Viagem de motocicleta autônoma na Indonésia (Sumatra): custos e conselhos

Pin
Send
Share
Send

Neste relatório, contarei minha experiência pessoal de uma viagem de motocicleta de dois meses ao redor da ilha de Sumatra, na Indonésia, no outono de 2015: dicas úteis, o custo total da viagem (todas as despesas: motocicleta, hotéis, alimentação , família, visto, passagens aéreas, etc.), e Veja também tudo sobre a compra e venda de bicicletas na Indonésia e meu mini-guia para os pontos turísticos secretos de Sumatra.


Em setembro de 2015, fui à Indonésia, na ilha de Sumatra, comprar uma motocicleta lá e fazer uma viagem solo independente. O objetivo principal da viagem era cruzar o equador - meu antigo sonho, eu queria fazer no solo para vivenciar plenamente a travessia dessa importante fronteira que divide o planeta ao meio. Não descobri o caminho, pois decidi imediatamente que iria apenas para o sul, parando nos locais que gostasse, o quanto quisesse.

Como resultado, em um mês e meio não viajei muito - cerca de 2.000 km. Reparei uma motocicleta várias vezes (o que levou de 4 a 5 dias) e fiquei muito tempo em alguns lugares: cinco dias em Berastagi, quatro dias no Lago Toba, quatro dias em Tapaktuan, uma semana em Bukittinggi e até vivi sete dias inteiros anos no Lago Maninjau - portanto, não passei muito tempo diretamente na estrada.

Minha viagem de motocicleta em Sumatra durou quase dois meses e passei vários dias em Penang (Malásia) solicitando um visto indonésio lá.

Você pode encontrar minhas anotações de viagem e fotos desta viagem através dos inúmeros links espalhados ao longo do texto. Todas as notas desta viagem de motocicleta podem ser encontradas no meu blog.

Se você tiver alguma dúvida - pergunte nos comentários.

Compra e venda de motocicletas na Indonésia

Comprar

Levei cerca de cinco dias para encontrar e comprar uma motocicleta para meu passeio de motocicleta na Indonésia. Oficialmente, um estrangeiro sem autorização de residência não pode comprar transporte em seu próprio nome neste país, mas nem todos os indonésios, ao comprar motocicletas, reeditam documentos em seu nome. O procedimento para comprar uma motocicleta em mãos é muito simples - você dá o dinheiro e, em troca, recebe os documentos, as chaves e a própria motocicleta. Não é necessário inserir seu nome na folha de dados. Portanto, inicialmente estava determinado a comprar equipamentos usados.

No início, em Banda Aceh, tentei encontrar pontos de venda de bicicletas usadas. Não consegui encontrá-los (embora mais tarde descobrisse que estavam - no mercado perto da mesquita principal da cidade), então pedi ajuda aos residentes locais. No couchsurfing, encontrei um jovem, Aul, que concordou em me ajudar a encontrar e comprar uma motocicleta. Em três dias (no leste, não é costume ter pressa) concluímos esta tarefa e comprei uma Yamaha Byson 2011 (busca em equipe por uma motocicleta). O vendedor me entregou os documentos, uma chave e uma motocicleta, e também escreveu um recibo para o recibo de 11,7 milhões de rúpias de mim - meu nome apareceu apenas neste recibo (que, a propósito, pode servir como prova de propriedade em caso de possível verificação de documentos pela polícia).

Pesquisamos vendedores usando o site de classificados privados olx - está em indonésio, mas você pode usar um tradutor do Google. Um site muito conveniente - você pode classificar por cidade, marca de motocicleta, ano de fabricação e outros parâmetros.

Documentos da motocicleta que você precisa ter:

  1. Buku pemilik kendaraan bermotor - livro do proprietário de T / s.
  2. STNK (Surat Tanda nomor kendaraan bermotor) - Certificado de registro do t / s.
  3. Surat katetapan pajak daerah - Certificado de pagamento do imposto anual.

O que procurar na hora de comprar. Além do estado da motocicleta, deve-se verificar se os números correspondem aos indicados nos documentos, a validade do número da matrícula, a data de pagamento da taxa anual de transporte, a província em que a bicicleta está matriculada.

