Neste artigo, consideramos os pontos turísticos mais bonitos da Geórgia, que valem a pena ver para um turista quando visitar o país. Hoje é um dos destinos mais populares, onde pode visitar fascinantes museus, monumentos e locais pitorescos. Para traçar o roteiro correto de uma viagem independente ou saber qual excursão é melhor fazer, aconselhamos que estude a nossa lista e faça o seu próprio guia. Ao final da resenha, postamos um fascinante vídeo-aula sobre o planejamento correto de uma viagem independente pelo país.
Geórgia ... País de sol e montanhas, vinho e a mais cordial hospitalidade. Como não se apaixonar por ela de uma vez por todas? Na verdade, como diz a música, essas belezas não podem ser encontradas em outras partes do mundo! Há mar e montanhas, rios e lagos, reservas naturais únicas e muito sol. Se você quer relaxar perto do mar - por favor, você deseja escalar montanhas - por favor, você deseja combinar o mar, montanhas e excursões - por favor! Você gostaria de perguntar por que mais a Geórgia é famosa? Não apenas lugares naturais e históricos, mas também temperamento quente, danças incendiárias, respeito pelas tradições, natureza e monumentos culturais antigos. E que danças de fogo tem esse povo orgulhoso! Eu quero voltar aqui novamente, porque toda vez você pode encontrar novos e novos lugares interessantes na Geórgia. Afinal, são mais de 10 mil objetos diversos de interesse turístico. Muitos deles são protegidos pela UNESCO. Queremos dizer a você o que visitar neste país incrível e compilamos uma lista dos pontos turísticos mais interessantes da Geórgia com fotos, nomes e descrições. Vamos fazer uma viagem! Vamos começar do coração da Geórgia, sua capital - Tbilisi, e visitar todas as regiões populares.
Fortaleza Narikala (Tbilisi)
Na parte central da capital da Geórgia, existe uma de suas atrações mais importantes - uma fortaleza, erguida no século IV. Por muitos séculos, ela defendeu a cidade, apesar das inúmeras destruições. Construída sobre uma colina, cercada em três lados por rochas e uma poderosa parede de pedra, a fortaleza sobreviveu bem até os dias de hoje e se tornou a marca registrada da capital. As mais belas vistas se abrem de seu mirante e do teleférico que leva ao topo. Ao lado da cidadela, há um monumento de 20 metros "Mãe Geórgia". “Para ver melhor toda a beleza deste lugar, aconselhamos o aluguel de binóculos por 2 minutos para 1 lari georgiano”.
Museu Nacional da Geórgia (Tbilisi)
Este não é um edifício autônomo, mas uma associação inteira de vários museus localizados em todo o país. Há exposições únicas aqui: coleções de moedas, cunhagem, joias encontradas em um antigo cemitério datado do século 2 aC. Claro, muitos pontos turísticos da Geórgia são apresentados com fotos e descrições, pinturas de artistas georgianos, achados arqueológicos, obras de mestres nacionais. Entrada ao museu - 3-7 GEL, excursão - 45 GEL.
Old Tbilisi
É impossível visitar Tbilisi e não andar por sua cidade velha com ruas sinuosas, pequenos pátios famosos, casas com fachadas complicadas e portas de entrada antigas. Entre eles, existem muitas mansões e palácios construídos no estilo georgiano. Muitos deles já foram convertidos em restaurantes, lojas de souvenirs ou hotéis. Mas na outra parte da cidade velha existem casas velhas e dilapidadas. Lindas fotos da Geórgia desta área são fornecidas a você.
Betânia da Geórgia (Tbilisi)
Em qualquer guia ou mapa, os templos da Geórgia são amplamente representados com fotos e nomes, porque esses são seus lugares mais interessantes. O Mosteiro Betania, em funcionamento desde o século 11, tornou-se um dos melhores exemplos de arquitetura de templos na Geórgia. Por séculos, não foi apenas um viveiro de religião e um lugar para orar, mas também uma proteção. É provavelmente por isso que, em sua aparência, as formas da igreja se misturam com elementos de fortificação.
- Visão geral da habitação na cidade
- Os melhores restaurantes de Tbilisi
- O que ver em Tbilisi
Fontes Batumi
Os mais belos pontos turísticos da Geórgia estão localizados na ensolarada Batumi. E seu orgulho é a fonte francesa, que já foi considerada a mais bonita da Europa. E há mais dois cantores e danças, que atraem milhares de turistas com seus shows musicais e aquáticos. "Para ver as fontes em toda a sua glória, aconselhamos você a chegar cedo e sentar-se confortavelmente nos bancos ou nos cafés próximos." Bem, e a fonte recém-inaugurada da Torre Chacha. Em vez de água, vodka de uva - chacha desce da torre de 25 metros.
