35 templos principais de Moscou

Pin
Send
Share
Send

Não é à toa que a capital da Rússia recebeu o apelido de “Moscou com a cúpula dourada”. Alguns deles ainda se lembram dos tempos de Ivan, o Terrível. Algumas igrejas se tornaram a marca registrada da capital - é difícil encontrar uma pessoa que não tenha ouvido falar da Catedral de São Basílio ou da Catedral de Kazan do Kremlin de Moscou.

Existem também igrejas jovens em Moscou que foram construídas nos últimos anos. Uma das mais famosas é a Catedral de Cristo Salvador, construída no local de um templo que foi destruído na época soviética. E alguns dos novos templos são complexos inteiros, como o Templo de Serafim de Sarov em Raev.

Operação de igrejas e catedrais em Moscou

Lista dos templos mais famosos e populares da cidade.

Igreja de São Basílio

O nome oficial do templo é Catedral da Intercessão no Fosso. Mas todos o conhecem com o nome de Catedral de São Basílio, o Abençoado - seu templo foi recebido em homenagem ao milagreiro de Moscou, reconhecido como um santo. Devido à beleza de sua arquitetura e decoração de interiores, o templo se tornou a marca registrada de Moscou. Pinturas dos séculos 16 a 18 foram preservadas em seu interior. Este não é um templo, mas 8 igrejas conectadas por passagens em uma única composição.

Endereço: Moscou, Praça Vermelha, 7

Site: shm.ru

Catedral de Cristo Salvador

Esta é uma das igrejas mais jovens de Moscou, construída no local de uma catedral destruída anteriormente. Agora é uma catedral onde os serviços divinos são regularmente realizados pelo patriarca. Existem muitos santuários da Igreja Ortodoxa no templo. A rica decoração impressiona todos os visitantes. O Museu de Arte da Igreja foi fundado na catedral, onde são mantidas obras únicas.

Endereço: Moscou, st. Volkhonka, 15

Site: new.xxc.ru

Catedral de Kazan

Este templo na Praça Vermelha imediatamente atrai a atenção. O esquema de cores (branco, vermelho e dourado) não foi escolhido por acaso - cada uma dessas cores tem seu próprio significado na arte da igreja. A catedral é ricamente decorada com pinturas de parede e outros elementos decorativos. O ícone da Mãe de Deus de Kazan, que é reconhecido como milagroso entre os crentes, e outras relíquias da igreja são mantidas dentro.

Endereço: Nikolskaya, 3

Site: kazanski-sobor.ru

Catedral da Assunção

A catedral é um monumento arquitetônico único do século XV. Os afrescos do templo foram preservados dos séculos 15 a 16 e, graças ao trabalho dos restauradores, adquiriram sua aparência original. A coleção de ícones, dos quais a mais antiga data do século XI, é uma das mais ricas do mundo. As portas sul do templo preservaram mais de 20 afrescos antigos sobre temas bíblicos. Desde a época de Ivan, o Terrível, as coroações dos czares russos aconteciam na igreja, exceto Pedro I e Catarina I.

Endereço: Manezhnaya, 2-10, edifício 2

Site: www.kreml.ru

Catedral de Blagoveshchensky

O templo foi construído sob Ivan, o Terrível. Suas famosas pinturas nas paredes e tetos foram feitas por famosos mestres da época - Andrei Rublev, Teófanes o Grego e outros.Apesar da reconstrução da catedral, a pintura foi renovada a cada vez exatamente de acordo com o modelo antigo. Segundo a lenda, o chão de pedra do templo intercalado com jaspe e ágata foi trazido de Bizâncio. A iconostase da parte do altar ultrapassa 2 metros de altura e consiste em 5 camadas.

Endereço: Moscou, Praça da Catedral do Kremlin de Moscou

Catedral do Arcanjo

Acredita-se que este templo foi construído na primeira metade do século XII em um ano. É conhecido como o túmulo dos czares russos - de Ivan Kalita a Pedro II. Na parte do altar está a lápide de Ivan, o Terrível e seus filhos. As lajes são de mármore branco. Nas paredes, há afrescos do século 17 retratando mais de 60 pessoas históricas - Moscou e príncipes de Appanage, czares russos enterrados aqui no final dos séculos 16 e 17 e príncipes de Kiev.

