A região de Magadan, como uma região com um clima severo, demorou mais para se desenvolver do que a maioria dos territórios da Rússia. Desenvolveu sua própria ordem e os turistas têm suas primeiras associações com a área - acampamentos, clima frio e natureza incomum. Em Magadan e outros assentamentos, existem muitos monumentos às vítimas da repressão política. Uma placa memorial foi erguida no local do antigo acampamento de Serpantinka e há um museu temático na vila de Yagodnoye.
O componente cultural também está amplamente representado: um teatro de fantoches, uma galeria, um museu de história natural e assim por diante. Mas o principal da região são os objetos naturais de tirar o fôlego. Lago Jack London, reservas naturais, fontes minerais, o rio Kolyma - esta não é uma lista completa das belezas locais.
Os lugares mais interessantes e bonitos da região
O que ver e para onde ir? Lista dos melhores objetos de turismo e recreação ativa!
Jack Londres Lago
Localizado na região de Yagodinsky entre as montanhas. A área é quase um mil e meio de hectares. A maior profundidade é de 50 m. Faz parte do parque natural com o mesmo nome. Existem 4 ilhas, a menor delas convencionalmente divide o lago em duas partes. Há controvérsia sobre a origem do nome. As mais populares são duas versões: Londres - o escritor favorito de muitos geólogos, seu livro "Martin Eden" foi encontrado nas proximidades.
Rodovia Kolyma
A estrada conecta Yakutsk e Magadan. O comprimento é superior a 2 mil km. Desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento do Extremo Oriente do país. Existem dois ramos, eles também são rotas alternativas. Eles começaram a traçar a rota na primeira metade do século passado. Agora a rede está sendo modificada e reparada. Foi mencionado várias vezes em obras de arte. Às vezes referido como trato Kolyma.
Máscara da tristeza
Memorial, criado por Ernst Neizvestny, em memória das vítimas da repressão política. Inaugurado em 1996 e deveria fazer parte do "Triângulo da Tristeza". O monumento foi instalado em Yekaterinburg, mas não em Vorkuta, então o projeto não está concluído. A máscara de Magadan tem 15 m de altura e o local para ela não foi escolhido por acaso, havia um ponto de transferência neste morro, onde os prisioneiros eram redistribuídos para serem enviados a diferentes campos.
Reserva de Magadan
Fundado em 1982. Ocupa mais de 880 mil hectares, a maior parte deles no sul da região. A reserva consiste em 4 seções, significativamente distantes umas das outras. Por cobrir diferentes zonas naturais e relevos, espécies mais raras podem ser preservadas. Além da proteção, são realizadas atividades relacionadas à educação ambiental, existe um departamento científico. Existem dois cordões em funcionamento: "Moldot" e "Kheta".
Ilhas Yamskie
Arquipélago na Baía de Shelikhov. São principalmente penhascos íngremes situados em pequenas praias de seixos. Tem pouca vegetação, é subdimensionado. As águas ao redor são ricas em fitoplâncton. O arquipélago hospeda uma das maiores colônias de pássaros do Pacífico Norte. Aqui você pode observar focas e cetáceos. Todas as 6 ilhas fazem parte da Reserva Natural de Magadan.
Nagaev Bay
Uma das ancoragens mais convenientes para navios no Mar de Okhotsk. A costa leste é a cidade de Magadan, a norte é um grande porto comercial. Aqui, por muito tempo, as tempestades foram esperadas e reabastecidas. Na época de Stalin, havia um posto de espera para prisioneiros na baía. Em grande parte graças ao seu trabalho, a cidade foi construída. Existem problemas ambientais devido à entrada de petróleo e derivados na água.
Motykley Springs
Foi declarado monumento natural em 1975. O povoado mais próximo é Balaganoe. As fontes são divididas em três grupos. Pravo-Ulukanskaya com 25 saídas de águas minerais resfriadas e parcialmente diluídas pelas águas subterrâneas, Levo-Ulukanskaya com 6 saídas de águas minerais com temperaturas elevadas e Sredne-Ulukanskaya menos estudada, sua mineralização é maior que a das nascentes vizinhas.
