Como a maioria das regiões centrais da Rússia, Kaluga e seus arredores estão prontos para oferecer aos turistas uma ampla gama de atrações. Para as pessoas, mais ou menos dedicadas, esta região está associada principalmente à astronáutica. Além disso, existe um conjunto típico de museus: história e arte locais, bem como alguns museus únicos, incluindo privados.
As características naturais não deixarão os adeptos do ecoturismo indiferentes: são lagos, grutas, reservas, todo o tipo de parques. Os peregrinos não irão ignorar os edifícios religiosos locais: uma rica história se sobrepõe à beleza arquitetônica. A região de Kaluga está pronta para satisfazer os gostos de uma grande variedade de hóspedes, já que aqui existem muitos objetos interessantes.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
O que ver e para onde ir? Lista dos melhores objetos de turismo e recreação ativa!
Museu de História da Cosmonáutica com o nome de K.E. Tsiolkovsky
Localizado em Kaluga. Fundado em 1961. A primeira pedra foi colocada por Yuri Gagarin. A exposição fala sobre a história da cosmonáutica russa e o legado de Tsiolkovsky. A coleção é vasta e numerosa, inclui um modelo da estação orbital Mir, bem como o Vostok original. No museu são desenvolvidos trabalhos de investigação e realizados eventos relacionados com temas especializados.
Optina Hermitage
Mosteiro para homens. Localizado perto de Kozelsk. Ela existe desde o século XV. Nomeado após o fundador - um ladrão que se arrependeu e fez votos monásticos. Após a revolução, o território foi reconhecido como monumento histórico. Mais tarde, houve uma casa de repouso e uma unidade militar. Um dos primeiros objetos devolvidos à Igreja Ortodoxa Russa, isso aconteceu em 1987. Demorou apenas alguns anos para restaurar a aparência original do mosteiro.
Parque Nacional de Ugra
Situa-se no vale do rio do mesmo nome. Fundado em 1997. A área ultrapassa 98 mil hectares. Dividido em três áreas distintas e três clusters. É uma Reserva da Biosfera da UNESCO. É utilizado como destino turístico antes mesmo de obter o estatuto oficial, sendo as rotas aquáticas especialmente populares, visto que aqui, além do Ugra, o fluxo Zhizdra, Vysa e Oka. Parte do território está sob proteção do Estado.
Povoado do diabo
Localizado perto de Kozelsk. O trato é famoso por seu morro, no topo do qual existe um afloramento de arenito - uma característica incomum para este clima. Outra característica distintiva são as raras espécies de musgo e samambaia. As crenças populares estão associadas ao assentamento. Alguns atribuem as propriedades curativas da água coletada no "Poço do Diabo" localizado aqui - uma pedra em forma de tigela.
Complexo turístico "Ethnomir"
Localizada na Vila de Petrovo. Trabalha desde 2008. No território de 90 hectares, são coletados 52 pátios étnicos. Eles falam sobre a diversidade do nosso planeta. Diferentes culturas e nacionalidades coexistem lado a lado. Além da exposição e edifícios diretamente relacionados com o programa de excursões, existe um hotel, um restaurante que serve pratos das mais diversas cozinhas do mundo. Aulas master são realizadas. Há uma loja de presentes.
Reserva-museu "Fábrica de Linho"
Localizado no distrito de Dzerzhinsky. Aberto desde 1999. É uma filial do museu de história local. Um conjunto arquitetônico único senhorial foi formado aqui: duas fábricas estavam localizadas nas proximidades das casas do mestre. A exposição ocupa 14 salas. Em cada um, o cenário original foi recriado. A excursão atinge o vasto parque e a estação de barcos que ainda está em operação.
Lago Lompad
Localizado em Lyudinovo. Em muitos aspectos (pureza, profundidade, volume de água) é o principal na região. Este reservatório artificial foi formado no rio Nepolod. A área é de cerca de 8,7 km², a profundidade máxima é de 16 metros. Um ótimo lugar para pesca e lazer. Há um calçadão e praias. Há uma base de aluguel de barcos, piscinas são equipadas. As competições são realizadas aqui.
Parque das Aves "Sparrows"
Ele está localizado no distrito de Zhukovsky. Aberto desde 2005. Era originalmente uma coleção particular de pássaros. Quando os donos dos pássaros compraram as terras da antiga fazenda do estado, trouxeram os bichinhos para cá. O número de pássaros está aumentando constantemente. Agora, existem cerca de 300 espécies deles: papagaios, pavões, pelicanos, pombos, patos, guindastes e outros. Há uma fazenda de avestruzes nas proximidades, bem como um mini-zoológico, onde alguns dos animais podem ser apanhados e alimentados.
Cachoeira arco-íris
Localizado na fronteira das regiões de Moscou e Kaluga no rio Nara. Altura - 5 metros. Ele flui de uma fonte cárstica, não ampla. Nas proximidades existe uma cascata de nascentes, o que torna a cascata inusitada e complementa o conjunto aquático. As encostas íngremes das colinas locais são adequadas para o treinamento de montanhismo. Existem rotas de dificuldade variada, inclusive para turistas totalmente despreparados.
