30 monumentos principais de Simferopol

Pin
Send
Share
Send

Ao longo de sua história, Simferopol foi um importante porto comercial e militar. A cidade passou a fazer parte da Federação Russa em 2014 e em poucos anos mudou muito. Milhares de turistas vêm a Simferopol todos os anos. Além da recreação na praia, o turismo histórico também é popular aqui.

O rico passado da cidade se reflete em muitos monumentos. Eles são dedicados a pessoas e eventos que deram uma contribuição significativa para o desenvolvimento de Simferopol. Os monumentos da cidade são variados. Junto com monumentos históricos e memoriais, esculturas modernas são instaladas nas ruas da cidade. Eles refletem o sabor local, dão liberdade às tendências criativas modernas e adornam a aparência arquitetônica de Simferopol.

Monumentos históricos e modernos de Simferopol

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Obelisco Dolgorukovsky

Em 1711, o exército sob o comando de Dolgorukov-Krymsky derrotou o exército conjunto de turcos e tártaros, capturando a Crimeia. Essa vitória interrompeu os ataques do Canato da Crimeia às terras russas. O obelisco é dedicado a este evento. Foi instalado no local da sede do Príncipe Dolgorukov. A altura do monumento é de cerca de 20 metros. Na parte inferior, em cada uma das faces, existem baixos-relevos, e perto da base do obelisco existem canhões fundidos em ferro fundido.

"Pessoas educadas"

Em 2014, a península da Crimeia tornou-se parte da Federação Russa. Militares russos guardaram as instalações e instituições necessárias para o referendo sobre a transferência da Crimeia para a Rússia. O monumento é dedicado a todos os militares que participaram da anexação da península. Esculturas de bronze retratam um soldado do exército russo, uma garota segurando um buquê de flores para ele e um gato sentado aos pés de um soldado.

Monumento a Catarina II

Durante o reinado da Imperatriz Catarina II, a Crimeia finalmente tornou-se parte do Império Russo. O monumento foi erguido em 1890, em homenagem ao centenário deste evento, sob Alexandre III. O monumento foi destruído em 1921 e restaurado apenas em 2014, depois que a Crimeia passou a fazer parte da Federação Russa. Em um pedestal de granito, há uma figura de bronze de Catarina II com um mapa da Crimeia e um cetro nas mãos. E abaixo estão os números das pessoas que deram o contributo mais significativo para a anexação da península.

Monumento a V.I.Lenin

Instalado em 1967, em homenagem aos 50 anos da Revolução de Outubro. Em um pedestal de pedra está a figura de Vladimir Lenin, com 5,5 metros de altura. Com uma das mãos segura folhas de papel com o texto do discurso e com a outra se apóia no pódio. A altura total do monumento é de 10,5 metros. Em frente ao pedestal, há uma pequena estela com uma inscrição comemorativa sobre os acontecimentos da Revolução de 1917 ocorrida em Simferopol.

Monumento a A.S. Pushkin

No início do século 19, o grande poeta russo chegou à península e fez uma viagem, visitando vários pontos turísticos. Sua viagem terminou em Simferopol, onde logo foi erguido um monumento. Não sobreviveu até hoje, e o monumento moderno foi inaugurado em 1967. Em um pedestal de pedra preta está a figura de um Pushkin sentado, olhando para longe.

Monumento do tanque aos libertadores de Simferopol

Em abril de 1944, Simferopol foi libertado da ocupação romeno-alemã durante a ofensiva soviética. Em homenagem a este evento, quase imediatamente após a libertação da cidade, surgiu a ideia de erguer um monumento. Para a construção do memorial, foi escolhido o tanque OT-34, uma modificação lança-chamas do T-34. Está instalado sobre um pedestal alto de pedra com inscrição comemorativa na parte inferior.

