A principal riqueza do Território Primorsky é sua natureza incrível. Florestas virgens, colinas pitorescas, a costa do Mar do Japão, a centenária taiga Ussuri, as majestosas encostas do Sikhote-Alin. No território da região existem 6 reservas e 3 parques nacionais com flora e fauna únicas. Existe até uma reserva marinha, suas águas e zonas costeiras são habitadas por mais de 5.000 espécies de flora e fauna.
Além de atrativos naturais, o Território de Primorsky também é rico em monumentos históricos. A maioria deles está associada ao glorioso passado militar da região. Esta é a lendária fortaleza de Vladivostok e os restos da bateria Voroshilov em uma das ilhas, um submarino-museu, um navio-patrulha pré-revolucionário e muitos outros.
Os lugares mais interessantes e bonitos do Território de Primorsky
O que ver e para onde ir? Os melhores objetos de turismo e recreação ativa!
Pontes estaiadas de Vladivostok
Duas pontes estaiadas em Vladivostok, construídas em 2012, estão entre as cinco maiores pontes deste projeto no mundo. O vão da Ponte Russa é de mais de 1 km, o comprimento total do leito da estrada é de 3 km. O comprimento da Golden Bridge é de 1.388 metros, ela serve como um elo de ligação entre as duas margens da baía central do Corno de Ouro. A partir daqui Vladivostok começou a crescer, existem portos marítimos, muitos navios, um aterro magnífico.
Reserva Ussuriysky
O território da área protegida está localizado nas regiões de Ussuriysky e Shkotovsky. Seu principal patrimônio são as grandes florestas virgens com valiosas coníferas preservadas nesta área. As florestas cobrem 99% da reserva. A fauna é representada aqui por veados, ursos de peito branco, javalis, texugos, bem como pelo “Livro Vermelho” leopardo da Sibéria Oriental, cegonha preta, tigre de Amur, salamandra Ussuri.
Reservar Kedrovaya Pad
Um canto pitoresco da natureza intocada do Extremo Oriente, uma das reservas mais antigas da Rússia. Foi organizado nos anos pré-revolucionários e cobre uma área de 17897 hectares. Aqui você pode encontrar leopardos de Amur bastante raros, gatos de Amur, leopardos do Extremo Oriente, veados sika, patos mandarim, pegas azuis, falcões de dedos curtos. Em termos de diversidade de espécies vegetais, a reserva não tem igual em todo o Território do Extremo Oriente - cerca de 900 espécies.
Reserva natural Sikhote-Alin
A ideia de criar uma reserva surgiu no início dos anos 30 do século passado devido ao fato de o território de Sikhote-Alin ter sido escolhido por caçadores, caçadores furtivos e cortadores florestais. Hoje a reserva está incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Possui plantas e animais de diferentes zonas climáticas. Um de seus fenômenos é o rododendro tropical. Uma atração local é o Lago Blagodatnoye, onde ursos, tigres, alces e veados vêm beber.
Oceanário Primorsky
O terceiro maior oceanário do mundo na Ilha Russa se distingue por seu design externo e interno incomum. A sua construção tem a forma de uma concha gigante. Os interiores são marcantes com cores vivas, enormes modelos de animais antigos, pedras artificiais e gelo, centenas de aquários com águas cristalinas, dispositivos multimídia modernos. O território está dividido em 9 zonas temáticas, onde estão representados os habitantes de todos os oceanos e massas de água doce do mundo.
Fortaleza de Vladivostok
A fortaleza de Vladivostok destinava-se a defender o porto das invasões inimigas por mar e terra. Na virada dos séculos 19 para 20, foram construídas fortificações de força e confiabilidade únicas, que eram estruturas de engenharia complexas. Por um século, foi a fortaleza mais poderosa da história da Rússia. No início dos anos 90, a última vez durante os exercícios foram os tiros dos canhões da fortaleza, agora está aberto um museu aqui.
