25 maiores cidades do Cazaquistão

Pin
Send
Share
Send

A população urbana representa pouco mais da metade da população total do país. Existem mais de um milhão de habitantes em apenas três cidades do país - estas são as capitais anteriores e atuais, Alma-Ata e Nur-Sultan, e a cidade de Shymkent. A maioria das cidades tem uma população muito menor. Os pontos turísticos das cidades são conhecidos em todo o mundo. Alma-Ata possui uma das torres de TV mais altas do mundo, estruturas antigas estão incluídas na lista da UNESCO e milhares de turistas de diferentes países descansam nos lagos próximos às cidades.

Entre as cidades do Cazaquistão existem tanto as antigas, fundadas há vários milênios, quanto as jovens, que não têm mais de um século. A maioria das cidades jovens foi fundada no século 20 como assentamentos de trabalhadores em grandes empresas industriais. Um terço do número total de todas as cidades do país são monocidades desse tipo.

As maiores cidades do Cazaquistão

Lista das maiores cidades em termos de população do país.

Alma-Ata

Capital do país até 1997. É a maior cidade do país. A cidade está localizada no sopé da Serra de Alatau. A 1700 metros de altitude, o rinque de patinação Medeo está localizado em um dos desfiladeiros da montanha. Alma-Ata continua atraente aos olhos dos turistas, apesar da perda de seu status de capital. A cidade verde com clima ameno e montanhas pitorescas atrai milhares de viajantes.

População - 1.854.556 pessoas (2019).

Nur-Sultan

Capital do Cazaquistão. Nomes anteriores - Tselinograd, Akmola, Astana. As autoridades do país estão trabalhando muito para criar uma imagem atraente da cidade. Hoje, o Nur-Sultan em desenvolvimento dinâmico é uma metrópole moderna com muitas estruturas arquitetônicas incomuns e um grande número de estabelecimentos culturais e de entretenimento. O número de turistas em Nur-Sultan aumenta de ano para ano.

População - 1.078.362 pessoas (2019).

Shymkent

A principal vantagem da cidade é a sua natureza. Viajando pelos arredores de Shymkent, você pode visitar o deserto, nas montanhas e nas margens do rio. A reserva Aksu-Zhabagly está localizada perto das montanhas de Western Tien Shan. É interessante pelos monumentos históricos e culturais, incluindo pinturas rupestres antigas. Na própria cidade, vale a pena visitar o bairro histórico com mesquitas e monumentos antigos.

População - 1.018.974 pessoas (2019).

Aktobe

Grande centro industrial e industrial do Cazaquistão. Além disso, a vida cultural está se desenvolvendo ativamente nele. Existem vários museus, teatros, uma sociedade filarmônica, cinemas em Aktobe. Parques interessantes com atrações emocionantes, cinemas modernos e um planetário. Os monumentos da cidade são dedicados a personagens importantes na história do país e da cidade, bem como aos heróis da Grande Guerra Patriótica.

População - 497 381 pessoas (2019).

Karaganda

A maioria dos turistas que vem a esta cidade, em primeiro lugar, vai ao monumento à famosa frase humorística “Onde, onde? Em Karaganda! ". No entanto, Karaganda é famosa por seus sítios naturais nas proximidades da cidade. Areias de Zhetykonyr, montanhas Ulytau, parque natural nacional Karkaralinsky - todos esses lugares estão localizados perto de Karaganda. Um dos antigos acampamentos do gulag fica a 50 km da cidade.

População - 496 701 pessoas (2019).

Taraz

Uma das cidades mais antigas do Cazaquistão. Os primeiros assentamentos neste local foram fundados no século I. A cidade preservou muitos locais históricos. A Mesquita Nametbay foi fundada em 1867 e é um monumento arquitetônico de culto. O mausoléu de Karakhan foi construído no século 11, o mausoléu de Shamansur - no século 13. O balneário Kali-Zhunus, construído no século 19, está incluído na lista de monumentos culturais.

População - 357 79 pessoas (2019).

Pavlodar

Fundado em 1720. A maior parte da cidade foi construída durante a União Soviética, por isso muitos turistas a chamam de “a cidade mais soviética do Cazaquistão”. Uma pequena área histórica com prédios antigos está localizada no sul da cidade. No centro da cidade, em um território pitoresco, ergue-se uma majestosa mesquita. A beleza da natureza da região pode ser apreciada no Parque Nacional Bayanaul.

População - 333 989 pessoas (2019).