Jardim Botânico (Batumi)
O maior, o mais extenso em termos de vegetação coletada, o jardim se tornou um dos principais objetos para se ver na Geórgia. Aqui crescem 5 mil espécies de plantas de todos os continentes e são monitoradas por um laboratório independente especialmente criado. As primeiras plantas foram plantadas em 1880 pelo botânico A.N. Krasnov. Ele queria provar que as culturas subtropicais se adaptam bem ao clima da Adjária. Ele fez isso. O próprio botânico está enterrado no jardim botânico que ele criou. Entrada - 15 GEL.
Dolphinarium (Batumi)
É famoso por ter se tornado em toda a URSS o primeiro local de exibição de espetáculos de golfinhos treinados. Nos difíceis anos 90, o delfinário teve que ser fechado, mas em 2009 as portas da instituição se abriram novamente, apenas em um novo prédio. O salão pode acomodar 700 espectadores ao mesmo tempo. As paredes da piscina são transparentes e os golfinhos podem ser vistos debaixo d'água. O show de água é anotado em três idiomas. "Por favor, note que há muito respingo nas primeiras filas e você pode ficar molhado." O preço do ingresso é 15-20 GEL.
- Os melhores pontos turísticos de Batumi
- Crítica dos melhores hotéis
- Entretenimento para crianças e adultos
Monumento a Ali e Nino (Batumi)
Este monumento é dedicado a um menino azerbaijano e uma menina georgiana apaixonada, os heróis do romance de Kurban Said. Duas figuras feitas de placas de aço de 8 metros de altura não são notáveis durante o dia, mas à noite elas têm uma ação hipnotizante. Eles começam a se aproximar, se conectar, passar e se afastar. Toda a ação ocorre em 10 minutos. Assim foi na vida dos personagens principais: encontro, amor, despedida. A escultora deste monumento, Tamara Kvesitadze, o criou em 2010 sob a impressão do romance que havia lido.
Caverna da cidade Uplistsikhe (Gori)
As principais atrações da Geórgia são seus sítios antigos. Uplistsikhe é a cidade-caverna mais antiga do planeta. Esta é uma cidade nas rochas. Mais de 700 cavernas naturais e feitas à mão estavam aqui. Cerca de 150 sobreviveram até hoje. Eles abrigavam templos, tinham seu próprio teatro e farmácia e um sistema de drenagem bem estabelecido. É interessante que as pessoas viviam na cidade-caverna até meados do século XIX. Hoje é um dos sítios arqueológicos e culturais mais importantes do país.
Quando viajar por conta própria, definitivamente recomendamos alugar um carro.
Torres Svan (Svaneti)
Na montanhosa Svaneti, também há algo para ver na Geórgia a partir dos pontos turísticos únicos da história e da natureza. Aqui estão as estruturas preservadas que foram construídas nos séculos 8-13. Existem várias versões de sua origem. Alguns consideram que são objetos defensivos, outros que as torres foram construídas como proteção contra avalanches. Afinal, eles estão todos ligados a edifícios residenciais. As torres têm alicerces de pedra com 2 metros de altura. Cada um consiste de 4 a 5 andares. Existem janelas estreitas nas paredes.
Monte Kazbek
Dificilmente há uma pessoa da ex-URSS que não conheça este pico de montanha mais belo e mais alto. Ela é cantada em muitas obras dos clássicos. Os lugares aqui são tão bonitos que os turistas só precisam ver de tudo.A altura da montanha é de mais de 5 mil metros, mas não se trata de uma montanha, mas de um vulcão adormecido. Os produtos da erupção gradualmente assentaram na superfície, formaram-se em camadas e uma montanha foi formada. No sopé do Kazbek, o Terek flui violentamente e jorram fontes termais. A histórica Estrada Militar da Geórgia também passa por esses lugares.
Palácio Likan (Borjomi)
Não muito longe da conhecida cidade, no vilarejo de Likani, existem lugares especialmente bonitos na Geórgia. A pérola deles era um palácio de estilo mourisco, construído em uma colina acima do Kura. Esta é realmente uma obra-prima do arquiteto Benois para o Grão-Duque Nikolai Romanov. Uma singularidade adicional do palácio é dada pelo fato de que uma usina hidrelétrica, a primeira no Império Russo, foi construída ao lado dele para fornecer eletricidade. Todo o território do palácio e ele próprio trazem aos turistas uma verdadeira admiração.
Vale Alazani (Kakheti)
É impossível não dizer sobre o que a Geórgia é famosa, além de objetos memoráveis. Este, é claro, é o famoso vinho georgiano e o igualmente famoso vale. Todas as marcas conhecidas de vinhos georgianos são feitas de uvas cultivadas nele. No vale fica a vila de Tsinandali - o local de nascimento dos príncipes Chavchavadze, de cuja família era a esposa de A. Griboyedov, o mais antigo mosteiro Kakhetian Ikalto, templo Alaverdi, castelo Gremi. E há muitos outros pequenos restaurantes e adegas em todos os lugares.
