A natureza do Cazaquistão não se limita aos complexos de estepe, como muitos estão acostumados a acreditar. Os sistemas de zonas húmidas desenvolvem-se no território do país, existem cadeias de montanhas e diferentes tipos de paisagens. Alguns deles, durante o tempo de uso indevido dos recursos naturais, estavam à beira da destruição. Para preservar as características locais, áreas protegidas foram criadas no Cazaquistão desde a primeira metade do século passado.
O primeiro a estabelecer a Reserva Natural Aksu-Zhabaglinsky, onde são coletadas as espécies típicas da flora e da fauna do interior. A reserva Ustyurt ajuda a preservar os desertos, e a reserva Naurzum ajuda a preservar diferentes tipos de estepes. O ecoturismo no Cazaquistão está subdesenvolvido. Existem regras especiais de conduta nas zonas de amortecimento, mas os viajantes não são limitados em movimentos e podem ver todas as belezas naturais.
As melhores reservas do Cazaquistão
Os lugares protegidos mais interessantes e bonitos. Lista, foto com títulos e descrições!
Aksu-Zhabaglinsky
A primeira reserva natural estabelecida no país foi fundada em 1926. Localizada no sul do Cazaquistão, cobre uma área de quase 132 mil hectares. O símbolo do território é a tulipa de Greig. Esta flor é exportada ativamente. A flora conta com mais de 1.700 espécies. O leopardo-das-neves ameaçado de extinção e duas espécies endêmicas - uma subespécie da ovelha da montanha argali e da marmota Talas - se destacam entre os raros representantes da fauna.
Almaty
A reserva apareceu nos mapas em 1931. Pertence ao território da cordilheira Zailiyskiy Alatau. A área é de cerca de 72 mil hectares. Existe uma divisão em zonas de altitude. O primeiro estende-se desde a estepe florestal até uma altura de 1600 metros e é coberto por bosques caducifólios. O segundo é limitado a uma altitude de 2.800 metros e é dominado por coníferas. O próximo nível é principalmente prados alpinos. As geleiras e rochas nuas começam acima de 3500 metros. A rede fluvial está desenvolvida, há muitos lagos.
Naurzum
Foi fundado em 1931, mas esteve fechado por 15 anos, até 1966. A área é superior a 191 mil hectares. O território da reserva está dividido em três zonas. Naurzum - sistemas de lagos, boro em areias eólicas, diferentes tipos de estepes. Sipsyn - lagos pantanosos, floresta de peg, estepes de grama mista e grama arenosa e prados secos. Tersek é uma floresta de pinheiros, principalmente estepes de grama com penas de festuca, o vale do rio Dana-Bike.
Barsakelmesky
Ocupa mais de 160 mil hectares da região de Kyzylorda. Data de criação - 1939. A reserva é dividida em duas áreas de cluster: Barsakelmes e Kaskakulan. A única reserva no território da CEI, localizada na zona de desastre ecológico. Tudo devido ao declínio do nível do Mar de Aral. Condições ambientais extremas permitem aos pesquisadores observar os processos acelerados de evolução e mudança climática.
Korgalzhyn
Criado em 1968. Atualmente, cobre uma área de mais de 543 mil hectares. Da reserva à capital, apenas 130 km. O principal valor do território são as zonas húmidas. Pelicanos dálmatas, patos de cabeça branca e flamingos vivem aqui. Existem corpos de água doce e salgada. O lago local Tengiz faz parte de uma rede internacional de lagos únicos. A reserva está incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Markakolsky
Foi formada em 1976 nas proximidades do lago com o mesmo nome. A área é de quase 103 mil hectares. As áreas naturais se substituem. O espectro é amplo: de estepes a tundras pedregosas e prados alpinos. A flora é diversa - cerca de 700 espécies de plantas. Entre as espécies da fauna existem raras, por exemplo, o leopardo das neves e o vison americano. As águas do Lago Markakol não são muito ricas em peixes, mas você pode pegar lenok, gudgeon ou char.
Ustyurt
Localizada na região de Mangystau. Foi formada em 1984 para proteger o planalto de Ustyurt e seus desertos do norte. A área do território é superior a 223 mil hectares. Existem vários tipos de solo na reserva, portanto a flora é diversa - 263 espécies. No passado, as chitas viviam nesta área, mas foram extintas na década de 1960. Em vez deles apareceram leopardos, o número de pacas é pequeno. Em Ustyurt, existe apenas uma espécie de anfíbios - o sapo verde.
West Altai
Localizada no leste do país. A área é superior a 86 mil hectares. O objetivo da criação da reserva em 1992 é proteger a biogeocenoses do sistema montanhoso de Altai. As cristas não são muito altas aqui. Os restos de granito da proteína Lineyskiy são reconhecidos como um monumento geológico. A rede de rios é desenvolvida e os corpos d'água são alimentados principalmente pela neve derretida. O maior pântano elevado da região, Gulbische, está localizado no Oeste de Altai.
Alakolsky
Uma área de 65,5 mil hectares tornou-se reserva natural em 1998. As principais zonas de proteção estão concentradas no delta do rio Tentek e nas ilhas do Lago Alakol. Os funcionários da reserva estão empenhados na restauração da população de gaivotas relíquias, criando condições de vida favoráveis para as mesmas. Na zona tampão, não só é proibida a pesca, mas também o estacionamento de embarcações. Desde 2013, Alakolsky está incluído na Rede da UNESCO de Reservas da Biosfera.
Karatau
Foi implantado em 2004 em uma área de 34,3 mil hectares. Localizado na parte central da serra Karatau. Existem muitos rios e riachos sazonais nas encostas da colina. Três desertos se aproximam da reserva. Ao longo do século passado, a composição da fauna mudou muito. A extinção de espécies e o declínio das populações são os principais motivos para o estabelecimento da reserva. A flora não foi totalmente estudada, mas 76 endemias já foram identificadas.