35 monumentos principais de Moscou

Pin
Send
Share
Send

Moscou, como a capital de um estado com uma história impressionante, está intimamente ligada a muitos eventos significativos e personalidades notáveis. Em sua homenagem, em todos os momentos da cidade houve monumentos para todos os gostos. Nas ruas e praças, nas praças e parques, você pode encontrar tanto monumentos do passado, como o monumento a Yuri Dolgoruky, quanto modernos, por exemplo, o monumento a Vladimir o Grande.

Os eventos da Grande Guerra Patriótica, assim como as conquistas da indústria espacial, foram notados muitas vezes. Objetos da Idade Média, como o Execution Ground, também foram preservados. Alguns dos monumentos são controversos, por exemplo, o monumento a Pedro, o Grande, outros devem ser corrigidos após a instalação: no "adeus dos eslavos" rifles alemães acidentalmente encontrados na composição foram cortados. Mas, em sua maioria, as esculturas encantam os olhos dos moscovitas e visitantes da capital.

Monumentos históricos e modernos de Moscou

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Túmulo de soldados desconhecidos

Localizado na parede do Kremlin. Ele existe desde 1967. 30 anos depois, uma guarda de honra apareceu aqui. O memorial inclui o túmulo do soldado desconhecido, o beco das cidades heróicas, a chama eterna e a estela das cidades de glória militar. No centro da composição há uma laje sobre a qual repousam um elmo de bronze, um galho de louro e um estandarte de batalha. Cada meio-fio contém terra trazida das cidades heróicas. É um patrimônio cultural.

Monumento a Minin e Pozharsky

Instalado em 1818 para comemorar o 200º aniversário da vitória das milícias russas sobre os invasores. Primeiro monumento da capital, antes apenas arcos e templos foram erguidos em homenagem a eventos memoráveis. O autor do projeto é I. Martos. Materiais - latão e cobre, pedestal de granito. As figuras de Minin e Pozharsky lembram estátuas antigas, mas também existem elementos tradicionais da Rússia. Agora, o monumento fica na Catedral de São Basílio, o Abençoado.

Monumento de vitória

Faz parte do Victory Park em Poklonnaya Hill. A área total do parque é de 135 hectares. O projeto foi concluído em 1995. A altura do Monumento da Vitória é de 141,8 metros. O número não é acidental: a Grande Guerra Patriótica durou 1418 dias e noites. A deusa Nike está fixada no obelisco, e São Jorge, o Vitorioso, está ao pé. Também no parque há um monumento aos soldados internacionalistas, a composição "Tragédia das Nações", um monumento aos defensores da terra russa.

Monumento a Pedro I

Construído na ilha artificial do rio Moskva em 1997. A altura total é de 98 metros, a figura do próprio Pedro tem 18 metros. Um dos monumentos mais altos do país. O autor é Zurab Tsereteli. Foi criado em homenagem ao 300º aniversário da frota russa. A composição escultural contém muitos detalhes, incluindo navios, bandeiras, pergaminhos. O monumento recebeu muitas críticas negativas e é considerado uma das piores obras do escultor.

"Trabalhador e mulher kolkhoz"

A autora do grupo escultórico é Vera Mukhina. Consiste em figuras femininas e masculinas capturadas em movimento e seguram um martelo e uma foice nas mãos estendidas. O monumento foi criado para a Exposição Internacional de Paris de 1937. Voltando de lá, ele está instalado em VDNKh. Não foi restaurado até 2003 e foi seriamente danificado devido à corrosão. Em 2009 foi reaberto. Altura - 24,5 metros, peso - 185 toneladas.

Monumento a Alexandre Pushkin

Inaugurado em 1880. Inicialmente, estava localizado na Praça Strastnaya, que mais tarde foi rebatizada de Pushkinskaya, mas do outro lado. Havia várias variantes do monumento. Paramos no projeto de A. Opekushin, embora o pedestal tenha sido emprestado do conceito de I. Schroeder. Pushkin pensa, aparentemente inventando um novo trabalho. Ele está vestido com uma capa de chuva e na mão, enrolada nas costas, segura um chapéu.

Portões triunfais

Em 1837, o primeiro arco de madeira foi construído na Praça Tverskaya Zastava. Sua criação foi programada para comemorar o aniversário da vitória sobre as tropas de Napoleão. Quando o território começou a ser reformado na década de 30 do século passado, o monumento foi desmontado. Foi restaurado em 1966, mas mudou-se para Kutuzovsky Prospekt. Desde então, os portões triunfais transformaram-se em betão armado, decorado com detalhes em granito e ferro fundido.

