe é o bagre.

O comprimento do rio é de 176 km, no Tartaristão, 116 km

Kazanka

É um tributário esquerdo da mãe Volga. O fundo do rio é calcário, o que torna a água particularmente dura e imprópria para o consumo doméstico. Kazanka deságua no reservatório Kuibyshev. dentro da cidade de Kazan. Na planície de inundação de Kazanka existe uma reserva-museu Iske-Kazan. O rio é de grande importância para o planejamento urbano de Kazan. Está sendo desenvolvido um projeto de recuperação da margem direita do rio. Prevê-se a construção de um moderno centro da capital nestes 46 hectares.

Comprimento do rio - 142 km

Menzel

Ele flui para o reservatório Nizhnekamsk. A nascente do rio está localizada perto da aldeia de Stary Menzelyabash. Várias chaves estão jorrando do chão aqui. Dois deles estão equipados com pequenas formas arquitetônicas. A água da nascente é famosa pela sua pureza e sabor. O vale do rio Menzel é assimétrico com ravinas e rochas cársticas. O rio é raso com suprimento de neve. O rio é usado para agricultura e pesca.

Comprimento do rio - 123 km

Toyma

A nascente do rio encontra-se em Udmurtia. O Toyma flui para o Kama nas proximidades de Elabuga.As margens do rio são baixas, cobertas de amieiros e vinhas. A floresta fica a uma distância de cem ou duzentos metros da água. O rio possui 35 afluentes. O fundo do rio é arenoso-siltoso ou rochoso. O Parque Nacional Lower Kama está localizado na seção inferior de Toyma. No parque ao longo do rio Bolshoi Bor cresce com predominância de pinheiros. Existem cinco represas no rio. Castores são encontrados. Abundância de peixes.

Comprimento - 121 km, no Tartaristão - 81 km

Big Sulcha

A nascente localiza-se a leste da aldeia de Amirovo. Bolshaya Sulcha flui para Bolshoi Cheremshan no lado direito. O leito do rio é sinuoso. As margens do rio são argilosas, em locais cobertos por arbustos baixos. 90% do rio é alimentado pela neve. Este é um rio raso. A profundidade do rio Bolshaya Sulcha não ultrapassa 1,5 metros. O rio é usado na agricultura e é um monumento natural do Tartaristão.

Comprimento do rio - 117 km

Kichuy

O maior afluente do Sheshma. A nascente do rio está localizada a dois quilômetros da vila de Minnibaevo. A reserva botânica Urganchinsky está localizada no vale do rio. A aldeia com o mesmo nome, fundada nos anos trinta do século XVIII, situa-se junto ao rio. Ao mesmo tempo, uma fortaleza de terra foi erguida feldshanets para proteger a Rússia dos bashkirs, Nogai e outros nômades. As paredes da fortaleza são retangulares. Eles são orientados por bússolas. A muralha de taras (enchimento) e as valas da fortaleza sobreviveram até hoje.

Comprimento do rio -114 km

Shoshma

A fonte está localizada perto da vila de Shushmabash, no Tartaristão. E a foz de Shoshma está localizada na região de Kirov. Shoshma deságua no rio Vyatka no lado direito. O vale do rio é cortado por numerosas ravinas, ao longo das quais correm riachos. O rio tem 20-30 metros de largura. A margem esquerda do rio é mais íngreme do que a direita. As margens do rio são aradas para campos. O rio é usado na agricultura. Existem locais para relaxar e nadar ao longo das margens do rio. Existem plantações de carvalho na margem esquerda. Castores e ratos almiscarados vivem em tocas ao longo das margens do rio.

