Viajar para Marrocos por conta própria é muito fácil! Nós desenvolvemos para você uma descrição detalhada do roteiro de viagem em Marrocos com um orçamento de viagem planejado. O objetivo é percorrer todo o país sem perder nada de interessante.
Marrocos é um ótimo lugar para viajar sozinho. Em primeiro lugar, as viagens sem visto estão abertas aos russos. Em segundo lugar, é um país muito seguro e politicamente calmo, que, entre outras coisas, é considerado o Estado árabe mais europeizado. E em terceiro lugar, há tanto para ver em Marrocos que é absolutamente inútil ir para lá com um voucher. Se o Marrocos estiver sozinho!
Taxa de câmbio: 1 dirham marroquino (MAD) ≈ 8 RUB.
Apresentamos a vocês o cenário da mais profunda imersão neste país incrível.
Também aconselhamos você a ler nosso material sobre MARROCOS - informações valiosas sobre o país para quem viaja a Marrocos por conta própria. Também temos uma nota separada sobre férias na praia em Marrocos.
Como Chegar ao Marrocos
O jeito mais fácil chegar a Marrocos da Rússia é um vôo. Existem muitas opções. São voos diretos da Royal Air Maroc de Moscou a Casablanca, e todo um leque de combinações possíveis de voos com conexões em diferentes cidades europeias (Paris, Bruxelas, Madrid, Roma, etc.). Existe até a opção de chegar ao Marrocos por mar: primeiro você precisa voar para a Espanha e, de lá, de um dos portos do sul, pegar uma balsa para o Marrocos. A natação vai durar de 1 a 2 horas. No entanto, as duas últimas opções exigem um visto Schengen. Além disso, eles são desnecessariamente tediosos e demorados.
Na maioria das vezes, a maneira mais fácil e barata de chegar ao Marrocos é com a Turkish Airlines. Um vôo de Moscou o levará a Casablanca com um traslado em Istambul. Se desejar, você pode escolher não a duração mínima do traslado de duas horas, mas levar, por exemplo, 8 horas ou mais para chegar ao centro de Istambul por várias horas, caminhar um pouco até lá e ver o principais atrações (fizemos exatamente isso). Leia como chegar ao centro de Istambul a partir do aeroporto.
De uma forma ou de outra, para encontrar a melhor opção em preço e conveniência, você precisa comparar todas as opções possíveis. Buscar ingressos todas as companhias aéreas são operadas pela Aviasales e Skyscanner. Para saber como encontrar e reservar voos com o menor preço, confira nossas dicas.
E, claro, sempre faz sentido acompanhar os novos em nosso site. promoções de companhias aéreas.
Também recomendamos a leitura de nosso material extremamente útil sobre como voar barato... E se, mesmo assim, decidir ir para Marrocos pela Europa, recomendamos um artigo sobre como viagem barata para a Europa via Báltico e Finlândia.
Se você acha que não está pronto para organizar uma viagem independente para o Marrocos, mas quer ir para este lindo país, então voe nessa excursão. Você também pode encontrar um ingresso online. Passeios em Marrocos →
Hotéis em Marrocos
Não é um problema encontrar um hotel em destinos turísticos populares. Há uma grande seleção de hotéis para todos os gostos e bolsos em Chefchaun, Casablanca, Agadir, Essueira, Rabat, Marrakesh, Ouarzazate e em muitas outras cidades.
É melhor reservar a sua acomodação com antecedência, principalmente durante a alta temporada.
Recomendamos procurar hotéis no serviço Roomguru.ru. Este é um motor de busca que compara preços de hotéis para todos os sistemas de reserva populares (Booking, Agoda, Ozon, Ostrovok, etc.) e encontra a melhor opção. Em geral, oferece uma ampla escolha e permite que você faça uma reserva com o melhor preço. Preste atenção nas críticas e avaliações dos hotéis - eles são formados pelos próprios turistas, é útil utilizá-los na hora de escolher um bom hotel.
Também recomendamos prestar atenção especial ao serviço Airbnb.ru (viajantes experientes provavelmente o conhecem). Nele você pode reservar um habitação interessante dos proprietários. Em vez de um hotel banal, você pode se hospedar em riads, apartamentos ou casas autênticas - e isso, você vê, é muito mais interessante, além de mais confortável e muitas vezes até mais barato. A escolha de hospedagem no Airbnb.ru é muito ampla - milhares de opções. Olha, você definitivamente vai gostar de algo!
Casablanca
Então, nossa jornada independente por Marrocos começou - estamos em Casablanca!