Monumento a Vladimir, o Grande

Construído na Praça Borovitskaya em 2016. Demorou muito para escolher um local de instalação. Procuramos agradar ao público e evitar problemas com a UNESCO, já que a organização proíbe a alteração da aparência de patrimônios culturais. S. Shcherbakov foi o responsável pelo projeto. Altura - 17,5 metros. O monumento foi consagrado pelo Patriarca Kirill. Vladimir segura uma cruz alta em uma das mãos e a coloca em uma espada em uma bainha para seu amigo.

Para os conquistadores do espaço

Um monumento dedicado às conquistas da indústria espacial soviética foi inaugurado na região de Ostankino em 1964. Uma estela de 107 metros com um foguete no final voa para o céu. Fabricado em titânio. O Beco dos Cosmonautas se estende do monumento a Ostankino Proezd. Monumentos em homenagem a representantes proeminentes da cosmonáutica russa, incluindo V. Tereshkova, P. Belyaev e A. Leonov, foram erguidos ao longo do caminho.

Monumento a Yuri Dolgoruky

Ano de instalação - 1954, localização - Praça Tverskaya. Grupo escultórico - S. Orlov, N. Shtamm, A. Antropov. Como não se sabe como era o príncipe, o monumento representa um poderoso herói montado em um cavalo. Ele aponta com a mão para o local onde a fortaleza deveria ser construída, embora não se saiba ao certo se foi construída sob ele. Stalin aceitou pessoalmente a versão do monumento e até fez algumas alterações.

Monumento ao Marechal Zhukov

Ele apareceu na Praça Manezhnaya em 1995. Autores - V. Klykov e Y. Grigoriev. Altura - 6 metros. O marechal é representado em um cavalo, como ele apareceu no primeiro desfile de Moscou. Sob os cascos de seu cavalo está um estandarte fascista. Era possível transmitir a aparência e a postura de Jukov com a maior precisão possível. Foi planejada a construção de um monumento na Praça Vermelha, mas a UNESCO não permite que sejam feitas alterações nos locais de patrimônio cultural.

O czar sino

Foi mencionado pela primeira vez em 1737. Localizado no território do Kremlin, na Praça Ivanovskaya. Nunca instalado em um templo. Foi lançado em uma cova especial não muito longe do local onde ainda está localizado. Os trabalhos de criação do sino foram acompanhados por várias emergências: desde a morte do responsável pelo lançamento ao fogo. A razão para o aparecimento de uma rachadura impressionante é a entrada de umidade no metal quente.

Tsar Cannon

Fundido em 1586 nas oficinas de armas do Kremlin. Originalmente estava no Execution Ground. Agora está incluído nos fundos do Museu de Artilharia dos séculos 16 a 19 e está instalado na Praça Ivanovskaya. Comprimento - 5,34 metros, peso - um pouco menos de 40 toneladas A arma nunca participou das hostilidades. Uma vez ela foi colocada em alerta quando o Khan da Crimeia liderou as tropas para a cidade. Os grãos que estão próximos são um suporte para a criação de uma imagem.

Local de execução

A primeira menção é 1549. Ele está localizado na Praça Vermelha e é um monumento da arquitetura medieval russa. Um círculo elevado com degraus destinava-se ao anúncio dos decretos reais. Também foi usado em eventos significativos para a cidade e durante as procissões religiosas. Na Rússia moderna, ele é decorado em algumas datas, por exemplo, no Dia da Vitória.

Monumento a Yuri Gagarin

Está localizado na praça com o mesmo nome desde 1980. Grupo de design - P. Bondarenko, A. Sudakov, J. Belopolsky, F. Gazhevsky. Altura - 10 metros. os autores queriam que o monumento fosse visível do anel viário de Moscou. Fabricado em titânio. Gagarin acabou por ser um pouco fantástico, como sua façanha. Uma cópia do navio Vostok está instalada na base da escultura. Foi nele que o famoso astronauta fez o primeiro voo ao espaço.

"Abram caminho para os patinhos!"

Está localizado no parque perto do Convento Novodevichy desde 1991. O escultor é S. Nancy. A composição escultural em bronze ilustra o trabalho de Robert McCloskey. O original foi inaugurado em Boston em 1941, e uma cópia foi doada por Barbara Bush a Raisa Gorbacheva.Após sua instalação, vários patinhos foram roubados por vândalos, e Nancy retomou seu trabalho, e em 2000 uma nova inauguração aconteceu.

"Crianças são vítimas de vícios adultos"

Inaugurado em 2001 na Praça Bolotnaya. A composição é composta por 15 figuras. As estátuas escuras em semicírculo são adultas, cada uma representando um dos 13 vícios. No centro, duas crianças brincam com uma bola, cujas figuras são revestidas de talha dourada. Segundo a ideia do autor M. Shemyakin, é assim que se retrata a influência negativa da geração mais velha sobre a mais jovem. Muitos discordam: o monumento parece ser dedicado aos vícios, não às crianças.

