Em que país ir morar? Melhores países para viver de acordo com o Instituto Legatum para 2014.
Certamente quase todos vocês já pensaram em se mudar para outro país com um padrão de vida mais alto. Mas em que país é melhor morar?
O conhecido instituto independente Legatum Institute compila anualmente avaliações de países do mundo, e não apenas números secos são levados em consideração de acordo com vários critérios (educação, economia, saúde, etc.), mas também as opiniões dos habitantes de os próprios países, o que, claro, impressiona (atitude para com os imigrantes, satisfação dos residentes com o padrão de vida, oportunidade de encontrar trabalho ou abrir o próprio negócio, etc.). Claro, a escolha de um país é uma questão puramente individual e depende de muitos fatores, mas se você ainda não tem certeza de qual país é o melhor para viver, você deve olhar mais de perto os resultados exaustivos do Instituto Legatum e estudar estatísticas há vários anos, uma vez que em seu site (prosperity .com) tudo está organizado de forma clara e conveniente.
TOP-10 do mundo
De acordo com a classificação do Legatum Institute para 2014, os dez principais países onde é bom viver, incluindo:
- Noruega
- Suíça
- Nova Zelândia
- Dinamarca
- Canadá
- Suécia
- Austrália
- Finlândia
- Países Baixos
- EUA
Claro, essa classificação é geral. Quando considerados por critérios individuais, como segurança ou saúde, os resultados são ligeiramente diferentes. Os países acima são caracterizados por um alto padrão de vida e cuidados de saúde, educação de qualidade, liberdade de ação e assim por diante.
Então, vamos olhar mais de perto os países da Europa, América, Ásia e África, onde é bom morar.
Onde é o melhor lugar para morar na Europa
O TOP-10 dos países da Europa, onde é melhor para uma pessoa viver, inclui:
- Noruega
- Suíça
- Dinamarca
- Suécia
- Finlândia
- Países Baixos
- Islândia
- Irlanda
- Grã Bretanha
- Alemanha
Seguem-se Áustria, Luxemburgo, Bélgica, França, Malta, Eslovênia, Espanha, Portugal, República Tcheca e Polônia. Os países europeus mais desfavorecidos são a Sérvia, a Albânia, a Moldávia e a Bósnia e Herzegovina.
Em geral, a Europa é, sem dúvida, a região mais próspera e há muito por onde escolher: por exemplo, alguém prefere uma Espanha expressiva e quente, e alguém - uma Suécia contida e fria.
Há cinco anos, a Noruega está no topo da lista de países onde é bom viver - este país altamente desenvolvido, amigo do ambiente e estável, com paisagens deslumbrantes, atraiu muitos. A Suécia é reconhecida como o melhor país para o empreendedorismo e start-ups, a Suíça ocupa o primeiro lugar em termos de indicadores econômicos, a Dinamarca é considerada o melhor país em termos de educação e Luxemburgo é considerado o melhor país em termos de saúde. Aliás, de acordo com a classificação, a Islândia é considerada o país mais seguro da Europa.
Ásia e Oceania: em qual país é melhor morar
Agora, muitos estão pensando em qual país da Ásia e da Oceania é melhor para morar. Muitos partem para a Tailândia, Indonésia, etc., porque as economias dos países desta região estão avançando a passos largos. Ainda assim, em muitos aspectos, esses países estão no final da lista. Vamos ver quem está listado nos dez principais países nesta região:
- Nova Zelândia
- Austrália
- Cingapura
- Japão
- Hong Kong
- Taiwan
- Coreia do Sul
- Malásia
- Tailândia
- Mongólia
Seguem-se China, Cazaquistão, Vietnã, Uzbequistão, Sri Lanka, Filipinas, Indonésia, Quirguistão, Azerbaijão e Geórgia. Os piores países para se viver são o Afeganistão e o Paquistão.
Em qual desses países é melhor morar? Cabe a você escolher. Portanto, nesta região, Cingapura lidera em termos de indicadores econômicos e Hong Kong é considerada a cidade mais segura do mundo! As pessoas mais saudáveis vivem no Japão e, quanto às liberdades pessoais e socialização, a palma pertence à Nova Zelândia. O campeonato mundial em termos de "educação" e "liberdade pessoal" foi concedido à Austrália - os residentes estão satisfeitos com a qualidade da educação e as oportunidades oferecidas aos alunos e, em geral, estão satisfeitos com suas vidas (7,2 em 10 pontos).
América do Norte e América do Sul: onde é melhor morar
Lista dos 10 primeiros pelo nível de desenvolvimento dos países dos continentes da América do Norte e do Sul:
- Canadá
- EUA
- Uruguai
- Chile
- Costa Rica
- Panamá
- Trinidad e Tobago
- Argentina
- Brasil
- Baileys
Seguem-se Jamaica, México, Colômbia, Paraguai, República Dominicana, Equador, Nicarágua, Peru, El Salvador e Bolívia. O país mais "atrasado" é o Haiti.
Portanto, se você optou por esses continentes, estamos relatando um padrão interessante: em quase todos os parâmetros (em termos de indicadores econômicos, eficiência do governo, segurança, nível de educação, liberdades pessoais e socialização) o Canadá está acima de tudo! A propósito, os residentes do Canadá estão muito satisfeitos com a qualidade de vida no país - eles avaliam em 7,4 pontos em 10 (para comparação, os residentes da principal Noruega avaliaram a satisfação com a vida em 7,7 pontos). Via de regra, o segundo lugar é ocupado pelos EUA em quase todos os lugares.
África e Oriente Médio: quais países são bons para se viver
Os países mais desenvolvidos do Norte da África e do Oriente Médio (países MENA) são Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Israel, Arábia Saudita, Jordânia, Marrocos, Turquia, Tunísia, Argélia e Líbano. Os piores são Egito, Iraque, Síria e Iêmen.
As pessoas mais felizes desta região vivem nos Emirados Árabes Unidos e em Israel - elas estão satisfeitas com suas vidas e classificaram a vida no país em 7,2 e 7,1, respectivamente.
Entre a África Negra (África Subsaariana), pode-se distinguir Botswana, África do Sul, Namíbia, Gana, Ruanda, Burkina Faso, Senegal, Benin, Quênia e Zâmbia. Claro, é improvável que você sonhe em se mudar para a África Negra, mas sempre há originais :)
Você pode estar interessado em ler sobre os países quentes onde você pode viver com baixo custo.