Alguns viajantes, tendo visitado Kas (é assim que os próprios marroquinos chamam esta cidade para abreviar), desanimam vir para cá, dizem, a cidade não é autêntica e não há nada para fazer aqui. Não acredite - eles mentem. Custa cem por cento ir para a segunda maior cidade da África. A cidade é linda por ser uma mistura explosiva dos mais diversos elementos: também há favelas coloridas que em parte lembram as favelas do Rio, em parte os bairros negros das megacidades americanas, há também o espírito de Miami e algo de Cidades portuárias do sul da Europa como Marselha, bem, e claro, sua própria vida flui na medina.
Você pode ficar em Casablanca por dois ou três dias - isso é o suficiente para explorar a cidade.
Como chegar do aeroporto a Casablanca
O Aeroporto de Casablanca está localizado a uma distância razoável da própria cidade - cerca de 40 quilômetros. O táxi será caro demais - 300 dirhams. Portanto, a maneira mais fácil de sair barato (e ao mesmo tempo confortável e rápido) do aeroporto para Casablanca é de trem. A estação está localizada diretamente sob o aeroporto, os trens passam a cada hora. Um bilhete de segunda classe custará AED 40. Seguimos para a estação central da cidade - Gare Casa Voyageur.
Hotéis em Casablanca
Os hotéis mais baratos encontram-se na medina. Um quarto duplo pode ser emprestado por AED 100. Mas prepare-se para o fato de que não haverá banheiro e chuveiro no quarto, e você terá que pagar um adicional de 10 dirhams por pessoa pela água quente.
Hotéis com maior nível de conforto custarão em torno de AED 150-200. Eles podem ser encontrados na área central da cidade. Veja também as opções de hospedagem no serviço Airbnb.ru.
Transporte público em Casablanca
O orgulho da cidade é o bonde ultramoderno que liga as duas áreas de dormir, o centro da cidade e a praia. A passagem custa 7 dirhams e é comprada em máquinas especiais localizadas ao lado de cada parada. Depois de comprar a passagem, você passa pela catraca e entra no bonde. Esse tipo de transporte é considerado caro e utilizado apenas pela classe média. Mas este é um meio de transporte muito confortável e rápido.
Um bilhete para ônibus regulares é mais barato - 3 dirhams. Mas lembre-se de que os ônibus costumam estar lotados.
Um pet-taxi (táxi pequeno) irá levá-lo, dependendo da distância, por 10-20 dirhams. Não mais do que três pessoas podem entrar no carro. Você pode pedir para ligar o medidor ou pode combinar o preço com antecedência.
Os grandes táxis (Mercedes antigos) transportam até 6 passageiros. A passagem custará cerca de 6 dirhams.
Asilah
Contornando Casablanca para cima e para baixo, você pode ir mais longe. Da estação Casa Voyageur que já conhecemos, partimos de trem para a pequena cidade turística de Asila, que fica quase no extremo noroeste do país, às margens do Oceano Atlântico. É melhor pegar passagem de primeira classe, tirar passagem de segunda classe, você corre o risco de ficar sem assento e ficar cinco horas e meia em um vagão abafado, seja de pé, seja sentado vestíbulo ou mesmo banheiro de carruagem com densidade de quatro a cinco pessoas por metro quadrado. O preço de um bilhete de 1ª classe é 164 dirhams.
A propósito, aqui está o site das ferrovias do Marrocos, onde você pode ver todas as rotas, horários e preços dos bilhetes.
Asil tem uma grande variedade de lugares onde ficar barato. Você pode até encontrar albergues sem nome que custam AED 40 por pessoa.
Asilah não é apenas uma cidade turística clássica onde você encontrará tudo que precisa para umas férias relaxantes na praia, é também um lugar muito bonito, conhecido por sua medina encantadora. E além de tudo isso, também há uma grande seleção de frutos do mar nos restaurantes locais.
Larache
Se desejar, você pode ir de Asila para a vizinha Larash. Esta cidade tem uma localização pitoresca nas rochas perto do oceano. Em primeiro lugar, é conhecida por suas antigas ruínas romanas, que estão localizadas perto da cidade, em uma pequena colina. você pode chegar a Larash de Asilah em microônibus regulares por 15 dirhams. Saída da rodoviária de Asilah, localizada na zona leste da cidade. Para dirigir diretamente para as ruínas, você precisa pedir ao motorista para deixá-lo nas ruínas antes de chegar à cidade. O tempo de viagem é de cerca de uma hora. Depois de caminhar um pouco em Larache, voltamos de microônibus para Asilah.