Monumento a Yuri Nikulin (na Avenida Tsvetnoy)

Instalado em Tsvetnoy Boulevard em 2000. A composição é composta por uma figura de um artista e um carro conversível. O escultor Rukavishnikov queria fazer o seguinte quadro: o jovem Nikulin acabava de sair de um carro estacionado e se dirigia ao circo. A estátua de Nikulin foi lançada na Rússia, e o carro - na Itália. A ideia inicial era colocar o monumento na via, mas a polícia de trânsito não deu sinal verde.

Monumento a Mikhail Kutuzov

O projeto do monumento ao comandante foi planejado para ser executado antes mesmo da revolução. A mudança de governo e a falta de financiamento impediram. A inauguração, no entanto, ocorreu em 1973, perto do museu do panorama da batalha de Borodino. Escultor - N. Tomsky, arquiteto - L. Golubovsky. O comandante está usando um uniforme cerimonial, ele está montado em um cavalo. Nas laterais do pedestal maciço, há altos-relevos de bronze. Cada uma das figuras se distingue por uma precisão particular nos detalhes.

"Adeus de um eslavo"

Instalado entre os trilhos e a construção da estação ferroviária Belorussky em 2014. Escultores - S. Shcherbakov e V. Molokostov. Duas figuras - um soldado e uma mulher que o acompanha - são um símbolo de lealdade mútua e dedicação ao dever. Está directamente associada à marcha com o mesmo nome e guarda alguma semelhança com a composição escultórica "Farewell". Após a inauguração, descobriu-se que o monumento foi decorado com dois fuzis alemães, que foram prontamente cortados.

Monumento a Cirilo e Metódio

Ele está localizado na passagem de Lubyansky desde 1992. O escultor - V. Klykov, o arquiteto - Y. Cirilo e Metódio estão segurando uma cruz, que é mais alta do que sua altura, um pergaminho e uma escrita. Apesar de o monumento ser dedicado à escrita eslava, cometeram-se vários erros nas inscrições, faltou uma letra do alfabeto, o título não foi utilizado. Isso não impediu que a composição se tornasse um culto. Um festival da cultura eslava é realizado perto do monumento.

Monumento a Alexandre Suvorov

Fica na praça de mesmo nome. A Escola Suvorov está localizada nas proximidades. Inaugurado em 1982. Escultor - O. Komov, arquiteto - V. Nesterov. A altura da escultura juntamente com o pedestal é de cerca de 4 metros. Suvorov está vestido com um uniforme, nas mãos ele tem um telescópio e uma ordem no peito. Os autores conseguiram obter uma semelhança com o retrato e dar aos traços do comandante o encanto que o caracterizava na realidade.

Monumento a Vladimir Vysotsky

Instalado na Strastnoy Boulevard em 1995. O autor do projeto é G. Raspopov. Vysotsky está com um violão atrás de si, braços estendidos e olha para o céu. Uma vez, Vladimir Semyonovich disse que nunca seria erguido no Portão Petrovsky. Aparentemente, refutando essa tese, escolheram um local para a escultura. Nos aniversários e mortes do cantor, fãs de sua obra se reúnem próximo ao monumento.

Monumento a Alexandre II, o Libertador

A inauguração ocorreu em 2005. Situa-se perto da Catedral de Cristo Salvador, voltada para a qual está virada. O local não foi escolhido por acaso: o imperador contribuiu para a construção do templo. Os criadores do monumento são A. Rukavishnikov, I. Voskresensky, S. Sharov. Alexandre II está vestindo um uniforme militar e atrás dele estão um par de leões e uma colunata. Ele é chamado de libertador por uma série de razões, incluindo a abolição da servidão.

Monumento a Vladimir Lenin

A composição escultural foi instalada na Praça Kaluzhskaya em 1985. Autores - G. Makarevich, L. Kerbel, B. Samsonov, V. Fedorov. O monumento mais alto e maciço a Lenin na capital. Sua altura é de 22 metros. Fundido em bronze em São Petersburgo. Na base do pedestal encontram-se numerosas figuras de soldados, marinheiros e operários. Entre eles, uma mulher se destaca contra o pano de fundo da bandeira - símbolo da revolução.

Monumento a Vladimir Mayakovsky

A instalação ocorreu em 1958 em uma praça com o nome do poeta. Escultor - A. Kibalnikov, arquiteto - D. Chechulin. O monumento foi colocado antes da guerra, mas o trabalho parou por um tempo. Bronze Maiakovski fica em um pedestal de granito com uma jaqueta aberta e parece estar lendo poesia. Desde a sua inauguração, o monumento atraiu a atenção dos amantes da poesia que aqui organizaram encontros.

