25 monumentos principais de Ulan-Ude

Pin
Send
Share
Send

Ulan-Ude é a capital da Buriácia. A cidade está localizada no leste da Sibéria, 75 km ao sudeste dela é o lago Baikal. Apesar da idade relativamente jovem da cidade - 352 anos, sua história é rica em eventos. Anteriormente, a cidade era chamada de Verkhneudinsky, sua construção foi iniciada em 1666.

O local para a construção da cidade não foi escolhido por acaso, está localizado em uma colina alta, no cruzamento das rotas comerciais com a China, Mongólia e cidades do leste da Sibéria. Ulan-Ude é uma cidade cuja aparência demonstra claramente a mistura de culturas de diferentes povos. As igrejas ortodoxas são adjacentes aos datsans budistas. A cidade é interessante por seus muitos pontos turísticos e monumentos históricos, parques e praças.

Monumentos históricos e modernos de Ulan-Ude

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

"Mãe da Buriácia"

Uma escultura de uma mulher em um traje nacional com um tradicional Buryat Khadak nas mãos - um símbolo de gentileza e hospitalidade. As pessoas chamam de "Buriácia hospitaleira". Escultor Erdene Tsydenov. A altura total, junto com o pedestal, chega a 16 metros. Foi instalado em 2002 no centro da cidade, mas em 2008 foi transferido para a ponte Selenginsky. Agora ela está a caminho do aeroporto para o centro da cidade e encontra os residentes e hóspedes de Ulan-Ude.

Monumento a V.I.Lenin

Erguido em 1971, no ano do centenário de V. Lenin. Os autores são escultores - Georgy e Yuri Neroda. O monumento está localizado na praça principal da cidade - a Praça Soviética. Este monumento é de particular interesse para os visitantes da capital. É um pedestal sobre o qual se ergue uma estátua da cabeça do líder, com mais de 7 metros de altura, juntamente com um pedestal de 14 metros. As dimensões da estátua da cabeça do líder são impressionantes e não superadas em nenhuma cidade do mundo.

"Pares que foram para a batalha"

Monumento aos soldados - conterrâneos, residentes da Buriácia, que morreram nas guerras do nosso tempo. Inaugurado em 1998. O autor é B. B. Badmatsyrenov. O número de soldados mortos em pontos críticos na Chechênia, Afeganistão e outros chega a mais de 200 residentes. A aparência do monumento é uma flor entreaberta, um lótus negro, que simboliza o fim prematuro da vida apenas iniciada dos soldados mortos.

"Juventude da Buriácia"

É a escultura de um cavalo e cavaleiro, um belo jovem. O jovem segura um arco em uma mão e um falcão abrindo suas asas na outra. O escultor é A. Mironov. O monumento é feito de granito cinza, sua altura é de 5 metros. O monumento foi inaugurado em 2011, no ano da comemoração do 350º aniversário da entrada da Buriácia no Império Russo. A escultura incorpora coragem, força, o sopro da juventude, a sede de atividade e a falta de vontade de ficar em um lugar.

Monumento a A.P. Chekhov

O grande escritor visitou Verkhneudinsk, hoje Ulan-Ude, em 1890, a caminho de Sakhalin. A casa no centro da cidade onde ele ficou não sobreviveu. A. Chekhov chamou Verkhneudinsk de “uma bela cidadezinha”. O monumento a Chekhov foi construído em tempo recorde, demorou um mês a funcionar. É feito de bronze. Inaugurado em 2013. Escrito por Zandan Dugarov.

Monumento a A.S. Pushkin

Inaugurado em 1957. É uma escultura de jardim paisagístico, a estátua de um poeta em pé, cruzando os braços pensativamente sobre o peito. Localizado no parque Pushkin. É o centro de leituras Pushkin e vários eventos culturais. O autor da escultura é Apollo Manuilov. Desde o final dos anos 50, uma escultura típica do grande poeta criada por ele adornou vários parques e praças da URSS

"Águia dourada"

Uma composição escultórica, cuja inauguração ocorreu em novembro de 2011. O criador foi um famoso escultor, autor de vários monumentos da Buriácia - A. Hoje, a águia-real é uma ave rara, listada no Livro Vermelho. A escultura da águia dourada, abrindo as asas, tem uma altura de 6 metros, juntamente com a estela - 18 metros. A envergadura da águia é de 13 metros. O monumento é feito de bronze e pesa 6 toneladas. Esta escultura incorpora poder, coragem e longevidade.