Endereço: Moscou, Praça da Catedral do Kremlin de Moscou

Igreja de John Climacus

Esta igreja tornou-se famosa pela sua torre sineira, que leva o apelido de "Ivan, o Grande". É um edifício de 81 metros de altura, único em termos de resistência, criado por Ivan IV. Na camada superior, existem 3 sinos, cada um com seu próprio apelido. O maior deles é o Uspensky. Ele pesa 65320 kg. Agora, no edifício da torre do sino está o Museu de História do Kremlin de Moscou.

Endereço: Moscou, praça Donskaya, 1, página 17

Igreja da Deposição do Manto

A igreja foi construída como uma igreja doméstica para os metropolitas de Moscou. A pintura interior é feita em cores quentes. Afrescos exclusivos retratam as figuras dos santos - os patronos da dinastia Romanov. As camadas inferiores das paredes são decoradas com ornamentos. A iconostase foi criada no século 16 e muitos ícones só foram "descobertos" recentemente devido a camadas posteriores. O templo abriga uma exposição de esculturas russas em madeira dos séculos XV a XIX.

Endereço: Donskaya, 20

Endereço: www.riza1625.ru

Igreja de São Nicolau, o Maravilhas em Bersenevka

O templo foi construído no século 17 como uma igreja doméstica para o pátio do jardineiro real Averky Kirillov. Ele está incluído na lista de monumentos arquitetônicos de importância federal. A igreja apresenta uma decoração intrincada em cores vibrantes. A maior cúpula do templo pesa mais de 3 toneladas - foi fundida pelo mesmo mestre do famoso Czar Bell.

Endereço: Moscou, aterro Bersenevskaya, 18-22

Website: bersenevka.info

Igreja da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria em Putinki

Esta igreja foi construída no século 17 e se tornou o último dos templos com teto de tenda em Moscou. Depois dela, os templos deste tipo não foram mais construídos, foram substituídos por outros abobadados. As paredes são feitas de tijolos moldados especiais. O acabamento externo é rico em decoração - kokoshniks em várias camadas, postes com figuras e cornijas. Restos de afrescos do século 17 foram preservados no interior.

Endereço: Malaya Dmitrovka, 2, prédio 2

Site: vk.com/vputinkah

Catedral da Epifania em Yelokhovo

O templo é conhecido por muitos como o lugar onde Alexander Pushkin foi batizado em 1799. A arquitetura da catedral atrai imediatamente a atenção. Este é um complexo barroco. No interior, graças às grandes janelas e à luz proveniente da rotunda abobadada, cria-se o efeito de expansão do espaço. A iconostase principal da catedral contém 65 imagens de santos - esta é uma das maiores coleções de ícones nas igrejas russas.

Endereço: Spartakovskaya, 15

Site: elohov.ru

Templo do Ícone da Mãe de Deus "Alegria de Todos os Que Dores"

A igreja foi construída no século 17, e mais tarde foi concluída mais de uma vez. Em sua forma moderna, foi criado no século 19, no estilo Império. O nome oficial do templo é Igreja da Transfiguração do Salvador, mas ganhou esse nome porque nele estava guardado o ícone milagroso da Mãe de Deus. Segundo a lenda, ela ajudou a curar a irmã doente do Patriarca Joachim.

Endereço: Bolshaya Ordynka, 20

Site: ordynka.com

Igreja da Intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria em Yasenevo

O templo foi construído em 2015 e consiste na Igreja da Intercessão superior e no templo inferior em nome do Arcanjo Miguel. A arquitetura se refere às antigas tradições russas. No interior da igreja superior, existe um painel de mosaico de 2500 m². A figura central ocupa uma área de 45 m² - é Cristo abençoando os fiéis. A amostra é retirada de antigos mosaicos bizantinos.

Endereço: Aivazovsky, posse 7/8

Site: www.hrampokrov.ru

Igreja de Pedro e Paulo em Yasenevo

Este templo foi construído na década de 1750. Foi reconstruído e reconstruído várias vezes. Agora ele consiste em 3 partes - o vestíbulo, o próprio templo e a torre do sino. As pinturas e decorações antigas do século 18 foram perdidas durante o período soviético. Agora eles estão sendo recriados. O templo é conhecido como o local do casamento dos pais do famoso escritor Leo Tolstoy - NI Tolstoy e M. Volkonskaya.

