A capital do Azerbaijão é menos popular como resort do que os centros turísticos da Europa, Tailândia ou mesmo Sochi. Mas ela não merecia essa posição ofensiva. Selecionamos os principais pontos turísticos de Baku que você deve incluir no seu guia da cidade.
Ao final do material, sugerimos que você se familiarize com o mapa de localização dos objetos, isso ajudará a traçar um percurso de caminhada mais preciso. De bónus, para quem gosta de comer deliciosamente e ter uma boa noite, seleccionamos os melhores restaurantes. Os estabelecimentos são ideais para toda a família e viajantes gastronômicos.
Alguns objetos requerem conhecimentos especiais de profissionais, por isso aconselhamos não economizar e reservar visitas guiadas. Obtenha muitas emoções com o que você vê e fala. Além disso, não se preocupe, todas as excursões selecionadas em Baku são em russo.
Torre de Maiden
Este objeto está incluído em qualquer lista de lugares que os especialistas recomendam ver em Baku. O monumento único está associado aos tempos em que o Zoroastrismo dominava as terras do Azerbaijão. Os adoradores do fogo se foram há muito tempo, mas seu legado continua vivo. E o monumento há muito se tornou um símbolo da cidade. É curioso que os especialistas não consigam estabelecer uma data exata para a construção da torre.
- Endereço: Prospect Neftyanikov.
- O preço do bilhete é de 8 manats.
- Horário de atendimento: das 10h às 18h.
A vista da torre é excelente, mas aconselhamos ir ao Parque Upland, aqui a vista é ainda melhor.
Museu do Tapete do Azerbaijão
Uma visita à cidade de Baku sem conhecer a tradição nacional de tecelagem de tapetes é o mesmo que visitar Moscou sem visitar o complexo da Praça Vermelha. A coleção do museu concentra uma seleção única de tecelagem de tapetes. É fácil deduzir como a técnica de trabalho mudou. Os visitantes também aprenderão como o tapete está relacionado a outros tipos de arte no Azerbaijão. Além de peças de tecelagem, eles vão mostrar cunhagem de cobre, joias, armas antigas e faiança.
- Endereço: Mikail Useinova, 27
- O preço do bilhete é de 8 manats. Você pode comprar um guia de áudio em russo - 2 manats adicionais.
- Horário de atendimento: das 10h às 18h.
Centro com o nome de Heydar Aliyev
Mesmo para aqueles que não consideram o ex-presidente do Azerbaijão um político de destaque, será agradável e instrutivo olhar aqui. O próprio edifício surpreende com sua arquitetura fora do padrão. Os designers parecem ter esquecido da existência de uma linha reta. Mas o que está dentro também reforça a ideia - este centro está entre os melhores pontos turísticos de Baku com fotos e descrições. Os corredores do complexo falam claramente sobre o passado do país e suas conquistas atuais.
- O preço do bilhete é de 15 manats.
- Horário: Ter-Sex, das 11h às 19h. Finais de semana: das 11h às 18h.
Recomendado visite aqui à noite, a luz de fundo será o cenário perfeito para belas fotos.
Museu de História do Azerbaijão
É lógico visitar este edifício imediatamente a seguir ao centro anterior. O museu está em funcionamento desde 1920. Os fundos também incluem uma série de achados arqueológicos feitos de 1925 a 1960. Desde 1968, um grupo de arqueologia subaquática está operando. Há também exposições com viés botânico e zoológico.
- Horário de atendimento: das 10h às 18h.
- O custo é de 5 manats.
Aterro de Stolichnaya
Adequado para aqueles que não sabem onde ir em Baku em primeiro lugar. Moradores e hóspedes sofisticados da capital adoram relaxar aqui. A avenida foi inaugurada em 1909. Devido às flutuações no nível do Cáspio nos próximos 50 a 70 anos, o aterro teve que ser redesenhado e melhorado do zero várias vezes. Desde 1998, o Primorsky Boulevard recebeu o status de parque nacional.
Fortaleza Nardaran
O castelo na aldeia de Nardaran foi datado de 1301. A torre da fortaleza tem 12,5 metros de altura. A data de construção e o nome do arquiteto são exibidos na fachada diretamente durante a construção.
Pista de pedra absheron
Este é um complexo de megálitos, cujo propósito exato não foi esclarecido. Acredita-se que tenham sido construídos entre 5 e 4 mil anos atrás. Os megálitos se estendem de norte a sul. Eles são encontrados não apenas na terra, mas também debaixo d'água. Uma das versões mais comuns diz que essas são estruturas de recuperação.
