A Bulgária é um estado com infraestrutura moderna para recreação em resort. Mas este país tem muito mais a oferecer aos viajantes, por exemplo, um destino histórico que explora a arquitetura dos séculos passados. A Bulgária nem sempre foi independente. Seu território era governado por romanos, trácios, hunos, otomanos e outros povos.
Eles deixaram para trás muitas fortalezas. E a população local teve que construir redutos defensivos, alguns dos quais sobreviveram até hoje. Alguns estão em ruínas, como Urvich, enquanto outros, por exemplo, Belogradchik, tornaram-se museus. Tsari-Mali-Grad merece menção especial. Esta fortaleza foi eleita a principal atração do país em 2013 pela maioria dos búlgaros.
Os castelos e fortalezas mais interessantes da Bulgária
Lista, fotos com nomes e descrições de castelos medievais!
Tsarevets
Datado de 1185. Ele está localizado em Veliko Tarnovo, na colina com o mesmo nome. Como a cidade era então a capital, a fortaleza foi entregue à residência da nobreza real. Durante o cerco no final do século XIV, algumas das fortificações e edifícios foram danificados. A reconstrução começou apenas na década de 30 do século passado. Agora, um show de luzes e música está sendo realizado na fortaleza, contando sobre a queda do reino búlgaro.
A refeição
A fortaleza de Veliko Tarnovo foi mencionada pela primeira vez em 1195. 18 igrejas foram construídas nas proximidades. A fortaleza foi destruída em 1363. Apenas meio milênio depois, os pesquisadores começaram a explorar esse território. Numerosas escavações ajudaram a recriar o plano arquitetônico de Trapezitsa. No nosso século, iniciaram-se os trabalhos de restauro, com o objectivo de converter a fortaleza em monumento histórico e ponto turístico.
Ravadinovo
O iniciador da construção do castelo foi Georgi Tumpalov. Ele é o dono do território e é totalmente responsável pelo projeto, que ainda não foi concluído. O complexo é estilizado para se parecer com um castelo medieval. A construção utilizou calcário de mármore e pedras trazidas da Turquia. Há um pequeno zoológico em Ravadinovo, um lago e lagos com pescadores. Vários programas de excursão foram desenvolvidos, uma busca e degustação de vinhos estão disponíveis.
Baba Vida
Pertence à cidade de Vidin e fica nas margens do Danúbio. A única fortaleza medieval bem preservada do país. Embora Baba Vida seja datada do século 12, sua aparência atual foi formada muito mais tarde. Depois de perder seu significado defensivo, a fortaleza tornou-se um arsenal e uma prisão. Em 1958, um museu foi organizado no interior. Os turistas são convidados a ver as paredes, 4 torres e uma pequena exposição.
Belogradchik
A fortaleza também tem outro nome - Kaleto. As primeiras fortificações apareceram aqui durante o período do domínio romano. No século XIV, o território foi ampliado, a área era de mais de 10 mil metros quadrados. As paredes têm 2 metros de espessura e até 12 metros de altura. No século passado, Belogradchik foi restaurado. A exposição do museu de história local está parcialmente localizada no interior. Além disso, a fortaleza recebeu o status de monumento nacional.
Buttercup
Construído a 5 km de Ivaylovgrad. Nomes alternativos são Cidadela Kaloyan e Cidade de Mármore. A fortaleza medieval foi preservada fragmentariamente. Suas ruínas são de forma oval. A altura das paredes chega a 10 m, e seu comprimento é de cerca de 600 metros. Os artefatos encontrados aqui durante as escavações estão armazenados no museu da cidade. Os pesquisadores também desenterraram as fundações de duas igrejas, a torre de menagem e os restos da rede de esgoto.
Fortaleza de Assenov
Localizado nas montanhas Rhodope, na margem esquerda do rio Chepelarskaya. Começou como uma pequena torre, gradualmente cercas e anexos relacionados foram adicionados à fortaleza. A altura das paredes chegava a 12 metros. O templo da Assunção da Santíssima Mãe de Deus está bem preservado. O interior da igreja é decorado com afrescos do século XIV. Em 1991, após escavações e restauros, a fortaleza tornou-se um monumento cultural.
Kaliakra
Ele está localizado em um promontório rochoso próximo ao Mar Negro. A fortaleza foi construída no século 15 e ganhou fama em 1791. Então a frota do Império Russo derrotou os turcos. Posteriormente, um farol e moinhos de vento foram construídos nas proximidades. Durante escavações recentes, um pote de moedas e joias foi encontrado sob o chão de uma sala que foi incendiada no século XIV. O território de Kaliakra faz parte da área protegida.
Tsari-Mali-Grad
Uma das principais atrações da Bulgária. Datado do século IV. Localizado no Monte do Santo Salvador. Várias nascentes de água mineral podem ser encontradas nas proximidades. Em 2013, a fortaleza foi aberta ao público após a reconstrução. A coleção do museu fala sobre todos os povos que possuíam essas terras: trácios, romanos, godos, búlgaros. Exposições de cerâmica, moedas, utensílios domésticos e história militar estão abertas.
