O tempo na Ilha Olkhon é imprevisível, de manhã pode chover torrencialmente e pode soprar um forte vento do Baikal chamado “Sarma”, com esse tempo você colocará tudo o que trouxe até o chapéu.
E alguns minutos após os elementos em fúria, o sol escaldante pode sair, o que o despirá de seus calções de banho. Então, para descansar em Olkhon, você tem que levar roupas de verão para todas as ocasiões.
Se você decidir sentir toda a energia deste lugar interessante, então faça uma viagem independente ao mundo da natureza deslumbrante da Sibéria!
Agora vamos falar sobre a culinária nacional Buryat da ilha. Olkhon fica ao lado da Buriácia, por isso a sua cozinha prevalece aqui, da qual já falamos em artigos anteriores.
O prato nacional mais comum é o “Bukhler” - sopa de carneiro, os ingredientes do Bukhler são: carneiro, cebola, louro, salsa, pimenta preta.
O segundo prato é o Buuz, muito apreciado aqui em vários cafés da aldeia de Khuzhir. Pois bem, e o último “prato” da ilha que chamaremos de “Baikal Omul”, recentemente fechou uma peixaria na Ilha Olkhon, havia muito peixe e os preços do peixe eram escassos, agora a caça furtiva está florescendo aqui. Mas os peixes podem ser encontrados em uma placa fora de qualquer casa particular.
Como a maioria da população local vive abaixo da linha da pobreza, apenas tudo o que você precisa é vendido nas lojas da Ilha Olkhon: água, pão, comida enlatada, vodka e tudo o que você precisa. Os preços nas lojas não diferem dos de Irkutsk.
Talvez você se interesse em aprender sobre centros recreativos no Mar Pequeno, preços, avaliações, como chegar e outras informações úteis.
E se ainda vai para a ilha, então uma seleção com os preços dos melhores hotéis e opções de aluguel privado.
Um pouco sobre a Ilha Olkhon no Lago Baikal
- O serviço não é desenvolvido aqui, o cardápio do café não é muito grande, então leve comida com você. E os lugares chamados "cafés" podem ser contados com uma mão.
- É melhor comprar peixe aqui no cais de uma fábrica de peixes abandonada, como regra, peixe fresco pescado apenas nas águas do Lago Baikal só pode ser encontrado aqui.
As excursões ao redor da ilha Baikal de Olkhon, via de regra, são excursões aquáticas, elas levam você para o hotel em um “pão” (o nome local do carro UAZ) e levam você diretamente para o barco de recreio. Não há lugar sem “pão” nesta área, todo o charme, chique e esplendor dos caros SUVs dos turistas que visitam aqui simplesmente esmaecem em comparação com este carro russo, que supera qualquer obstáculo.
- Reserve um hotel em Olkhon
- Encontre uma passagem de avião para Irkutsk
Preços para excursões pela Ilha Olkhon e Baikal
- Excursão ao Cabo Khoboy (o dia todo) - 900 rublos (a excursão inclui almoço)
- Excursão para Shara - Pad Nur e Tashkinei (o dia todo) - 900 rublos (com almoço)
- A excursão que lhe recomendamos - Viagem noturna em barco de recreio no mar pequeno - 1500 rublos,
- Outra viagem de barco para a fonte sagrada e stupa budista na ilha de Agoy (o dia todo) - 2.000 rublos (almoço incluído).
- Andar a cavalo - 500 rublos por hora.
Outra excursão ao redor da Ilha Olkhon no Lago Baikal - Cavalgando na Ilha Shara - Pad de Nur ou Tashkinei, esta excursão levará cerca de 6 horas do seu tempo e custará 1.800 rublos (almoço incluído).
E, claro, as excursões de bicicleta em Olkhon são as mais comuns. Se você não tem uma bicicleta ou não sabe escolher uma bicicleta, então não deixe de ler nosso artigo sobre como escolher uma bicicleta de turismo, aqui você encontrará todas as informações úteis sobre um amigo de duas rodas.
Claro, na Ilha Olkhon você terá muitas excursões, mas elas não são tão emocionantes e não estão relacionadas com a visita a lugares geográficos, eles se esqueceram de mencionar as excursões de inverno que acontecem nos mesmos lugares, mas já no gelo do Lago Baikal.
Para todas as excursões, devemos levar uma câmera para capturar a beleza da natureza milenar do Lago Baikal, se você ainda não comprou uma câmera e não sabe como escolhê-la, então nosso artigo sobre como escolher uma câmera irá ajudá-lo .
Atrações de Olkhon no mapa
Colocamos todos os pontos turísticos da Ilha Olkhon no mapa, achamos que será mais conveniente navegar no terreno deste lugar incrível.
