30 famosas catedrais góticas na Alemanha

Pin
Send
Share
Send

O estilo gótico abrange diferentes tipos de arte - pintura, afresco, escultura, vitral. Mas são as catedrais, templos e mosteiros medievais da Europa, incluindo a Alemanha, que revelam totalmente a riqueza, grandeza e monumentalidade do estilo gótico na arquitetura. É caracterizada pela presença de estreitas torres altas, arcos de topo pontiagudo, vitrais multicoloridos nas janelas, fachada ricamente decorada.

Tudo isso, junto com as sombrias figuras de pedra de criaturas míticas nas paredes dos edifícios, cria um conjunto arquitetônico inimitável. No norte da Alemanha, devido à escassez de pedra natural, formou-se um estilo especial - o gótico de tijolos, que se espalhou significativamente pelos países bálticos.

Catedrais e mosteiros da Alemanha em estilo gótico

Catedral de Colônia

Uma das principais obras-primas da arquitetura gótica, cujas torres chegam a 157 metros, impressiona pela sua monumentalidade e ao mesmo tempo pela leveza e graça das suas formas delicadas. Superados os 509 degraus da escada, chega-se à torre sineira, de onde se avista toda a cidade e arredores. A catedral contém valiosas coleções de pinturas, joias e esculturas coletadas ao longo dos séculos. Entre eles estão bancos do coro, afrescos, altar-mor, vitrais, cruzes, monstruosidades, etc.

Catedral de ulm

A construção da segunda maior catedral da Alemanha, que ainda está em operação, durou 5 séculos. Eles começaram a construí-lo no século XIV, às custas dos habitantes da cidade. E a torre ocidental, de 161 metros de altura, foi concluída apenas no final do século XIX. Há um mirante nele, para chegar até ele é necessário subir 768 degraus. No telhado da catedral encontra-se a escultura de um pardal - símbolo da cidade de Ulm, ao qual está associada uma lenda local.

Frauenkirche (Munique)

A catedral mais alta de Munique foi construída nos séculos XV-XVI. Suas torres originais com cúpula em forma de cebola têm 99 metros de altura. Desde o século 16, representantes da dinastia governante da Baviera foram coroados e enterrados na catedral. Apesar de durante a guerra, a maior parte da decoração interior do templo ter sido destruída, o túmulo do imperador romano Ludwig IV de mármore preto, um magnífico altar medieval, bancos corais que datam de 1502 sobreviveram.

Catedral de Friburgo

A Catedral de Freiburg foi construída nos séculos XII-XVI de arenito vermelho. Uma característica distintiva de sua torre de 116 metros é uma flecha, transparente, como renda, pináculo. Existem 16 sinos na torre, sendo que o mais antigo tem 750 anos. Há também um mirante a um nível de 70 metros. A decoração principal do templo é o altar, pintado com cenas bíblicas da vida da Mãe de Deus. O órgão da catedral é um dos maiores do mundo.

Liebfrauenkirche (Trier)

Uma das igrejas góticas mais antigas do mundo começou a ser construída em 1230 no local do palácio da mãe do imperador Constantino, o Grande. Por meio de uma galeria coberta, a igreja está ligada à Catedral de Trier. As janelas da igreja são decoradas com vitrais habilidosos, suas abóbadas são sustentadas por 12 colunas com imagens de 12 apóstolos. Por muito tempo, a igreja foi um local de sepultamento, mas apenas algumas lápides e epitáfios sobreviveram até hoje.

Catedral de Lubeck

O majestoso edifício de duas torres da catedral tem um comprimento recorde para igrejas de tijolos vermelhos - 130 metros. No início do século XIII, a catedral foi erguida em estilo românico e em 1266 começou a ser reconstruída de acordo com as leis da arquitetura gótica. As pérolas do templo são a Cruz do Triunfo de 17 metros de altura e um púlpito com um relógio astronômico, instalado em 1477. Além disso, a atenção dos turistas é atraída por uma série de sarcófagos de pedra na capela funerária da catedral.