Ovelha
Nesta área, as fortificações surgiram já no século VII. Para Varna daqui 53 km. A fortaleza floresceu nos séculos XII-XIV. Os donos da estrutura defensiva mudaram, e com eles o nome: Provat, Ovech, Tash-Hisar. A fortaleza tem 3 entradas, as escadas são esculpidas na rocha. Os turistas são atraídos por: uma das escadas, na qual existem 111 degraus, uma igreja, uma masmorra dos cavaleiros, "buracos" monásticos.
Hisarya
A principal atração da cidade de mesmo nome. A localização na colina com terraço deu à fortaleza oportunidades adicionais em termos de proteção. O comprimento das paredes é de quase 2.200 metros, a altura chega a 11 metros. Eles estão parcialmente preservados, assim como 2 dos 4 portões. Em Hisar, um documento sobre a independência da Bulgária foi assinado em 1187. Desde 1967, as ruínas têm o estatuto de monumento arquitetônico de importância nacional.
Sostra
Os restos da fortaleza sobreviveram perto da cidade de Lomich. Devido à construção perto da estrada, o acampamento militar fortificado era de importância estratégica. Durante as escavações, foram encontrados vestígios de três fortalezas diferentes, a primeira datando de 147. Quando Sostra foi destruída pelos hunos nos séculos V-VI, ela já estava desabitada. Agora, na estação quente, acampamentos arqueológicos para jovens são organizados no território da fortaleza.
Castra Martis
As ruínas ocupam a parte central da cidade de Kula. A construção foi realizada em várias etapas. A fortaleza está dividida em duas partes: o quadriburgo e o castelo. Os ataques dos godos e hunos levaram à destruição de paredes e edifícios internos nos séculos 4 a 5. O museu local exibe pratos, moedas, lâmpadas de barro e ferramentas encontradas durante as escavações. Existe um deck de observação em Castra Martis. À noite, o território é destacado.
Cherven
A cidade fortificada está localizada a 30 km de Ruse. Está rodeado pelo Parque Natural Rusenski Lom. O cereven floresceu no século XIV. Um pouco mais tarde, as fortificações e edifícios relacionados foram destruídos pelos turcos. Escavações arqueológicas ajudaram a compreender a importância da fortaleza na vida da região. Os restos mortais de 13 igrejas, comunicações subterrâneas e numerosas habitações foram encontrados. É uma reserva arquitetônica desde 1997.
Mezek
A fortaleza foi construída pelos bizantinos no século XI. É apenas um quilômetro da fronteira com a Grécia a partir daqui. A área do território é de 0,7 hectares. Mezek desempenhou funções defensivas até o final do século XIV. Até 1900, os edifícios estavam praticamente intactos. Em seguida, parte das paredes, feitas de pedras picadas, foram desmontadas para a construção de quartéis em uma das cidades próximas. O trabalho de restauração foi realizado. Este último terminou em 2007.
Shumen
A distância da fortaleza ao centro da cidade com o mesmo nome é de cerca de 3 km. As primeiras fortificações foram construídas aqui pelos trácios. Shumen foi repetidamente capturado, destruído, queimado e reconstruído novamente. O interesse por ele desapareceu após 1444, quando as tropas de Vladislav III causaram danos irreparáveis à fortaleza. Durante as escavações, foram encontrados diversos artefatos, que se espalharam pelas exposições do país. As ruínas foram convertidas em um museu ao ar livre.
Mejit Tabia
Construída em meados do século XIX.O objetivo era fortalecer a linha defensiva, pois então a fronteira do Império Otomano passava ao longo do Danúbio. Como o forte pertenceu aos turcos por algum tempo, ele também tem outro nome - Abdul Majidi. A altura dos bastiões é de cerca de 8 metros. O exterior e o interior foram preservados em sua forma original. Isso torna a fortaleza única: não há outros edifícios semelhantes desse período na Bulgária.
Anevo
Construída durante o reinado do imperador Justiniano I no século VI. Era de grande importância militar e era um dos maiores da região. A localização em uma colina deu uma vantagem ao ver e resistir a um cerco. Agora, contra o pano de fundo de afloramentos rochosos, as ruínas de Anevo mal se distinguem. As torres, cuja altura chega a 12 metros, os alicerces das igrejas e parte da muralha do lado oeste, foram parcialmente preservadas.
Urwich
As ruínas da fortaleza estão localizadas nas encostas das Montanhas Lozen. Muitos dos dados associados a esta estrutura permanecem imprecisos. A fortaleza data do século XIII. A fortificação desempenhou um papel importante durante a invasão turca. Urvich foi destruída após um longo cerco no final do século 14 para se aproximar de Sofia. Desde então, não houve tentativas de reconstruí-lo. O mosteiro Kokalyansky está localizado nas proximidades.
Krakra
Do edifício outrora monumental do século 9, apenas fragmentos da fundação e das paredes agora permanecem. No passado, vinham aqui convidados eminentes, como Pedro I, cujo selo foi encontrado durante as escavações. A fortaleza não foi mais usada após a terceira cruzada. Krakra foi declarado um monumento histórico e cultural. Nos arredores você pode conhecer não só grupos de turistas, mas também os moradores da vizinha cidade de Pernik.