Donetsk foi fundada em 1869. Ele se tornou uma pequena pátria para muitas personalidades proeminentes. A história agitada da cidade se reflete em seus monumentos e memoriais. Cada canto da cidade pode contar sua própria história única.
A cidade é muito bonita e bem cuidada. Para um gigante industrial, a limpeza de ruas, casas e monumentos pode ser surpreendente. Os residentes da cidade contribuem de bom grado para a melhoria de Donetsk. Muitos monumentos só apareceram graças à iniciativa dos habitantes da cidade e doações voluntárias. Donetsk é uma cidade incrivelmente bonita. Os residentes de Donetsk a chamam carinhosamente de “a cidade das rosas e do aço”. Os moradores da cidade honram sua história e até tratam os pontos turísticos com reverência.
Monumentos históricos e modernos de Donetsk
Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.
"Seus libertadores, Donbass"
O monumento é dedicado às unidades militares que libertaram Donbass dos invasores alemães. É uma área triangular com três paredes inclinadas. No centro do monumento existem esculturas de um soldado e de um mineiro. Eles seguram uma espada apontada para baixo. A chama eterna está queimando no monumento. Este monumento é um local tradicional para desfiles e comícios dedicados ao Dia da Vitória e ao Dia da Libertação de Donetsk.
“Glória ao trabalho dos mineiros”
O cartão de visita da cidade é o monumento “Glória ao trabalho dos mineiros”. A inauguração da atração ocorreu em 1967. O pedestal do monumento imita pedaços de carvão. Uma escultura de corpo inteiro de um mineiro está instalada nele. O operário da mina segura um pedaço de carvão na mão direita. A escultura é fundida em bronze. Em 2009, os escaladores de Donetsk instalaram uma cópia menor do monumento em Elbrus.
Monumento a D. D. Yuz
Em 2001, um monumento ao fundador da cidade foi erguido na Rua Artem. A instalação da escultura foi adiada várias vezes devido a disputas sobre a data de fundação da cidade. O pedestal do monumento é excepcionalmente baixo. A escultura é quase do tamanho de um humano. Uma bigorna está localizada perto da estátua, D. Hughes segura um martelo em sua mão direita. Tal como concebido pelos criadores, o monumento deve destacar que D. Hughes esteve muito próximo dos trabalhadores da sua fábrica.
Monumento a I. Kobzon
O lendário cantor Joseph Kobzon nasceu e foi criado na região de Donetsk. Ele sempre se lembrava de sua pequena pátria com ternura. Em 30 de agosto de 2003, um monumento a Joseph Davydovich foi erguido na praça perto do palácio Yunost. Um casaco é jogado sobre os ombros do cantor, ele é retratado em movimento. Embora Joseph Kobzon fosse contra a instalação do monumento, no final ele sucumbiu à persuasão de seus conterrâneos.
"Amável anjo do mundo"
A inauguração da atração foi programada para coincidir com o Dia da Cidade em 2008. O monumento é uma coluna de granito com um hemisfério. Há uma estátua de um anjo coberta com tinta dourada. O monumento simboliza um anjo caminhando na Terra e trazendo paz. A escultura foi projetada para lembrar a unidade de pessoas de todas as raças, nacionalidades e religiões. A instalação do monumento tornou-se possível graças aos mecenas das artes.
Monumento a Artem
Há um monumento a Artem no cruzamento da Rua Artem com a Avenida Mira. O monumento foi erguido em 1967. Uma escultura de corpo inteiro do camarada Artyom está colocada sobre um pedestal de granito. Curiosamente, a estátua de bronze é oca por dentro e é mantida apenas em partes especiais embutidas. Isso aconteceu devido a um erro cometido na confecção da estátua.
"Para os filhos mortos de Donbass"
Em 2015, as autoridades do DPR e a administração da cidade de Donetsk instalaram a Avenida dos Anjos no parque do Lenin Komsomol. É dedicado à memória dos pequenos residentes mortos do Donbass. No início do beco há uma placa de granito com letras douradas em relevo “Beco dos anjos. Em memória dos filhos caídos do Donbass ”. Anteriormente, havia um estande com fotos dos pequenos residentes mortos de Donetsk. As flores são colocadas no monumento em 1º de junho, Dia Mundial da Criança.
"Stratonauts"
Em 1938, a tripulação do substratostat VVA-I morreu sufocada devido à falha do equipamento de oxigênio. O substratostato caiu na área do parque central. Shcherbakov. Um monumento foi erguido no local onde a tripulação foi enterrada. Em um pedestal de labradorita está uma escultura de bronze de um estratonauta olhando para o céu. Sob a escultura, há uma placa memorial na qual estão gravados os baixos-relevos da tripulação do VVA-I - Yakov Ukrainsky, Serafim Kuchumov, Pyotr Batenko e David Stolbun.
"Vítimas do Fascismo"
No 20º aniversário da Vitória, um monumento às vítimas do fascismo foi inaugurado perto do Palácio da Cultura dos Metalúrgicos. O local do monumento não foi escolhido por acaso, durante os anos de ocupação existiu um campo de concentração para prisioneiros de guerra soviéticos. O monumento tem a forma de seis pilares unidos por uma coroa de alumínio. Até 2007, havia uma chama eterna no centro do monumento. O revestimento dos postes foi substituído várias vezes devido a problemas com a sua destruição. Após a reconstrução em 2011, os pilares foram revestidos com granito vermelho.
