A República Komi está localizada no Extremo Norte. A inacessibilidade e o clima severo são as razões pelas quais as cidades da república são pequenas e poucas em número. A maioria das cidades deve seu desenvolvimento à produção de petróleo, que é a base da economia da República de Komi. A indústria do turismo nas cidades está associada ao sabor nacional e às belezas naturais da região.
A cultura dos povos Komi, suas tradições e rituais locais atraem os fãs do turismo étnico. Existem muitas reservas naturais e parques nacionais próximos às cidades, alguns dos quais estão sob a proteção da UNESCO. Os monumentos naturais dessas florestas são únicos e vale a pena viajar pelas cidades e vilas da república.
As maiores cidades da República Komi
Lista das maiores cidades em população da região.
Syktyvkar
A capital da República Komi. Além dos bairros oficiais da cidade, existem "vilas", uma das quais se chama Paris. Este é o território do antigo campo de prisioneiros de guerra franceses do exército de Napoleão. A cidade é interessante por sua cultura nacional preservada. Elementos da decoração nacional do povo Komi são encontrados nos edifícios. E o canto da garganta pode ser ouvido em shows da Filarmônica Republicana.
População - 245 mil pessoas.
Ukhta
A primeira cidade russa onde foi encontrado petróleo foi no século XVI. Mas começou a ser minerado apenas no século XIX. Então o desenvolvimento da cidade aconteceu. Você pode aprender sobre a produção de petróleo na região no Ukhta Oil and Gas Museum. E na área suburbana há muitos lugares com uma natureza intocada deliciosa. Um ecossistema único de espécies raras de árvores e animais ameaçados de extinção é apresentado na reserva Belaya Kedva.
População - 97 mil pessoas.
Vorkuta
Ele está localizado na zona de permafrost, e a costa do Oceano Ártico fica a apenas 180 km de distância. Aqui você pode assistir às Luzes do Norte. Os fãs do turismo étnico vêm a Vorkuta para se familiarizar com a vida e as tradições dos pastores de renas. Para os turistas radicais, há rafting no rio Kara. A beleza da tundra pode ser vista do mirante do Monte Pemboy. A natureza única da montanha foi preservada na reserva Khrebtovy.
População - 56 mil pessoas.
Pechora
Um dia é o suficiente para conhecer os principais atrativos desta pequena cidade. A Igreja do Salvador não feita por mãos é feita no estilo da arquitetura russa antiga. Um helicóptero-monumento MI-8 é erguido perto do aeroporto. A cidade tem a Calçada da Fama, onde a Chama Eterna é acesa. Exposições e exposições interessantes podem ser vistas no museu de história local.
População - 40 mil pessoas.
Usinsk
É famosa por seus grandes monumentos naturais, como o Portão do Meio do Rio Sharyu e a Pedra do Anel. Na própria cidade existe um monumento incomum a Komar, que é lembrado por todos os visitantes da cidade. A base da indústria de Usinsk é a produção de petróleo e gás. Em homenagem a isso, foi erguido um monumento ao homem do petróleo, que os moradores chamam de "O Mendigo". Uma fonte foi construída na praça em frente à piscina para o 25º aniversário da cidade.
População - 38 mil pessoas.
Sosnogorsk
A cidade foi construída às margens do rio Izhma. As principais atrações incluem o parque familiar Yugyd Lun e a fonte das pinhas. O emblema oficial da cidade representa um tetraz. É por isso que a escultura, inaugurada em homenagem aos 30 anos da região municipal de Sosnogorsk, é o tetraz Tokushi. A única fonte de pedestres da República Komi está localizada em Sosnogorsk.
População - 26,5 mil pessoas.
Inta
Fundado em 1932. Inta não faz parte da rede de transporte republicana, esta cidade não pode ser alcançada de carro. A comunicação terrestre com outras cidades é feita por via férrea e, desde 2013, existe a comunicação aérea. A principal atração do Inta, a torre de água do arquiteto sueco Tamvelius, abriga o Museu de História da Repressão Política.
População - 26 mil pessoas.
Emva
Recebeu o status de cidade em 1985. De todas as cidades da República Komi, Emva é a mais jovem. O antigo nome da cidade é Knyazh-Pogost. Agora, este nome é a estação ferroviária mais próxima da cidade e a vila perto da cidade. O príncipe-pogost é mencionado na obra de Solzhenitsyn "O Arquipélago Gulag". Foram os presidiários desta prisão que construíram a ferrovia na área.
População - 12 mil pessoas.
Vuktyl
Fundada graças ao campo de óleo e condensado de gás Vuktyl. A cidade está localizada no território de um parque nacional, cujo nome se traduz como “água leve”. Não há atrações na cidade. Mas será interessante visitar as aldeias próximas à cidade. Existem poucos sinais de civilização na vida cotidiana. Os residentes locais estão engajados na pesca e caça como nos tempos antigos.
População - 10 mil pessoas.
Mikun
A cidade ocupa o 933º lugar entre todas as cidades da Federação Russa em termos de população. A cidade foi fundada graças à grandiosa construção de uma ferrovia na República de Komi. Você pode aprender mais sobre isso no Museu de História da Ferrovia do Norte. O monumento mais importante de Mikuni é o monumento a V.I.Lenin perto da casa da cultura. Na Rua Sovetskaya, há um monumento à Comunidade da Frente e da Traseira.
População - 9 mil pessoas.