Escultura de um mamute em Magadan
Instalado em 2013 nas margens da Baía de Nagaevo. O mamute é feito de metal e em sua "pele" são visíveis parafusos protuberantes, engrenagens, porcas e outras coisinhas de trabalho. Ao projetar o escultor com base nas dimensões de um mamute real, de modo que o monumento é visível de diferentes pontos. Inicialmente, eles queriam fazer levando em consideração o barulho das peças do vento, mas os moradores pediram para retirar esse recurso do projeto.
Catedral da Santíssima Trindade
Construído em Magadan entre 2001 e 2008. É a catedral e a segunda maior do Extremo Oriente russo. O estilo arquitetônico é pseudo-russo. O edifício é maciço e assemelha-se a um pedestal com uma ampla escadaria que conduz à entrada. Existem cerca de cem salas dentro da catedral, incluindo um refeitório, uma escola paroquial e escritórios. Os dois ícones principais da iconostase foram pintados no Trinity-Sergeev Lavra.
Museu Regional de Lore Local
Foi fundada em 1934 em Magadan a partir de uma exposição realizada na cidade em conjunto com o congresso de agricultores coletivos. Os materiais do museu falam sobre diferentes períodos. Por exemplo, sobre o longo passado da região, que foi habitada por Evens e Yakuts, bem como sobre os tempos de repressões stalinistas. Entre as exposições, há coleções arqueológicas, achados de expedições, utensílios domésticos, armas, parafernália e muito mais.
Magadan Music and Drama Theatre
Começou a sua existência em 1933 como um pequeno grupo de teatro. Nesse período, não só trabalhavam aqui artistas contratados, mas também presos. Em 1941, tornou-se oficialmente conhecido como Teatro Musical e Drama. Em 1996, recebeu seu nome e status atuais. O prédio onde as performances são encenadas pertence ao estilo do Império Estalinista. Existem quatro estátuas no pórtico - pessoas de diferentes profissões.
Praça da Vitória
Ele apareceu em Magadan em sua forma atual em 2010 em homenagem ao 65º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Não apenas uma área de passeio, mas também uma parte importante da história da cidade. Passeios turísticos: Stella com os nomes dos heróis da URSS e da Rússia - imigrantes da região, "Livro da Memória" - uma estrutura de concreto, em cujas folhas estão escritos os nomes dos soldados que não voltaram da guerra, "Memória Knot "- um monumento aos heróis da retaguarda e da frente, inaugurado em 1991.
Magadan Regional Puppet Theatre
Em funcionamento desde 1979, a sua inauguração foi programada para coincidir com o ano da criança abraçada no mundo. Durante 8 anos, as apresentações foram realizadas em um pequeno prédio, alugando instalações no parque da cidade. Em sua 15ª temporada, o teatro ganhou uma nova casa, construída especialmente para a trupe, atendendo a todas as necessidades do coletivo. Existem funcionários que trabalham aqui desde o início. O repertório inclui mais de 30 apresentações.
Usina hidrelétrica Kolyma
Construída no rio do mesmo nome. O trabalho vem acontecendo desde 1970, e as unidades foram totalmente comissionadas em 1994. Fornece eletricidade à região em 95%. O comprimento da barragem é de 683 m, sua altura é de 135 m. O vertedouro é de superfície, não há eclusa. A área do reservatório formado é de mais de 45 mil hectares. Quando foi criado, foi necessário inundar os campos e mover cerca de cinquenta edifícios.
Museu "Memória de Kolyma"
Está localizado na aldeia de Yagodnoye desde 1994. Foi fundado por iniciativa de um residente local e posteriormente adquiriu o estatuto público. A coleção consiste em milhares de exposições relacionadas com as repressões e acampamentos da região de Magadan. À disposição do museu estavam os arquivos originais (pastas com materiais), documentos e pertences pessoais dos presos. O museu possui um extenso arquivo de fotos e uma biblioteca da história do Gulag.
Rio Kolyma
Ele flui não apenas em Magadan, mas também na região de Yakutsk. O nome das línguas fino-úgricas é traduzido como "morte". O comprimento total é de 2129 km. A fonte é a confluência dos rios Kulu e Ayan-Yuryakh e desagua no Mar da Sibéria Oriental. Possui muitos afluentes. Congela no meio do outono, há um período de deriva do gelo, finalmente se liberta do gelo perto do verão. Ao mesmo tempo, a temperatura da água permanece fria.