Pedra Shamanka ou Cabo Burkhan
É a atração mais popular da Ilha Olkhon e do Lago Baikal. Desde a antiguidade, esta rocha é considerada um local sagrado para a população da ilha. Para ficar sobre esta rocha e encher o seu espírito com a energia deste local, vêm turistas de todo o mundo. Shamanka também tem outros nomes que você pode encontrar com frequência: capa Peshcherny, capa Shamansky, capa Burkhan. Após a supressão do xamanismo, chegou o tempo do budismo e este lugar ganhou o nome de Cabo Burkhan. Atualmente, este local é um monumento natural e histórico.
Cabo Khoboy
Cabo Khoboy traduzido de Buryat significa uma presa ou molar; na verdade, esta rocha do lado do Lago Baikal se assemelha a uma presa. Ele está localizado na parte mais ao norte da ilha. No Cabo Khoboy, ervas como líquen laranja e tomilho (grama Bogorodskaya) crescem, esta erva é muito valiosa e a população local faz tônicos e produtos medicinais a partir dela.
Nesta capa, muitas vezes você pode encontrar pessoas engajadas em meditação, há até sinais estranhos nas rochas. Mas o sinal mais importante deste cabo localizado na ilha Baikal de Olkhon é o ninho de águia, há lendas de que este ninho existe há mais de mil anos e nele vive uma águia, a mais velha desta ilha.
O símbolo do Cabo Khoboy para os turistas é uma rocha com um orifício de passagem, e todos os dias centenas de fotografias são tiradas nesta rocha.
Cabo Khoboy está localizado no ponto mais largo do Lago Baikal (80 quilômetros), uma enorme superfície de água sem margens aparecerá para você, muito raramente a natureza lhe dá a oportunidade de ver a outra margem do Lago Baikal (costa leste), se você vira para o noroeste, depois para o cume do Baikal coberto de neve, Cape Ryty (Khyr-Khushun), o cabo mais misterioso da Ilha Olkhon no Lago Baikal. No Cabo Ryty, os ventos sopram constantemente e coisas estranhas acontecem, é aqui que muitos pescadores desapareceram e até viram OVNIs.
Cabo Khorin-Irgi
Cabo Khorin-Irgi traduzido de Buryat significa a cabeça de uma égua ou a cabeça de um cavalo, que se assemelha quando vista de perfil. Este é o cabo mais a oeste da Ilha Olkhon, que é uma rocha separada saindo da água. Este cabo é também o fenômeno mais significativo da paisagem natural.
Foi aqui que ocorreram muitas escavações arqueológicas que mostraram a presença de pessoas há cerca de cinco mil anos. Se você olhar no fundo da história, pode-se notar que em 1901 o navio "Potapov" naufragou aqui devido a fortes ventos, que ceifaram 175 vidas humanas. Muitas escavações arqueológicas mostram que 5-3 mil AC. tribos de povos viviam aqui.
Você também pode enfatizar as belas paisagens da natureza no período de inverno, rochas de gelo que se formaram durante fortes tempestades no Cabo Khorin-Irgi. Essas falésias de gelo aqui chegam a 20 metros de altura, em geral o espetáculo é hipnotizante!
Cabo Sagan-Khushun
Esta capa traduzida de Buryat é chamada de “cabo três irmãos”. São três rochas, principalmente de mármore claro, recobertas por uma planta herbácea chamada líquen, de cor marrom. Aliás, um líquen é um indicador de ar puro, você não vai encontrar essa planta em nenhum lugar da cidade, a idade de um líquen na Ilha Olkhon chega de 2 a 10 mil anos! O cabo Sagan-Khushun foi recentemente incluído no registro de monumentos naturais.
Aconselhamos que visite este cabo ao pôr-do-sol, é então que verá a transfusão de tons de mármore branco nos raios do sol poente, o espetáculo é simplesmente magnífico. Se você gosta de cavernas, então este cabo é um lugar onde há uma caverna de 15 metros de profundidade. A profundidade total da caverna ainda não foi explorada, uma vez que a pedra triangular que fecha ainda mais a passagem não dá a oportunidade de chegar lá. A propósito, fragmentos de cerâmica de pratos foram encontrados nesta caverna, testemunhando o refúgio temporário de povos antigos.
Cabo Budun
O cabo Budun na tradução da língua burguesa é “Tolstoi”. Ele recebeu esse nome devido ao tamanho enorme das costas rochosas e falésias altas que se elevam sobre o Lago Baikal em até 100 metros. Este cabo está localizado na parte central da costa oeste da Ilha Olkhon. Tesouros de joias como rubis e safiras foram descobertos nesta capa. Da vegetação, pode-se observar o tomilho a crescer no areal da praia e a rara floresta estacional decidual, onde todos os verões se realiza um acampamento infantil de saúde.