Lago Khanka
O maior reservatório de água doce do Extremo Oriente está localizado na fronteira da China com a Rússia. A profundidade do lago é rasa, a água esquenta rapidamente, por isso fica muito lotado aqui durante a temporada de praia. O lago e seus arredores pertencem à reserva natural da biosfera de Khanka. Ele contém 336 espécies de pássaros, 29 espécies de mamíferos, 9 roedores, 7 répteis, 6 anfíbios, 75 peixes. A flora da reserva é representada por 620 espécies de plantas.
Ilha Putyatin
Natureza magnífica, mar límpido, nascentes com água potável, rochas que parecem animais estranhos, inúmeras baías pitorescas, magnífico mundo subaquático, praias de areia branca, monumentos históricos - tudo isso é a Ilha de Putyatin na Baía de Pedro, o Grande. Uma de suas atrações é o Lago Goose, e os lótus que florescem nele no verão, listados no Livro Vermelho. Uma travessia de balsa conecta a ilha com o continente.
Reserva Marinha do Extremo Oriente
A reserva na Baía de Pedro, o Grande, foi fundada em 1978. 97% do seu território é de água salgada com centenas de espécies de peixes, algas raras, moluscos, celenterados e aciculares que precisam de proteção. Existem 11 ilhas na reserva. 780 espécies de plantas, 350 espécies de pássaros estão registradas neles. A Baía de Astafiev, na área da reserva, é um local popular de férias com água azul clara e brilhante, praia de areia branca e vida selvagem incrível.
Cachoeiras Benev
A decoração do sul de Primorye, as cachoeiras mais visitadas pelos turistas. Eles estão localizados nas montanhas Przhevalsky, formadas pelas águas da nascente Elomovsky, que se origina nos picos mais altos das montanhas. Um estrondoso riacho de água cai de penhascos íngremes e forma uma cascata de inúmeras cachoeiras magníficas. São cerca de 30 no total, sendo que a primeira - a maior - tem mais de 20 metros de altura. O território das cachoeiras foi classificado como monumento natural protegido.
Monte Livadia (Pidan)
Uma das montanhas mais misteriosas e visitadas no sul de Primorye, a altura é de cerca de 1300 metros. É notável pelas enormes pedras espalhadas pelas encostas. E seu nome é traduzido como "pedras derramadas por Deus". De acordo com as lendas, na época de Bohai, a montanha era sagrada, um cristal mágico foi instalado em seu topo, e apenas sacerdotes podiam subir até ela. E o mito do homem voador que vive aqui também é popular. Também interessantes são as grandes antas no topo da montanha.
Jardim Botânico-Instituto FEB RAS
O Jardim Botânico de Vladivostok possui uma área de 169 hectares, a maior parte ocupada por vegetação típica desta zona natural - cedro, freixo e plantações de abetos. De particular interesse é a coleção de plantas decorativas - crisântemos, íris, floxes, rosas, etc. O número total de plantas no jardim é de 3100 espécies. Além disso, a pesquisa no campo da botânica, genética, ecologia é realizada aqui, existem 7 laboratórios científicos.
Farol "gato Tokarevskaya"
Um antigo farol na forma de uma torre de pedra branca de 12 metros está localizado nos arredores de uma ponta de areia criada artificialmente - Tokarevskaya Koshka, na Península de Shkot. Foi construído em 1910. A necessidade de um farol foi causada pelo fundo raso e fortes correntes subaquáticas na área. No verão, uma praia maravilhosa fica aberta no espeto; focas pintadas - focas geralmente nadam aqui. Os turistas não estão autorizados a entrar no farol, pois ainda está ativo.
Parque Nacional Call of the Tiger
O principal objetivo da criação do parque em 2007 foi preservar complexos e objetos naturais únicos, sendo os principais os tigres de Amur. A maior parte do complexo é ocupada por florestas de bétulas, carvalhos, abetos e cedros. Além de tigres, aqui você pode encontrar Himalaia, urso marrom, gato da floresta, veado-vermelho, veado almiscarado.As atrações naturais do parque são as montanhas Cloud, Sestra, Brother, uma série de cachoeiras Milogradov.
