30 monumentos mais famosos de Kiev

Pin
Send
Share
Send

A capital da Ucrânia, localizada na extensão do Dnieper, é rica em seu patrimônio cultural. O símbolo de Kiev são as castanhas, que adornam com a beleza da floração em maio e, às vezes, no outono. A maioria das composições memoriais estão localizadas na parte central da capital. A maioria deles torna os distritos de Pechersky e Shevchenkovsky mais pitorescos. No total, são mais de 350 monumentos na cidade.

Kiev é famosa pelos seus monumentos, alguns deles até reconhecem a capital. Desde a independência, começaram a aparecer esculturas dedicadas a figuras da cultura ucraniana. A cidade não abriga apenas monumentos clássicos que lembram moradores e turistas de importantes acontecimentos históricos. Também aqui você pode ver um grande número de esculturas fora do padrão, algumas das quais ajudam na realização de desejos.

Monumentos históricos e modernos de Kiev

Lista dos monumentos e esculturas mais interessantes da cidade.

Monumento da Independência da Ucrânia

A coluna tem 42 metros de altura, que fica na praça central da cidade. O criador da ideia é Anatoly Kushch. O monumento foi erguido em 2001 durante a reconstrução da praça, executada no espírito do barroco ucraniano. A coluna em si é coberta com mármore branco italiano, o interior é uma moldura de concreto armado. Acima está a garota Oranta, vestida com uma roupa nacional ucraniana, segurando um galho de viburnum nas mãos.

“Pátria”

A figura de uma mulher, que é visível de todos os pontos da capital e que se encontra às margens do Dnieper. A altura do monumento é de 102 metros. O monumento é feito de aço inoxidável e pesa 450 toneladas. O patrimônio cultural foi inaugurado em 1981 em homenagem ao Dia da Vitória. Pátria faz parte do Museu da Grande Guerra Patriótica. No interior do monumento existem duas plataformas de observação: "Paisagem" e "Extrema". O autor da escultura é Vasily Borodai, o arquiteto é Yevgeny Vuchetich.

Monumento aos fundadores de Kiev

Ele está localizado na margem do Dnieper desde 1982. Em um barco de grande porte, há três irmãos - Shchek, Kiy e Khoriv, ​​bem como sua irmã Lybid. Eles são considerados os fundadores da capital da Ucrânia com base na história dos Anos Passados. O monumento é feito de cobre forjado. Existe uma piscina ao pé da composição. O nome da cidade vem do nome do irmão mais velho Kiy. Em frente ao canteiro de flores está uma pedra com uma citação da crônica sobre a fundação de Kiev.

Monumento da Glória Eterna

O obelisco tem 27 metros de altura e é dedicado aos mortos na Grande Guerra Patriótica. Desde 1957 que decora o centro do Parque da Glória Eterna. Aos pés do monumento, arde a Chama Eterna, colocada sobre o túmulo do Soldado Desconhecido. Perto está o Beco dos Heróis, levando diretamente ao obelisco. 35 enterros de soldados foram transferidos para lá, incluindo 12 heróis da União Soviética. Uma viela de observação com vista para a margem esquerda da cidade fica ao lado da composição.

Arco da Amizade dos Povos

A composição inclui três elementos: um arco de folhas de titânio em forma de arco-íris, duas operárias em bronze e uma escultura em granito com recorte da Pereyaslavskaya Rada. Dois trabalhadores estão segurando uma fita com a Ordem da Amizade dos Povos, um deles é ucraniano e o outro é russo. A composição é dedicada à unificação da Ucrânia com a Rússia, no pedestal há uma inscrição em 2 línguas. Desde 1982, está localizado no Parque Khreshchaty, foi inaugurado em homenagem ao 60º aniversário da criação da URSS.

Monumento a Vladimir, o Grande

A estátua do príncipe encapuzado que batizou Rus é o símbolo não oficial da cidade. Em sua mão direita ele tem uma grande cruz e na esquerda um chapéu principesco. Situada sobre um pedestal de tijolo com revestimento em ferro fundido, que lembra uma capela octogonal. A estátua é feita de bronze, a altura é de 4,4 metros. O patrimônio cultural foi construído em 1853 e está localizado no parque Vladimirskaya Gorka, nas margens do Dnieper.