Mosteiro Pafnutyev-Borovsky
Macho. Localizado em Borovsk. Fundado em 1444. Os prédios originais de madeira foram substituídos por outros de pedra, e as paredes do mosteiro apareceram. Os santuários preservados são as relíquias de Paphnutius, que fundou o mosteiro. Após o retorno do ROC, a iconostase foi restaurada, duas igrejas foram reconstruídas e a borda foi construída em memória do fundador. Dos sinos originais do mosteiro, apenas um sobreviveu, e esse não é usado, mas está guardado no museu.
Art Park "Nikola-Lenivets"
Localizada junto à aldeia do mesmo nome. Inaugurado em 2010. Um festival de arquitetura é realizado regularmente, bem como uma Noite de Novas Mídias. O proprietário original e seu idealizador pararam de trabalhar no projeto, mas alguns dos empresários que trabalham aqui ficaram e esperam reviver o projeto em sua escala anterior. A infraestrutura turística (pousada, café, aluguel de transporte, etc.) é desenvolvida e moderna, mas parcialmente desativada.
Casa-museu com o nome de K. Fundado em 1936. Aqui o cientista viveu e trabalhou. Sua conexão com o lar se estendeu por quase 30 anos. As exposições foram inicialmente de natureza metódica. Depois da guerra, foram feitas reformas e o foco no tema da exposição mudou. O museu passou a expor os pertences pessoais de Tsiolkovsky, bem como tudo o que estava associado aos seus projetos, ainda que implementado após a morte do pesquisador.Casa-Museu de Paustovsky em Tarusa
Inaugurado em 2012. O único museu do país dedicado a Paustovsky. Dez anos de vida foram associados à casa do escritor. Foi sepultado nas proximidades, o que ele próprio desejou e indicou no seu testamento. No interior, o ambiente dos anos 60 do século passado foi preservado. A exposição inclui os pertences pessoais do escritor, bem como tudo o que foi memorável e importante para ele que foi recolhido. Você pode visitar o jardim e o gazebo sem reservar um passeio.
Casa-Museu de Tsvetaevs em Tarusa
Inaugurado em 1992. O museu é dedicado não apenas à própria Tsvetaeva, mas a toda sua família, porque eles também contribuíram para a cultura russa. Colecionei coisas do apartamento de Moscou onde a poetisa nasceu, diários, primeiras edições, lembranças, etc. A exposição está dividida em setores distintos: por períodos ou por atividade (o que for mais importante). Um monumento a Tsvetaeva foi inaugurado nas proximidades em 2006.
Museu Regional de Conhecimento Local de Kaluga
Fundado em 1897. As primeiras exposições relacionadas com achados arqueológicos: partes de pratos, moedas antigas, amuletos, etc. A arrecadação foi sendo reposta gradativamente, e hoje está em cerca de 100 mil cotas do fundo principal. Existem exposições permanentes: "Filatelia", "Árvore", "Armas", "Etnomologia" e assim por diante. Existe um rico arquivo com livros e documentos raros.
Museu de Arte Regional de Kaluga
Fundado em 1917. As primeiras exposições foram objetos de arte da coleção do médico local Vasiliev. Eles começaram a reabastecer ativamente a exposição graças aos nacionalizados de propriedades ricas.Em 1969, o museu adquiriu um novo edifício - a antiga casa da rica família Bilibin-Chistokletov. As exposições mais valiosas são os ícones. Além disso, a exposição inclui gráficos e pinturas dos séculos XVI a XIX.
Kaluga Regional Drama Theatre
Fundado em 1777. É um dos mais antigos da Rússia. Ele passou por uma mudança de registro, um grande incêndio e muitas convulsões internas. A atuação no palco do teatro de Maria Savina é considerada significativa. Na moderna trupe de teatro estão os artistas homenageados e populares do país. No repertório, performances clássicas lado a lado com inovações, musicais e outras experiências.
Ponte de pedra em Kaluga
O viaduto mais antigo do país. O edifício remonta a 1785. Passa pelo desfiladeiro Berezuisky. Comprimento - 160 metros, largura - 14 metros. É composto por quinze arcos de pedra, três dos quais têm dois andares no meio. A ravina foi reforçada para evitar deslizamentos de terra e colapso estrutural. As reparações são feitas quase que continuamente, mas procuram torná-las o mais discretas possível, uma vez que não fecham a ponte para caminhar.
Igreja de Cosmas e Damião
Localizado em Kaluga. Foi construído por volta do século XVIII. A arquitetura difere dos cânones aceitos da região. A igreja é alta e leve, é composta por quatro semicírculos interligados. Possui cinco cúpulas. A torre do sino está separada. O ícone mais famoso do templo é a Paixão. Os santos que deram o nome à igreja são considerados patronos dos estudos.