Endereço: Moscou, prospecto Novoyasenevsky, 42, prédio. 7

Site: optina-msk.ru

Composto Patriarcal Krutitskoe

O pátio patriarcal foi construído no século 13 e era originalmente um mosteiro. O edifício central do complexo do pátio é a Catedral da Assunção. É chamado de "pequeno Uspensky" para distingui-lo da catedral no Kremlin. Perto está o Krutitsky teremok - portões de dois andares revestidos com milhares de ladrilhos. No território do pátio existe outra igreja - a Ressurreição, construída no século XVI.

Endereço: Krutitskaya, 8

Website: krutitsy.moscow

Igreja da Ascensão em Kolomenskoye

Este é um dos primeiros templos de pedra com telhado de quatro águas em Moscou, Rússia, construído em 1532. É uma das obras-primas da arquitetura mundial.Segundo a lenda, o templo foi construído por ordem de Vasily III em homenagem ao batismo do herdeiro tão esperado - o futuro czar Ivan, o Terrível. O arquiteto foi o italiano Pyotr Frantsizsk Anibale (Pyotr Fryazin). Já na cave da igreja está a exposição “Segredos da Igreja da Ascensão”.

Endereço: Moscou, Avenida Andropova, 39, p. 1

Igreja de São Igor de Chernigov

A igreja foi construída em 2010-2012 pelo arquiteto A. Shipkov. A arquitetura e a decoração interior preservam as antigas tradições russas. Cinco das nove cúpulas da igreja são feitas de porcelana. A iconostase também é feita de cerâmica, decorada nas cores branca e dourada. Acima da entrada, há medalhões representando os Santos Jorge, o Vitorioso, Andrey Bogolyubsky e Mikhail de Tversky.

Endereço: Moscou, 7th st. Lazienki, 42, prédio 9

Site: peredelkino.online

Igreja de Simeão, o Estilita, em Povarskaya

O templo data do final do século XVII. Consiste em uma igreja central - Vvedensky, e duas capelas - em nome de St. Simeão, o Estilita, e St. Demetrius of Rostov. Nos séculos 18-19, o templo era popular entre a nobreza de Moscou como local de casamento - o escritor S.T.Aksakov, a futura esposa de Bulgakov E. Nurenberg (o protótipo de Margarita) com seu primeiro cônjuge e outros se casaram aqui.

Endereço: Povarskaya, 5, edifício 1

Site: www.st-simeon.ru

Igreja da Ressurreição de Cristo em Sokolniki

A igreja foi construída em 1909-1913. Muitas lendas estão associadas à construção do templo - sobre o aparecimento da Mãe de Deus, que mandou começar a construção; sobre o dinheiro maravilhosamente encontrado para a construção. O edifício foi construído no estilo Art Nouveau do início do século passado. A iconostase é feita de carvalho pantanoso. Na abóbada estão embutidas "vozes", que realçam a sonoridade do coro. A orientação espacial da igreja é única - não para o leste, mas para o sul, em direção a Jerusalém.

Endereço: Moscou, praça Sokolnicheskaya, 6

Site: xbxc.ru

Igreja da Trindade Vivificante em Ostankino

O templo está localizado no território do museu imobiliário Ostankino e é classificado como monumento cultural de importância federal. A sua fachada externa é única, totalmente recoberta de decoração - tendas, kokoshniks, cornijas, medalhões com imagens de santos. A varanda é decorada com mármore e azulejos. Pinturas antigas foram preservadas no interior.

Endereço: Moscou, rua 1 Ostankinskaya, 7, edifício 2

Site: trinitychurch.ru

Igreja da Intercessão do Santíssimo Theotokos em Fili

A igreja foi erguida em 1690-1693 por ordem de LK Naryshkin - tio de Peter I. Os críticos de arte atribuem-na ao estilo “barroco de Naryshkin”. A decoração externa é em pedra branca, com o uso de talha. O interior é decorado com entalhes em madeira. Os vitrais coloridos do templo, segundo a lenda, foram trazidos por Pedro I de Narva, após a captura da cidade.