Ust-Kamenogorsk

Turistas experientes são aconselhados a vir a esta cidade no inverno. É nesta época do ano que a natureza da região é especialmente bela, e as estações de esqui começam a funcionar nas encostas das montanhas. O Monte Belukha é um marco natural. Suas encostas estão localizadas no território do Cazaquistão e no território de Gorny Altai. O mais popular é o resort modernamente equipado "Alpes Altai".

População - 331 614 pessoas (2019).

Famílias

O nome anterior é Semipalatinsk. Fundado no início do século XVIII. A cidade tem várias mesquitas interessantes do século 19, bem como antigas catedrais e mosteiros. Muitos edifícios são monumentos da arquitetura histórica - o antigo ginásio para homens, uma estação de bombeamento, o portão Yamyshevsky. Uma interessante ponte pênsil, na construção da qual participaram designers japoneses.

População - 323.138 pessoas (2019).

Atyrau

Uma cidade com uma rica história - fundada em 1640, e os primeiros assentamentos de pessoas neste lugar existiram antes mesmo de nossa era. Perto da cidade existe um sítio arqueológico - o assentamento de Saraishyk dos tempos de Genghis Khan e Khan Batu. Com o tempo, Atyrau se tornou um grande comércio e depois um centro industrial. Atualmente, nela se concentram as grandes fábricas de óleo e gás do país.

População - 269 720 pessoas (2019).

Kostanay

Localizada nas estepes às margens do rio Tobol. Há muitos lugares para as famílias relaxarem na cidade. Aquapark, Ice Palace, Toy Museum são perfeitos para eventos de entretenimento. No museu de história local você pode aprender a história da região. Em diferentes partes da cidade existem objetos de arte incomuns no estilo de "escultura urbana" e monumentos a personalidades famosas do mundo - Charlie Chaplin e Zhanna d'Arc.

População - 243.031 pessoas (2019).

Kyzylorda

Fundada em 1820 como uma fortaleza de Kokand Khanate no rio Syr Darya. Em seguida, foi chamado de "Mesquita Ak". Ao longo dos séculos, a cidade mudou vários outros nomes, o nome moderno foi recebido em 1997. A cidade tem um teatro dramático, um museu do folclore local e uma casa de cultura. As atrações são a Mesquita Aytbay e o Templo do Ícone da Mãe de Deus, construído no século XIX.

População - 239.070 pessoas (2019).

Uralsk

Localizado nas margens dos rios Shagan e Ural. Nesses locais, passa a fronteira entre a Europa e a Ásia e, segundo alguns cientistas-geógrafos, a cidade de Uralsk está totalmente localizada na Europa. Em várias ocasiões, Uralsk foi visitado por famosas personalidades históricas e seculares. Os imperadores Nicolau II e Alexandre II estiveram aqui. Pushkin foi a Uralsk em busca de materiais para suas obras sobre a rebelião de Pugachev.

População - 233.904 pessoas (2019).

Petropavlovsk

A história da cidade começou em 1752 com a construção da Fortaleza de Pedro e Paulo. Posteriormente, a estrutura defensiva foi invadida por ruas e prédios públicos e em 1807 recebeu o status de cidade. Agora é um grande centro industrial do país. No início do século 20, a vida cultural da cidade se desenvolveu. Agora, em Petropavlovsk, existem teatros, museus, mesquitas e templos, bem como memoriais e monumentos.

População - 218 956 pessoas (2019).

Kentau

Localizada no sopé da Serra de Bessaz. O nome da cidade é traduzido como "montanha de minério". Nos séculos 9 a 10, depósitos de cobre, prata e chumbo foram descobertos aqui. Grandes estudos geológicos desses locais começaram no século XX. Ao mesmo tempo, iniciou-se um forte desenvolvimento de um assentamento operário comum, que recebeu o status de cidade. Kentau tem uma piscina de padrão olímpico e belos parques.

População - 203.228 pessoas (2019).

Aktau

Uma pequena cidade às margens do Mar Cáspio. Muitos centros recreativos foram construídos lá. A temperatura da água sobe até + 25 ° C, a temperatura do ar pode chegar a + 40 ° C. A temporada de praia vai de maio a agosto. Além da recreação no mar, a vida noturna é popular entre os turistas - há muitas casas noturnas em Aktau.Na primavera, vale a pena visitar o feriado nacional Nauryz, as festividades e os concertos prolongam-se por vários dias.