Mausoléu de Diri Baba
Se você não se limita à lista de pontos turísticos de Baku com fotos, nomes e descrições em sentido estrito, vale a pena mencionar este mausoléu. O prédio de dois andares foi erguido em 1401. O mausoléu está localizado exatamente na estrada Baku-Shemakha. A estrutura parece ter sido inserida na rocha. Está magistralmente inscrito na natureza circundante.
Parque Nacional Shirvan
A área total do parque ultrapassa 500 quilômetros quadrados. Seu território é dominado pela natureza semi-desértica. É habitada por aves locais e migratórias, bem como por gazelas.
- Coordenadas para viagens independentes: 39 ° 35'30,9 ″ N 48 ° 53'53,6 ″ E
- A taxa de entrada é de 2 manats.
Gelyarsan-Gyorarsan
A antiga fortaleza ocorre nas proximidades da cidade de Sheki. É definitivamente um daqueles objetos que qualquer viajante deve ver em Baku e seus arredores. A construção data dos séculos VIII a IX DC. Um edifício muito interessante.
Sheki caravançarais
São os maiores caravançarais conhecidos na Transcaucásia. Durante a construção, os edifícios foram equipados com portões sólidos. Quando os portões foram fechados, o edifício se transformou em uma fortaleza impenetrável.
Região Icheri-Sheheri
O complexo de pontos turísticos da Cidade Velha de Baku merece atenção, é claro. Desde os primeiros passos pelo bairro antigo, a atenção é dada às massas de gatos de todos os tipos de cores e raças que correm em qualquer direção. Seria um erro imperdoável deixar de inspecionar a parte antiga da capital do Azerbaijão por menos de um dia. Pessoas conhecedoras até duvidam que seja possível contornar todos os pontos turísticos de Baku em 3 dias - muitos deles estão concentrados aqui.
Torres em chamas
Outro nome é Flame Towers. São arranha-céus, não edifícios antigos, como muitas vezes se pensa. Mas é precisamente a partir dessas estruturas que se percebe que o país avança e não se fecha caótica e sem sentido no passado. A iluminação das torres, construída de 2007 a 2012, foi reconhecida como a melhor do planeta.
Palácio dos Shirvanshahs
Outro objeto atraente no centro de Baku. O monumento é cuidadosamente preservado, vendo nele uma ferramenta para reforçar a continuidade. Juntamente com o palácio, o complexo inclui um enterro memorial de uma antiga dinastia, uma mesquita construída em 1441, uma antiga casa de banhos, o mausoléu de Bakuvi, Divan-khane (pátio). Apesar da diferença nas datas de construção, o complexo parece bastante coerente e claro.
- Horário: Seg-Dom, das 10h às 18h.
- O custo é de 4 manats.
Casa de Isa-Bek Gadzhinsky
O edifício foi construído em 1912. É considerado um dos melhores lugares para se visitar em Baku se você vier de longe. Não é por acaso: o edifício representa a apoteose do ecletismo transcaucasiano da primeira metade do século XX. Fachadas voltadas para direções diferentes são decoradas de maneira diferente; eles estão repletos de uma série de pequenos detalhes.
Edifício da sociedade Ismailia
A construção da residência da sociedade de caridade em 1907-1913 foi supervisionada pelo arquiteto Ploshko. Aqui, também, muitos detalhes impressionantes. O projeto é inspirado na arquitetura neo-renascentista da Itália da época; agora a casa é ocupada pela academia republicana de ciências.
Fountain Square
Não é apenas decorada com fontes, mas também a praça mais antiga da cidade. Foi criado de acordo com o projeto de 1864, inicialmente foi reservado para desfiles e outros eventos cerimoniais da guarnição, bem como para exercícios militares. Ao redor fica o Museu Nizami (1860) e o Cinema Araz (construído na década de 1870).
Palácio da imprensa
O edifício está incluído no guia turístico de Baku com toda a justificativa - ele incorpora o espírito do brilhante construtivismo. A construção foi concluída em 1932. A obra foi supervisionada pelo arquitecto S.S. Pen.Inicialmente, o palácio da impressão correspondia absolutamente ao seu nome - 100% dos objetos necessários para a atividade de impressão estavam concentrados aqui. Havia até uma loja de impressos, além de estabelecimentos de atendimento ao consumidor.
