25 principais atrações da reserva natural Teberda

Pin
Send
Share
Send

A reserva está localizada nas encostas da parte norte do Grande Cáucaso. No topo das montanhas existem muitos glaciares de diferentes tamanhos, muitos deles, ao derreterem, formam cascatas pitorescas. Os rios de montanha e seus desfiladeiros possuem paisagens naturais únicas. Quase 200 lagos são o verdadeiro adorno da reserva. A maioria dos sítios naturais possui rotas turísticas.

A maioria das trilhas de excursão começa nos resorts populares - Dombay, Teberda e Arkhyz. Os resorts estão localizados em belos locais da reserva e possuem uma infraestrutura desenvolvida. Eles são muito populares não só entre os turistas, mas também entre os alpinistas. O descanso na reserva pode ser combinado com procedimentos médicos, pois sanatórios balneológicos foram construídos nas áreas do resort.

O que ver e visitar na reserva?

Lista dos locais mais interessantes e bonitos da reserva natural de Teberda.

Rio Teberda

Um rio pitoresco, que é uma decoração da reserva. Em suas margens, é agradável desfrutar do ar puro e fresco e apreciar a beleza da área protegida. O rio parece especialmente bonito no contexto dos picos cobertos de neve das montanhas do Cáucaso e das encostas cobertas por florestas de coníferas. A popular estação de esqui Teberda está localizada perto do rio. Existem muitos acampamentos turísticos e alpinos ao longo do leito do rio.

Lagos Baduk

Eles são uma cascata de três lagos de montanha. Eles estão localizados entre a floresta de coníferas e são uma atração turística popular. Para a passagem pelo percurso a pé até os lagos, é necessário pagar uma taxa simbólica à administração da reserva. O ponto de partida do percurso é uma ponte pênsil sobre o rio Teberda. A caminhada até os lagos leva cerca de 4-5 horas, ao longo do caminho você precisa superar várias subidas íngremes.

Monte Mussa-Achitara

Subir até o topo de 3.012 metros de altura e apreciar a bela vista panorâmica não será difícil. Vários teleféricos localizados nas encostas da montanha são muito procurados pelos turistas. Uma visão panorâmica de geleiras e montanhas cobertas de neve se abre. Do mirante, os turistas verão o Vale do Alibek, o desfiladeiro do Rio Amanauz, vários picos de montanhas, incluindo o distante belo Elbrus.

Lago Kara-Kol

É o lago mais quente da reserva. No verão, a temperatura da água chega a 20 graus. A água do lago tem uma cor escura devido ao fundo argiloso, embora seja limpa e transparente. O lago tem um tamanho pequeno - 250 * 100 metros e uma profundidade de cerca de 3 metros. O lago foi formado há vários séculos pelo deslizamento da geleira, e grandes pedras, antes trazidas pela geleira, ainda estão espalhadas em sua costa.

Monte Dombay-Ulgen

A altura da montanha é de 4.046 metros. É coberto por geleiras e uma cobertura de neve que não derrete, que alimenta muitos rios de montanha. A cordilheira é constituída por granito, gnaisse e xisto. A rota de caminhada turística padrão vai ao norte da montanha, até o cume íngreme da sela Dombayskoye. O percurso é de um dia. O mais difícil de escalar é a encosta leste da montanha. As encostas do sul são mais suaves.

Lagos Muruja

O complexo do lago consiste em dois lagos - Preto e Azul. Eles são nomeados após a cor da água neles. A profundidade do Lago Azul Muruja é de 52 metros, enquanto seu comprimento é de apenas 500 metros. A altura dos lagos é de 2.800 metros. Eles são separados por uma pequena ensecadeira, que oferece uma bela vista dos lagos e cristas próximas. Trekking para os lagos Muruja é uma das rotas turísticas mais populares.

Cachoeira Alibek

Uma das maiores e mais espetaculares cachoeiras da reserva. Localizado na parte superior do desfiladeiro de Alibek. A cachoeira é formada pela queda das águas do rio Dzhalovchatka e tem 25 metros de altura. A idade da cachoeira Alibek não tem mais de 100 anos e deve seu surgimento à geleira, que se afasta da saliência rochosa um metro e meio a cada ano. O acesso à cachoeira pode não ser difícil, mas a caminhada levará um dia inteiro.