Seaside Safari Park
Representantes da fauna do Território de Primorsky vivem em uma área cercada da floresta perto da aldeia de Shkotovo, sem treliças e em suas condições usuais. Entre eles estão lobos, ursos, cervos almiscarados, veados, javalis, linces, texugos, gatos da floresta, cães guaxinim, 17 espécies de aves de rapina. Até os tigres de Amur vivem aqui em liberdade, e você pode observá-los das plataformas elevadas a uma altura segura. O parque único foi organizado em 2007.
Museu de Antiguidades Automotivas em Vladivostok
A coleção original do museu agradará especialmente aos amantes e conhecedores de tecnologia rara. Seis corredores exibem mais de cinquenta motocicletas e carros restaurados de várias marcas - produtos da indústria automotiva nacional e estrangeira do século passado. Parte da exposição é realizada ao ar livre, incluindo equipamentos militares. Todas as exposições do museu estão em movimento, sendo periodicamente utilizadas para a filmagem de filmes e desfiles militares.
Catedral de Intercessão de Vladivostok
O templo principal de Vladivostok tem um destino difícil. Foi construído no início do século passado, tinha muitas janelas, uma iconostase dourada, ícones de bom trabalho, sinos, cinco cúpulas douradas. Foi projetado para 700 pessoas. No entanto, sob o domínio soviético, foi primeiro saqueado e fechado e, mais tarde, explodido. Em 2004, os trabalhos de restauração começaram na antiga fundação preservada. Em 2008, a primeira liturgia foi realizada na igreja renovada.
Bandeirola vermelha do navio memorial
O veterano da frota no aterro de Korabelnaya tem uma história gloriosa. O navio foi construído em São Petersburgo em 1910, no Extremo Oriente era usado para transportar passageiros e mercadorias, durante a revolução a tripulação ficou ao lado dos bolcheviques. Em seguida, o navio passou 2 anos na China, desde 1923 foi devolvido e alistado em navios patrulha, participou dos eventos da Grande Guerra Patriótica. Desde 1958, está ancorado numa pitoresca baía e transformado em museu.
Portões triunfais de Nikolaev
Um dos edifícios mais bonitos e simbólicos da capital de Primorye foi construído em 1891. Naquela época, o futuro imperador da Rússia Nicolau II decidiu visitar a cidade como parte de sua viagem ao redor do mundo. Foi em homenagem a este evento solene que foi tomada a decisão de construir a Porta do Triunfo. Nos anos 30, o símbolo do poder monárquico foi explodido pelos bolcheviques, e somente em 2003 o portão foi reconstruído.
Bateria voroshilov
A lendária fortificação está localizada no sul da Ilha Russky. A bateria costeira foi construída na década de 30 do século passado para proteger contra ataques inimigos vindos do mar. Duas torres com canhões foram colocadas na planície entre as colinas de forma que não fossem visíveis do mar. Sob as torres estão os bunkers subterrâneos de vários andares, capazes de resistir a poderosos ataques de bomba. Desde 1997, a bateria foi retirada de serviço e um museu foi criado com base nela.
Funicular de Vladivostok
Por mais de meio século, duas lindas carruagens em vermelho e azul correram diariamente ao longo de uma trilha única que conecta os pontos superior e inferior da colina Eagle's Nest. A capacidade dos reboques é de até 40 pessoas, percorrem o percurso de 180 metros em 2 minutos. Há uma plataforma de observação popular na estação superior. Até à data, este tipo de transporte permaneceu apenas em Sochi e Vladivostok.
Monumento aos Lutadores pelo Poder Soviético no Extremo Oriente
A inauguração do maior monumento do Extremo Oriente ocorreu em 1961. Inclui três elementos escultóricos. No centro está uma figura de 30 metros de um soldado do Exército Vermelho com uma bandeira e um tubo de batalha nas mãos. À direita - as figuras de um marinheiro, um operário e um soldado, a seus pés - a derrotada águia de duas cabeças da autocracia. Esquerda - um grupo de guerrilheiros que libertou a cidade dos invasores japoneses. Todas as esculturas são fundidas em bronze, o pedestal e os pódios são em granito.
