Novorossiysk pertence ao Território Krasnodar e está localizado na costa da Baía de Tsemesskaya. Para começar a conhecer os monumentos da cidade, é melhor ir até a barragem que leva o nome do almirante Serebryakov. Existem monumentos militares, como um monumento a um marinheiro desconhecido, e outros "civis", por exemplo, "A Menina na Bola".
Muitos monumentos de Novorossiysk são dedicados aos eventos de 1943. Em seguida, na cidade e nos arredores, houve batalhas ferozes pela libertação da cidade dos nazistas. Todos contribuíram: marinheiros, guerrilheiros, pilotos. Portanto, existem tantos memoriais e composições escultóricas: você precisa tentar celebrar diferentes heróis. Um dos monumentos mais notáveis deste ciclo chama-se “Terras Pequenas” e mostra o momento em que os soldados desembarcam na costa.
Monumentos históricos e modernos de Novorossiysk
Lista dos monumentos mais famosos da cidade.
"Glória do Mar da Rússia"
A coluna foi erguida em 2007 no aterro com o nome do almirante Serebryakov. No topo está um anjo segurando uma maquete de um brigue marítimo com três mastros acima de sua cabeça. A altura do monumento é superior a 11 metros, o diâmetro da coluna é de 1,5 metros. O autor do projeto é o artista plástico Alexander Apollonov. A estrutura foi construída levando em consideração o clima local, para que a coluna resista a fortes rajadas de vento.
Monumento aos fundadores de Novorossiysk
A inauguração ocorreu em 2007. O monumento foi criado por Alexander Suvorov. O grupo escultural retrata Lazar Serebryakov, Nikolai Raevsky e Mikhail Lazarev. Eles são considerados os fundadores da Novorossiysk. Os militares desembarcaram na costa local em 1838 e quase imediatamente assumiram a construção de fortificações erguidas com base na fortaleza turca destruída. A cidade moderna cresceu fora de seu acampamento.
"Fogo da Glória Eterna"
O conjunto arquitetônico da praça foi criado na década de 50, o incêndio foi aceso em 1958 e é dedicado aos soldados mortos que defenderam a cidade durante a Grande Guerra Patriótica e principalmente em 1943. Localizado no Beco dos Heróis. Nas proximidades, há uma parede memorial e uma vala comum. Pela primeira vez, eles acenderam a Chama Eterna de uma tocha trazida pelo cruzador "Mikhail Kutuzov" de Sevastopol. Uma das composições musicais de Shostakovich está tocando perto do memorial. Quase sempre havia flores frescas aqui.
"Terra pequena"
O memorial foi criado no local onde as tropas soviéticas em 1943 lutaram pela cidade contra os nazistas. De muitas maneiras, esses eventos predeterminaram o resultado da batalha pelo Cáucaso. A inauguração ocorreu em 1982. O monumento está associado à proa de um navio colidindo com a costa a toda velocidade. De um lado, os baixos-relevos retratam cenas de guerra, do outro, um grupo escultórico - soldados pousando em terra.
"Barco torpedeiro"
No passado, o TK-718 era um navio de combate real. Os navios desse tipo desempenharam um papel importante na libertação da cidade dos nazistas em 1943. Este barco em particular "lutou" no Mar Negro durante a Grande Guerra Patriótica. Foi baixado após o término de sua vida útil. Em 1968, o barco foi transformado em monumento e instalado no aterro. Seu pedestal lembra uma onda, o que torna a composição mais atmosférica.
Monumento ao Marinheiro Desconhecido
Foi criado em 1961 e desde então nunca mais saiu do aterro da cidade. A própria figura de um marinheiro é fundida em bronze. Os autores deram ao seu herói um olhar sério e decisivo. Ele olha para longe e como se tivesse congelado por um segundo antes de dar um passo à frente. O pedestal é feito de pedra. A altura total do monumento é de 7 metros. Embora a imagem seja coletiva, o marinheiro tinha um protótipo real - o aspirante Kovylnikov.