Instituto de Fisioterapia
Este instituto foi incluído na lista de recomendações sobre o que ver para um turista, pelo mesmo motivo - o conjunto de edifícios segue o espírito do construtivismo. Nos comentários, muitos aconselham você a visitar aqui. Recomendamos dirigir, mas não ficar mais de 20 minutos.
Centro Cultural de Segurança do Estado
Isso não é uma piada, mas um conselho bastante sério. Ao criar este complexo, os arquitetos seguiram as ideias do estilo Império do final dos anos 1940. Inicialmente, era apenas um palácio da cultura. O objeto foi assumido pelo serviço secreto em 2008, e ao mesmo tempo começou a restauração, que manteve sua aparência original.
Museu Estadual de Cultura Musical
Foi criado em 1967. A coleção inclui mais de 20.000 itens. Além de instrumentos musicais, inclui gramofones e discos de gramofone. Reunimos uma seleção de materiais da vida criativa de cantores, discos, fonogramas, fotografias, notações musicais.
DESCANSE NO MAR NO AZERBAIJÃO
MELHORES RECURSOS DE ESQUI
Museu da Literatura do Azerbaijão
O fato de Baku ser uma bela cidade, além de uma cidade musical, dificilmente alguém irá contestar. Mas também pode gabar-se de um sólido passado literário, cujos vestígios se concentraram no museu. A exposição está disponível para os visitantes desde 1945, embora formalmente estivesse pronta em 1939. Após a restauração de 2005, o número total de exposições exibidas simultaneamente aumentou 25 vezes.
Roda gigante
A atração foi montada na costa do Mar Cáspio. A partir dele é conveniente observar os belos lugares de Baku, decidindo para onde ir, e a superfície da água se estendendo até o horizonte. Os shows de luzes são organizados aqui à noite. É único que os estandes foram projetados para 8 pessoas, e o giro leva ¼ de hora - portanto, você pode realmente inspecionar tudo ao redor, e não tremer de medo, como em um parque típico.
À noite, após andar na roda gigante, recomendamos uma visita à Praça da Bandeira Nacional. Veja uma bela vista na área do Palácio da Água.
Ateshgah
Mesmo que a lista de lugares interessantes em Baku não seja impressionante, deve-se dar uma olhada na lista de objetos atraentes nos arredores da capital. Ao contrário da torre inaugural, ninguém contesta a pertença de Ateshgah ao número de monumentos do Zoroastrismo. O templo foi destruído não tanto pelos conquistadores árabes, após o que o santuário ainda experimentou um renascimento, como por natureza. Movimentos de camadas profundas bloquearam o caminho do gás, e o desaparecimento do fogo encantador foi percebido como um sinal da ira dos deuses.
Fortaleza ramaiana
Diferentes especialistas datam a construção da fortificação nos séculos XII-XIV. Os especialistas geralmente atribuem isso ao período de governo dos Shirvanshahs, que também se manifesta na tradição de fortificação característica. Da muralha da fortaleza, uma vista deslumbrante se abre para explorar os campos circundantes.
Yanar-Dag
Traduzido literalmente, significa "montanha em chamas". Existem saídas de gás natural que ainda estão em uso hoje. A entrada está disponível apenas por uma taxa. O maior efeito é observado no inverno, quando mesmo uma fina camada de neve não se acumula perto das tochas em chamas.
Arboreto de Mardakan
É razoavelmente classificado entre as principais atrações de Baku e arredores. Além de árvores, o complexo também contém a Casa-Museu de Yesenin. Mas a situação original há muito se perdeu e não há vestígios dela. Ninguém menos que o próprio Vavilov fez esforços para criar o arboreto.
SELEÇÃO DE MORADIA EM BAKU
Castelo quadrilátero
A instalação também está localizada na vila de Mardakan. O castelo foi construído não tanto para defesa como para comemorar valiosas vitórias. A altura total do castelo é de 22 metros. A fortaleza foi construída de tal forma que chegou ao século 21 sem perdas
Complexo histórico e etnográfico "Gala"
Uma parte da aldeia recebeu o seu estatuto em 1988. Além de 5 mesquitas e as ruínas do castelo, há 3 banhos e mausoléus para os turistas. É essencialmente um museu de rua de arqueologia e etnografia. Há também um museu de antiguidades aqui. De vez em quando, o complexo recebe festivais onde são demonstradas as realizações dos mestres.