Catedral da Trindade em Kaluga
Construída na virada dos séculos XVIII para XIX. A planta da catedral repete o esquema da cruz latina, e sua arquitetura pertence ao classicismo. Se o desenho exterior não mudou e foi restaurado de acordo com os materiais disponíveis sobre o original, então a decoração interior depois da pintura moderna tornou-se mais escura e rica em termos de elementos de decoração de igreja. A iconostase dourada em várias camadas apareceu na catedral em 2001.
Catedral de Pedro e Paulo em Tarusa
Fica a cinquenta metros da margem do Oka. Fundado em 1785. Substituída a antiga igreja de madeira localizada neste local. Após a revolução, a casa dos pioneiros foi localizada aqui. A iconostase original foi substituída quase imediatamente por razões desconhecidas. Posteriormente, dois limites apareceram na catedral. A transferência da ROC após o colapso da União se arrastou: a catedral foi reaberta apenas em 1998.
Kaluga Zaseki
Uma reserva natural de importância nacional está localizada no sudeste da região. Fundado em 1992. A área ultrapassa 18,5 mil hectares. Está dividido em duas zonas: norte e sul. Este último é quase duas vezes maior. Existem 20 rios e grandes riachos no território. A fauna é amplamente representada, apenas os mamíferos têm mais de 50 espécies. A diversidade de borboletas é especialmente notada - 450 espécies.
Cavernas de Koltsovsky
Eles estão localizados ao lado da aldeia de mesmo nome. Essas catacumbas foram estudadas cuidadosamente e também foram usadas para extrair materiais úteis que foram usados para a construção. Fãs de misticismo e lendas associam as cavernas ao conde Vorontsov, que, segundo a lenda, estava envolvido em atividades místicas. Um dos corredores das cavernas é chamado de "Khata Khan". Suas paredes retratam o trabalho de pedreiros.
Mosteiro Chernoostrovsky
Fêmea. Localizado na cidade de Maloyaroslavets. Foi fundado por volta do século XIV, mas os historiadores não têm dados exatos. Fica na margem alta do rio Luzha. O mosteiro entrou em ruínas, mesmo fechado por falta de financiamento. No século XIX, recuperou seu status, graças aos patronos da esfera mercantil. As obras de restauração começaram em 1991 e duraram até o final dos anos 2000. Agora existe um abrigo para meninas no mosteiro.
Ermida da Assunção de Tikhonov
Mosteiro para homens. Fundado em 1485. Localizado no parque nacional. Há uma versão que foi construída no local do famoso "pé no Ugra". Após a revolução, o prédio foi entregue a uma unidade militar. Em 1991, foi devolvido à Igreja Ortodoxa Russa junto com as terras vizinhas. Em 2017, o primeiro monumento do país a Ivan III foi inaugurado nas proximidades. O mosteiro tem uma escola dominical e uma pequena editora.
Mosteiro Shamordinsky
Fêmea. Localizada junto à aldeia do mesmo nome. Optina Pustyn está localizada a apenas 12 km de distância. O alvorecer do mosteiro caiu no início do século passado, mas durou pouco. O avivamento começou em 1990. O primeiro a iluminar o templo em homenagem ao ícone "Acalme minhas dores". Além dele, existe outro templo, uma catedral, um refeitório, um hospital e anexos no território.
Spas-on-Ugra
Convento. Foi mencionado pela primeira vez em crônicas em 1511. Foi abolido 250 anos depois e restaurado em 2007. Os dois templos do mosteiro têm arquiteturas diferentes entre si. Preobrazhensky é um exemplo do estilo de barraca. Além disso, a igreja sobreviveu, o resto dos edifícios eram de madeira, por isso já se perderam. A reconstrução envolveu inclusive as abóbadas dos templos e os telhados, danificados pelo tempo.
Museu "Zaitseva Gora"
Localizada na Aldeia do mesmo nome. Fundado em 1972. Tem um enfoque histórico-militar. Em 2014, a exposição foi modificada significativamente. É dedicado às façanhas dos heróis da Segunda Guerra Mundial. Cada mini-exposição fala sobre uma batalha específica, resistência, organização de uma ofensiva ou a vida de áreas durante a ocupação. Armas autênticas são instaladas nas proximidades. Há um hotel próximo.
Museu Privado de Sergei Zharov
Localizado na casa do fundador em Tarusa. Aberto todos os dias, visitas guiadas para grupos. A coleção consiste em itens raros do passado e artesanato do próprio proprietário. Na casa você pode encontrar mais de uma centena de ferros antigos e estrangeiros. Há também lâmpadas de querosene, máquinas de costura, fotos raras. No pátio e no jardim há uma exposição separada de esculturas e muito mais.
Museu das Forças de Mísseis Estratégicos em Balabanovo
Trabalha desde 2004. Uma coleção de um museu semelhante foi trazida de Vlasikha. A exposição inclui, entre outras coisas, 20 mísseis balísticos reais, há cerca de dez anos escondidos sob o título "segredo". Eles estão alojados em um hangar alto no centro de treinamento da academia militar. Junto ao edifício encontra-se o original, mas desactivado "Topol". A visita é possível em grupos com hora marcada.