Monumento a Bohdan Khmelnitsky

O hetman mais famoso da Ucrânia, ele aponta com a mão direita com uma maça para o norte, em direção a Moscou. A escultura se distingue pela beleza de seus contornos e detalhes. Bohdan Khmelnitsky é retratado a cavalo, que ele faz uma pausa abrupta. O monumento é feito de bronze pelo escultor Mikhail Mikeshin, arquiteto - Vladimir Nikolaev. A composição foi inaugurada em 1888 no território da Praça Sofia em homenagem ao 900º aniversário do Baptismo da Rus.

Monumento à Princesa Olga

Um grupo escultórico no centro com a Princesa Olga, que era a única chefe feminina do estado. À direita estão os iluministas dos povos eslavos Cirilo e Metódio, e à esquerda está o Apóstolo André, o Primeiro Chamado, ele aponta para as “montanhas sagradas de Kiev”. A composição é de mármore e assenta num pedestal de granito rosa. Desde 1911, ele decora a Praça Mikhailovskaya em frente à Catedral Mikhailovsky.

Monumento a Cossack Mamay

Um monumento em homenagem ao personagem popular da cultura ucraniana, considerada a personificação do povo. O cossaco Mamai é apresentado com uma bandura nas mãos, um sabre está nas proximidades. Ele tem um longo topete na cabeça raspada e um bigode no rosto. Há um cavalo por trás do personagem. O monumento foi inaugurado em 2001 para a celebração da Intercessão da Virgem. O monumento está localizado no centro da capital, na Praça da Independência. Valentin e Nikolay Znoba tornaram-se as esculturas.

Monumento a Yaroslav, o Sábio

Figura de bronze de um antigo príncipe russo de 4,1 metros de altura em um pedestal de granito de 0,6 metros. Yaroslav segura um modelo da Catedral de Santa Sofia nas mãos e olha na direção do templo. Uma escada leva diretamente ao monumento. À direita está uma pedra gravada com o nome do príncipe. O monumento foi criado em 1997 e está localizado próximo ao Golden Gate no parque, a abertura foi para o Dia de Kiev. No verso, estampas de escultores.

"O Globo"

Um balão azul com pombas voando do alto, que são os símbolos dos cinco continentes. Os pássaros carregam um galho de louro. Uma obra de arquitetura denota um ponto geográfico. Em torno do monumento, destacam-se as lacunas para os centros regionais da Ucrânia e capitais de outros países. A escultura está localizada na Praça da Independência, perto da principal agência dos correios da cidade. O design é feito de plástico especial e gira lindamente, tem uma luz de fundo.

Monumento aos pilotos militares

Leonid Bykov é representado como o Capitão Titarenko no filme "Only Old Men Go to Battle". O herói acabou de voltar do voo e sentou-se no topo da cabine de seu avião. O monumento circunda o espaço aberto como uma pista. É simultaneamente dedicado a pilotos militares e artistas populares do país. Foi criado em bronze em 2001 em homenagem ao aniversário da libertação de Kiev e está localizado no Parque da Glória.

Monumento a Ilya Muromets

A escultura moderna, criada em impressora 3D, é composta por mais de 400 peças. O monumento de bronze ao herói pesa 2 toneladas, a altura total com uma pedra e uma colina é de 11 metros. Um atleta ucraniano chamado Vasily Virastyuk posou para o escultor Vladimir Zhuravly. O cavaleiro está montado em seu cavalo, tem uma longa barba e segura uma lança nas mãos. O monumento foi erguido no parque Muromets, existem bancos próximos.

"Cat Panteleimon"

Monumento de bronze de tamanho natural a um gato persa. De acordo com a história, no restaurante em frente, seu protótipo cinza vivo chamado Pantyusha viveu. Ele era um dos favoritos dos funcionários e convidados da instituição até que morreu em um incêndio, sufocando em fumaça. Após o incidente, os visitantes transferiram dinheiro para restaurar o restaurante e, em 1998, decidiram erguer um monumento ao gato. Ele está localizado no jardim público Zolotovorotsky.

