Tendo se tornado a capital do principado Vladimir-Suzdal em meados do século 12, Vladimir começou a se erguer acima de outras cidades do Nordeste da Rússia. Na mesma época, a Catedral da Assunção foi fundada. Perto dali, a Catedral Dmitrievsky foi erguida, que ainda surpreende os residentes e visitantes da cidade com suas esculturas em pedra bizarras. Esses magníficos exemplos da arquitetura russa antiga se tornaram objetos de herança cultural de importância mundial.
Quase desde o momento em que a cidade foi fundada, os mosteiros da Dormição Knyaginin e da Natividade da Mãe de Deus foram construídos lá. O desenvolvimento da Ortodoxia também foi facilitado pelo fato de que por várias décadas houve uma sede metropolitana em Vladimir. Vladimir moderno é uma cidade que possui antiguidades únicas e santuários ortodoxos. Milhares de peregrinos e turistas de todo o mundo vêm visitá-los. Novas igrejas também estão sendo construídas na cidade, como por exemplo, a Igreja Armênia de São. Gregory ou a igreja doméstica da Universidade Estadual de Vladimir.
Igrejas e catedrais operacionais de Vladimir
Lista dos templos mais famosos e populares da cidade.
Catedral da Santa Assunção
A catedral de pedra branca foi construída nas margens do Klyazma em 1160. O santuário principal do templo era o Ícone Vladimir da Mãe de Deus. A catedral passou por períodos de prosperidade e desolação. Após a revolução de 1917, abrigou um museu do ateísmo científico. Desde 1944, os serviços divinos foram retomados. A catedral é famosa por seus afrescos exclusivos feitos por St. Andrey Rublev. É um monumento de importância federal e um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Endereço: Vladimir, st. Bolshaya Moskovskaya, 56
Site: sobor33.ru
Catedral Dmitrievsky
O templo em homenagem ao grande mártir Dmitry de Thessaloniki foi construído no final do século 12 sob Vsevolod, o Grande Ninho. A fachada do templo é decorada com mais de mil pedras esculpidas, a maioria delas baseada em temas bíblicos. Entre as figuras de pedra, você também pode ver cavaleiros, animais míticos e até os príncipes russos Boris e Gleb. Dentro do templo há uma exposição do museu, as exposições mais valiosas são fragmentos preservados de afrescos do século 12 e uma partícula de St. Dmitry.
Endereço: Bolshaya Moskovskaya, 60
Igreja Nikitskaya
A igreja verde e branca de três andares está localizada perto da Golden Gate, embora longe das principais rotas turísticas. Construída em estilo barroco provinciano na segunda metade do século XVIII. A decoração principal do templo é a magnífica iconostase e as portas reais esculpidas. Durante os anos soviéticos, o templo foi fechado; desde a década de 1970, uma oficina de restauração foi localizada lá. Os serviços divinos no templo foram retomados em 2015. Um mirante está aberto na alta torre sineira do templo, de onde se descortinam uma vista maravilhosa da cidade.
Endereço: Knyagininskaya, 8
Site: sv-nikita.ru
Templo de São Jorge, o Vitorioso
A Igreja de pedra branca de São Jorge foi construída em 1157. Sob ele existia um convento, que é mencionado nas crônicas dos séculos XVI e XVII. Após um incêndio em 1778, o templo foi reconstruído com a mesma pedra. Na década de 30 do século XX, a igreja foi fechada e convertida em uma oficina de azeite e gordura e um fumeiro, após o que uma camada centimétrica de fuligem oleosa permaneceu nos afrescos antigos. No momento, o templo foi devolvido à Igreja e estão sendo realizados serviços divinos. À noite, a igreja é lindamente iluminada.
Endereço: Georgievskaya, 2 A
Site: stgeorgy.ru
Igrejas Spasskaya e Nikolskaya
O pitoresco conjunto de duas igrejas está localizado na rua Spasskaya, em homenagem a uma das igrejas que adornavam o pátio do príncipe. A elegante Igreja de São Nicolau foi construída apenas alguns séculos depois da Igreja Spasskaya. Em 2014, foi realizado o projeto paisagístico de um mirante ao redor dos templos, de onde começa a zona de pedestres da cidade velha. Uma vista maravilhosa da Catedral da Santa Dormição e da margem oposta do Klyazma se abre a partir daqui.