Chefchaouen
De Asila, novamente, em microônibus pelos mesmos 15 dirhams, vamos para Tânger, uma vez uma cidade de status internacional, interzona e um lugar atraente para escritores e artistas europeus e americanos, marginalizados e forasteiros.
Agora a cidade não é a mesma, então não adianta ficar aqui. Na estação de ônibus, compramos uma passagem para Chefchaouen por 50-60 dirhams e depois de 2-3 horas de condução ao longo das estradas de montanha, estamos em uma das cidades mais famosas e bonitas de Marrocos.
Chefchaouen é uma das cidades com mais ambiente de Marrocos. Por muitos séculos, estrangeiros não foram permitidos aqui, pois o local era considerado sagrado. Os tempos mudaram - agora tudo é ao contrário, um fluxo interminável de turistas. Portanto, esteja preparado para que a cada minuto sua paz nas ruas da cidade seja perturbada por ajudantes chatos, cada um com sua proposta: um hotel, um restaurante, um café, haxixe.
Por falar no último, Chefchaouen está localizado nas Montanhas Reef, que são famosas por suas plantações de cânhamo. Portanto, quase todo mundo que você encontra oferece haxixe, e os moradores locais fumam sentado na rua.
A beleza de Chefchaouen se deve a duas coisas: em primeiro lugar, a localização pitoresca nas montanhas de Rif e, em segundo lugar, a medina é colorida em vários tons de azul. É melhor caminhar pelas ruas ornamentadas da medina bem cedo pela manhã - em nenhum outro momento você não terá tanto prazer. De manhã, não há comerciantes, nem ajudantes chatos, nem inúmeros turistas com suas câmeras.
Se desejar, você pode fazer trekking - desde pequenas caminhadas até caminhadas de vários dias. Existem até pequenas cachoeiras, lagos de montanha e rios nas montanhas ao norte de Chefchaouen.
Marrakesh
De Chefchaouen vamos para Tetouan (25 dirhams), para mudar de lá para outro ônibus e ir para Marrakech (225 dirhams de STM). A estrada será longa - quase 10 horas de viagem com duas paradas para comer alguma coisa.
A Estação Rodoviária de Marraquexe fica fora das muralhas da medina. É melhor instalar-se na medina, de preferência mais perto da praça principal de Jama El Fna. Assim será mais fácil não se perder, pois as ruas da cidade velha são um verdadeiro labirinto. Uma noite em um hotel econômico custará AED 100-180 para um quarto duplo.
Marrakech é a cidade mais popular entre os turistas em Marrocos, então esteja preparado para o mesmo problema de Chefchaouen: importunação e desejo de arrancar dinheiro de você de qualquer maneira.
Ao visitar Marraquexe, vale a pena tirar alguns dias para visitar as vizinhas Montanhas Atlas. Você pode até subir ao topo da montanha mais alta do Norte da África - Jebel Toubkal (4064 metros). Qualquer pessoa saudável pode fazer isso, pois o levantamento é muito simples e não requer nenhum treinamento especial. Para fazer isso, você precisa pegar um grande táxi, que de Marrakech o levará até a aldeia montanhosa de Imlil, de onde começa a subida. Depois de conquistar o topo, voltamos para Marrakech.
Ouarzazate
De Marraquexe, o nosso caminho passa por Ouarzazate. A cidade é conhecida como Hollywood africana porque muitos filmes foram filmados aqui - de "Lawrence da Arábia" a "Gladiador". Uma passagem de ônibus da CTM custa 80 dirhams, de outras operadoras custa cerca de 60-70. O tempo de viagem é de quatro horas e meia.
A estrada entre Marrakech e Ouarzazate passa pela Cordilheira do Atlas e é considerada uma das mais belas do mundo. É aqui, no lado sudeste das Montanhas Atlas, que o Deserto do Saara começa.
A principal atração de Ouarzazate é a ksar (fortaleza de argila) Ait Ben Haddou, localizada a 30 quilômetros da cidade. É considerada a mais bonita de Marrocos. Para chegar até lá, vale a pena usar os serviços de um grande táxi.
Desfiladeiro de Todra
De Ouarzazate vamos para o leste, para a pequena cidade de Tangir (preço do bilhete - 70 dirhams). Não há nada para fazer ou assistir na própria cidade. Mas ao lado dele há um oásis magnífico, e um pouco mais longe - o desfiladeiro de Todra. Um lugar fantástico com falésias incrivelmente altas (até 300 metros!). Aqui você pode praticar montanhismo ou simplesmente curtir a paisagem. Há muitos hotéis e restaurantes no desfiladeiro, então você pode ficar aqui mesmo.