Monumento a V.I.Lenin
Em 1967, um conjunto escultórico foi erguido na Praça Lenin. Consiste em um monumento a Vladimir Ilyich Lenin e um pilar triangular. A escultura é feita de bronze e retrata Lenin em pleno crescimento. O pilar triangular é feito de aço inoxidável e tem 42 metros de altura. Cápsulas do tempo foram colocadas sob as lajes de granito da base do pilão, nas quais uma mensagem foi deixada para as gerações futuras.
Monumento a A. B. Solovyanenko
Há um monumento a A. Solovyanenko na Praça do Teatro. O tenor da ópera nasceu em Donetsk e sua carreira começou aqui. Os autores do monumento, A. Skorykh e V. Vyazovsky, capturaram um tenor de corpo inteiro vestido com uma das fantasias do show. A escultura de bronze foi coberta com folha de ouro e colocada sobre um pedestal redondo. O monumento dá a impressão de ser muito leve, literalmente flutuando. A sua abertura foi programada para o IV festival internacional "Golden Scythian", que decorreu em Maio de 2002.
Monumento a N.F. Vatutin
Em homenagem ao libertador geral de Donbass, um monumento foi erguido na avenida que leva seu nome. O busto de N. Vatutin foi instalado em 2009. O busto do general, fundido em bronze, assenta num pedestal de granito. A produção e instalação do monumento tornaram-se possíveis graças às doações voluntárias dos habitantes da cidade.
Monumento a I. Tkachenko
Em 1980, um monumento ao Herói da União Soviética foi erguido. A instalação foi iniciada pelos trabalhadores da planta metalúrgica onde Ivan Tkachenko trabalhava. A escultura retrata um herói de corpo inteiro, vestido com um uniforme militar. Há binóculos na mão esquerda da escultura. A atração fica na Praça dos Metalúrgicos. Devido à sua proximidade com uma planta metalúrgica, o monumento necessita de limpeza periódica.
Monumento a T. G. Shevchenko
Em 1955, um monumento ao poeta e artista ucraniano Taras Grigorievich Shevchenko foi erguido. Para o local de instalação, foi escolhido o cruzamento da Artem Street com o Shevchenko Boulevard. O poeta é capturado no momento de recitar seus poemas. A estátua de bronze de altura total é montada em um pedestal de granito, que tem a forma de um cilindro. O pedestal é circundado por um baixo-relevo, que retrata personagens de poemas e poemas.
Monumento a Cirilo e Metódio
O símbolo da necessidade de adquirir conhecimento é o monumento aos santos Cirilo e Metódio. As esculturas dos criadores do alfabeto eslavo são fundidas em metal. Os santos são retratados em crescimento total, Cirilo está segurando um pergaminho e Metódio está segurando um livro. O monumento foi erguido em 2011 próximo ao Palácio da Cultura dos Metalúrgicos.
"Cidadãos falecidos do DPR"
A inauguração do monumento ocorreu em agosto de 2015. Para isso, foi usada a concha Grada, da qual crescem quatro rosas forjadas. A forma dos espinhos da rosa lembra uma manga. Os ferreiros de Donetsk trabalharam na forja da escultura. A feitura da escultura foi inteiramente sua iniciativa. Um monumento foi erguido no território do parque Lenin Komsomol.A escultura é muito simbólica e gostou do povo de Donetsk.
Monumento aos soldados afegãos mortos
Em memória da façanha dos soldados-internacionalistas, uma composição escultórica foi instalada no parque do Lenin Komsomol. É composto por um bloco de pedra e uma estátua de um lutador. De acordo com a ideia do escultor A. Porozhnyuk, o monumento deveria simbolizar os penhascos do Afeganistão, nos quais os lutadores são desconhecidos. Na realidade, a composição escultórica revelou-se ambígua. Não há semelhança com o layout original.
Monumento a A.S. Pushkin
Um busto do fundador da literatura russa foi erguido perto do prédio do Teatro Musical e Dramático. Originalmente, o busto de bronze ficava sobre um pedestal retangular revestido de granito preto. Mais tarde, eles decidiram adicionar elegância à escultura. Para isso, o pedestal foi feito em formato redondo. O fac-símile do poeta está gravado na frente do pedestal.
"Aos Pilotos-heróis do Clube de Aviação Donetsk"
O monumento foi erguido em 2001. Consiste em um treinador L-29 em um pedestal. Há uma placa memorial sob o avião. A escolha do avião não foi acidental, foi nessas máquinas que os pilotos de Donetsk foram treinados. Um monumento foi colocado próximo ao prédio do DOSAAF. O monumento pretende lembrar as façanhas dos pilotos de Donetsk durante a Segunda Guerra Mundial.