Monumento Hamsa
Não existem outras dedicatórias escultóricas a esta espécie de peixe no mundo. Durante os anos de guerra, quando a comida era muito ruim, foi a captura de hamsa que salvou os residentes de Novorossiysk da fome. Alexander Suvorov concluiu o trabalho no monumento em 2011. No entanto, a permissão para a instalação teve que esperar até 2017. O pedestal é feito em forma de onda e tem um batente de anchova. Você pode encontrar um monumento na área da fábrica de peixes.
Monumento a Geshe Kozodoev
Um dos monumentos mais incomuns da cidade está localizado na água, na Baía de Tsemesskaya. Ilustra uma cena do filme "The Diamond Arm" com a participação do personagem Andrei Mironov. A escultura de bronze de Gesha Kozodoev foi instalada em uma ilha em miniatura em 2010. O aparecimento do monumento em Novorossiysk deu origem à lenda de que a comédia Gaidai foi filmada aqui, mas isso não é verdade.
“Aos marinheiros da revolução”
O monumento foi erguido em 1980 na Baía de Tsemesskaya. O monumento é dedicado principalmente aos eventos de 1918. Os marinheiros foram então obrigados a afundar os navios, porque não podiam tirar o máximo partido deles e não queriam entregá-los ao inimigo. A altura do marinheiro ajoelhado é de 12 metros. Em uma das mãos, ele segura um boné sem bico e pressiona a outra contra o coração. Devido ao seu tamanho, o monumento é claramente visível da terra e do mar.
"Linha-linha de defesa"
O memorial fica próximo às paredes de uma fábrica de cimento na costa leste da Baía de Tsemesskaya. A estrutura de concreto armado está suspensa acima da estrada. De um lado do muro estão os prêmios recebidos pela cidade ao longo de sua existência. Por outro lado, quatro mãos se projetam, segurando a arma. E no suporte de granito estão listados os nomes das unidades e formações que defenderam Novorossiysk dos nazistas.
"Êxodo"
A composição apareceu no litoral em 2013. É dedicado aos acontecimentos revolucionários em que os Guardas Brancos foram forçados a deixar o país, agora sob o controle dos "vermelhos". A altura do monumento juntamente com o pedestal é de cerca de 7 metros. Ele retrata um oficial e seu cavalo. O cavalo descansa e não quer embarcar no veleiro em breve. O autor do projeto é o escultor Alexander Suvorov.
Aos pescadores mortos do cercador "Urup"
O monumento é dedicado aos trágicos eventos de 1953. Em seguida, o furacão causou a morte de 12 pescadores que trabalhavam na fazenda coletiva de pesca "Chernomorets". A empresa pagou pela criação de um monumento em sua homenagem. O projeto foi concluído em 1959. Ao mesmo tempo, a cerimônia de abertura ocorreu no dique com o nome do almirante Serebryakov. O monumento tem o status de objeto de arte federal.
"Golfinhos na Onda"
A composição escultural está localizada no aterro com o nome do almirante Serebryakov desde 2008. Foi instalado o mais próximo possível da água. O pedestal é feito em forma de onda e nele são colocados quatro golfinhos de diferentes tamanhos. O monumento é totalmente feito de bronze. Acabou sendo positivo e apoiador, então, com bom tempo, sempre há pessoas dispostas a tirar uma foto por perto.
"Garota em um golfinho"
Outro monumento ao aterro com o nome do almirante Serebryakov. As pessoas costumam chamá-lo de "Golfinho e Sereia". Embora formalmente esse nome esteja incorreto: a menina não tem rabo. A altura da composição escultórica é de aproximadamente 2,6 metros. O próprio golfinho é colocado em um pequeno pedestal de pedra, e uma menina senta-se em suas costas. O material do monumento é metal, mas parece bronze, visto que está pintado na cor adequada.