Fum-Zgid e Erg Shigaga
De Tangir voltamos para Ouarzazate, onde mudamos para outro ônibus para Fum-Zgid. Um bilhete para este último custará 60-70 dirhams.
Foum Zgid é uma pequena aldeia no sul de Marrocos, perto da fronteira com a Argélia. É atraente porque daqui você pode ir para as dunas de Erg Shigaga. Para fazer isso, você precisará procurar as pessoas que fazem esses passeios às dunas e organizar uma excursão. Infelizmente, esta é a única maneira (a menos, é claro, que você tenha seu próprio SUV). Via de regra, nas dunas, as pessoas pernoitam em um pequeno povoado tuaregue, encontram o pôr do sol e o amanhecer, e à tarde voltam para Fum-Zgid.
Escolhendo outro caminho
Em Fum Zgid, pegamos um ônibus de passagem de 9 horas pela manhã e vamos para Guelmim (a passagem custa cerca de 90-100 dirhams). O caminho é longo, por isso é melhor sair às 9 horas da manhã. O ônibus chegará a Guelmim à tarde. E aqui você tem que fazer uma escolha importante sobre a próxima rota.
Dakhla. Saara Ocidental
Os mais desesperados podem mover-se para o sul, para o desconhecido Saara Ocidental, que na verdade é controlado pelo governo marroquino. O Saara Ocidental é mais de mil quilômetros de paisagens desérticas monótonas. Se você está pronto para isso, seja bem-vindo a Dakhla - uma cidade situada no cruzamento entre a verdadeira África e Marrocos.
De modo geral, não há nada para ver na cidade, mas aqui você pode se sentir bem na extremidade da Terra. Na verdade, de um lado há um deserto sem fim que se estende por milhares de quilômetros para o interior e, do outro, um oceano Atlântico ainda mais infinito. Definitivamente, vale a pena suportar as muitas horas de viagem de ônibus para isso. Dakhla também é famosa por suas ondas e, portanto, é uma espécie de meca para os surfistas. A localização geográfica de Dakhla também é incomum: a cidade está localizada em uma península estreita de 40 quilômetros de extensão.
Depois de conhecer Dakhla, será necessário retornar a Guelmim pelo mesmo caminho.
Sidi Ifni
Não faz sentido ficar em Guelmim, então imediatamente pegamos um grande táxi e rumamos para o norte até a cidade portuária de Sidi Ifni, localizada a 60 quilômetros de Guelmim.
Sidi Ifni é um lugar onde você pode finalmente relaxar após uma difícil jornada pelo deserto. Possui uma ótima praia e uma grande seleção de frutos do mar.
E 15 quilômetros ao norte está a principal pérola dessas terras - Legzira, conhecida em todo o mundo por seus arcos incríveis. Este lugar é imperdível. Você pode ir até lá de táxi por 20-30 dirhams, dependendo do acordo.
Essueira
Para chegar a Essaueira, você precisará primeiro chegar a Tiznit (de ônibus CTM por 25 dirhams) e de lá pegar um ônibus para Essueira (80-100 dirhams).
Essaouira oferece ainda mais relaxamento do que Sidi Ifni. Aqui também existe uma excelente praia, uma abundância de marisco, assim como um grande número de clubes, discotecas e até museus.Essaouira tem uma excelente medina, onde é melhor se acomodar (um quarto duplo decente pode ser encontrado por 100 dirhams). Outro orgulho da Essueira é um porto maravilhoso, que é melhor ir ver de manhã cedo.
Terminar
Essaouira será o destino final da viagem marroquina. Todas as principais cidades, lugares e pontos turísticos foram examinados - agora você pode voltar para Casablanca e de lá já pode voar para casa.
Um ônibus de Essaueira para a Casa custará cerca de AED 100. Em Casablanca, pegamos um trem para o aeroporto (40 dirhams) e chegamos na Rússia algumas horas depois.
Este é o nosso viagens independentes em Marrocos vai acabar. Mas não há dúvida de que depois dessa viagem fantástica, você vai querer repeti-la de alguma forma. Acredite em mim, tornar realidade essa incrível jornada não é muito mais difícil do que ler este texto. Honestamente. Apenas faça.
P.S. O texto foi compilado com base na experiência pessoal de uma viagem independente de dois meses ao Marrocos pelos autores do site em agosto-setembro de 2013. Se pudermos, você também pode.