Monumento aos Afegãos

Mais de 150 residentes da Crimeia morreram durante o conflito militar no Afeganistão. O monumento foi dedicado a eles. Foi instalado em 2008, após o 20º aniversário da retirada das tropas soviéticas do Afeganistão. Sobre um pedestal de pedra encontra-se uma escultura em que se vêem os contornos de um homem com a cabeça baixa. Placas memoriais com os nomes das vítimas estão instaladas na frente dela. E a uma curta distância há um veículo de combate aerotransportado.

Monumento a Bohdan Khmelnitsky

Hetman Bohdan Khmelnytsky é uma figura notável da Ucrânia do século XVII. Graças ao seu talento como comandante e habilidade política, uma parte significativa da Ucrânia moderna conquistou a independência da Polônia e tornou-se parte do Estado russo. A escultura retrata o hetman em trajes tradicionais. Com uma das mãos ele segura uma maça enfiada no cinto, e com a outra ele segura uma carta com o texto: "Com a Rússia para sempre."

Monumento a Taras Shevchenko

Taras Shevchenko lançou as bases para a literatura tradicional ucraniana. Suas obras ainda são estudadas pela crítica literária como algumas das mais destacadas e significativas. O monumento foi erguido em 1997 e é um presente da cidade de Kalush para Simferopol. Um busto de pedra negra de Taras Shevchenko está instalado no pedestal. Debaixo dela está uma placa comemorativa com uma inscrição entalhada dedicada ao famoso escritor.

Monumento aos irmãos Aivazovsky

Dedicado ao artista e filantropo, Ivan Aivazovsky, e a seu irmão, educador e clérigo, Gabriel Aivazovsky. Ambos nasceram e foram criados na Crimeia. Ivan ficou famoso por seu talento como artista e generosidade, e Gabriel sabia 12 idiomas e era um estudioso educado que se especializou em história do Oriente. A escultura mostra irmãos próximos. Um deles está segurando uma paleta e o outro está segurando uma Bíblia.

Monumento a A.V.Suvorov

No final do século 18, não muito longe do centro moderno de Simferopol, uma fortificação russa foi erguida. Foi colocado sob o comando de Alexander Suvorov. O moderno monumento ao grande comandante foi erguido em 1984. Uma figura de cobre de Suvorov sobe em um pedestal de pedra. Com uma das mãos, ele aperta um telescópio e, com a outra, apóia-se no punho da espada. Tanto a postura quanto a expressão facial mostram a determinação e prontidão do comandante para agir a qualquer momento.

Monumento a V. Vysotsky

Vladimir Vysotsky estrelou um grande número de filmes soviéticos. E o local de filmagem muitas vezes tornou-se a Crimeia. Assim, o famoso drama "Dois Camaradas Servidos" com a participação do ator foi filmado na península. O busto de bronze de Vysotsky está localizado no parque que leva o nome do poeta. A escultura está instalada em um pedestal de mármore, e placas memoriais com versos das canções de Vladimir Vysotsky estão fixadas em suas bordas.

"Tiro nas costas"

Milhares de civis durante a Grande Guerra Patriótica morreram nas mãos de colaboradores no oeste da Ucrânia. O monumento é dedicado a essas vítimas. Sobre um pedestal de pedra escura, encontra-se uma escultura com figuras masculinas e femininas. Uma mulher apóia um homem gravemente ferido nas costas. O monumento foi erguido em 2007 e foi vandalizado.

"Gato Yoshkin"

A escultura foi doada a Simferopol em homenagem ao 234º aniversário da cidade da Crimeia, em 2018. O monumento está localizado em um jardim público, na parte central da cidade. Ele se encaixa perfeitamente na aparência arquitetônica da cidade e se tornou uma atração popular entre os moradores da cidade e turistas. A escultura tem cerca de um metro de altura. A figura de bronze de um gato está em um dos bancos do parque. Nas proximidades existe um local onde os turistas podem sentar e tirar fotos com o monumento.