Não perca: 30 dos melhores monumentos de Vladivostok
Museu do Estado Arsenyev Primorsky
Um dos museus mais antigos do Extremo Oriente está localizado em uma antiga casa comercial construída em 1904 na parte central de Vladivostok. Ele contém a maior coleção de artefatos de valor inestimável da região - naturais, históricos, artísticos, arqueológicos e etnográficos. No total, são cerca de 600 mil peças de museu. As exposições do museu são complementadas com serviços multimédia, todas as salas têm rede wi-fi, é permitida a fotografia.
Askold Island
Uma das ilhas mais bonitas, mas inacessíveis, está localizada na Baía de Pedro, o Grande. Atrai com suas paisagens incríveis, águas límpidas, rico mundo subaquático, inúmeras gaivotas domesticadas. Por muito tempo existiu um viveiro de cervos sika aqui - o único no mundo. Existem depósitos de ouro na ilha. Um dos cabos é coroado com um antigo farol, construído antes da revolução. Equipamentos militares abandonados também podem ser encontrados aqui.
Mount Sister
Irmã Mountain em Nakhodka está sempre lotada. Não é alto - pouco mais de 300 metros, e até crianças podem escalá-lo. A montanha é um recife gigante e antigo, estimado em 250 milhões de anos. É quase uma pirâmide perfeita em forma. Subindo até o topo, você pode admirar infinitamente as paisagens pitorescas abaixo. Desde 1984, a Irmã é um monumento natural. Na vizinhança existem montanhas menores - irmão e sobrinho.
Parque do dragão
O nome deste parque incomum foi dado por composições de pedra natural que lembram animais pré-históricos gigantes. O complexo de afloramentos rochosos cobre uma área de 36 km2 e os cientistas acreditam que ele foi formado como resultado de séculos de intemperismo. Embora existam defensores da origem não natural das esculturas de pedra. Eles parecem muito realistas - tartarugas, crocodilos, dragões pequenos e grandes, dinossauros, cabeças de cobra.
Cume Chandalaz
Um antigo recife de coral marinho no meio da taiga é o "divino" cume Chandalaz. Seu pico mais alto chega a 760 metros. As cavernas Chandalaz estão envoltas em lendas e mitos. Eles dizem que contêm tesouros de ouro inestimáveis do império Jurchen, destruídos pelos guerreiros de Genghis Khan. Chandolaz é conhecido por sua vegetação incomum. No outono, os carvalhos que crescem nele ficam escarlates, e na primavera o alecrim selvagem arde púrpura.
Baía de Telyakovsky
A baía mais ao sul da reserva marinha, além de água limpa e belas praias, possui diversos atrativos. Pinheiros e rododendros raros crescem aqui. Na parte sul, os restos das instalações de artilharia da guarda costeira foram preservados. Focas nadam aqui - focas e, às vezes, tubarões. De maior interesse é a ilhota do Coração Atormentado. Aqui, em um banho natural entre as rochas, uma pedra repousa, fazendo sons como batimentos cardíacos.
Dois Irmãos Kekura e Farol de Briner
Um dos lugares mais famosos do Extremo Oriente até 1997 foi capturado em uma nota de banco na Rússia. Duas rochas-kekura elevam-se majestosamente sobre as águas do Mar do Japão na Baía de Rudnaya, não muito longe de Cape Briner. Os Kekuras estão localizados em uma plataforma comum, a 130 metros da costa, com idade estimada em 60 milhões de anos. O Cabo Briner nas proximidades é formado por duas colinas rochosas, no topo de uma das quais um farol em forma de torre de pedra branca foi construído em 1950.
Aldeia Dersu
A vila de Dersu está localizada em uma floresta densa de taiga, onde não há lojas, hospitais ou comunicações móveis. Desde 2009, Velhos Crentes que vieram da América do Sul moram aqui. Seus ancestrais foram forçados a fugir para o exterior na década de 30, quando os bolcheviques começaram a repressão contra os crentes. Mas sempre consideraram a Rússia sua pátria e não perderam as esperanças de voltar. A comunidade é formada por 72 pessoas, elas estão se instalando aos poucos, estão engajadas na agricultura.