Endereço: Novozavodskaya, 6

Site: www.pokrov-fili.ru

Igreja de Todos os Santos em Todos os Santos

A construção do templo está associada ao nome da princesa Imeretiana (georgiana) Daria. Em 1730-1733 a igreja foi construída. Antes que a Geórgia se tornasse parte do Império Russo, os serviços divinos eram realizados na língua georgiana. Em termos arquitetônicos, o templo pertence ao início do barroco. A torre sineira foi apelidada de "Torre Inclinada de Pisa" devido ao seu ligeiro declive. Surgiu devido ao lençol freático e à proximidade do metrô.

Endereço: Moscou, prospecto Leningradskiy, 73 A

Site: hramsokol.ru

Templo do Santo Mártir Clemente, Papa

Esta é uma igreja ortodoxa, marcada no "desenho de Godunov" em 1597. Em seguida, o templo foi feito de madeira e, nos séculos 18 a 19, foi reconstruído em pedra. O edifício pertence ao estilo barroco. A iconostase foi criada pelos mestres da Academia Imperial de Artes. O altar continha muitas relíquias, incluindo o Evangelho de 1654. O dossel esculpido sobre o altar do templo é uma peça única de arte decorativa e aplicada, agora está conservado no Museu de Arquitetura em homenagem Shchusev.

Endereço: Pyatnitskaya, 26, p. 1

Site: www.klement.ru

Igreja de São Jorge, o Vitorioso em Poklonnaya Hill

O templo foi construído para o 50º aniversário da Vitória, em 1995. Pertence ao estilo neo-russo com elementos modernos. A iconostase do templo consiste em três camadas, com 48 imagens, incluindo os Novos Mártires Ortodoxos do século XX. A fachada externa é decorada com baixos-relevos de bronze dos autores Z. Tsereteli e Z. Andzhaparidze. Acima da entrada há um painel "Deesis" de E. Klyucharev.

Endereço: Moscou, Praça da Vitória, 3 B

Site: altaryvic.ru

Igreja da Trindade em Nikitniki

A igreja é considerada o padrão do "padrão Moscou" - o estilo arquitetônico de meados do século XVII. O edifício é rico em elementos decorativos - kokoshniks, arcos, azulejos. No interior, há uma pintura de 1652, que foi feita pelos melhores mestres da Câmara de Arsenais do Kremlin - Simon Ushakov e Joseph Vladimirov. No templo inferior há uma tigela de água feita de pedra sólida trazida da Palestina.

Endereço: Moscou, Nikitnikov lane, 3

Site: www.nikitniki.ru

Templo de São Gregório de Neocesaréia

Este é um monumento arquitetônico de importância federal. O templo foi erguido no século 17, os pais de Pedro I, o czar Alexei Mikhailovich e Natalya Naryshkina se casaram nele. A principal característica da decoração é um friso de 9 mil ladrilhos, presumivelmente feitos por artesãos bielorrussos. Os ícones foram pintados por Simon Ushakov e outros mestres da Câmara de Arsenais. As pessoas chamavam a igreja de "Vermelha" - isto é, bonita.

Endereço: Bolshaya Polyanka, 29 A

Site: www.ieronim-polyanka.ru

Igreja da Intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria em Izmailovo

O templo foi erguido para a propriedade real na vila de Izmailovo durante o reinado do czar Alexei Mikhailovich. Refere-se ao estilo barroco de Naryshkin. No exterior está decorado com azulejos coloridos - ornamento floral e "olho de pavão". Para a pintura de interiores foram convidados artistas de Kostroma. Agora, da grandiosa iconostase de cinco camadas, apenas alguns ícones permanecem.

Endereço: Moscou, Silver Island, 1, edifício 1

Site: hrampokrova.ru

Igreja do Mártir Trifão em Naprudny

Esta é uma das igrejas mais antigas de Moscou - data do século XV. Segundo a lenda, a igreja foi construída por ordem do falcoeiro Trifão, que, enquanto caçava, perdeu o querido falcão do Czar Ivan, o Terrível. Após a oração de São Trifão, o falcão foi encontrado. Depois disso, um templo foi erguido em memória da ajuda milagrosa do santo. Afresco do templo representando St. Tryphon and the Falcon está agora na Galeria Tretyakov.