Igreja do Espírito Santo em Heidelberg

A construção do maior templo de Heidelberg começou em 1398 e durou mais de cem anos. Aqui está o cemitério do Eleitor Ruprecht III (fundador da igreja e da universidade da cidade) e sua esposa. Até 1623, vários milhares de livros e manuscritos únicos eram mantidos dentro das paredes da igreja - os primeiros exemplares da Biblioteca Palatina, que mais tarde foram levados ao Vaticano. Hoje em dia, a igreja está ativa, acolhe serviços divinos e concertos de música de órgão.

Catedral de magdeburg

Uma das maiores catedrais da Alemanha foi construída ao longo de três séculos, começando em 1209. Sua aparência combina características góticas e românicas. O edifício tem 120 metros de comprimento, as duas torres têm 99 e 104 metros de altura. Os famosos tesouros do templo são esculturas de virgens de meados do século XIII, antigas colunas romanas de granito e mármore, figuras esculpidas com o tema da vida de Cristo. Também no território da catedral existem inúmeras sepulturas históricas.

Igreja de Santa Isabel em Marburg

A igreja leva o nome da esposa do Landgrave da Turíngia, que fundou um abrigo para os pobres em Marburg, cuidando dos enfermos e canonizados após a morte. Suas cinzas são guardadas na igreja em um sarcófago dourado. Os magníficos vitrais, afrescos, o altar de São Elizabeth, um altar-mor de madeira de 1290, objetos de arte aplicada dos séculos XIII-XIV. A igreja é coroada por duas torres de 80 metros com sinos do século XIII.

Catedral de Regensburg

A construção da catedral começou no século 13 e durou 6 séculos. Seu tesouro contém muitas relíquias cristãs. Entre eles estão as relíquias de João Crisóstomo, Mártir Sebastião de Mediolan e São Lourenço, uma cruz de bronze com cristal de rocha do século 12, uma cruz de ouro com pedras preciosas do século 13, etc. No interior do templo são decorados com afrescos e manchados janelas de vidro do século XIV. A torre sineira contém 8 sinos, sendo que o mais antigo tem 400 anos.

Igreja de São Nicolau em Stralsund

Uma joia de tijolo gótico. A igreja é dedicada a Nicolau de Mirlikisky, o famoso padroeiro dos marinheiros, foi construída de 1270 a 1360. A decoração principal do templo é um altar esculpido de 12 metros, decorado com mais de cem figuras, uma escultura de Santa Ana com 2,5 metros de altura. De particular valor é um relógio astronômico gigante que data de 1394 - um dos mais antigos do mundo. Pinturas de parede e magníficas imagens em relevo não são menos interessantes.

Catedral de Meissen

A construção da catedral foi feita de forma gradual e durou seis séculos e meio no total. A catedral está localizada no território do castelo de Albrechtsburg, e três torres abertas, visíveis de quase todos os pontos da cidade velha, conferem-lhe uma sofisticação especial. Uma verdadeira obra de arte é o sino principal do templo, fundido em 1928. Em seus quatro lados estão cenas do apocalipse, e no topo está uma coroa com 4 Evangelistas.

Catedral de Aachen

Um dos templos mais antigos da Europa, combinando fragmentos dos estilos clássico, bizantino e gótico, foi fundado por Carlos Magno em 796. Por 6 séculos, monarcas alemães foram coroados aqui. No centro da catedral há uma capela octaédrica, onde se encontra o trono de Carlos Magno, e seus restos mortais repousam em um sarcófago dourado. Entre as relíquias cristãs - o véu da execução de João Batista, a tanga de Cristo, o véu da Virgem Maria.

Catedral de frankfurt

A história do templo remonta aos tempos do Império Romano, mas a sua aparência atual com traços góticos e uma torre vermelha de 100 metros começou a tomar forma no século XIII. A catedral tem o nome de São Bartolomeu, cujo crânio é o santuário principal do templo. Os interiores são decorados com obras de arte, incluindo a escultura da Crucificação de Cristo em 1509, a pintura de Van Dyck "Descida da Cruz" em 1627, afrescos sobre a vida do Apóstolo Bartolomeu em 1407.