Monumento a Ismail Gasprinsky

Ismail Gasprinsky foi um excelente educador dos séculos XIX-XX. Ele defendeu a unificação dos povos turcos e a abertura do Oriente para a Europa. Por suas atividades educacionais, incluindo a publicação do jornal Terdzhiman, Gasprinsky foi indicado ao Prêmio Nobel. A figura do iluminista, transformada em pedra, está instalada sobre um pedestal de mármore preto. O monumento foi criado por iniciativa dos Mejlis dos Tártaros da Crimeia.

Monumento a São Lucas

Em 2000, o arcebispo Luke foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Russa como um grande mártir.Ele dedicou a primeira metade de sua vida à medicina e tornou-se um excelente cirurgião e anestesiologista. E mais tarde ele foi ordenado e se tornou um monge. Em 1923 ele foi reprimido. O monumento a São Lucas foi instalado no hospital clínico militar de Simferopol, onde trabalhou na década de 1940. Em um pedestal de pedra, há uma figura de corpo inteiro de um santo em um traje monástico.

Monumento ao Komsomol

Em 2010, o Sindicato dos Veteranos do Komsomol da Crimeia teve a iniciativa de erguer um monumento. Ele está localizado no centro do Parque Infantil Simferopol. O monumento é feito de pedra, sua altura é de 6 metros. Um pedestal é instalado na frente da estela cinza-avermelhada. Nele estão as figuras de um operário e um astronauta. Com uma mão, cada um deles segura uma bola que simboliza a Terra.

Monumento às Guerras de Libertação

O monumento foi erguido no local de uma vala comum na qual vários soldados do Exército Vermelho estão enterrados. Uma placa memorial localizada ao lado do monumento é dedicada a eles. Em uma grande pedra, há imagens dos rostos de quatro soldados enterrados em uma vala comum. Todos eles participaram da operação para libertar Simferopol e as tropas romeno-alemãs em abril de 1944.

"Professor da Criméia"

O monumento foi erguido em frente ao Instituto de Educação Pedagógica de Pós-Graduação em 2008. É dedicado a todos os professores da Península da Crimeia, que trabalham em jardins de infância, escolas e institutos. A escultura de pedra retrata uma professora. Ela abraça quatro crianças, seus alunos. O monumento em granito é dedicado ao profissionalismo dos professores e à sua dedicação no seu trabalho.

Monumento a Yuri Bogatikov

O cantor pop Yuri Bogatikov nasceu no leste da Ucrânia e logo se mudou para Simferopol. Um monumento a ele foi erguido em 2004, ao lado da escola de música que leva o nome do cantor. No centro da composição escultórica, há uma figura de bronze de Yuri Bogatikov. Atrás dela está uma escultura de pedra representando um piano. Ao lado, há uma estela de granito com a assinatura: "Yuri Bogatikov".

Monumento a K.A.Trenyov

O famoso dramaturgo e escritor Konstantin Andreevich Trenev nasceu na região de Kharkov. Mais tarde mudou-se para Simferopol, onde viveu cerca de 22 anos. Em 1960, um dos parques da cidade recebeu o nome de Trenev. Um monumento ao escritor também foi erguido aqui. A figura do dramaturgo está instalada sobre um pedestal revestido de lajes de pedra. Ele é retratado sentado em uma cadeira e apoiando a cabeça na mão.

"Milícia do povo de todos os tempos"

O monumento foi criado por analogia com o obelisco Dolgorukovsky, erguido em homenagem à anexação da península da Crimeia à Rússia. A altura total do monumento em forma de coluna é de 11 metros. Uma cruz está instalada em seu topo, um símbolo da milícia dos tempos da Guerra da Crimeia. Em três lados do monumento, milicianos de diferentes épocas são retratados: a Guerra da Crimeia, a Grande Guerra Patriótica e a Primavera da Crimeia.