Meu bisonte foi registrado em uma província vizinha - não importava para mim, mas no final essa nuance acarretou em custos adicionais. Eu precisava pagar um imposto anual, mas como estava em outra província, era impossível fazer isso sem suborno. Aul e seus amigos ajudaram a fazer tudo em dois dias, mas tiveram que desembolsar quase 1 milhão de rúpias.

O preço original desta moto era de 12,5 milhões, Aul convenceu o vendedor a baixar o preço para 11,7 milhões. Agora entendo que mesmo isso custou um pouco caro - dado que a moto estava matriculada em outra província, foi possível derrubar a preço com confiança. pelo menos 1 milhão. Mas eu queria comprar a moto o mais rápido possível, pois naquele momento eu pensava pouco em dinheiro.

Venda

Não é fácil fazer isso em pouco tempo. Lancei uma campanha em grande escala e uma ofensiva em quatro frentes ao mesmo tempo:

  1. Aceitei ajuda para encontrar comprador oferecida pelos rapazes que trabalham na minha estadia no domicílio (um deles tem um irmão que vende motos usadas);
  2. Ele se ofereceu para comprar uma motocicleta para a dona da casa;
  3. Comecei a dirigir pela cidade e procurar concessionárias que vendem bicicletas usadas;
  4. Postou um anúncio no olx.

Os anúncios foram respondidos por um estudante que veio com histórias ridículas sobre o fato de ele morar em uma mesquita, ter pouco dinheiro, e depois de seu irmão ter sofrido um acidente, foi necessário tratamento e o estudante tinha ainda menos dinheiro.

A anfitriã anunciava todas as manhãs que precisava de mais tempo para pensar.

Os concessionários se recusaram a comprar uma bicicleta registrada em outra província.

O cara cujo irmão vende motocicletas só estava pensando em como ganhar mais dinheiro com sua ajuda e falhou em todas as negociações com potenciais compradores.

Toda essa bagunça durou cinco dias, já comecei a achar que não poderia sair desse pântano (Padang me deu má impressão, a dona de casa e seus funcionários também, seu filho retardado olhou dentro do meu quarto, todas as pessoas da cidade parecia rude, desagradável, desonesto e até mesmo o entupimento era insuportável). Eu já estava pronto para fazer um acordo a qualquer preço, só para sair daqui o mais rápido possível.

Como resultado, o Bizon foi comprado pela anfitriã por 7 milhões de rúpias. Vou alugá-lo para turistas - acho que esta é a melhor perspectiva para Bizon, continuará a servir aos viajantes. Foi difícil me separar da motocicleta.

Só depois de receber dinheiro da dona de casa comprei imediatamente uma passagem para o próximo vôo para Medan com saída em 14 horas - outra noite em Padang, e fiquei assim. Os três dias restantes antes do meu vôo para Penang, passei no Lago Toba, voltando lá um mês depois, mas sem Bison.

Custo de viagem indonésia

Vou listar aqui todas as minhas despesas de dois meses de minha própria viagem na Indonésia e alguns dias na ilha de Penang, que entrou em preparação.

Para controlar minhas despesas de viagem, eu uso aplicativos móveis especiais, portanto, meu orçamento de viagens é detalhado.

Curso (outono de 2015): 1 $ = 14 mil rúpias indonésias = 4,1 ringgit da Malásia = 65 rublos.

1. Voos para Sumatra

  1. Um bilhete Moscou - Penang (via Doha e Kuala Lumpur) custava 21.000 rublos. mão única.
  2. O bilhete Penang - Banda Aceh custa 4.300 rublos.
  3. A passagem Padang - Medan custava 400 mil rúpias.
  4. Uma passagem de Medan para Penang custa $ 30.

No total, todos os voos me custaram 457 $... Mas lembre-se, isso sem retornar à Rússia, no entanto, as passagens aéreas de ida e volta não custarão muito mais do que as passagens de ida.