Reservar "Odyan"
Tem um estatuto regional desde 1993. Ele está localizado no distrito de Olsky em uma área de mais de 72 mil hectares. Em primeiro lugar, está empenhada na restauração de populações de espécies caçadoras de animais e pássaros. O tipo de estudo prioritário é o urso pardo. Os funcionários passam muito tempo coletando dados e educação ambiental. O mais protegido é a parte oriental da Península de Koni. Adjacente à Reserva Natural Magadan.
Apartamento-museu de V.A.Kozin
Localizada no apartamento onde morava a cantora. Em 1995, após sua morte, recebeu o status atual e foi transformado de uma sala de música em um museu. O artista era popular na década de 30-50. A exposição inclui não apenas os pertences pessoais de Kozin (cartas, discos, livros), mas também obras de arte mantidas em sua casa. Os móveis dos quartos foram mantidos intactos. As atividades editoriais são realizadas no museu.
"Serpentinka"
Monumento às vítimas do Gulag no local da antiga prisão de trânsito. Foi instalado em 1991 no local onde antigamente ficava um dos acampamentos do GULAG. Aqui foram cumpridas as sentenças de tribunais triplos. O campo foi destruído logo após a morte de Stalin. O monumento é uma pedra figurada envolvida por arame farpado, com uma placa preta na base. É dedicado a todos aqueles que sofreram injustamente com o regime stalinista.
Monumento a Vladimir Vysotsky
Inaugurado em 2014 no deck de observação em Magadan. A razão é 75 anos desde que Magadan se tornou uma cidade. Vysotsky visitou a cidade uma vez em 1968. O resultado de uma viagem de um dia para um amigo são duas canções que contam sobre suas impressões sobre as peculiaridades da cidade. O monumento é a escultura de um cantor com uma jaqueta jogada por cima do ombro em uma das mãos e um violão baixado ao solo na outra.
Museu de História Natural
O primeiro perfil do Museu Magadan, fundado em 1977, é geológico e mineralógico. Em 2002, o acervo foi reabastecido com novos grupos de exposições, incluindo acervos etnográficos e arqueológicos, por isso decidiu-se renomear o museu. Até agora, não é independente e pertence ao instituto de pesquisa. Vários programas educacionais foram desenvolvidos para atrair estudantes para as ciências.
Local de pouso da primeira expedição geológica Kolyma
Uma estela foi instalada nas margens do Mar de Okhotsk em 1978. Aqui desembarcou a expedição de Bilibin, que foi o primeiro a vir estudar e desenvolver essas terras em 1928. O sinal do memorial é uma placa azul vertical com um mapa de metal da região e um sinal geológico nele, e um asterisco marca onde exatamente o caminho dos pioneiros começou. Há uma pequena capela próxima.
Galeria de arte contemporânea
Inaugurado em 2003 no centro histórico de Magadan. As salas de exposição estão localizadas no segundo andar do complexo Metallist. Aqui você não pode apenas ver pinturas, esculturas e outras obras de arte moderna, mas também comprar algumas delas. Na maioria das vezes, os mestres locais são exibidos na galeria, as exposições se substituem, está sempre lotado aqui.
Ilha Talan
Localizada no norte do mar de Okhotsk. A área é de cerca de 250 hectares. Não há população permanente. Sua principal atração é sua vasta colônia de pássaros. As águas costeiras são ricas em peixes e zooplâncton, que alimentam 1,8 milhão de aves. A vegetação da ilha é específica, uma vez que as espécies da flora tiveram que se adaptar a uma série de condições. Tem o estatuto de monumento natural.
Meu "Dneprovsky"
No passado, o estanho era extraído aqui. Mothballed em 1944 após vários anos de trabalho. Reabriu em 1949, com a fundação de um campo, por isso os presos trabalharam aqui. Em 1955 foi totalmente liquidado. Agora, no local de "Dneprovskoe", há vestígios de edifícios, ruínas, torres de acampamento tortas. Na entrada da própria mina - uma lente de gelo, bloqueando ainda mais a estrada.