O comprimento total do rio é de 105 km

Aktay

A nascente do rio Aktay está localizada perto da aldeia de Verkhniye Mataki. Aktai flui para o reservatório Kuibyshev. A água do rio é inodora, amarelada. No curso superior, o rio Aktai seca. O rio é normalmente plano. O leito do rio tem 7 metros de largura sinuosos. O fundo é arenoso, siltoso. Na planície de inundação do rio, cresce principalmente a vegetação campestre. A água do rio Aktai é usada para irrigação de campos e pastagens. O rio atrai pescadores com brema, carpa cruciana, carpa.

Comprimento do rio - 89 km

Ashit

A nascente do rio está localizada entre as aldeias de Ashibash e New Kyrlay, no Tartaristão. Antes de desaguar no rio Ilet, o rio Ashit entra no território da República de Mari El. A planície de inundação do rio é pantanosa em alguns lugares. Após o desmatamento, a bacia do rio Ashit acabou em campos arados. A cheia da nascente torna o rio rápido e atraente para os turistas aquáticos. No rio existem barragens destruídas, o que representa algum perigo para os barcos.

O comprimento total do rio é de 89 km

Ulema

O rio Ulema origina-se do local onde ficava a vila de Krasnye Dvoriki. O rio flui pela área fortemente recortada por ravinas e ravinas. O rio pertence aos rios de águas baixas da república. Ele deságua no rio Sviyaga pelo lado direito. As águas do rio são utilizadas na agricultura. Os restos fossilizados de um animal antigo foram encontrados pela primeira vez perto do rio. Em homenagem ao rio, o lagarto herbívoro foi nomeado Ulemosaurus.

Comprimento do rio - 72 km

Xiita

O afluente do Vyatka, o rio Shiya, tem origem na empresa florestal Kyzyl-Yulduz. A aldeia de Nikiforovo está localizada junto ao rio. Atrás dele, o tributário Subash flui para o Shiya à direita. Atrás da vila de Ishkeevo, o rio Shiya segue para o norte. Em seguida, ele flui pela aldeia de Taveli. Recebe um afluente do Chaksa. Então, um afluente do Bash-Arbashi desagua no Shia na aldeia de Tulbay. Em seguida, Shia é alimentado pelos rios Ucha, Iskubash, Yukachi. Shiya pertence à bacia do rio Kama.

Comprimento do rio - 68 km

Malaya Sulcha

A nascente do rio perto da aldeia de Sulche-Bash. O estuário está localizado no lado direito do rio Bolshaya Sulcha, perto da vila de Karasa. Malaya Sulcha é um rio plano e comum. A margem direita do rio é mais íngreme do que a esquerda. O leito do rio é bastante sinuoso. O rio é alimentado de forma mista. Malaya Sulcha tem nove afluentes. Em termos de composição química, a água da Malaya Sulcha é dura, e na primavera é até muito dura. O rio está poluído por empresas.

Comprimento do rio - 67 km

Forest Zay

Ele deságua no rio Zai. Foi mencionado pela primeira vez no século 17 sob o nome de Rio Irnya. Na região de Almetyevsk, ao longo das margens do rio, é possível encontrar bombas de óleo. Onde o Lesnoy Zai flui, uma linha fortificada foi construída atrás da prisão de Kichuevsky no século 18, e uma ponte existia. Na margem oposta havia uma nova fortificação - Zainyok. Uma seção de 2 km de comprimento da muralha perto da aldeia de Novospassk sobreviveu até hoje.

Comprimento do rio - 63 km

Bima

A nascente do rio fica na região de Agryz, na república tártara. A maior parte do rio é a fronteira entre o Tartaristão e a Udmúrtia. O estuário está localizado em Udmurtia. Bima é um afluente do Kyrykmas. Na margem esquerda do rio Bima existe uma aldeia com o mesmo nome, fundada em meados do século XVII. Os habitantes da aldeia (Mari) estão envolvidos na criação de gado, cultivo de campo. A aldeia tem um posto de parteiras, escolas, jardins de infância, uma biblioteca, um clube de aldeia.

O comprimento total do rio é de 60 km

Pin
Send
Share
Send