Endereço: Spasskaya, 8
Igreja da Trindade
Uma incrivelmente bela igreja de tijolos vermelhos foi construída no centro de Vladimir no início do século XX. A construção foi programada para coincidir com o 300º aniversário da dinastia Romanov. Uma igreja no estilo neo-russo foi erguida para a comunidade dos Velhos Crentes às suas custas. Infelizmente, os antigos ícones, livros e utensílios luxuosos da "Igreja Vermelha" não sobreviveram. Mas você pode desfrutar de sua excelente acústica, porque os grupos corais costumam se apresentar aqui. Também no interior há exposição de cristais, miniaturas de laca e bordados.
Endereço: Dvoryanskaya, 2
Catedral da Natividade da Virgem
A catedral principal do mosteiro Theotokos-Rozhdestvensky, que sobreviveu desde o momento de sua fundação e a invasão dos tártaros, e incêndios, e uma reconstrução completa foi destruída pelos bolcheviques em 1930. Apesar de todos os esforços, não foi possível defender o templo. No território do mosteiro foram colocados centros de detenção preventiva e realizadas execuções. E somente em 1999 o mosteiro foi devolvido à Igreja, e em 2004, no local da antiga Catedral da Natividade, a catedral de uma cúpula e um campanário foram erguidos.
Endereço: Bolshaya Moskovskaya, 68
Templo do ícone da Mãe de Deus em Kazan
A atual Igreja Kazan foi construída perto do local onde a Igreja Yamskaya Kazan se ergueu por vários séculos. Foi destruído na década de 1960 com tanques. No local da igreja perdida, um memorial com a Chama Eterna foi erguido em memória dos soldados Vladimir que morreram na Grande Guerra Patriótica. O templo restaurado junto com o memorial formam um único complexo. Os arquitetos tentaram dar ao novo templo do Ícone da Mãe de Deus de Kazan as características dos templos da era pré-mongol.
Endereço: Tchaikovsky, 1 A
Site: kazanskaya33.cerkov.ru
Igreja Nikolo-Galeiskaya
A história da igreja remonta a 1735. Foi construído às custas do proprietário de terras Vladimir I. G. Pavlygin. A igreja Galeiskaya foi nomeada porque na margem oposta do Klyazma havia anteriormente um cais para barcos a remo chamado "galei". O nome “Igreja de São Nicolau, o Úmido” criou raízes entre as pessoas. Por dentro, o templo é espaçoso e claro, e em suas paredes, murais do século 19 foram preservados. A esguia e graciosa igreja está localizada longe das principais rotas turísticas e definitivamente vale a pena uma visita.
Endereço: Nikolo-Galeiskaya, 26
Catedral da Assunção
A primeira menção do Mosteiro da Princesa da Dormição encontra-se na Crônica Laurentiana - a construção do mosteiro e sua principal Igreja da Dormição remonta a 1200. A antiga catedral sobreviveu até hoje, mas em uma forma muito alterada. As crônicas testemunham que em 1512 a catedral foi reconstruída. Os afrescos de meados do século XVII, feitos por mestres de Moscou sob a direção de M. Matveyev, são de grande valor. Por muito tempo, o ícone da Mãe de Deus de Bogolyubskaya do século 12 foi guardado na Catedral da Assunção, mas atualmente está em restauração, você pode ver apenas a sua lista.
Endereço: Vladimir, Mosteiro Knyaginin, 37 A
Igreja da Santíssima Trindade
As cúpulas azuis brilhantes da Igreja da Santíssima Trindade (também chamada de Igreja da Trindade que dá vida) são claramente visíveis de uma das ruas centrais da cidade. A atual igreja foi erguida em 1740 no local de dois templos de madeira incendiados. Entre os ícones, o ícone Tolga da Mãe de Deus e o ícone de São Sérgio de Radonezh e Alexei, o homem de Deus. Durante os anos soviéticos, o templo foi fechado, seu interior não foi preservado, mas as belas torres de tijolos da cerca e da torre do sino sobreviveram. Atualmente, o templo está funcionando.
Endereço: Museu, 8
Templo do Arcanjo Miguel
Um templo de tijolo vermelho incomum para Vladimir foi construído em 1893 com doações do capitão aposentado F. Arkhangelsky. É provavelmente por isso que o templo foi consagrado em homenagem ao Arcanjo Miguel. Elementos de diferentes estilos se misturam na arquitetura da igreja, mas há uma clara influência de Bizâncio. Na década de 90, a igreja foi restaurada, a torre sineira destruída foi restaurada e devolvida aos fiéis.A iconostase da Igreja do Arcanjo Miguel é feita de carvalho e sua cúpula é coroada com uma cruz de cristal.