Igreja do mosteiro de Doberan

Um exemplo notável de tijolo gótico. No início do século XII, o Mosteiro Doberan foi construído em Mecklenburg pelas forças cistercienses e monges leigos. No entanto, nos próximos dois séculos, guerras e incêndios destruíram o prédio.Somente em 1368, as obras de restauração foram concluídas e a igreja do mosteiro foi consagrada, que se tornou a principal sepultura dos governantes de Mecklenburg. O mosteiro existiu até o século XVI. O seu edifício foi restaurado várias vezes, a última vez em 1962.

Igreja do Mercado em Hanover

A principal igreja hanoveriana de tijolo vermelho foi construída no século XIV, a altura da sua torre com pináculo é de 98 metros. Vitrais medievais de 1370, o altar-mor de tília de 1480 e uma fonte de bronze de 1500 são raridades valiosas. Existem muitos sepultamentos de igrejas, principalmente dos séculos XVI-XVII. Outro orgulho da igreja é a torre sineira de 11 sinos. Durante a guerra, o edifício da igreja foi seriamente danificado; a reconstrução terminou em 1952.

Igreja de São Lourenço em Nuremberg

Uma das primeiras igrejas na Alemanha a adotar a fé luterana no início do século XVI. O seu principal destaque é a magnífica rosácea com aberturas da janela com um diâmetro de 10 metros entre as duas torres. Os interiores são decorados com obras de famosos mestres de Nuremberg. O candelabro dourado, o tabernáculo, os vitrais e as esculturas são de grande valor. Durante a guerra, o edifício da igreja foi danificado, os trabalhos de restauração continuaram até o início dos anos 60. O templo está ativo.

Igreja de São Sebaldo em Nuremberg

A igreja mais antiga de Nuremberg leva o nome do missionário e padroeiro da cidade, cujas relíquias são guardadas dentro do templo. A construção da igreja começou em 1225 e continuou por um século e meio. Conservou esculturas magníficas, baixos-relevos, um altar gótico medieval. O orgulho da igreja era o órgão de meados do século 15 - um dos órgãos em funcionamento mais antigos do mundo. Infelizmente, ele foi destruído durante a guerra e mais tarde substituído por um novo instrumento.

Igreja de Santa Maria em Lubeck

O protótipo do estilo gótico de tijolos para dezenas de igrejas na região do Báltico. A construção da principal igreja paroquial da cidade começou em 1251 e durou 100 anos. A altura de suas duas torres com cata-vento é de 125 metros. Existem 9 capelas funerárias grandes e 10 pequenas na igreja. As relíquias remanescentes incluem uma fonte de bronze de 1337, um altar de 1518, um relevo com cenas da Paixão de Cristo de 1515. Em 1942, a igreja foi seriamente danificada. Os sinos caídos e partidos ainda estão guardados em uma das capelas em memória da guerra sangrenta.

Igreja da Virgem Maria em Nuremberg

Em 1358, a igreja foi erguida no local da sinagoga demolida. Todos os dias ao meio-dia, sob o velho relógio de 500 anos localizado na fachada do edifício, um verdadeiro espetáculo começa com a participação de figuras de madeira em movimento - o imperador, eleitores, músicos. O que há de mais valioso no interior do templo é um antigo altar de autoria desconhecida, datado do século XV. Após uma destruição significativa durante a guerra, a igreja foi restaurada várias vezes.

Catedral de Augsburg

A majestosa construção da catedral na Baviera combina organicamente fragmentos dos estilos românico e gótico posterior. De grande valor são os vitrais coloridos mais antigos do mundo, representando profetas e reis do Antigo Testamento. O período de sua criação é o século XI. Os afrescos das paredes de 1491, pinturas e relevos sobre a vida da Virgem Maria de 1493, a maior coleção de lápides com epitáfios na Alemanha, foram perfeitamente preservados até hoje.

Igreja de São Lamberto em Münster

A construção do templo em Münster foi fundada em 1375. Sua torre de 90 metros é a mais alta da cidade. De acordo com uma tradição de longa data, todas as noites o zelador sobe e toca a buzina, anunciando que tudo está calmo no local. A igreja é famosa pelo fato de que após o colapso da comuna de Münster no século 16, os corpos de três líderes executados do levante foram exibidos aqui em gaiolas de ferro. As gaiolas ainda estão suspensas na torre da igreja.