Pilar Katskhi (Imereti)
Os pontos turísticos do país estão localizados não apenas nas cidades, mas também em aldeias remotas. A vila de Katskhi tem sua atração especial: uma rocha estreita de 40 metros, elevando-se como um enorme pilar, no topo da qual há uma igreja com uma capela. Acredita-se que eles foram construídos nos séculos 6-8 por cristãos a fim de estar mais perto de Deus. Você não conseguirá subir no pilar, mas há um museu abaixo, cujas exposições contam sobre a incrível história deste objeto.
Fonte de Colchis (Kutaisi)
Inaugurada em 2011, uma enorme fonte em cascata com 30 estátuas de antigos mitos da Cólquida rapidamente se tornou o primeiro número em todos os passeios pela cidade. As estátuas nada mais são do que cópias de estatuetas encontradas durante as escavações, e os próprios originais são mantidos no museu nacional. Na época da inauguração, a fonte era a mais cara da Geórgia. Existem enormes esculturas de cavalos no topo, e ao redor delas, em camadas, há figuras de vários animais.
Caverna Kumistavi (Tskhaltubo)
Um objeto muito interessante, descoberto em 1984, está localizado a 20 km de Kutaisi e a 5 km da cidade de Tskhaltubo. A caverna tem 11 km de extensão, mas a rota turística tem apenas 1,6 km. A altura das abóbadas chega a 21 metros. Além dos lagos subterrâneos inerentes a todas as cavernas, formas bizarras de estalactites e estalagmites, ele fascina com a iluminação LED fornecida aqui. Como resultado, as paredes são pintadas em cores multicoloridas, o que é muito bonito. E o show de laser é simplesmente de tirar o fôlego. "Por favor, observe que crianças menores de 6 anos não são permitidas na caverna." A taxa de entrada é de 20 GEL.
Museu Stalin (Gori)
A Geórgia está intimamente ligada ao nome de Stalin. Este é o seu nativo mais famoso e os memoriais a ele dedicados estão incluídos nos principais pontos turísticos da Geórgia. Um deles é um museu na aldeia natal de Joseph Dzhugashvili. O prédio do museu foi construído propositalmente e lembra um antigo panteão, e todos os seus funcionários usam uniformes militares da época do governo de Stalin. A exposição é composta pela casa-museu onde nasceu José, o edifício principal, que contém uma grande quantidade de materiais, e a carruagem com que Stalin se deslocava pelo país. O preço do ingresso é 10 GEL.
Monumento "Mimino" (Tbilisi)
Os personagens do filme de culto foram ambientados no centro de Tbilisi em 2011. Um grande número de pessoas reuniu-se na sua estreia, porque este filme tornou-se o amor e o orgulho não só da Geórgia. As figuras do diretor e dos três personagens principais foram confeccionadas e doadas à capital da Geórgia por Zurab Tsereteli. Inicialmente, o monumento deveria ser instalado em Moscou, mas por vários motivos isso não aconteceu. O filme foi lançado há muito tempo, mas, apesar disso, muitos turistas se esforçam para chegar até aqui e homenagear a memória do diretor e dos atores.
Parque Nacional Kintrishi (Kobuleti)
No território de Adjara, na garganta do rio Kintrishi, existe uma bela reserva natural. Dos 11 mil hectares, 3,2 mil hectares de paisagem protegida, onde crescem espécies relíquias da flora. O relevo do parque é surpreendente: uma parte está localizada a uma altitude de 2.600 m, e a outra está localizada a 250 m do nível do mar. No território existem muitos reservatórios, cachoeiras, correm rios de montanha. Além das características naturais, no parque você pode encontrar vestígios de antigos templos, pontes em arco, um convento e outras estruturas.
- Onde ficar na Adjária
- O que é delicioso para comer na Geórgia?
- As melhores excursões na Geórgia
Museu de Arte Contemporânea Zurab Tsereteli (Tbilisi)
Amostras de arte contemporânea foram registradas na Avenida Shota Rustaveli no antigo prédio do corpo de cadetes. A arquitetura externa do final do século 18 está sendo substituída por um espaço de arte interior moderno, que contém uma grande coleção de obras de Zurab Tsereteli e de artistas europeus. A ideia da mostra é mostrar obras de vanguarda e obras de mestres nacionais. O preço do ingresso é 10 GEL.
Guia de vídeo para a Geórgia
Como chegar barato?
Ao planejar uma viagem à Geórgia de carro e explorar os cantos fascinantes do país, você definitivamente deve aprender sobre as nuances de escolher um seguro.