População - 183 097 pessoas (2019).

Temirtau

Localizada nas margens do Rio Nura. É chamada de cidade dos metalúrgicos. O primeiro presidente do Cazaquistão, Nursultan Abishevich Nazarbayev, começou sua carreira lá. Um museu foi inaugurado em sua homenagem na cidade. Agora Temirtau é uma cidade pequena, mas moderna. Na praça central há um monumento aos metalúrgicos e uma fonte. Você pode ver toda a cidade do deck de observação da Red Stone Mountain.

População - 179.230 pessoas (2019).

Turquestão

Fundado no século V. A maior parte da cidade histórica foi destruída durante as hostilidades. O mausoléu de Arystan-baba foi preservado desde o século 12. O Azret-Sultan Museum-Reserve é um monumento de arqueologia e história. Sua principal atração é o Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi, fundado no século 15 e incluído na lista de locais da UNESCO. Existem reservas naturais perto da cidade.

População - 164 746 pessoas (2019).

Taldykorgan

Fundado em 1868. Em seguida, foi a aldeia de Gavrilovka. Com o tempo, uma pequena cidade de condado tornou-se um assentamento moderno, onde o comércio e a indústria são desenvolvidos. Belos edifícios, arcos, monumentos e estelas foram construídos, lanternas originais surgiram nas ruas. Há um museu literário, um museu de história local, vários parques verdes com lindas vielas.

População - 145 403 pessoas (2019).

Kokshetau

A atração da cidade e de sua região é o parque natural Burabay. Todos os anos, milhares de turistas vêm ao resort Borovoe perto de um dos lagos do parque, tanto do Cazaquistão quanto da Rússia. Em outro parque natural nacional, Kokshetau, o turismo ativo é popular - caminhadas e ciclismo. Na própria cidade existem museus tradicionais de história local, um teatro dramático e uma sociedade filarmónica.

População - 145.161 pessoas (2019).

Ekibastuz

O nome incomum se traduz como “duas cabeças de sal”. A cidade moderna nasceu aqui durante o desenvolvimento de uma jazida de carvão. Mas os assentamentos humanos existiam neste lugar mesmo na Idade do Bronze. A mina de carvão Bogatyr em Ekibastuz era a maior do mundo. Em 1952, uma grande revolta dos prisioneiros de Dallag ocorreu aqui. Solzhenitsyn descreveu a vida no campo em suas obras.

População - 133.889 pessoas (2019).

Minério

Surgiu durante o desenvolvimento de um depósito de minério de ferro. Localizada na estepe perto do rio Tobol. A poucos quilômetros da cidade, existe um cemitério da Idade do Bronze de aproximadamente o século III aC. A maioria dos monumentos e pontos turísticos modernos está associada à atividade metalúrgica da cidade - há um monumento a um mineiro e uma estela "Kovsh". A recém-construída catedral de St. João o Teólogo.

População - 115.297 pessoas (2019).

Zhezkazgan

Mais de 1000 monumentos de história, arqueologia e cultura foram encontrados no território da região. A maioria das instituições culturais estão unidas em um único complexo. Este é um museu arqueológico, um museu de fundição e mineração, uma casa-museu memorial do primeiro acadêmico de ciências do Cazaquistão. Desde os tempos antigos, muitos artefatos históricos e espirituais do Cazaquistão foram concentrados nas montanhas Ulytau.

População - 87.200 pessoas (2019).

Zhanaozen

A espinha dorsal da economia da cidade é a indústria de petróleo e gás. O potencial industrial da região é muito alto. A cidade está localizada no planalto de Mangyshlak. Nos últimos anos, a aparência da cidade mudou muito. A estepe e o assentamento cinza se transformaram em uma cidade verde e aconchegante. Casas soviéticas estão sendo restauradas, novas estão sendo construídas e estão em andamento obras para iluminar e plantar árvores na cidade.

População - 81.581 pessoas (2019).

Balkhash

Localizado na margem norte do grande lago Balkhash, popular entre os viajantes. O desenvolvimento do turismo nas margens do lago levou ao desenvolvimento da infraestrutura turística da cidade. Centros de recreação, hotéis, hotéis foram construídos. Existem agências de excursões, escritórios de aluguel de barcos e lanchas. Acampamentos infantis e áreas de recreação foram montados no trato Bektau-Ata, a algumas dezenas de quilômetros de Balkhash.

População - 72 892 pessoas (2019).

Pin
Send
Share
Send