Monumento a Geser

Localizada no centro da cidade, na Avenida Vitória. O monumento foi erguido em homenagem ao herói épico Geser. Segundo a lenda, ele era um guerreiro e feiticeiro, um xamã que protegia o povo dos inimigos. A inauguração da escultura criada por A. Mironov ocorreu em 2006. A composição escultórica do cavaleiro Geser, segurando uma lança na mão, personifica o poder, a força e a coragem inerentes ao herói épico.

Victory Memorial

Ele está localizado em um parque pitoresco na Avenida Pobedy, no centro de Ulan-Ude. Um memorial com uma chama eterna é dedicado à memória dos moradores da Buriácia que morreram na Grande Guerra Patriótica. A inauguração do monumento ocorreu em 1968. O mundialmente famoso tanque T-34 está localizado em um pedestal de concreto. À direita e à esquerda estão os baixos-relevos - imagens de soldados e trabalhadores da frente doméstica.

"Mergen - tiro com arco"

É uma escultura de um jovem bonito e forte com um arco nas mãos, localizado em um pedestal alto. Esta é a escultura do autor criada por A.M. Mironov. Ele está localizado em um pequeno parque na parada de ônibus Sayany. O próprio nome Mergen significa na tradução do Buryat "atirador certeiro".

"Três elementos"

O monumento foi inaugurado em setembro de 2009, no dia em que a Buriácia completou 85 anos. Ele está localizado no cruzamento da Rua Tereshkova com a Rua Boevoy. Autor - A. Representa três figuras equestres, correndo em direções diferentes. Os cavalos empinaram, demonstrando sua desobediência. Três cavalos são símbolos dos três elementos - terra, fogo e água.

Monumento a A. Tsydenzhapov

Instalado em 2016. Ele está localizado no parque, ao lado do monumento aos pares que foram para a batalha. O monumento imortalizou a memória do marinheiro, herói da Rússia, Adlar Tsydenzhapov, natural da Buriácia, com apenas 19 anos. Em 2010, à custa de sua vida, ele apagou um incêndio na casa de máquinas do contratorpedeiro Bystry e salvou a tripulação de uma possível morte.

"Vara do deus do comércio Mercúrio e cornucópia"

A inauguração ocorreu em 2004, localizada na Rua Lenin. A escultura retrata o brasão da cidade. Duas cobras, feitas de bronze, se enroscam em uma haste de mármore, que parece uma coluna. Na parte inferior da coluna está uma cornucópia de bronze coroada com uma bola. Residentes e visitantes da cidade jogam moedas nele para visitar este lugar novamente.

"Beleza Angara"

Um belíssimo monumento localizado próximo ao Teatro de Ópera e Ballet. G. Ts. Tsydynzhapova. Instalado em 2002. Os criadores são A. Mironov e D. Ulanov. A escultura é dedicada ao ballet nacional Buryat "A Beleza de Angara". Por muito tempo, as peças principais foram executadas por grandes mestres da arte do balé - as esposas Larisa Sakhyanova e Peter Abasheev. São as suas imagens que se imortalizam neste monumento nas imagens de dois grandes rios - o Angara e o Yenisei.

"Comerciante de Verkhneudinsk Yevsey Lukich"

Inaugurado em 2014. Localizada na rua. É a escultura de um comerciante, com uma das mãos famosa por enrolar o bigode, na outra ele segura um baú com suas economias. O monumento foi erguido com a ajuda financeira da sucursal Buryat do Sberbank. A instalação da escultura decorreu de acordo com o resultado do concurso, onde foi selecionado o melhor esboço. O autor é o escultor Y. Erdineev.

"Student Spring"

Instalado no parque em 2012, ano dos 50 anos da universidade. Esta bela e graciosa escultura de um jovem e uma garota - um estudante e um estudante, de mãos dadas, adorna a praça ao lado da East Siberian University of Technology. O autor da composição é o famoso escultor A. Mironov.