2. Visa

O custo de um visto para a Indonésia para uma viagem de dois meses é 190 ringgit, ou 45 $... Recebido em Penang, Malásia. É feito de forma muito simples em dois dias, o pacote de documentos é mínimo. Leia nosso artigo detalhado sobre vistos na Indonésia.

3. Motocicleta

Comprei uma bicicleta por 11,7 milhões de rúpias, outras 850 mil valeram a pena pagar imposto (450 - imposto, 400 - suborno). Vendi a bicicleta por 6,75 milhões. O total de meus gastos com a bicicleta (compra menos venda) foi 414 $.

Os reparos (após a compra, após as quedas e para solução de problemas durante a viagem) foram de Rs 1 milhão, ou 71 $.

Custos da gasolina: Rs 400.000 ou 30 $.

Equipamentos (capacete, luvas, capa de chuva): 240 mil rúpias, ou 17 $.

4. Hotéis

Os custos de moradia na Indonésia totalizaram Rs 6.276.000 e os custos do hotel em Penang Rs 239. Total: 505 $, ou seja, aproximadamente US $ 8,4 por dia.

5. Remédio

O custo do seguro para a Indonésia e a Malásia - 10 490 rublos (incluindo o risco de conduzir o transporte motorizado). A compra dos remédios que faltavam para meu kit de primeiros socorros custou 1.580 rublos. Total: 186 $.

6. Internet móvel

Como comprar um cartão SIM com pacote de Internet, leia a seguir nas dicas. O custo de três cartões SIM e uma recarga de saldo era de 300 mil rúpias, ou 21 $.

7. Nutrição

Despesas com alimentação nos restaurantes: IDR 3 milhões + Ringgit 124 = $ 257.

A fruta me custou Rs 500.000, ou $ 35.

Em mantimentos em lojas (nozes, água, batatas fritas, etc.) eu gastei 450 mil ringgit, ou $ 32.

No total, gastei cerca de 330 $, que em termos de um dia será de cerca de US $ 5 - muito orçamento. Comi bem: o que quero e o quanto quero. Em média, o almoço (arroz / macarrão com aditivos + um copo de suco espremido na hora, purê) custará cerca de 20-25 mil rúpias, ou US $ 1,5-2.

8. Transporte

Balsas, ônibus, táxis, riquixás, etc. me custou $ 33 + o aluguel de uma motocicleta em Penang por um dia custou $ 8. Total: 41 $.

9. Roupas

Jeans e tênis: 40 $.

10. Diversos

70 $

Custo total da viagem na Indonésia

O orçamento da minha viagem independente de dois meses em Sumatra, incluindo todas as despesas, foi 2 200 $, que à taxa de câmbio atual é igual a 145.000 rublos.

A Indonésia é um país muito barato para se viver e viajar, mas a quantia no final saiu decente. No entanto, só assusta quando traduzido em rublos por causa da má taxa de câmbio. Isso não quer dizer que $ 2.200 seja muito para uma viagem de dois meses, todos os voos e a compra de uma motocicleta.

Por conta própria para a Indonésia: dicas

Certifique-se de comprar um bom capa de chuva e pense no que você vai cobrir sua bagagem - chuvas intensas em Sumatra.

Cartões SIM russos... Se você vai tirar um visto da Indonésia na Malásia (esta é a maneira mais fácil), tome cuidado - os cartões SIM da Tele2 não funcionam em roaming neste país! Tenho dois deles (antigo e novo) - ambos não conseguem se conectar à rede. É melhor nem mesmo se envolver com o suporte técnico, eles zombam francamente e você não pode obter ajuda deles. Você deve ter cuidado com isso, pois você pode ficar sem a oportunidade de ir ao banco na Internet e gerenciar suas contas.