Monumento a Fyodor Dostoevsky

Localizado na Biblioteca Estatal Russa desde 1997. Rukavishnikov. O monumento é feito de bronze e colocado sobre um pedestal de granito. Dostoiévski é retratado em uma posição desconfortável. Com isso, o autor do projeto queria expressar a incapacidade do escritor de encontrar um lugar para si mesmo entre o comum, seu desejo de ir mais fundo. Os nomes folclóricos da composição são “um monumento às hemorróidas” e “na consulta do proctologista”.

Monumento a Alexandre I

Ano de fundação - 2014. Localização - Alexander Garden. Autores - S. Shcherbakov e I. Voskresensky. O imperador era retratado em traje de gala, com uma capa lançada e uma espada nas mãos, e uma arma inimiga sob seus pés. Os baixos-relevos de bronze referem-se a marcos importantes do reinado de Alexandre I. Entre outras coisas, eles mostram os eventos de Borodino e outras batalhas da Guerra Patriótica de 1812.

Monumento a Bulat Okudzhava

Instalado em 2002 na Via Plotnikov, não muito longe do lugar onde o poeta viveu. O escultor é G. Frangulyan. Uma figura de bronze de 2,5 metros de altura está localizada em frente a um pequeno arco - parte da composição. Este arco personifica o pátio de Moscou do passado recente, a atmosfera perdida da cidade. Os críticos classificaram o monumento como insatisfatório devido à sua aparência e inconsistência com a imagem de Okudzhava.

Monumento a Alexandre Griboiedov

Inaugurado no 130º aniversário da morte do escritor em 1959. A. Manuilov e A. Zavarzin foram responsáveis ​​pelo projeto. O Boulevard Chistoprudny foi escolhido como local de instalação, já que Griboyedov morava não muito longe daqui, na rua Myasnitskaya. O monumento fica em um pedestal alto com uma tela entreaberta. Na parte inferior, os heróis da obra mais popular do escritor "Ai do Espírito" são retratados.

Monumento a Pyotr Tchaikovsky

O projeto foi confiado a Vera Mukhina, que já havia feito um busto do compositor. Ela queria retratar Tchaikovsky na íntegra e na regência. Mas essa opção exigia muito espaço e foi abandonada. O monumento concluído não poderia passar por todas as comissões por um longo tempo. Como resultado, a escultura do compositor na posição sentada apareceu em frente ao Conservatório Estadual de Moscou em 1954.

Monumento a Magomayev Muçulmano

Localizado em um parque com o nome do cantor. O local de instalação está localizado perto da embaixada do Azerbaijão e do apartamento onde Magomayev morava. Autor - A. A inauguração ocorreu em 2011. A viúva do artista insistiu que os autores retratassem Magomayev como jovem, porque foi assim que ele foi lembrado pelo público e ouvintes. A figura da cantora foi instalada em um pedestal. A altura total da composição é de 4,5 metros.

Monumento a Nikolai Gogol

Localizado na avenida com o mesmo nome. Inaugurado em 1952 no centésimo aniversário da morte do escritor. Neste local já existia outro monumento a Gogol, mas foi transferido para a casa-museu memorial. De acordo com uma versão, Stalin não gostou do antigo monumento e foi ele quem insistiu em substituí-lo. O líder não queria ver a figura "triste" quando ele estava dirigindo do Kremlin para sua dacha. Assim apareceu o "alegre" Gogol, do escultor N. Tomsky.

Monumento a Sergei Yesenin

Instalado na Tverskoy Boulevard em 1995. Bichukov. A figura de Yesenin é fundida em bronze e o pedestal com degraus é de pedra. O olhar que foi dado ao poeta é caracterizado pela frase “alma bem aberta”. Ele é retratado em uma posição relaxada com a camisa desabotoada. Pegasus está localizado nas proximidades - uma referência ao nome do café, onde os representantes da Idade da Prata costumavam se reunir.

Monumento a Taras Shevchenko

Fundado em 1964. O responsável pelo projeto foi Yu.Sinkevich, A. Fuzhenko, M. Gritsyuk. Por um tempo, ele deixou seu lugar habitual perto do hotel "Ucrânia", pois estava em restauração. Ele voltou em 2014. A estátua de bronze tem 5,6 metros de altura. Os escultores tentaram dar ao poeta um ar "alado". Para fazer isso, ele estava vestido com um sobretudo de casaco de leão e também instalado em um pedestal alongado incomum com um estrado.

Pin
Send
Share
Send