"Para a esposa do marinheiro"
Alexander Suvorov em 2010 criou um projeto que há muito é fomentado pelas autoridades da cidade. Foi assim que apareceu no aterro a escultura de uma mulher com uma criança nos braços, acenando atrás de um navio invisível. A altura do monumento é de 2,3 metros. A composição tem vários nomes não oficiais, entre eles o popular “Sailor”. Alguns moradores gostariam de deslocar o monumento para que a "mulher do marinheiro" olhe para o mar aberto.
Monumento a M.P. Lazarev
Localizado no aterro em frente ao "Cruiser Mikhail Kutuzov". Data de instalação - 1996. O escultor é Alexander Suvorov. O busto é feito de bronze, mas coberto com tinta preta para evitar a oxidação do metal e o desgaste rápido. Mikhail Lazarev é navegador, almirante e um dos fundadores da cidade.Em seu patrimônio, entre outras façanhas, três viagens ao redor do mundo e operações militares bem-sucedidas contra os turcos.
"Garota na bola"
Localizado no início do dique do Almirante Serebryakov. Alexander Komm usou a famosa pintura de mesmo nome de Pablo Picasso como base. O Novorossiysk "Girl on the Ball" é feito de ferro fundido e está sobre uma base de mármore. O debate dos turistas sobre o sexo da criança não para, muitos têm certeza de que se trata de um menino. O projeto foi criado em 2006. Um jardim público foi construído especialmente para isso.
"Novorossiysk que morreu em guerras não declaradas"
O monumento está localizado no Parque Frunze desde 1999. Alexander Suvorov foi o responsável pelo projeto. Inicialmente, a composição consistia apenas em anjos segurando um escudo com os nomes de 27 heróis mortos em guerras não declaradas e conflitos militares. Mas depois um obelisco retangular foi adicionado, revestido com lajes de granito. Novas placas memoriais foram instaladas nele, à medida que o número de mortos aumentou.
"Aos soldados-defensores da cidade de Novorossiysk 1942-1943"
O monumento foi inaugurado em 1961 na Praça da Liberdade. A composição foi colocada em um pedestal de diorito. Figuras incluídas no grupo escultórico: um marinheiro com uma metralhadora na mão, uma moça guerrilheira com um rifle nos ombros e um soldado de infantaria segurando um estandarte. Em 1942-1943, diferentes tipos de tropas se uniram para proteger a cidade dos nazistas. A altura total do monumento é de cerca de 18 metros. O pedestal é decorado separadamente com baixos-relevos que representam cenas da guerra.
Monumento a V.I.Lenin
Foi doado a Novorossiysk por residentes de São Petersburgo em 1926. A altura da figura de Lenin é 1,75 metros. Há um Vladimir Ilyich de bronze em um pedestal de granito, para o qual há degraus. O líder do proletariado mundial é retratado no momento do discurso. Sua mão está levantada e sua boca está aberta. Na base do pedestal existe um grupo escultórico que não se enquadra no conjunto estilisticamente.
"República de Novorossiysk"
O projeto foi dedicado aos eventos da primeira revolução russa e um monumento foi erguido em 2008. A colocação da pedra, indicando que um monumento correspondente aparecerá aqui, ocorreu 33 anos antes. O escultor-chefe é Alexander Suvorov. Em 1905, o autogoverno dos trabalhadores e camponeses foi estabelecido em Novorossiysk. Durou menos de 2 semanas em dezembro, mas deixou uma marca na história.
Monumento a A.S. Pushkin
A instalação foi programada para coincidir com o 200º aniversário do poeta em 1999. Embora muitos monumentos a Pushkin tenham sido criados na Rússia, este é considerado um dos mais interessantes. O poeta está sentado em um amplo banco com um caderno em uma das mãos e uma pena na outra. Ele está agitado e pensativo ao mesmo tempo: os autores do monumento capturaram os Canhões na hora de trabalhar na próxima obra. Há uma fonte em frente ao monumento de bronze.
