As cidades da região de Leningrado são tão ricas em atrações interessantes quanto São Petersburgo. Os primeiros assentamentos surgiram antes do início de nossa era. Durante a Idade Média, fortes e fortalezas foram construídos nas cidades fronteiriças. Desde o século 17, as famílias reinantes construíram residências e castelos luxuosos na região, alguns dos quais foram projetados por arquitetos famosos da Itália.
Antigas igrejas e mosteiros atraem peregrinos. E não se esqueça da natureza deslumbrante da região - lagos, cachoeiras, reservas. Não é tão fácil construir um roteiro para explorar as cidades. Algumas cidades, como Vyborg ou Gatchina, levarão vários dias para explorar completamente todos os lugares interessantes. E cidades como Tikhvin ou Otradnoye são adequadas para itinerários de fim de semana.
As maiores cidades da região de Leningrado
Lista das maiores cidades em população da região.
Gatchina
Valiosos monumentos históricos da maior cidade da região de Leningrado estão associados às pessoas reinantes. Os turistas vêm para ver a residência dos três imperadores - o grande palácio de Gatchina, que faz parte do conjunto de palácio e parque de Gatchina. O conde Orlov, o favorito de Catarina II, começou a construir o palácio. De interesse para os turistas são o Palácio do Priorado, o Pavilhão de Vênus.
População - 93 mil pessoas.
Vyborg
Construído nas margens da Baía de Vyborg. É interessante por seus pontos turísticos, monumentos da arquitetura e história dos séculos XIV-XVII, incomuns para a arquitetura típica russa. Foi parte da Finlândia até meados do século XX. O estilo do Norte da Europa se reflete nas torres e fortalezas, calçamento de pedras nas ruas e fachadas dos prédios da cidade. O principal monumento arquitetônico e histórico é o Castelo de Vyborg.
População - 74.054 pessoas (2021).
Vsevolozhsk
Atrai turistas com uma variedade de objetos para inspeção. Os pontos turísticos da cidade são representados por monumentos da história militar e memoriais, parques e jardins, arquitetura. O festival anual "Sabantuy" é de interesse para os turistas. O Museu do Gato é considerado um museu interessante. Os amantes da literatura visitam a propriedade Priyutino, onde AS Pushkin e A. Griboyedov visitaram e trabalharam.
População - 74 mil pessoas.
Pinery
Recebeu o estatuto de cidade em 1973. Os edifícios residenciais estão localizados entre uma floresta de pinheiros centenários, que deu origem ao nome da cidade. A base da indústria da cidade são as empresas de energia atômica. Apesar de a história da cidade ser pequena, há algo para ver - o Museu Naval, a fortaleza Koporskaya, o forte Krasnaya Gorka, a Capela de São Nicolau, o Maravilhas.
População - 68 mil pessoas.
Tikhvin
As primeiras informações sobre a cidade estão documentadas em 1383. As construções de madeira típicas do tipo nortista na parte histórica da cidade atraem turistas. Entre as atrações tradicionais, destacam-se o Mosteiro da Assunção e o Convento Vvedensky. Eles foram fundados por ordem do czar Ivan, o Terrível, em 1560. No século XVII, as paredes dos mosteiros serviam como função defensiva.
População - 58 mil pessoas.
Sertolovo
Recebeu o nome da aldeia de Sirotala, que aqui se localizou no século XVI. A maioria dos moradores são militares e suas famílias. Várias unidades militares de treinamento estão localizadas em Sertolovo. Dos objetos culturais, interessante visitar é a igreja de madeira de São Sergei de Radonezh, bem como memoriais e monumentos aos heróis da Grande Guerra Patriótica e até mesmo uma fazenda de avestruzes.
População - 54 mil pessoas.
Kirishi
Fundado em 1693. A maioria dos pontos turísticos é dedicada aos eventos da Grande Guerra Patriótica. Um monumento memorial dedicado aos dezembristas Bessuzhev foi erguido na cidade, a vila de Kirishi fazia parte da propriedade da família. Você pode relaxar na natureza perto do reservatório de Volkhov. O instituto local da indústria do petróleo financiou a construção da Igreja da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria.
População - 50 mil pessoas.
Kingisepp
A cidade está localizada perto da fronteira com a Estônia. A história da cidade começou no século XIV com a construção da fortaleza do Yam, e a cidade foi chamada de Yamburg. A cidade possui belos sítios arquitetônicos e religiosos. De acordo com o projeto de Antonio Rinaldi, a Catedral de Catarina foi erguida em 1782. Exposições únicas da vida e da vida dos povos indígenas da cidade podem ser vistas no museu de história local.