Lago Turye

Um belo lago cercado por geleiras e montanhas. Sua visita está incluída na rota de excursão de um dia ao desfiladeiro de Alibek. O tamanho do lago é de cerca de 40 * 40 metros, ele está localizado entre duas geleiras - Bilíngue e Alibek. O lago se alimenta da água derretida das geleiras, então a água nele é muito fria. Mas eles o apreciam por sua pureza cristalina e bela cor turquesa. Freqüentemente, mesmo nos meses de verão, o gelo permanece no lago.

Geleira Alibek

É o mais procurado pelos turistas devido à sua localização baixa. Para visitá-la não é necessário nenhum equipamento especial de escalada, mas antes de escalar vale a pena avaliar sua forma física. O comprimento da geleira é de 4,6 km, a área é de 975 hectares. Está coberto de fissuras, cuja profundidade chega a 60 metros. O Glaciar Alibek está rodeado por florestas verdes e prados, o que o torna extremamente pitoresco.

Cemitério de alpinistas

O cemitério memorial está localizado perto da clareira de Dombai, no desfiladeiro do rio Alibek. Representa várias dezenas de lajes de pedra, que nem sempre são túmulos reais. A maioria deles guarda a memória daqueles alpinistas que não voltaram das montanhas por várias décadas. As tábuas presas às lajes contam histórias de sua vida brilhante, os nomes dos picos conquistados, os lugares da morte.

Cachoeiras de Chuchkhur

Um lugar de incrível beleza, localizado no desfiladeiro de Dombai-Ulgen. Esta é uma zona de fronteira, você precisa de um passe para entrar. Você pode organizá-lo na estação do teleférico. As cachoeiras em cascata de Chuchkhur foram formadas quando o rio Chuchkhur caiu de um penhasco de 12 metros de altura. O fluxo de água da montanha origina-se da geleira Maly Dombay. A estrada para as cachoeiras passa por prados proibidos, floresta de abetos e grandes prados pitorescos.

Cachoeira Dzhuguturluchat

Ele desce da cordilheira de uma altura de 20 metros. Você não precisa despender muito esforço para examiná-lo. Uma excelente vista da cachoeira se abre durante o passeio de teleférico. Muitos turistas se sentam em cafés nas estações do teleférico e apreciam a vista poderosa da cachoeira fervilhante. Para quem deseja se aproximar, existem plataformas de observação no Monte Mussa-Achitara, as vistas daqui são consideradas as mais espetaculares.

Cachoeiras Ptysh

A excursão geralmente inclui não apenas uma inspeção das cachoeiras, mas também uma visita à geleira de mesmo nome. Belas cachoeiras caem de uma altura de 15 metros. As cataratas estão localizadas em um desfiladeiro selvagem, por isso os passeios nas montanhas costumam vir aqui. Plantas raras e exclusivas incluídas no Livro Vermelho crescem na trilha para a cachoeira. Por exemplo - rododendro rosa.

Lago Tumanly-Kel

Este lago é chamado de truta entre os residentes locais devido ao grande número de trutas que vivem nele. No entanto, a maioria dos turistas não o procuram para pescar, mas para desfrutar das belas e pitorescas paisagens montanhosas do desfiladeiro de Gonachkhirskoye. O lago está localizado a uma altitude de 1850 metros. No verão, a água nele se aquece até 20 graus. Uma estrada de asfalto foi construída até o lago Tumanly-Kel.

Lago Klukhorskoe

O lago está localizado perto da passagem de Kulukhor, a uma altitude de 1850 metros. Suas dimensões são 400 * 300 metros, a profundidade chega a 35 metros. O lago é cercado por rochas e picos cobertos de neve. A água nele não esquenta nem no verão, e mesmo em julho, blocos de gelo podem flutuar em sua superfície. Os turistas são atraídos pela cor incomum da água do lago - turquesa-esverdeada com um tom leitoso. Existe uma pequena geleira no lado sul do lago.

Cachoeiras de Sofrudzhinsky

Três grandes cachoeiras estão localizadas no desfiladeiro formado pelo rio Amanauz. Cachoeiras formam riachos de água que fluem da geleira Sofrudzhinsky. A altura de queda dos jatos chega a 40 metros.A trilha para as cachoeiras tem cerca de 4 km e começa na aldeia. O percurso não é difícil, o mais difícil é a subida até a segunda cachoeira. A diferença de altitude entre o ponto final e o ponto inicial da rota é de 500 metros.

