A Itália pertence à lista de países para os quais o turismo é um importante componente da economia. O setor gera uma receita significativa, pois atende às mais diversas necessidades dos hóspedes gaúchos. Há algo para ver aqui para os amantes da arquitetura e da antiguidade: de Roma a Florença, onde locais únicos do passado foram preservados.
Românticos inveterados visitam Veneza e Verona sem falta. Os fãs do relaxamento sereno podem facilmente escolher uma das praias de Positano. Gourmets e amantes do vinho irão apreciar a cozinha de Sorrento. O turismo religioso, como as peregrinações ao Vaticano, desempenha um papel importante na lista. A infraestrutura desenvolvida ajuda a chegar a cantos exóticos e desfrutar do conforto, mesmo na Itália provinciana.
As principais cidades turísticas da Itália
Lista das cidades mais procuradas para turismo cultural.
Roma
Todas as estradas, como você sabe, levam a Roma - uma cidade onde a história e a modernidade colidiram e se entrelaçaram. O mais antigo aqueduto europeu, o Coliseu, o Panteão, muitas praças icônicas e mais de novecentas igrejas estão localizados aqui. Desde a antiguidade, houve uma pequena área de desenvolvimento urbano, especialmente quando comparada com outras capitais. Outra característica é que é bom vir aqui em qualquer época do ano.
População - 2 872 800 pessoas (2018)
Veneza
O fato de Veneza estar lentamente afundando na água só aumenta a popularidade da cidade. Mais de cem ilhas se tornaram um único todo, e é comum circular entre elas em gôndolas ou bondes fluviais. Inúmeras pontes e afrescos são as principais atrações da cidade, onde cada pequena coisa está associada a uma importante etapa da história. Também hospeda o Festival de Cinema de Veneza, um evento de status em escala global.
População - 259 939 pessoas (2019)
Milão
Milão não se cansa de disputar com a capital o título de cidade mais popular do país. Além dos marcos arquitetônicos do passado, existem muitas tendências modernas. Milão é o centro da alta costura. Desfiles de moda de estilistas famosos e compras simples atraem turistas todos os anos. O Teatro alla Scala não desiste de seus cargos há muitas décadas. O futebol é a segunda religião para os fãs locais e visitantes.
População - 1 366 180 pessoas (2018)
Florença
Criada como um centro cultural e comercial, Florença continua a sê-lo. Em épocas diferentes, cidadãos italianos de destaque viveram e trabalharam aqui: da Vinci, Galileo, Michelangelo, Dante e outros. Galerias, catedrais, palácios e praças são os principais alvos dos grupos turísticos. Eles apresentam o espírito da cidade, que é bastante aconchegante e verde, dada a densidade dos edifícios.
População - 380 948 pessoas (2018)
Sorrento
Outra cidade italiana localizada no litoral. Seu desenvolvimento foi influenciado por diferentes povos e países, então há cores suficientes aqui. Os visitantes levam consigo estatuetas de porcelana produzidas por uma pequena fábrica e licores. A música napolitana, popular em todo o mundo, nasceu aqui. Pratos de frutos do mar e azeitonas cultivados nas proximidades são a marca registrada da região.
População - 16 405 pessoas (2018)
Verona
Verona deve sua popularidade principalmente a Shakespeare. Os heróis fictícios de seu "Romeu e Julieta" fizeram da cidade um dos centros românticos do mundo. Outra razão para o fluxo infinito de turistas é a arquitetura. Diversas épocas e estilos coexistem perfeitamente lado a lado. As ruas estão repletas de edifícios e monumentos romanos e medievais antigos, bem como igrejas e palácios de períodos posteriores.
População - 257 993 pessoas (2018)
Positano
Após a Segunda Guerra Mundial, muitos artistas de diferentes países, incluindo a URSS e a Alemanha, mudaram-se para cá. Eles atraíram a atenção da comunidade mundial para a cidade. O clima ensolarado, as paisagens montanhosas e as longas praias mantêm os turistas o ano todo. A comuna é um ótimo lugar para relaxamento tranquilo: passeios de lazer, algumas horas em uma espreguiçadeira e culinária local.
População - 3 913 pessoas (2018)
Nápoles
A localização próxima de Nápoles ao Vesúvio não incomoda os turistas. Mas a situação criminosa nas ruas está repleta de lendas e pode assustar alguns visitantes potenciais da cidade. Nápoles é o berço da música especial e da pizza. A proximidade da modernidade e monumentos arquitetônicos de diferentes períodos é muito perceptível aqui. O contraste resultante é o destaque de uma região que se destaca pela diversidade.
População - 956 183 pessoas (2019)
Turin
A quarta cidade mais populosa da Itália. Vários palazzo e castelos locais estão incluídos na lista do patrimônio da UNESCO. O Sudário de Cristo está guardado na Catedral de João Batista. O museu da cultura egípcia, que, no entanto, se popularizou, destaca-se do conjunto geral. O futebol desempenha um papel importante na vida da cidade, já que o clube da Juventus tem sede em Turim.