"Mão azul"

Um objeto de arte moderna chamado "Caminho do Meio" pela escultura romena de Bohdan Ratsi, que simboliza a amizade e a comunicação. Ele está localizado no centro da capital, na Avenida Taras Shevchenko. O monumento foi erguido no âmbito do projeto "Monumentos em movimento". A mão é azul, duas vezes a altura de uma pessoa. A realização da escultura está associada à popularização da iniciativa "Kiev - a cidade do mundo" a pedido da Embaixada da Roménia na Ucrânia.

Monumento a Panikovsky

Estátua de bronze de Ilf e Petrov, um personagem do romance O Bezerro de Ouro. Tem uma semelhança com o ator Zinovy ​​Gerdt, que interpretou o papel de Panikovsky. Escultura de um cego com uma bengala, óculos escuros e chapéu. O pé esquerdo pisa na moeda. O monumento foi criado em 1998 perto da esquina da Khreshchatyk com a Proriznaya, onde o herói do romance Mikhail Panikovsky fazia carteiristas antes da revolução. Colocando um espelho na sola do sapato, dá para ver uma fig.

Monumento a M.A.Bulgakov

Escultura de bronze de um escritor sentado em um banco. A figura é feita em sua altura natural. Bulgakov está sentado com as pernas cruzadas e os braços cruzados sobre o peito. Este é o primeiro monumento do mundo dedicado ao famoso escritor. Está aberto desde 2007 e está localizado na Andreevsky Spusk. A composição encontra-se perto da sua casa-museu, onde viveu com a família durante os seus estudos no ginásio e na universidade.

Coluna da Lei de Magdeburg

É o monumento mais antigo de Kiev, erguido em 1802. Ele está localizado no sopé de Vladimirskaya Gorka, no terraço inferior que leva ao dique do Dnieper. O monumento tem 23 metros de altura. Inclui uma base com três arcos fendidos e uma coluna toscana com uma torre esférica no topo. O bem cultural é feito de tijolos e possui um quadro informativo com a data de construção.

Monumento a T. G. Shevchenko

O poeta e artista ucraniano está no parque em frente ao prédio vermelho da universidade, onde já trabalhou. O escritor folclórico endireita-se com a cabeça ligeiramente inclinada. Seus braços estão cruzados atrás das costas, um casaco pendurado em seu braço esquerdo. O rosto de Taras Shevchenko demonstra reflexos duros. O monumento foi feito de bronze em 1939 em homenagem ao 125º aniversário do nascimento do poeta. A escultura é considerada um dos símbolos da capital moderna.

Monumento a Hetman Mazepa

A escultura é apresentada em forma de pomba a decolar. O pássaro está localizado em uma bola, emoldurado pelos relevos de igrejas e catedrais, que foram construídas com doações do hetman. O pombo inclui duas partes que se unem no bico. Eles são símbolos da unidade das margens direita e esquerda da Ucrânia. A cauda do pássaro envolve a bola e as igrejas. O monumento foi realizado em 2009 sobre um pedestal de granito, que gira sobre o seu eixo.

"Aos Heróis de Chernobyl"

Aqui você pode ver o Muro da Memória, no qual existem 48 lajes de granito com imagens de assentamentos abandonados pelos moradores. Em 2013, foi inaugurado um elemento escultural denominado "Terra". É feito na forma de um sinal de perigo de radiação. O elemento está localizado em frente ao monumento central de Prometeu, acorrentado a uma rocha, segurando fogo. A Rotunda “Panteão da Memória” personifica a unificação dos países para eliminar as consequências do acidente.

Monumento a Zheglov e Sharapov

Escultura em bronze dos heróis do filme "O ponto de encontro não pode ser alterado." Foi publicado em 2009 para o 90º aniversário do departamento de investigação criminal do país perto do edifício do Ministério do Interior. Gleb Zheglov é retratado com uma capa e um chapéu. Vladimir Sharapov está parado um pouco atrás. No pedestal, você pode ver o desenho de um gato preto, que foi deixado pelos membros da gangue no local da atrocidade. Está sob os pés de Zheglov, que é um símbolo da derrota do banditismo.

Monumento a Hetman Sagaidachny

O monumento, feito de granito e bronze, retrata o hetman ucraniano a cavalo. Em sua mão direita, ele segura uma maça - um símbolo de poder. Do lado de Sagaidachny há um sagaydak com flechas, que era sua arma favorita. O monumento foi inaugurado em 2001 na Praça Kontraktova, não muito longe da Academia Kiev-Mohyla. A construção foi construída às custas do povo de Kiev e dos habitantes de Lvov, onde nasceu o comandante.