Endereço: Trifonovskaya, 38, p. 1

Site: triphon.ru

Templo de São Sérgio de Radonezh

A primeira menção ao templo data de 1722. Em termos de riqueza da decoração interior, o templo estava à altura das catedrais do Kremlin. Continha muitos ícones antigos, dos quais o ícone da Mãe de Deus "Satisfaz minhas dores" foi especialmente venerado. A maior parte da decoração da igreja foi perdida, mas o ícone principal foi preservado. Agora o templo está incluído na lista de valores culturais de importância federal.

Endereço: Nikoloyamskaya, 59

Site: www.sergeyradoneg.com

Templo de Serafim de Sarov em Raev

O templo é um complexo, em cujo território há uma capela em nome de Nicolau, o Maravilhas, e o templo batismal de Vvedensky. Uma escola dominical e um centro espiritual e educacional estão localizados nas proximidades. O templo foi construído no modelo das antigas igrejas russas e foi consagrado em 2017. A altura do templo é de 43 metros, a área é de mais de 1000 m².

Endereço: Moscou, Shokalskogo Ave., 48

Site: raevo.ru

Igreja da Trindade Vivificante em Folhas

A igreja foi construída em meados do século 17 pelos arqueiros do regimento Pushechnikov. De acordo com a lenda, os Portões do Czar foram retirados pelo Czar Alexei Mikhailovich da Orsha capturada e apresentados ao templo. Uma parte significativa da decoração da igreja foi trazida de lá. A arquitetura do templo é interessante - é feita de acordo com as tradições da época de Ivan, o Terrível, o que é incomum para o século XVII.

Endereço: Sretenka, casa 27/29, edifício 3

Site: www.hram-troicy.ru

Igreja da Trindade Vivificante em Sparrow Hills

Este é um monumento arquitetônico de importância federal e uma das igrejas mais antigas de Moscou - foi mencionado pela primeira vez em 1453. A moderna igreja de pedra foi construída no início do século 19 no estilo imperial. Os afrescos em mosaico das fachadas foram recriados de acordo com modelos antigos. Em 1812, foi nesta igreja que M. Kutuzov orou perante o conselho histórico de Fili, que determinou a vitória na guerra com Napoleão.

Endereço: Kosygina, 30, edifício 1

Site: hram-troicy.prihod.ru

Igreja de Pimen, o Grande

O templo foi construído no final do século XVII para substituir o de madeira queimada.Mais tarde, uma capela em nome do Ícone Vladimir da Mãe de Deus foi anexada a ela. Há uma lenda de que um menino cego estava brincando no pátio do templo, que de repente recuperou a visão, e a primeira coisa que viu foi este mesmo ícone esculpido em pedra. O ícone de pedra foi então mantido na igreja. O templo foi mencionado por Marina Tsvetaeva em suas histórias autobiográficas ("The House at Old Pimen" e outros).

Endereço: Moscou, Novovorotnikovskiy perulok, 3, edifício 1

Site: stpimen.com

Igreja de São Nicolau, o Wonderworker em Klenniki

A igreja é mencionada em 1657 como o templo de "São Nicolau, o Maravilhas, que fica em Pokrovka, perto da grade". Gradualmente, novos altares laterais foram adicionados a ele. Em 1910, o sacerdote aqui era Alexei Mechev, atualmente canonizado como Alexi de Moscou. A igreja foi frequentada pelo filósofo N. Berdyaev, o artista L. Bruni e outras pessoas famosas. A decoração original do templo não sobreviveu.

Endereço: Maroseyka, 5

Site: www.klenniki.ru

Templo da Grande Mártir Catarina em Vspolye

O templo foi construído no século XVII. Mais tarde, foi reconstruído por ordem de Catarina a Grande e adquiriu um aspecto barroco tardio. A decoração da igreja eram ícones pintados por D. Levitsky e V. Vasilevsky, e as portas reais de prata (agora perdidas). Atualmente, a igreja pertence ao pátio de Moscou da Igreja Ortodoxa na América.

Endereço: Bolshaya Ordynka, 60/2

Site: ocapodvorie.org

Pin
Send
Share
Send