População - 875 698 pessoas (2019)
Palermo
O Palácio Real de Palermo é uma multiplicidade de estilos reunidos: a abordagem árabe, a obra dos mestres de Constantinopla, a simbiose da madeira e da pedra, sem falar na singularidade da decoração interior. A cidade possui cerca de trezentas igrejas, catedrais e antigos mosteiros. Eles também pertencem a diferentes épocas. Uma atração sombria, mas única, é um cemitério subterrâneo com oito mil túmulos.
População - 663 770 pessoas (2018)
Ischia
Uma pequena ilha vulcânica localizada no Golfo de Nápoles. A maioria das atrações aqui são naturais, mas há uma exceção - a antiga fortaleza, reconstruída no castelo aragonês. Os turistas são mais atraídos por fontes termais, um resort médico que as utiliza, assim como lama de silte sulfuroso, um jardim botânico e emissões vulcânicas de vapor d'água.
População - 62.027 pessoas (2009)
Bolonha
Apesar do constante desenvolvimento e expansão, Bolonha manteve a atmosfera da cidade velha. A universidade local é uma das mais respeitadas da Europa. Os turistas nunca perdem as inúmeras praças com seus arcos, arquitetura e monumentos únicos. Nos arredores da cidade existe um cemitério monumental que mais parece um objeto de arte.
População - 389 261 pessoas (2018)
Génova
O maior porto da Itália está localizado em Gênova. Palazzi dei Rolli faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. A arquitetura é em grande parte inerente a uma cidade típica do norte do país. Os arredores são ricos em lugares interessantes. O maior aquário da Europa está localizado aqui. E as lápides de mármore do cemitério de Staglieno não são menos valiosas e majestosas do que os monumentos da cidade.
População - 580 097 pessoas (2018)
Cagliari
O centro histórico de Cagliari não deixará ninguém indiferente. Junto com os monumentos da arquitetura, você encontra lojas modernas, restaurantes aconchegantes com gastronomia e vinhos locais. O Museu Arqueológico permite-lhe conhecer de perto a história da região. Há também um jardim botânico e festivais de arte. O resto do tempo os turistas passam principalmente nas praias, se o tempo permitir.
População - 154 267 pessoas (2018)
Catania
Catânia está localizada no sopé do Monte Etna. A cidade foi reconstruída principalmente no estilo barroco de pedra vulcânica escura. A Praça da Catedral é o coração de Catânia. Dele divergem ruas largas e estreitas, onde se encontram de forma caótica igrejas, fontes, estátuas e outras belezas. O mercado de peixes é um complemento ao sabor local que se destaca na decoração geral.
População - 311 584 pessoas (2019)
Siracusa
Não existem muitos monumentos históricos em Siracusa.O mais importante deles pode ser contornado em menos de um dia. Estes incluem a Piazza Arcimede, a Catedral de Siracusa, o Templo de Apolo, a Fonte de Aretusa, a Necrópole Grotticelli, o Castelo de Maniace, o Teatro Gótico e outros. Existem museus aqui, focados em diferentes camadas de tempo. A cidade também é famosa por seu festival de teatro, que acontece nos meses de maio e junho.
População - 121.171 pessoas (2019)
Pisa
Não é apenas uma torre inclinada. Numerosos palácios, catedrais e edifícios mais simples decorados com afrescos, bem como galerias criadas durante o apogeu da família Medici - esta é a verdadeira face da cidade. A culinária local irá colocar as papilas gustativas gourmet à prova, já que muitas vezes é picante e aromática. Pisa é mais silenciosa do que outros centros turísticos. É menos lotado, mas muito procurado.
População - 90 118 pessoas (2018)
Lucca
Uma cidade para quem gosta de seguir não só todos os famosos roteiros turísticos. No meio da planície do rio Serka, você pode admirar a natureza e os pontos turísticos e evitar a agitação das megacidades. O orgulho local é a Torre Guinigi com seus carvalhos crescendo diretamente na plataforma superior. As paredes e fortificações das fortalezas são mais bem preservadas aqui do que em qualquer cidade da Itália.
População - 89 243 pessoas (2018)
Padua
Os arredores de Pádua são a concentração de vilas que pertenceram aos venezianos. A própria cidade abriga os restos mortais de São Lucas, o autor de um dos Evangelhos. Os amantes da astronomia poderão examinar detalhadamente os inúmeros afrescos sobre o tema. O palácio e redutos de proteção também estão perfeitamente preservados e acessíveis ao público. E o jardim botânico de Pádua está incluído na lista de monumentos da UNESCO.
População - 212 224 pessoas (2019)
Rimini
A cidade é considerada o centro da Riviera românica. Rimini tem muitas praias com ricos programas de entretenimento e parques a uma curta distância. A cozinha é simples e ao mesmo tempo colorida: o presunto de Parma e a mortadela estão fora de concorrência. Os amantes de antiguidades podem explorar as ruínas do anfiteatro ou a ponte em arco da época de Tibério. Existem igrejas aqui, uma delas contém parte das relíquias de São Nicolau, o Maravilhas.