Sinal comemorativo às vítimas do Holodomor de 1932-1933

Uma estela de granito cinza colocada em um pequeno pedestal. No interior é feito um orifício em forma de cruz, onde é recortada uma figura de bronze negro da Mãe de Deus com uma estilização especial. No centro da Mãe de Deus está a imagem de uma criança com os braços estendidos. As datas "1932, 1933" estão gravadas no topo da pedra. O monumento foi construído em 1993 para o 60º aniversário do Holodomor. Ele está localizado perto da parede do Mosteiro com Cúpula Dourada Mikhailovsky.

"Perseguindo duas lebres"

No início de Andriyivsky Spusk em 1999, existem esculturas de heróis da famosa comédia dos tempos soviéticos. Os personagens são capturados em um momento romântico. Svirid Golokhvostov se ajoelhou, com a intenção de propor casamento a Prona Prokopovna. Ela estende a mão para ele para um beijo. Atrás de Svirid há um inseto simbólico e, na parte inferior da escultura, está sua luva. Esculturas do monumento - Vitaly Sivko e Vladimir Shchur.

"Aos guerreiros afegãos"

Um grupo de esculturas de três figuras. Um caminho de calçada, talhado com pedras de granito, leva até eles. No pedestal estão esculpidas palavras de um poema de S. S. Govorukhin. Os nomes das vítimas estão gravados nas lajes de granito, são mais de 3 mil. O monumento foi feito a partir de uma fotografia real tirada no início da guerra. Foi inaugurado em 1999, esculturas - Nikolai Oleinik e Nikolai Kisly. A composição está instalada próximo ao Lavra.

Monumento a V.V. Lobanovsky

O futebolista ucraniano está sentado no banco do treinador, observando tenso o jogo. O pedestal da escultura tem a forma de uma grande bola de futebol assinada por Valery Lobanovsky. Bronze, acrílico, granito e metal inoxidável foram usados ​​na fabricação. A escultura do treinador tem 3,5 metros de altura. Parte de um pedestal de vidro com uma tela, mostra fragmentos da carreira de um jogador de futebol. O monumento foi inaugurado em 2003 perto da entrada do estádio do Dínamo.

Monumento a M. Hrushevsky

O historiador e político é apresentado em um processo de imersão interior em conexão com os últimos anos de sua vida. Suas mãos estão apoiadas em um guarda-chuva, à esquerda ele segura um chapéu. Ele próprio se senta pensativamente no banco. A figura de Grushevsky é feita de bronze. O monumento foi inaugurado em 1998 próximo ao antigo prédio da Rada Central da UPR, que o político chefiava. A peculiaridade da escultura é sua habilidosa caracterização do retrato.

Monumento a Lesya Ukrainka

Figura de bronze da famosa escritora, poetisa e tradutora, com 5 metros de altura. O pedestal é feito de labradorita preta. Pelo design, ela é apresentada ao mesmo tempo obstinada e feminina. Os versos de seu poema estão gravados no pedestal, a altura total do prédio é de 10 metros. Nas proximidades existe uma praça com fontes e bancos. O monumento foi inaugurado em 1973 no centro da capital, na praça Lesya Ukrainka.

"Babi Yar"

O complexo do memorial foi inaugurado em 1976, dedicado ao 35º aniversário da tragédia. Existe um "Monumento aos cidadãos soviéticos e prisioneiros de soldados de guerra e oficiais do Exército Soviético, fuzilados pelos fascistas alemães em Babi Yar", representando uma composição de bronze com várias figuras. A Menorá em Babi Yar é uma construção para os judeus mortos. No território do complexo há: uma cruz em memória de 621 membros fuzilados da OUN e uma cruz para os padres ortodoxos executados. Um monumento às crianças destruídas foi erguido, uma estela em memória dos Ostarbeiters. Aqui você pode ver um monumento aos doentes mentais executados, um monumento a Elena Teliga. Desde 2016, foi inaugurado um monumento aos ciganos executados na forma de uma carroça cigana.

Pin
Send
Share
Send