Vulcão de lama Dashgil
Mais precisamente, não um vulcão, mas todo um grupo vulcânico. Os geólogos acreditam que originalmente havia uma grande cratera. Mas, como resultado das erupções constantes, 45 saídas separadas de lama foram formadas. Quase não há vegetação ao redor e, portanto, nada obscurece a paisagem. Sim, existem muitos outros cones de lama no Azerbaijão, mas eles são mais perigosos e muito menos acessíveis.
Parque Upland
Outro lugar excelente que você pode ver em Baku, de acordo com turistas experientes. Aqui, eles zelam vigilantemente pelo território.
Recomendação: atrás do parque existe um mirante, de onde é agradável observar os espaços circundantes. E - tire fotos panorâmicas.
Kempinski Hotel Aquapark
Um lugar privilegiado para passear em Baku, você poderá relaxar com toda a família. O interior é limpo e tranquilo. O território é lindo, tem um café-bar próximo com petiscos de praia e cerveja gelada. Para as crianças, a infraestrutura foi perfeitamente equipada.
Praias de Baku
A costa do Cáspio não é muito inferior à costa do Mar Negro, apenas é muito menos distorcida. Bilgah fará as delícias dos turistas na capital do Azerbaijão. As margens foram arranjadas, o ar está fresco e limpo; a distância de 40 quilômetros da cidade ao longo da incrível rodovia é percorrida sem problemas. Não apenas Bilgah, mas também Mardakan é adequado para visitas com crianças. A única diferença é que Mardakan possui uma gama mais sofisticada de atividades de lazer. Existem sites pagos e acessíveis para turistas com orçamento limitado. Também vale a pena pensar nas praias de Shikhovo, Zagulba, Novkhany.
Adendo: para quem gosta de descanso selvagem, apenas a parte intocada da costa de Pirshagi é adequada.
Parque de oficiais
As exposições mais notáveis aqui são estátuas de bronze. Eles capturaram imagens de várias pessoas em situações cotidianas. A flora e a fonte no centro do parque são lindas; Um playground, uma pista de patinação coberta, a presença de restaurantes nacionais azerbaijanos e espanhóis complementarão a impressão.
Parque "Little Venice"
Esta é uma parte da avenida à beira-mar, onde um sistema de canais foi construído - daí o nome. Os canais foram construídos em 1960. Desde então, eles se tornaram o local de lazer favorito dos residentes de Baku. Nas margens de reservatórios artificiais, havia cafés e gôndolas se movendo ao longo da água.
TODAS AS ATRAÇÕES DO AZERBAIJÃO
Onde comer deliciosamente?
Se está cansado das longas caminhadas pela cidade, aconselhamo-lo a fazer uma excursão gastronómica aos melhores restaurantes de Baku. Com base em nossa experiência e feedback de turistas, selecionamos os 5 melhores lugares onde você deve sentar e saborear pratos tradicionais.
- Um restaurante Malacannes 145 no Rasul Rza 11. Um lugar aconchegante com cozinha europeia e do Oriente Médio. O cheque médio é de 1.200 rublos. É preferível reservar mesa com antecedência pelo telefone: +994 51 500 01 45.
- Verdadeiramente um lugar aconchegante Green Garden 145 na rua F. Bayramov 1130/33. A esplanada de Verão e a fantástica apresentação da cozinha do Azerbaijão farão com que fique aqui durante muito tempo. Cheque médio de 870 rublos. Tel: +994 51 400 01 45.
- Bar e Restaurante Sahil em 34 Neftyanikov Ave (Primorsky Boulevard). Cozinha puramente tradicional do Azerbaijão para verdadeiros gourmets. Cheque médio de 2.300 rublos por turista. Tel: +994 50 285 00 22.
- Restaurante pequeno e colorido Restaurante Nergiz em T. Aliyarbeyov 9. Eles são especializados em cozinhas da Geórgia e do Azerbaijão. Eles sabem fazer um prato muito saboroso de carne. Verificação média de 900 rublos. Tel: +994 12 493 98 86.
- Restaurante Dolma na rua M.Rasulzada 8. Vale a pena homenagear os proprietários, que acompanham todos os pratos servidos, o que não se pode dizer dos outros restaurantes da cidade. Você pode pedir com segurança cozinha europeia e do Oriente Médio. O cheque médio não é alto, de 1.200 rublos.