População - 45 mil pessoas
Volkhov
Fundado em 1918 a partir da aldeia na estação ferroviária. O monumento da locomotiva que percorre a sitiada Leningrado ao longo da "Estrada da Vida" da estação Volkhovstroy é imperdível para os turistas. 26 monumentos de arquitetura de madeira são apresentados no Museu Vitoslavlitsy. A primeira hidrelétrica da Rússia também é curiosa, e qualquer passeio pela cidade começa com a casa-museu de seu engenheiro G.O. Graftio.
População - 44 mil pessoas.
Tosno
Cresceu a partir de um pequeno povoado no século 17 pertencente aos suecos. Os caminhantes estarão interessados nas Cavernas Sablinskie, bem como nas cachoeiras dos rios Sablinka e Tosna. O parque inglês na propriedade Maryino é um local agradável para passear. A parte cultural da cidade é representada pela Galeria de Arte Tosno e pelo Museu de História e Lore Local de Tosno.
População - 36 mil pessoas.
Meadows
A pequena cidade é conhecida por seus atrativos naturais. Guias-escavadores experientes levam os turistas às Cavernas Kropovsky. Na reserva paisagística Cheremenetsky, espécies de árvores únicas estão representadas, animais do Red Data Book ao vivo. Os fãs de atividades ao ar livre podem andar de quadriciclo e motocicletas em uma pista profissional de motocicleta e, no inverno, em pranchas de snowboard e esqui alpino.
População - 35 mil pessoas.
Ardósias
Várias excursões são apresentadas para os turistas. As excursões de peregrinação são realizadas em templos e lugares sagrados, por exemplo, a rota inclui uma visita ao riacho de Ivan e a cruz de Olgin. O programa cognitivo inclui o conhecimento do museu de história local, bem como das empresas industriais - a fábrica de roupas Molodist, as fábricas de polímeros e de cerâmica de Petersburgo.
População - 32 mil pessoas.
Kirovsk
O passado militar é representado por um grande número de atrações - um monumento aos soldados bálticos, o túmulo de massa. Tanques do campo de batalha, diorama e outros objetos estão na reserva do museu com o nome "Quebrando o cerco de Leningrado". Das atrações não militares, destaca-se o símbolo de Kirovsk - o alce Kiryusha. Em 2011, uma escultura do zelador foi instalada pelas administradoras da cidade.
População - 26 mil pessoas.
Gratificante
Nos locais pitorescos desta cidade, muitas pessoas nobres e reais construíram suas próprias residências e propriedades. Portanto, a propriedade de Pelé pertencia a Catarina II. Durante a Grande Guerra Patriótica, a maioria dos edifícios da cidade, incluindo monumentos históricos, foram destruídos. Nos arredores, os locais mais visitados são as corredeiras Ivanovskie, na foz dos rios Svyatka e Tosna.
População - 25 mil pessoas.
Kommunar
A área da cidade é 12,8 km². Kommunar é chamado de "subúrbio desconhecido" de São Petersburgo, apesar de fazer parte da região de Leningrado. Não há pontos de referência icônicos nele. As principais empresas formadoras de cidades são as fábricas da indústria de celulose e papel. Desde os tempos soviéticos, a maior empresa foi a Fábrica de Papelão e Impressão de Leningrado.
População - 22 mil pessoas.
Nikolskoe
Recebeu o nome do ícone de São Nicolau, o Wonderworker. Em 1718, a capela, que originalmente abrigava o ícone, foi reconstruída na igreja de madeira de São Nicolau, o Maravilhas. Atualmente, essa igreja é a principal atração da cidade.O Museu de História Militar Nikolsk "Valor" é conhecido como um local de reconstruções históricas militares.
População - 22 mil pessoas.
Pikalevo
Fundado no local de um antigo assentamento. Anteriormente, era conhecido como Pikalev Wasteland. Os principais pontos turísticos da cidade concentram-se no centro. Estas são as Igrejas da Ressurreição da Palavra e da Exaltação da Cruz Vivificante do Senhor, o museu de história local. Todos os anos é realizado o festival "Pátio Russo", dedicado à arte popular da região Noroeste.
População - 19 mil pessoas.
Pólo Lodeinoe
O lazer do turista é bastante variado. Os turistas vêm a esta pacata cidade provinciana para ver os antigos mosteiros. Edifícios de arquitetura pré-revolucionária são interessantes na parte central da cidade. No estaleiro Petrovskaya, você pode participar da construção de navios de madeira. No início do outono realiza-se uma festa com um tema interessante - é dedicada ao cogumelo porcini.
População - 19 mil pessoas.
Priozersk
Em épocas diferentes, a cidade era finlandesa, careliana, russa. Pontos turísticos do patrimônio de diferentes culturas são a Igreja Luterana, o monumento a Pedro I, a fortaleza Korela. Vale a pena caminhar pelas margens do Lago Vuoksa e visitar o famoso Lago Ladoga. E, do cais de Valaam, navios transportam turistas para a ilha sagrada de Valaam.
População - 18 mil pessoas.