Catedral de Naumburg

A catedral original com quatro torres foi construída em 1029 em estilo românico. E mais tarde, ao longo de vários séculos, foi ampliado e concluído em estilo gótico. Os coros ocidentais da catedral são conhecidos por suas figuras de pedra expressivas e realistas, de autoria de um mestre desconhecido do século XIII. Eles são feitos em altura humana e representam 12 representantes da mais alta nobreza, em cujas generosas doações o templo foi construído.

Igreja de São Martinho em Landshut

O templo gótico de tijolos vermelhos em Landshut foi construído de 1389 a 1507 às custas dos cidadãos ricos. A sua torre tem 130 metros de altura e durante quatro séculos foi o edifício de tijolo mais alto do mundo. Para apreciar o panorama da cidade, é necessário subir 495 degraus da escada em espiral que leva à torre sineira com 8 sinos. No interior do templo existe um crucifixo de Cristo esculpido com seis metros de altura, feito em 1495, um órgão do século XVIII.

Catedral de Schwerin

Um dos edifícios góticos de tijolo mais altos do norte da Alemanha, com uma torre verde visível de longe. As primeiras menções à catedral datam do início do século XII. No século XIII, relíquias inestimáveis ​​apareceram aqui - uma gota do sangue de Cristo em uma pedra e um espinho da coroa de espinhos de Cristo. E no século seguinte, essa coleção foi reabastecida com um fragmento da crucificação de Jesus. Merecem destaque a Cruz Triunfal, um altar medieval, uma fonte de bronze e um antigo órgão.

Catedral de São Nicolau em Greifswald

Brick Gothic. A torre octogonal de 100 metros da catedral é o símbolo da cidade universitária de Greifswald. Há um mirante nele, ao qual levam 264 pedras e cerca de 100 degraus de madeira. Também na torre estão 6 sinos medievais maciços. A construção da catedral teve início em meados do século XIII e continuou até ao início do século XV. Caspar David Friedrich, um dos famosos pintores alemães, foi batizado neste templo em 1774.

Catedral de Erfurt

A igreja românica, construída em 1253, adquiriu traços góticos em meados do século XIV. Seu coro é decorado com vitrais de 18 metros do século XV, que não têm análogos na Alemanha. No interior do edifício encontram-se várias obras de arte medieval, entre elas um castiçal volumoso de bronze de 1160, da altura de um homem. O orgulho especial do templo é o maior sino automático do mundo, Gloriosa. Ele apareceu na torre em 1497 e é famoso por seu som claro.

Catedral de Bremen

A fundação da catedral foi lançada em 1042, adquiriu sua aparência final com características góticas no século XIII e, desde então, foi reconstruída apenas duas vezes - no século 19 e após a Segunda Guerra Mundial. A catedral é decorada com duas torres abertas de 100 metros com um campanário e um mirante. Os pontos turísticos do templo são a adega de chumbo com múmias, o púlpito esculpido - um presente da rainha sueca e o jardim bíblico com plantas mencionadas nas Escrituras.

Mosteiro Corinne

O agora dilapidado mosteiro de tijolos vermelhos está localizado às margens do lago, a poucos quilômetros da cidade de Eberswald. Foi construído no século 13 pelos monges cistercienses. No século 16, a abadia foi dissolvida. Atualmente, é um monumento arquitetônico do estilo gótico de tijolos, muito visitado pelos turistas, vários eventos culturais são realizados em suas paredes preservadas. Em particular, o Corinne Summer Music Festival anual.

Mosteiro lenin

A Abadia de Kloster-Lenin, perto de Potsdam, foi fundada por monges cistercienses em 1180. Ele estava localizado cercado por florestas e reservatórios, não muito longe do Lago Monastyrskoye. Sua característica distintiva era o estilo arquitetônico mesquinho de tijolo românico e gótico, sem babados e uma técnica especial para aplicar ornamentos florais em vitrais. Um dos mosteiros mais prósperos durou até 1542 e então foi dissolvido. Desde o início do século XX, o edifício pertenceu ao Convento de Louise Henrietta.

Pin
Send
Share
Send