Parede do Cabo Khorogoy e Kurykanskaya
O Cabo Khorogoy é um cabo de estepe de Olkhon, no verão você pode ver um grande número de turistas em acampamentos tomando banho em águas bem aquecidas. A profundidade da água rasa permite aquecer a uma temperatura de +22 graus.
A parede Kurykanskaya, que está localizada no Cabo Khorogoy, é uma alvenaria sem quaisquer materiais de ligação, com cerca de 300 metros de comprimento e até 2 metros de altura. O muro foi construído para repelir o ataque do inimigo aos cavalos, que simplesmente não conseguiam superar a barreira olkhon.
Lago Khankhoi
Este lago também é chamado pelo nome de Lago Yelginsky; o Lago Khankhoy está localizado na parte central da costa oeste de Olkhon. Este lago é rico em peixes em abundância e água quente aquecida, o que atrai aqui pescadores de todas as regiões da Sibéria. Este lago se comunica com o Lago Baikal através de um pequeno canal raso de 2 metros de largura e apenas 30 centímetros de profundidade. O fundo do Lago Khankhoi atinge 4 metros de profundidade e é sedimentado e coberto de algas, a água límpida permite que você veja tudo o que acontece no mundo subaquático do lago a uma profundidade de 4 metros.
Lago Shara-Nur
Traduzido de Buryat significa lago amarelo. Este lago atrai muitos turistas por sua localização nas montanhas. Ele está localizado a uma altitude de 150 metros do nível do mar e é cercado por todos os lados por florestas e colinas, de modo que uma pessoa inexperiente simplesmente não consegue encontrá-lo. O Lago Shara-Nur ganhou popularidade entre os turistas devido à sua lama curativa de Olkhon, que é usada para tratar várias doenças nas articulações.
Se decidir nadar nas águas deste lago, não se assuste com a cor vermelha da pele adquirida após o banho - são sais minerais. Também digno de nota é o cheiro peculiar deste lago do sulfeto de hidrogênio que faz parte da água. À volta do lago existe um lariço, um pinhal, juncos e também o já conhecido tomilho.
Uma espécie em extinção de pato vermelho - Ogar vive no Lago Shara-Nur, esta espécie já está listada no Livro Vermelho da região de Irkutsk e está diminuindo a cada dia, o número desta espécie já é pequeno.
Lábio de Nyurgan
Esse tipo de visão é conhecido por todos os turistas que visitaram a Ilha Olkhon. Nyurganskaya Guba é famosa por suas praias pitorescas. Esta praia do Baikal é a maior de toda a costa oeste do lago. A areia tem uma tonalidade lilás, também é chamada de areia romã, por conter cristais de granada.
Monte Zhima
Este é o ponto mais alto de toda a Ilha Olkhon no Lago Baikal, sua altura chega a 1300 metros, localizado no Cabo Izhimei e aqui, a apenas 10 quilômetros a nordeste, está o ponto mais profundo do Lago Baikal igual a 1637 metros. O nome desta montanha vem da palavra - o dono, isto é, o dono desta ilha. Uma floresta de abetos cresce na encosta oeste deste marco, sua densidade é tão alta que simplesmente não há lugar para outras espécies de plantas. Para chegar a esta montanha demora um dia inteiro, se for fazer uma excursão a esta zona, leve consigo uma grande quantidade de água.
Ilha Ogoy
Traduzido da língua Buryat - “sem água”, é a maior ilha do pequeno mar e está localizada mesmo em frente ao Cabo Khorgoy. No topo desta ilha, uma stupa budista branca (Stupa da Iluminação, Conquista de Demônios) foi construída em 2006, e antes havia um monumento arquitetônico histórico - um farol, que foi destruído pelos elementos da natureza do Lago Baikal .
Nesta ilha, você pode observar um grande número de gaivotas-arenque em nidificação,
espécies como esquilos e cotovias ocasionalmente aparecem aqui.
Saraisky Bay
Bem, o lugar mais visitado entre os turistas é Saraisky Bay com sua praia de areia a cerca de 3 quilômetros, ela está localizada perto da vila de Khuzhir, por isso é muito fácil encontrá-la. A água aqui é mais quente do que em outras partes da ilha no Lago Baikal, então até as crianças brincam na água o dia todo. Claro, existem pequenos seixos perto da beira da água, mas se você entrar na água cerca de um metro mais fundo, sentirá o fundo arenoso, que penetra suavemente nas profundezas.
Desejamos a você uma estadia agradável e memorável no Lago Baikal, e também o aconselhamos a ler sobre outros lugares fascinantes do planeta Terra descritos em nosso website travel-picture.ru. Bem, tudo foi dito e mostrado sobre os pontos turísticos e os preços das excursões na Ilha Olkhon, agora você só precisa visitar esses lugares e ver tudo com seus próprios olhos!