Monumento a V.K.Kokkinaki
O busto foi instalado em 1975. Vladimir Kokkinaki - residente honorário de Novorossiysk, soldado da linha de frente, duas vezes Herói da URSS. Ele deu sua maior contribuição para a história como piloto de teste. Como as aeronaves da época estavam longe de ser perfeitas, muitas vezes era necessário fazer alterações durante a operação e pilotos experientes valiam seu peso em ouro. Foi graças a Kokkinaki, por exemplo, que a IL-2 passou a ser produzida em grandes quantidades.
"Estranho na carruagem"
O monumento tem muitas semelhanças com a pintura de Ivan Kramskov. A instalação ocorreu em 2006. Tanto a menina quanto a carruagem são feitas em tamanho real. Os materiais utilizados são principalmente bronze e ferro fundido. A ausência do cocheiro só aumenta a vontade dos turistas de fazer uma sessão fotográfica inusitada: pode-se sentar tanto na sala de irradiação quanto na carruagem. O acesso à composição é gratuito em qualquer época do ano.
Monumento a E. Ya. Savitsky
Evgeny Savitsky - soldado da linha de frente, duas vezes Herói da URSS. Em sua pequena pátria, um busto foi instalado em 1950. O piloto foi retratado em uniforme militar com ordens e medalhas no peito, como se tivesse se distraído do leme por apenas um segundo. O texto do decreto sobre a concessão da segunda estrela de ouro ao tenente-general está escrito no pedestal. Do local onde o busto está instalado, até o monumento Pushkin são cerca de 200 metros.
Monumento a L. Brezhnev
O nome oficial é "O Homem que Anda pela Cidade". O único monumento a Leonid Ilyich na Rússia foi erguido em 2004. O escultor Nikolai Bugaev retratou o secretário-geral como cheio de força e energia. A altura do monumento é de mais de 4 m.Brezhnev não só viveu em Novorossiysk, mas defendeu a cidade. Em 2010, o monumento foi movido para reconstruir o parque e fazer um bulevar. Agora a face do monumento está voltada para o mar.
Plano-monumento Il-2
Instalado próximo ao Iate Clube, também fica próximo ao Museu da Glória Militar. O modelo IL-2 entrou em produção em massa em 1939. Cerca de 36 mil dessas aeronaves foram produzidas, mas esta em particular tem uma história interessante. Ele participou de batalhas durante a Grande Guerra Patriótica e foi abatido. IL-2 permaneceu no fundo do mar até 1974. E então foi erguido, restaurado e transformado em monumento em 1980.
"A linha de frente da defesa da Malaya Zemlya"
Outro nome é "Marinheiro com uma granada". O monumento, como muitos monumentos militares da cidade, é dedicado aos acontecimentos de 1943. Neste lugar estava a linha de defesa, que era defendida por bem ou por mal. O marinheiro sai da parede branca como a neve e está prestes a lançar uma granada. Um mapa é desenhado no verso, e várias outras marcas são feitas que são compreensíveis para quem conhece a história da cidade. O monumento foi inaugurado em 1972.
"Vale da Morte"
O complexo memorial está localizado em Myskhako. Aqui, na Malaya Zemlya, em 1943 aconteceram batalhas sangrentas pela cidade. A composição foi criada por um grupo de escultores locais. Eles concluíram o trabalho em 1974. Na entrada do território há uma estela com informações sobre os acontecimentos da Grande Guerra Patriótica. O complexo inclui os monumentos "Well of Life", "Front End", "Explosion". O plátano plantado por Brezhnev também cresce aqui.
Monumento aos partidários do mato de Novorossiysk
Em 1947, guerrilheiros que morreram em 1943 foram enterrados no Parque Lenin. Um ano após a cerimônia, um monumento foi erguido para comemorar seu feito. Uma pequena estela é confrontada com lajes de granito. Neles são feitas inscrições de luto, contando resumidamente a história do monumento. O movimento partidário na região foi numeroso e ajudou as tropas regulares a virar a maré dos acontecimentos no front.