Estâncias de esqui no Azerbaijão

Pin
Send
Share
Send

É possível relaxar no inverno a nível europeu, mas não pagar a mais, ir para o exterior, mas não ter nenhuma dificuldade. Vá para o Azerbaijão!


As estações de esqui são uma área nova e promissora para recreação neste país. As vantagens são muitas: fica perto o suficiente, os turistas russos não precisam de visto, não há barreira linguística e a população local é fiel aos turistas russos. Existem agora duas grandes estações de esqui no Azerbaijão - Shahdag e Tufandag.

Durante as suas férias de inverno, você pode combinar a visita aos pontos turísticos de Baku com esqui e snowboard nas montanhas - aqui está uma viagem interessante e completa, e até mesmo a um preço muito bom. Além disso, uma certa proximidade de mentalidade torna mais fácil o entendimento entre o pessoal e os turistas. Os azerbaijanos sabem muito bem o que e quando oferecer.

Taxa de câmbio da moeda: 1 manat do Azerbaijão (AZN) ≈ 44 RUB.

O clima nos resorts

9 das 11 zonas climáticas estão representadas no Azerbaijão. As primeiras geadas nas áreas das estações de esqui começam em outubro, então a temporada de esqui começa em Shahdag em novembro e em Tufandag em dezembro. A temperatura média nos meses de inverno é de −13 ... −20 ° С

A natureza aqui é variada: florestas, montanhas cobertas de geleiras, cachoeiras e cânions. São muitas as opções de caminhadas, existem roteiros turísticos para profissionais e iniciantes.

Como chegar lá

É conveniente voar para Baku de avião. Vôos regulares são feitos de Moscou e São Petersburgo. De Baku, você pode chegar ao resort de ônibus ou carro. Também há rotas com mudança em Astana, Kazan ou Minsk. Aeroporto de Baku →

Onde ficar

Os hotéis 5 * custam em média a partir de $ 70 por quarto. Existem hotéis 3 * e 4 *, os preços dos quartos começam a partir de 35 e 40 dólares por dia, respectivamente.

Shahdag

É historicamente a primeira e maior estância de esqui do Azerbaijão. Está localizada a 215 km de Baku, perto da cidade de Gusar.

Shahdag é considerado o canto mais bonito das montanhas do Cáucaso, é conhecido pelo ar mais puro da montanha e pelo clima curativo. O clima no resort é ideal para atividades ao ar livre no inverno e no verão para o ecoturismo. Ciclismo, paintball, trekking, toboáguas e até parapente são atividades populares durante os meses de verão. No inverno, além das pistas de esqui, há trilhas de snow tubing, saltos de snowboard, passeios de cachorro e outras diversões.

Todas as condições para uma estadia confortável foram criadas em Shahdag. Existem 12 teleféricos, aluguel de esqui e snowboard, e ao pé da montanha há cerca de 20 restaurantes e cinco hotéis de 3 * a 5 *, inclusive com o tipo de acomodação "apartamento": Shahdag Hotel & Spa, Zirve Hotel , Gaya Residence, Pik Palace e Park Chalet. Os hotéis podem acomodar mais de 1.500 hóspedes ao mesmo tempo.

O território conta com posto de primeiros socorros, escola para esquiadores iniciantes, área infantil e amplo estacionamento.

Trilhas

A infraestrutura do complexo atende aos mais modernos requisitos. O primeiro teleférico e pista foi inaugurado em 2011. Agora são 14 vias em operação, a mais longa tem cerca de 1.800 m, o comprimento total das vias é de 17 km. Destes, 5 são verdes, 5 são azuis, 4 são vermelhos e 2 são áreas para estilo livre.

O ponto mais alto do resort é de 2100 m. As trilhas são adicionalmente processadas com neve artificial, o que permite estender a temporada de esqui.

Instrutores experientes trabalham no resort, e você pode aprender a andar de bicicleta em apenas 1 ou 2 aulas.

Esquema de faixas em Shahdag (tamanho grande)

Preços de passe de esqui e aluguel

  • Passe de elevação - 25 manats.
  • Aluguel de esqui (conjunto - esquis, bastões, botas) - 20 manats.
  • Aluguel de snowboard com botas - 25 manats.
  • Botas - de 10 a 15 manats.
  • Aula individual com instrutor (2 horas) - 50 manats.
  • Passe de elevador sazonal - 390 manats.

Uma passagem para o grande teleférico em Shahdag custa 5 manats, e o resto - 3 manats. Esses preços são cerca de 3 vezes mais baixos do que os europeus.

Descida do ponto mais alto ao mais baixo do resort Shahdag

Críticas de turistas

Os hotéis, segundo os veranistas, não são inferiores em nível aos europeus: estão equipados com centros de spa, salas de massagens, ginásios. Muitos vêm para o Azerbaijão com um pouco de ansiedade, porque pouco se sabe sobre essa direção. Mas as impressões são as melhores! Qualquer quarto oferece belas vistas das montanhas do Cáucaso, e a culinária do Azerbaijão é do agrado de quase todos os turistas.

Os melhores meses para visitar são fevereiro e março, quando há muita neve e nenhuma geada. Em outros meses, algumas pistas podem ser fechadas devido a uma pequena quantidade de neve.

Tufandag

Tufandag, ou Tufan, é a segunda estância de esqui popular no Azerbaijão. Pode acomodar até 3 mil pessoas por dia. O complexo foi inaugurado em 2014 perto da cidade azerbaijana de Gabala.