Monumento ao Aluno

Inaugurado em 2012. Instalado na praça em frente à Academia Agrícola Buryat. O criador da escultura de um jovem estudante sentado num banco - A. O olhar do jovem dirige-se pensativamente para a distância, ao lado dele está um livro. A escultura é feita de bronze. Há um cachorro de bronze no banco.

"Aos lutadores que se apaixonaram pelo comunismo em 1918-1920"

Localizado na pl. Soviéticos, construído em 1926-28 em vez do monumento de 1923 aos Lutadores pela Liberdade.É uma majestosa estela de granito vermelho em forma de pilar quadrangular, sobre a qual se encontram as imagens de uma foice, um martelo e uma estrela. O criador do monumento é o arquiteto A. Krotov.

Cruz memorial no local da fundação da cidade

O nome do monumento fala por si. A cruz foi erguida em homenagem a um evento significativo no local da fundação da cidade pelos cossacos russos. O monumento foi inaugurado em 1991. A cruz está situada sobre um pedestal de granito e também em granito. Está localizada na margem direita elevada do rio Uda, na confluência dos dois principais rios da cidade - Uda e Selenga.

"Para aqueles que morreram de ferimentos em hospitais em Ulan-Ude durante a Segunda Guerra Mundial"

O monumento está localizado na rua Babushkina, na vala comum de soldados que morreram de ferimentos graves em hospitais durante a guerra de 1941-45. Inaugurado em 1975. Na parede de pedra do memorial, os soldados mortos e os heróis da União Soviética, enterrados em uma vala comum, são listados por nome. O criador do memorial foi o arquiteto D. Zh. Idymov. Quatro peônias, feitas de pedra, simbolizam os quatro anos de guerra.

"Duas gaivotas - andorinhas"

A escultura está localizada no centro de Ulan-Ude, na rua. Lenin, entre as pessoas esta rua se chamava Buryat Arbat. Autor da composição escultórica - A. Representa as figuras de bronze de duas gaivotas, colocadas sobre um pedestal. As figuras emparelhadas de pássaros são um símbolo de amor, família. Além disso, esta escultura é interpretada como uma alegoria representando os dois principais rios em que a cidade se encontra - Udu e Selenga.

Locomotiva a vapor L-2182

Esta é uma locomotiva de carga da série "L", a chamada "Lebedyanka". Designer - L. Lebedyansky. Essas locomotivas se distinguiam por sua alta potência e durabilidade. A locomotiva a vapor foi construída em 1953 no Kolomensky Zavod. Em 1962, foi baixado para a reserva e ficou parado no estacionamento, como muitas locomotivas a vapor do mesmo modelo. Em 1995, foi reconstruído para transportar trens turísticos internacionais ao longo da Ferrovia Transiberiana. Em 2009, foi erguido como um monumento na Revolution Street em 1905 no parque perto do edifício das Ferrovias de toda a Rússia.

"Reis do xadrez"

Uma escultura de dois reis jogando xadrez apareceu na rua. Komsomolskaya perto do clube de xadrez da cidade em 2010. Fabricado em bronze. O nome oficial é "Batalha dos Reis". Não muito longe dos "Reis do Xadrez" há outra composição, muito menor em tamanho - o gato e o rato também jogam xadrez.

Monumento a um aposentado

Esta é a escultura do autor de A. Mironov. Um homem idoso de bronze com um chapéu está sentado em um banco. Instalado em 2007 no parque denominado "Gostiny Ryad". Anteriormente, este quadrado era chamado de "Xadrez". O nome não foi acidental, já que os aposentados, que se sentavam em bancos, ali se reuniam e jogavam xadrez e damas.

Arco do Triunfo "Porta do Czar"

Localizada na rua. O arco foi erguido em homenagem ao evento significativo de 1891, a visita a Verkhneudinsk do Tsarevich Nikolai Alexandrovich durante sua viagem à Sibéria Oriental. Em 1936, durante a era soviética, o portão foi demolido e em 2006 o monumento foi restaurado no mesmo local. O arco é uma estrutura sobre um pedestal de pedra com um brasão ao centro.

Pin
Send
Share
Send