Endereço: Studennaya Gora, 1 A
Igreja da Ressurreição de Cristo e Igreja de Gabriel Arcanjo
Uma pequena igreja com uma cúpula em nome do Arcanjo Gabriel foi construída em 2010 como uma igreja batismal na Igreja da Ressurreição principal, cuja construção foi concluída dois anos depois. Uma partícula das relíquias de Santo Atanásio (Sakharov) é colocada na pedra fundamental da Igreja da Ressurreição de Cristo. Ambos os templos formam um único complexo localizado entre os pinheiros do distrito de Zaklyazmensky da cidade. A Igreja da Grande Ressurreição é construída em tijolos vermelhos, decorada com cúpulas douradas e está em perfeita harmonia com a bela igreja batismal branca.
Endereço: Vladimir, rodovia Sudogodskoe, 23
Igreja do Velho Crente da Assunção da Virgem
A Igreja da Assunção da Mãe de Deus é um monumento arquitetônico do século XVII. Foi erguido no local de uma igreja de madeira pertencente ao antigo Mosteiro da Dormição do século XII. A principal atração do templo era o sino com nomes de benfeitores, lançado em 1650. No final da década de 1920, o sino foi destruído. Após a re-consagração do templo em 1995, ele foi entregue aos Velhos Crentes. O trabalho de restauração ainda está em andamento. Os castiçais de cera da Igreja da Mãe de Deus estão guardados no Museu Histórico de Vladimir.
Endereço: Bolshaya Moskovskaya, 106 A
Site: vk.com/club17746702
Templo da Ascensão do Senhor
Na parte histórica da cidade, na margem alta do Klyazma, existe uma das igrejas mais antigas de Vladimir - Voznesenskaya. As informações sobre ele foram preservadas desde o século 17, e um mosteiro nesses locais existe desde o século 12. A atual igreja com torre sineira foi construída no século 18 e sobreviveu até os dias de hoje. Os ícones foram pintados no estilo italiano em 1812. O Príncipe D. Golitsyn está enterrado no cemitério da igreja. Acredita-se que foi ele quem se tornou o protótipo de A. Bolkonsky no romance "Guerra e Paz". Desde 1990, os serviços divinos foram retomados na igreja.
Endereço: Vladimir, st., Voznesenskaya, 12 V
Templo do Encontro do Ícone Vladimir da Mãe de Deus
Uma igreja de pedra com torre sineira, construída em 1807 no local da igreja de madeira Sretenskaya, transferida para cá a pedido de residentes da margem do Klyazma, sobreviveu até hoje. No mesmo local foi erguida uma capela-pilar comemorativa. Antes da revolução, havia 4 sinos na torre do sino da Igreja Sretensky. Durante a perseguição à Igreja, os paroquianos duas vezes salvaram a igreja de fechar. Na terceira vez, falhou. O templo voltou a funcionar em 1992, grande esforço do seu abade, pe. Markell, cujo túmulo está na cerca da igreja.
Endereço: Lomonosov, 17 A
Site: vk.com/club90704549
Igreja Nicholas Kremlin
O templo em nome de Nicolau, o Maravilhas, foi construído bem no centro de Vladimir em 1761 no local de uma igreja de madeira queimada. Este templo estava localizado nas paredes do antigo Kremlin de Vladimir, razão pela qual recebeu esse nome. Suas paredes são decoradas com ícones antigos do Salvador, São Nicolau e a Mãe de Deus Kazan, que foram preservados em sua forma original. No entanto, o planetário da cidade ainda está localizado no prédio da igreja.
Endereço: Bolshaya Moskovskaya, 66 A
Templo do Príncipe Vladimir
O templo é notável pelo fato de não ter sido fechado durante os anos soviéticos, ao contrário de todas as outras igrejas de Vladimir. Por duas décadas da primeira metade do século 20, foi o único templo em funcionamento na cidade. Graças a isso, o interior do final do século 19 foi preservado nele, quando as paredes da igreja foram pintadas e a iconostase foi substituída. Além disso, a Igreja do Príncipe Vladimir é a única da cidade que pertence ao estilo classicismo, como evidenciado pela torre sineira ricamente decorada com molduras de estuque.