Tufandag é um resort de inverno, mas as pessoas também vêm aqui para relaxar no verão. O que você pode fazer? Os turistas são aconselhados a escalar o Monte Bazarduzu e visitar os pontos turísticos da cidade de Gabala: escavações, um museu da história da cidade, as famosas ruínas do portão da Gabala, fragmentos de um antigo aqueduto de cerâmica. Além disso, existem lagos pitorescos perto do Monte Tufan. Segundo a lenda, um deles contém um fragmento da arca de Noé. Um pouco mais adiante, a 30 km do resort, fica a vinícola Savalan - ali os turistas compram bebidas alcoólicas a preço de banana.

Panorama do resort

Trilhas

A Tufandag opera de meados de dezembro ao final de março. A altura das montanhas aqui é ligeiramente mais baixa do que em Shahdag - 965-1920 metros acima do nível do mar. O resort possui 4 teleféricos e 10 pistas de esqui com uma extensão total de 17 km. As faixas variam em nível: 3 azuis, 3 vermelhas e 4 pretas. Às vezes, algumas das trilhas estão fechadas devido à falta de neve. Existe um sistema de fabricação de neve artificial.

O esquema das pistas em Tufandag (tamanho grande)

Preços de passe de esqui e aluguel

  • Passe de elevação - 15 manats.
  • Aluguel de esqui (conjunto - esquis, bastões, botas) - 15 manats.
  • Aluguel de snowboard com botas - 15 manats.
  • Um conjunto de roupas de esqui (capacete, óculos, jaqueta, calças, luvas) - 15 manats.
  • Aula individual com instrutor - 40 manats.

Todos os preços são para um dia por pessoa. As assinaturas de dois, três ou mais dias são mais baratas. Aulas individuais com um instrutor são mais caras do que o treinamento em grupo.

Críticas de turistas

A infraestrutura da segunda estação de esqui mais popular do Azerbaijão é desenvolvida: há cafés e restaurantes, hotéis, lojas e pontos de aluguel de equipamentos. No resort, você pode aprender a andar de bicicleta, visitar o centro esportivo do Qolf Resort, organizar os momentos de lazer do seu filho nas áreas de recreação infantil.

A recepção dos hotéis está aberta 24 horas por dia, os turistas não reclamam dos funcionários - os funcionários fazem de tudo para o conforto dos turistas.

As trilhas de Tufandag costumam ser um verdadeiro deleite para os turistas. “Cumprir todos os requisitos de segurança”, “ao mais alto nível” - assim dizem os turistas das encostas deste resort.

O que significa a cor das faixas?

  1. Trilhas verdes são trilhas simples e quase retas para iniciantes. Ao descer, não permita ganhar alta velocidade.
  2. As encostas azuis são as segundas mais difíceis. São rotas mais íngremes, o relevo é mais variado, mas não há mudanças bruscas de altitude. Existem muitas encostas.
  3. As pistas vermelhas são as mais populares e interessantes. Eles já precisam de alguma preparação. Declive bastante íngreme, poucas áreas planas. Esta categoria também inclui rotas fora de pista, que geralmente correm paralelas à lista principal, e não são recomendadas para esquiadores iniciantes.
  4. As corridas pretas são as mais difíceis. Normalmente eles não são tratados com um snowcat, e o terreno pode ser perigoso: curvas fechadas, morros, árvores, seções estreitas e íngremes. Este grupo também inclui saltos de snowboard. Alguns países também têm pistas pretas duplas extremas apenas para esquiadores muito experientes

Dicas de férias

  1. Moeda de câmbio por manats com antecedência.Isso pode ser feito no aeroporto ou em Baku nas agências do banco. Os turistas também são aconselhados a levar mais dinheiro com eles, porque existem muitas rotas de excursão interessantes no Azerbaijão. Preços dos alimentos em Baku →
  2. O hotel, provavelmente, aceitará pelo menos rublos, até dólares, mas as lembranças em uma loja de rua só podem ser compradas na moeda local. O mesmo se aplica a excursões adquiridas fora do hotel.
  3. Se você estiver viajando para o Azerbaijão por mais de 10 dias, precisará de um registro temporário. A administração do hotel cuida dessa questão.
  4. Os resorts do Azerbaijão já são muito apreciados pela população local e, nos últimos anos, estão ganhando popularidade entre os turistas russos, por isso vale a pena reservar um quarto de hotel com antecedência - pelo menos um mês e meio .
  5. Leve seu passaporte (russo o suficiente) e carteira de motorista com você se quiser alugar um carro, uma câmera e um kit de primeiros socorros para turistas. Você precisa fazer um seguro médico apenas para sua tranquilidade.

Conclusões

As estações de esqui no Azerbaijão ainda não são populares, mas para os turistas isso é apenas para o melhor: ainda não há tantas pessoas, mas o nível de organização é muito bom.

Tanto o Shahdag quanto o Tufandag possuem trilhas em todos os níveis - educacional, iniciante, intermediário e avançado. No entanto, há mais trilhas em Shahdag - a área do resort é mais extensa e há menos floresta. A carga de trabalho nos resorts ainda é média, então quase não há filas para os elevadores.

Os turistas que visitaram os dois resorts dizem que Tufandag é mais adequado para iniciantes - há encostas mais suaves. Se você está planejando férias longas, vá para Shahdag: você terá tempo para aprender a pedalar em encostas suaves e experimentar trilhas mais difíceis.

Os resorts do Azerbaijão não são inferiores em nível aos europeus, mas os preços irão surpreendê-lo agradavelmente. Tufandag é um pouco mais barato, mas ambos os resorts são acessíveis, bem equipados e adequados para qualquer turista.

Leia nosso blog - mostre outro Turquia

Eu quero saber mais sobre o Azerbaijão!

Pin
Send
Share
Send