Internet na Indonésia... Não tenha grandes esperanças de wi-fi indonésio em hotéis - nem sempre está lá e, se estiver, não é muito bom. Para ter a Internet sempre à mão (e você precisa dela - por exemplo, para o trabalho de um tradutor online), recomendo comprar cartões SIM SimPati. Comprei um cartão SIM para Internet móvel três vezes com pacotes de 2-3,6 GB. Certa vez, em uma das aldeias, pedi aos adolescentes que enviassem dinheiro para minha conta e conectassem um novo pacote. Em vão - por 60 mil recebi apenas 600 MB, o que é mais caro do que comprar um novo cartão SIM com 2 GB. Portanto, é melhor jogar fora o antigo e comprar um novo. O pacote se conecta automaticamente, basta colocar o cartão sim no celular e tudo funcionará. Verificando o tráfego restante da Internet: * 889 #.

Estradas na província de Aceh são excelentes! As estradas em West Sumatra são, em sua maioria, muito boas. As estradas no norte de Sumatra são terríveis e às vezes faltam. Jamais esquecerei meu dia mais difícil de viagem, quando consegui dirigir apenas 100 km em estradas acidentadas.

Língua... Aprenda algumas dezenas de palavras básicas em indonésio (é muito fácil de pronunciar e entender), que podem ser úteis na comunicação e na resolução de quaisquer problemas do dia-a-dia, assim como números. Isso tornará sua vida muito mais fácil, porque poucos falam inglês, e você também ganhará a aprovação dos moradores locais, que ficarão extremamente satisfeitos por você estar tentando aprender o idioma deles.

Lugares secretos de Sumatra

Sobre atrações, parques nacionais, etc. você mesmo pode encontrar as informações. Aqui, vou compilar uma pequena lista de lugares interessantes e muito pitorescos em Sumatra, sobre os quais você não lerá nos guias.

  1. Ilha Veh (Sabang). Os turistas vão para a parte norte da ilha - há pousadas e praias. Recomendo fazer um passeio pelas estradas da parte sul de Veha - belas vistas, uma agradável estrada sinuosa e sem transporte, praias isoladas. Em geral, toda a ilha é boa - aqui você pode se aposentar e fazer uma pausa de tudo.
  2. Praia de Lho-Nga (20 km de Banda Aceh). Uma praia imensa, linda, quase deserta. Bela!
  3. A estrada para o sul de Banda Aceh ao longo da costa oeste de Sumatra - uma seção de 150 km é muito pitoresca: montanhas, praias, cafés sobre palafitas sobre as falésias com vista para o oceano.
  4. Uma estrada pelas montanhas ao longo da costa nordeste do Lago Toba.
  5. A estrada para as montanhas da cidade de Pangururan, na ilha Samosir, a sudoeste de Toba. Uma subida íngreme ao longo da serpentina a uma altura de quase 2.000 metros ao longo de uma estrada estreita e acidentada sem cercas e um penhasco sem fundo à sua esquerda a um metro de distância.
  6. Um rio pitoresco com uma ponte suspensa exatamente no meio do caminho entre Padang Sidempuan e Panyambungan. Em geral, a atração daquele lugar é uma cachoeira, mas é totalmente inútil. O rio e a ponte são mais interessantes.
  7. Sipoholon Hot Springs - a meio caminho de Toba a Padangsidempuan. Paisagens fantásticas.
  8. O Lago Maninjau é um lugar quieto, isolado e quase desconhecido a 40 km da cidade de Bukittinggi. Eu moro neste lago há sete anos - foi uma época ótima.

Além disso, não posso ficar calado sobre três lugares bastante famosos em Sumatra que valem a pena visitar durante a viagem - eles são tão bons que devo mencioná-los separadamente:

  • Lago Toba - um lugar mágico em todos os aspectos: belas montanhas, um enorme lago, ar puro, frescor e frescor, hospedarias aconchegantes por US $ 5 na própria costa, o mundo dos espíritos, os túmulos dos reis Batak e cogumelos mágicos.
  • Vulcão Sibayak - outro mundo.
  • Vulcão Marapi - outro mundo.

Os vulcões me deram um presente - em ambos eu vaguei sozinho. Estas foram algumas das experiências mais brilhantes da minha viagem à Indonésia! Leia minha postagem sobre uma caminhada entre as névoas leitosas e frias na superfície marciana do cume do vulcão Marapi e uma descida de duas horas à noite pela selva.

Pin
Send
Share
Send