Endereço: Bolshaya Nizhegorodskaya, 71 B
Igreja de Todos os Santos
A construção de uma nova igreja no microdistrito de Yuryevets foi concluída em 2014. Após a consagração das cúpulas em 2010, o Arcebispo Evlogiy entregou ao templo o antigo ícone Tikhvin da Mãe de Deus, pintado no século 17, com uma bênção para a consagração antecipada do templo. O ícone se tornou o santuário principal da nova igreja. Continuou a melhoria da decoração de interiores com a participação ativa dos paroquianos. Em 2013, seus próprios sinos apareceram na torre do sino do templo.
Endereço: Ryabinovaya, 1 G
Igreja de São João Evangelista
A memória desta igreja perdida é preservada em nome da via Bogoslovsky. O nome histórico da pista foi devolvido em 1991. A própria igreja foi demolida em 1933 e um edifício residencial de quatro andares foi construído em seu lugar. A igreja de tijolos em nome de João Evangelista existe neste local há apenas um século e meio (desde 1775), e seu antecessor de madeira foi mencionado pela primeira vez em 1656.
Endereço: Bolshaya Moskovskaya, 92 A
Igreja de Constantino e Helena
A igreja de pedra com cinco cúpulas em homenagem ao czar igual aos apóstolos Constantino e sua mãe, a rainha Helena, foi construída no território do abolido mosteiro Constantine-Heleninsky em 1885. O estilo arquitetônico predominante é o barroco. Um ícone do templo particularmente venerado era o ícone de Constantino e Helena, que fluía mirra. Durante o período soviético, o templo caiu em desolação completa. O avivamento começou em 1994. Em homenagem ao milésimo aniversário de Vladimir, um sino pesando cerca de 50 kg foi erguido no campanário da igreja.
Endereço: Vladimir, Kultury Square, 8
Igreja dos Santos Cirilo e Metódio
A construção da igreja doméstica na Universidade Estadual de Vladimir foi concluída em 2008 para o 50º aniversário da instituição de ensino. Por meio dos esforços dos arquitetos, o templo foi encaixado com sucesso no conjunto existente de edifícios universitários. A ideia de criar o templo é da família Vorozheikin, que também doou fundos para a construção. Antes disso, na diocese de Vladimir não havia uma única igreja dedicada aos santos iguais aos apóstolos Cirilo e Metódio.
Endereço: Belokonskoy, 5
Site: www.orthodox33.ru
Igreja de São Gregório Iluminador
A tradicional igreja armênia foi aberta aos paroquianos em agosto de 2017, após 10 anos de construção. Escultores e pintores de ícones da Rússia e da Armênia participaram do projeto. A construção do templo tornou-se possível graças às doações da diáspora armênia de Vladimir e da região de Vladimir. O templo é feito de tufo rosa trazido da Armênia. O interior é decorado com um afresco de Nicolau, o Wonderworker, dos mestres contemporâneos de Vladimir. O templo se fundiu perfeitamente com o espaço circundante e se tornou um novo marco da cidade.
Endereço: Pogodin, 10
Igreja do Santo Rosário
Uma igreja católica pseudo-gótica foi construída no final do século XIX. Tornou-se o único edifício religioso construído para os residentes de Vladimir de fé católica. A beleza única salvou a igreja da destruição durante os anos soviéticos, no entanto, como a maioria das igrejas ortodoxas, ela foi fechada. Atualmente, a igreja foi devolvida à Igreja Católica. Ainda é o único centro espiritual e cultural para católicos em toda a região de Vladimir. Os concertos de música de órgão são realizados na igreja.
Endereço: Gogol, 12 A
Site: www.hram-vladimir.ru
Templo de Joaquim e Anna
Um templo de tijolos em nome do santo padrinho Joachim e Anna foi construído na aldeia de Lunevo em 1905, hoje é um dos micro-distritos de Vladimir. Um ícone do templo particularmente venerado era a imagem de Nicolau, o Wonderworker. Os ícones dos antigos templos não sobreviveram, e o próprio templo caiu na desolação durante os anos de perseguição à Igreja. Desde 2005, o templo está aberto aos paroquianos, mas ainda não há pintura de parede, o campanário não foi concluído e a iconostase é temporária. Os fundos para o trabalho de restauração são coletados por paroquianos e pessoas que cuidam dele.
Endereço: Lunevskaya