"Vivendo - para imortais"
A Usina Metalúrgica de Donetsk homenageou a memória de seus trabalhadores que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. No 25º aniversário da Vitória, um monumento aos soldados mortos foi erguido no território da fábrica. O memorial consiste em um anel sobre suportes. Presas ao anel estão placas listando as vítimas pelo nome. Do lado de fora do anel há uma inscrição "Vivendo - para os imortais" e as datas da guerra "1941-1945".
Monumento a B.M. Khmelnitsky
Um monumento ao hetman ucraniano foi erguido no parque próximo ao Palácio da Cultura de Yubileiny. A estátua de B. Khmelnitsky é fundida em bronze. O hetman segura uma maça em sua mão como um símbolo de seu poder. O cavaleiro está montado em um cavalo empinado. Esta escultura foi feita em pares. A segunda cópia exata está em Ukrainsk.
"Juventude"
O monumento consiste em duas partes. A primeira é a estátua de uma menina, a segunda é uma pedra próxima. Uma jovem com um vestido leve é capturada no momento em que ela ajeita o cabelo. A beleza da estátua é enfatizada pelo mármore branco como a neve de que é feita. Os versos do poema "Juventude" de V. Matvienko estão gravados na pedra. A inauguração da escultura ocorreu em julho de 2008. Este é talvez o monumento mais delicado de Donetsk.
Monumento a F.A.Grinkevich
Em homenagem ao herói-libertador, um monumento foi erguido em seu túmulo. Um tanque foi instalado em um pedestal de granito. A composição foi alterada várias vezes, o revestimento foi alterado, o modelo do tanque foi substituído. De acordo com uma das versões, um veículo de combate foi inicialmente instalado no túmulo do coronel, no qual o próprio F. Grinkevich lutou. Mais tarde, foi esse tanque que se mudou para o Museu de Lore Local de Donetsk e outro veículo foi colocado no pedestal.
Monumento a S.N.Bubka
Sergey Bubka é um medalhista olímpico múltiplo, autor do recorde de salto em altura. Ele estudou em Donetsk e começou sua carreira esportiva aqui. Em homenagem ao atleta, um monumento foi erguido próximo ao Complexo Esportivo Olímpico. A estátua retrata S. Bubka enquanto se prepara para um salto com vara. A altura do pedestal é de 6 metros e 15 centímetros. Essa escolha de altura não é acidental. Tem 6,15 metros - uma altura recorde, feita por S. Bubka.
Monumento a K. Gurov
Durante a libertação da região de Donetsk da ocupação nazista, um dos líderes da operação morreu de parada cardíaca. O corpo do líder militar K. Gurov foi enterrado em Donetsk. Uma placa em homenagem ao tenente-general foi instalada em seu túmulo. Um busto de Gurov é colocado em um pedestal de ferro fundido. A instalação do monumento ocorreu em 1954.
"Policial de trânsito arrependido"
Em 2011, os donos de restaurantes de Donetsk fizeram um presente aos moradores da cidade. Um monumento a um guarda de trânsito foi erguido no centro de Donetsk. Na escultura de bronze há um uniforme de estilo soviético, na mão do inspetor o principal atributo da polícia de trânsito é um bastão listrado. O guarda de trânsito saúda os motoristas que passam. A ideia dos criadores do monumento era simples, eles queriam lembrar os fiscais de trânsito sobre a inadmissibilidade da corrupção e a necessidade de estar mais perto das pessoas.
"Não conquistado"
Durante o período da ocupação fascista, uma rede de lutas clandestinas operou no território da região de Donetsk. Era chefiada pelos jovens Savva Matekin, Stepan Skoblov e Boris Orlov. Em várias ocasiões, eles foram capturados e executados pelos alemães. Ao criar o monumento "Invicto", o autor V. Kostin retratou os três juntos no momento da execução. As esculturas parecem retas e apoiam-se umas nas outras. O conjunto é lindo e comovente. O monumento foi erguido em 1957 no Parque Gorky.
Monumento aos funcionários dos órgãos de corregedoria
Um monumento foi erguido perto do prédio do UMVD de Donetsk. Os cinco degraus do memorial levam à estátua do anjo em luto. Atrás dele está uma cruz de lajes de granito. Este monumento é o local do comício anual em homenagem ao Dia da Polícia. Sua missão é lembrar todos os policiais que morreram no cumprimento do dever.
Monumento a F.E.Dzerzhinsky
O monumento foi erguido em homenagem ao 60º aniversário de Felix Dzerzhinsky. Um busto de F. Dzerzhinsky foi instalado em um pedestal de granito rosa. Durante a Grande Guerra Patriótica, o monumento foi danificado durante o bombardeio e sua restauração foi realizada em 1945. Em 2007 e 2010, a escultura foi vandalizada.
"Os Beatles"
Um monumento aos membros dos Beatles foi erguido perto do café da juventude de Liverpool. As esculturas dos músicos são feitas de plástico e cobertas com tinta de bronze. As figuras são colocadas contra o fundo da bandeira britânica, feita de mosaicos. Os fãs dos Beatles notaram uma série de imprecisões nas esculturas. Por exemplo, a guitarra de Paul McCartney é mal interpretada. Apesar disso, o monumento apaixonou-se pelos moradores e visitantes da cidade.