Busto de Alexandre III

O monumento está localizado na Casa dos Livros Ortodoxos. A sua instalação foi organizada e custeada pelo proprietário da livraria. Segundo ele, a escolha ao criar o monumento recaiu sobre Alexandre III, por quão destacado e destacado governante ele foi. O pedestal do monumento é feito de mármore cinza. Um busto de bronze do imperador Alexandre está instalado nele. Ele é retratado em uniforme militar, e uma inscrição comemorativa está entalhada no pedestal.

Memorial ao Soldado Desconhecido

O monumento foi inaugurado no Parque Gagarin em 1975. Um soldado desconhecido, cujo túmulo estava anteriormente localizado na rua Bespalov, foi enterrado novamente aqui. Um caminho pavimentado com tijolos leva à Chama Eterna, localizada no centro do memorial. Existem placas memoriais nas proximidades. Os nomes dos residentes de Simferopol, que receberam o título de Herói da União Soviética, estão gravados neles. As flores são plantadas nos canteiros de flores ao longo das bordas do caminho, e grinaldas comemorativas são colocadas na Chama Eterna.

Monumento às Guerras do Exército Vermelho

Instalado em 1945. Ele está localizado no local de um enterro fraterno durante a Grande Guerra Patriótica, em um dos cemitérios de Simferopol. Em duas estelas de pedra branca, localizadas lado a lado, há imagens em relevo de palmas estendendo-se uma em direção à outra. Um pequeno obelisco é instalado entre as estelas. Nas proximidades, há uma placa memorial com os nomes das vítimas. Os habitantes da cidade trazem grinaldas e flores aqui todos os anos.

Monumento aos Filhos da Guerra

Localizado em uma das ruas centrais de Simferopol. Foi inaugurado em 2009 com doações voluntárias e recursos privados. Há um arco de pedra em uma pequena praça. Um pequeno sino está suspenso nele e uma placa memorial foi instalada nas proximidades. O monumento é dedicado às crianças que morreram nas mãos dos invasores alemães durante a Grande Guerra Patriótica.

"Três Graças"

O monumento foi erguido no parque de Gagarin em Simferopol em 1967. Ele ressaltou a importância do parque como centro de esporte e lazer. Inicialmente, a escultura mostrava três garotas segurando um arco bem alto acima de suas cabeças. Mais tarde, porém, foi realizada a restauração, durante a qual o arco foi removido. Os protótipos das "Três Graças" são os bailarinos de um dos grupos da cidade, que ainda vivem em Simferopol.

Memorial às vítimas de Chernobyl

Instalado próximo à entrada do Parque Gagarin em 2007, exatamente 21 anos após o desastre de Chernobyl. Acima da escultura em pedra, onde se traçam os contornos das palmas dobradas, encontra-se um arco com sino. Nas proximidades, há placas memoriais pretas com os nomes das pessoas mortas no acidente de Chernobyl. Uma cápsula é colocada sob o monumento, que contém os nomes dos mortos.

Monumento a P. Tchaikovsky

Inaugurado em 1986, junto ao Colégio de Música Pyotr Ilyich Tchaikovsky. A figura do grande compositor está instalada sobre um pedestal de pedra. Com uma das mãos ele apóia o piano na parte de trás, e com a outra ele segura as partituras que estão no suporte para partitura. O fraque do compositor está desabotoado e seu olhar pensativo está voltado para baixo. A altura total do monumento a Tchaikovsky é de cerca de 2 metros.

Monumento a P.E.Dybenko

Ele está localizado no parque do 200º aniversário de Simferopol. Pavel Efimovich Dybenko participou ativamente da Revolução de Outubro e da formação do poder soviético no início do século XX. Mais tarde, em 1938, ele foi preso e baleado sob a acusação de conspiração e espionagem, mas foi reabilitado em 1956. O retrato de Dybenko está esculpido em uma laje de pedra. Há uma inscrição comemorativa embaixo dela, e um jardim de flores está disposto ao lado do memorial.

Pin
Send
Share
Send