População - 150 590 pessoas (2018)
Trieste
Exteriormente, parece bastante moderno, embora algumas impressões dos séculos anteriores tenham sido preservadas nele. Os turistas estão interessados nas ruínas de edifícios gregos antigos, túmulos de candidatos ao trono espanhol, vários castelos, um dos quais foi construído com base numa fortaleza veneziana. A praia de Trieste está dividida por sexo para os turistas, o que é um caso excepcional para a Europa.
População - 204.338 pessoas (2018)
Lecce
Os edifícios em Lecce são invariavelmente chamativos. Não importa a que período de construção pertençam, há algo atraente na arquitetura de toda a cidade. O antigo anfiteatro não fica parado: os artistas ainda fazem apresentações nele. A Basílica de Santa Croce tem uma aparência um pouco mais modesta, mas a pintura interior é impressionante. Politeama Greco é um antigo teatro de ótima sonoridade. Quanto à gastronomia: tradicionalmente "pobre", simples e satisfatória.
População - 95 269 pessoas (2018)
San Gimignano
O desenvolvimento de San Gimignano em grande parte estagnou na Idade Média em termos de expansão e densidade de construção. Paredes bem preservadas e torres de pedra, à distância, parecem arranha-céus. São quatorze no total, sendo que a maior chega a cinquenta metros. O centro histórico da cidade é rico em afrescos e edifícios surpreendentes de diferentes épocas. E o museu local consiste em dez galerias.
População - 7 743 pessoas (2018)
Salerno
Uma cidade litorânea com uma rica história. O clima ameno permite que você relaxe no mar quase todo o ano, embora em diferentes capacidades. Os indígenas são hospitaleiros e gostam de barganhar. Há uma rua inteira dedicada à venda de lembranças e outras lojas. Os pontos turísticos são variados: inúmeros palácios, o parque Mercatello, o jardim da Minerva, fragmentos de uma antiga cachoeira, a fortaleza da Areca e outros.
População - 133 970 pessoas (2018)
Perugia
Uma pitoresca cidade rodeada de vegetação. O panorama da área é impressionante, mas na verdade as ruas aqui são bastante estreitas. Pouca arquitetura é historicamente valiosa. Embora existam igrejas construídas em diferentes séculos. A Catedral de São Lourenço abriga a aliança de casamento da Virgem Maria. As muitas lojas abertas pela cidade aumentam o barulho. Os habitantes locais adoram realizar festivais.
População - 166 189 pessoas (2019)
Sienna
O centro de Siena é protegido pela UNESCO como Patrimônio Mundial. O centro histórico está perfeitamente preservado, suas ruas estreitas e prédios apertados são a cara da região. É em Siena que se realiza o festival Palio - uma corrida de cavalos na praça entre os contrades de Siena. O evento está dividido em duas datas. Na cidade nasceu uma escola de pintura com o mesmo nome e tradições próprias.
População - 53.901 pessoas (2018)
Taormina
Em Taormina, você pode encontrar algo incrível e antigo a cada passo. A maioria das igrejas foi construída entre os séculos XV e XVII. O teatro grego, naumachy e odeon estão bem preservados, e este último apresenta características geográficas de sua localização que o distinguem de estruturas semelhantes. As praças, castelos e torres estão em um estado diferente: alguns estão totalmente funcionais, alguns precisam de reconstrução.
População - 10.872 pessoas (2018)
Bergamo
A cidade está dividida em duas metades: a velha e a nova. Eles estão localizados em alturas diferentes e são conectados por um funicular. Bergamo tem muitos atrativos: a muralha, a Capela Colleoni, o Batistério, a Escadaria Coberta, o Palácio da Cidade e outros. Vale ressaltar que com um acervo tão rico e variado de objetos de interesse, a cidade não faz parte da maioria dos roteiros turísticos.
População - 121 896 pessoas (2019)
Cinque Terre
A união de cinco assentamentos recebeu um nome comum - Cinque Terre. O tráfego de automóveis é quase totalmente proibido aqui. Em uma das aldeias é permitido, mas com restrições. As atrações imperdíveis incluem a impressionante estátua de Netuno, a Torre Aurora, a confeitaria e cooperativa de vinhos locais, o mosteiro dos Capuchinhos e a trilha do amor. Caminhando entre eles vale a pena admirar as belezas da natureza.
Vaticano
O Estado da Cidade do Vaticano é a sede do Papa. Os peregrinos migram para o enclave governado pela Santa Sé de todo o mundo, independentemente de sua religião. As principais atrações estão previsivelmente associadas ao catolicismo: Basílica de São Pedro, Capela Sistina, Biblioteca do Vaticano e outras. A cidade também é interessante por sua decoração e tradições. Há poucos residentes aqui e eles têm passaportes especiais.
População - 842 pessoas (2017)