Cachoeira Devil's Mill

Localizada na zona de fronteira perto da foz do rio Indryuka. Fervura em um estreito desfiladeiro formado pelo fechamento de altas falésias. A cachoeira tem esse nome por causa de sua aparência incomum. Quando a água cai de uma altura impressionante, os riachos parecem afundar em mós, formando funis. É bastante difícil chegar ao mirante, para isso é preciso atravessar o rio da montanha ao longo dos troncos jogados sobre ele.

Jamagat Narzans

Fontes naturais de água mineral no desfiladeiro de Jamagat. Existem duas fontes e estão localizadas uma ao lado da outra. A água das nascentes é fria, sua temperatura não ultrapassa os 6 graus. A mineralização da água nas nascentes é fraca, mas está saturada de oligoelementos. O roteiro turístico atrai-os com magníficas vistas sobre a serra e o rio. A extensão do percurso é de 8 km. A trilha corre ao longo de rios fervilhantes, riachos murmurantes e florestas densas.

Desfiladeiro Mukhinskoe

O percurso ao longo do desfiladeiro tem 12 quilômetros e os turistas o superam de diversas maneiras. Você pode caminhar não só a pé, mas também de bicicleta, quadriciclo ou SUV. A caminhada envolve passar a noite na garganta, pois poucos conseguem superar 12 km e uma queda de altitude de 1400 metros e voltar em um dia. Não há pontos turísticos importantes ao longo do caminho; os turistas são atraídos pelo próprio processo de viagem.

Cachoeira Shumka

Localizada a uma altitude de 1523 metros. A altura da queda d'água da saliência é de 13 metros. O percurso a pé até lá não é difícil e passa por uma bela e densa floresta. A cachoeira fica escondida atrás das árvores, então os turistas que a procuram ouvem primeiro o som da água caindo, e só então a veem. É por causa desse efeito que a cachoeira ganhou seu nome. A caminhada até a cachoeira de Dombai não levará mais de uma hora.

Lago do Amor (Lago Suuk-Djurek)

Um corpo de água incomum em forma de coração é muito popular entre os turistas. O lago está localizado a uma altitude de 2350 metros no planalto de Morg-Syrty. O caminho para lá não é difícil, mas você precisa superar uma pequena subida ao longo da passagem de sela Arkhyz. Visitar a cachoeira é especialmente popular entre os casais apaixonados que procuram o amor verdadeiro. Acredita-se que sua delicada cor turquesa simboliza a profundidade e a pureza dessa sensação de luz.

Vale do rio Kizgych

Um belo vale cuja visita só é possível com a autorização da administração da reserva natural de Teberda. O vale é habitado por jovens bisões especialmente trazidos para cá. A estrada para o vale passa pelo lago com o nome incomum de Dead. Depois do lago, a rota de caminhada passa por vários prados pitorescos, ao longo de uma ponte suspensa, passando pela cachoeira Uzhum e por uma floresta de pinheiros e abetos. Algumas das árvores têm mais de 700 anos.

Visite o Centro da Reserva Natural Teberda

Localizada em zona central da reserva. Há estandes com localização de roteiros turísticos e trilhas ecológicas. Um estande separado informa os visitantes sobre as tarefas e objetivos da reserva, fala sobre suas características únicas. Os funcionários do centro de visitas aconselham os visitantes sobre a complexidade do percurso, selecionam a excursão mais interessante, ajudam a emitir um passe para a zona fronteiriça.

Museu da Natureza

Também localizado na propriedade central da reserva. As exposições estão localizadas em quatro salas. O museu convida os turistas a conhecer as coleções de minerais, ervas, flores e animais. O mapa da reserva, localizado no hall de abertura, traz todas as características do relevo de seu território. Em outros corredores, há bichos de pelúcia das zonas florestal, alpina e subalpina. Em um dos corredores, os bichinhos de pelúcia são colocados contra o fundo de dioramas.

Complexo de jaulas ao ar livre da reserva natural de Teberda

Grande instalação recreativa no território da reserva. Sua área é de 8 hectares, que são amplos recintos para a guarda de animais silvestres. Mais de 50 animais de 20 espécies diferentes tornaram-se os habitantes do complexo. De particular interesse são os lobos, veados, iaques e ursos. Existem tanques artificiais nos aviários onde vivem os pássaros. As plataformas de observação estão equipadas para uma observação confortável de animais.

Pin
Send
Share
Send