Podporozhye
As principais atrações são dedicadas aos eventos da Grande Guerra Patriótica - o monumento às Mães da Guerra, o beco dos heróis, o memorial do cemitério de Bratskoe. Será interessante visitar a aldeia turística de Verkhniye Mandrogi, onde organizam caça e pesca. Há também uma fazenda de peles de alce e vários museus - assentamento de artesanato, um museu de vodka e outros.
População - 16 mil pessoas.
Svetogorsk
Há um ponto de fronteira com a Finlândia nas proximidades. No parque de cultura e lazer da cidade, você pode alugar uma bicicleta para uma viagem à Finlândia. Mas a própria cidade tem algo a ver. Por exemplo, a rocha do amor, sobre a qual uma triste lenda é composta. E em uma mansão histórica construída no final do século 19, há um centro recreativo de propriedade Lesogorskaya.
População - 15 mil pessoas.
Boksitogorsk
Interessante pela sua arquitetura. Por exemplo, o Palácio da Cultura, construído pelo arquiteto K. N. Bartoshevich. A cidade recebe festivais incomuns todos os anos. O Dia do Queijo é uma celebração da cultura Veps. Rock Jam é um festival juvenil para fãs de rock. Uma interessante exposição sobre o principal complexo industrial da cidade de Boksitogorsk Alumina Refinery é apresentada no Centro de História e Cultura.
População - 15 mil pessoas.
Shlisselburg
A cidade é interessante para quem se interessa por história. A Fortaleza Oreshek é um monumento da arquitetura de fortificação da Idade Média. Ela desempenhou um papel importante na Guerra do Norte e na Grande Guerra Patriótica. Do início do século XVIII a meados do século XX, a fortaleza foi usada como prisão para presos políticos. Chamava-se "Bastilha Russa". Só pode ser alcançado pela água.
População - 14 mil pessoas.
Syasstroy
Fundada nas margens do Rio Syas em meados do século XVI. É proibido nadar neste rio, mas andar de caiaque ao longo dele é considerado um entretenimento popular. Na rua Lenin fica a Igreja da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. O dinheiro para sua construção foi alocado pelo comerciante Savva Yakovlev e filho de Pedro I, o czarevich Alexei. As empresas formadoras de cidades são fábricas de papel e celulose.
População - 12 mil pessoas.
Volosovo
Pequena cidade com área de 8 km². Recebeu o status de cidade apenas em 1999. Mas já nos mapas de 1676 encontra-se a aldeia de Volosovo, que se desenvolveu após a construção de uma via férrea junto a ela em 1870. Quase todas as antigas propriedades foram destruídas durante a era soviética. A torre de água, construída nos tempos pré-revolucionários, é interessante para ver.
População - 11 mil pessoas.
Ivangorod
A cidade está incluída na zona de fronteira. Para entrar, você precisa ter um passe ou apresentar um passaporte com uma autorização de residência local. Você pode entrar na cidade se tiver passaporte. Os turistas vêm diretamente para Ivangorod para inspecionar a fortaleza de Ivangorod. A fortaleza foi fundada em 1492 para proteger contra a invasão das tropas da Ordem da Livônia.
População - 10 mil pessoas.
New Ladoga
A cidade tem muito para ver. Você pode dar uma olhada nos antigos edifícios de pedra localizados no centro histórico. O Mosteiro Nikolo-Medvedsky, erguido no século 14, está bem preservado. O grande passado da flotilha militar Ladoga é refletido no memorial em homenagem à Estrada da Vida. Parte dele é um navio que participou da batalha pela Ilha Sukho.
População - 8 mil pessoas.
Kamennogorsk
Fundado em 1597. Perto da cidade foram encontradas ferramentas de caça e utensílios de pessoas que viveram neste território nos séculos IV-III aC. e. A cidade está localizada entre lagos pitorescos às margens do rio Vuoksa. Até 1939, a cidade com status de vila com o nome de Antrea fazia parte da Finlândia. Em memória do antigo nome, um parque memorial "Antrea" foi organizado.
População - 6 mil pessoas.
Primorsk
A cidade se destaca por sua localização no Golfo da Finlândia. Isso atrai turistas, pois não possui atrações especiais. Mas qualquer turista ficará feliz em ver a igreja neogótica de 60 metros de altura. Ele contém um órgão doado pelo imperador Nicolau II. Atualmente, duas organizações estão localizadas na igreja - um museu de história local e uma casa de cultura.
População - 5 mil pessoas.
Lyuban
Em Lyuban fica a principal igreja ferroviária do país - o Templo em nome dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. A estação Lyuban está localizada no meio da ferrovia entre Moscou e São Petersburgo. Por isso, foi escolhido como local para a instalação do memorial aos construtores que trabalharam na ferrovia Nikolaev. O famoso K.A.Ton tornou-se o arquiteto do projeto do templo.
População - 4 mil pessoas.