O Território de Krasnoyarsk é rico em vários recursos naturais: carvão, minério, mármore, grafite, florestas e recursos hídricos. A água é um recurso especial. Não desaparece sem deixar vestígios. Ela está em constante circulação na natureza. A vida é impossível sem água. Cerca de duzentos e cinquenta mil rios e riachos correm pelo território da região.
O comprimento total de todos os rios é de cerca de 2 milhões de km. Os rios da região, no final do caminho, deságuam no Oceano Ártico. O escoamento local representa quase um quinto do escoamento de todo o país. A maioria dos rios da região é navegável. Um sistema natural de transporte fluvial foi formado. A energia hidrelétrica barata também é uma riqueza do Território de Krasnoyarsk.
Os rios mais longos do Território de Krasnoyarsk
Lista, foto com nomes e descrições dos principais rios da região.
Yenisei
A bacia do rio ocupa mais da metade do território da região. A principal cidade do rio é Krasnoyarsk. O Yenisei tem 2,5 vezes mais água que o grande rio russo Volga, 3 vezes mais que o Danúbio e 6 vezes mais que o Dnieper. A nascente são dois rios: o Grande e o Pequeno Yenisei, que se fundem na área da cidade de Kyzyl. Os afluentes do Yenisei são cerca de meio milhão. O rio dividirá a Sibéria Oriental e Ocidental em duas metades. O rio é navegável.
O comprimento do rio é de 3.487 km, no Território de Krasnoyarsk - 1944 km.
Não perca: 45 atrações principais de Krasnoyarsk.
Tunguska Inferior
O rio corre em duas regiões: na região de Irkutsk e no território de Krasnoyarsk. O rio é transitável para navios até a aldeia. Passeio na enchente. Ele flui para o Yenisei à direita. De outubro a maio, como a maioria dos rios da região, o Baixo Tunguska está sob o gelo. Existem corredeiras no curso inferior do rio. Nas margens existem kurums. A navegação nesses locais é difícil devido ao grande número de corredeiras.
O comprimento do rio é de 2989 km, no Território Krasnoyarsk - 1350 km.
Podkamennaya Tunguska
A nascente do rio está no cume de Angarsk. Além do território de Krasnoyarsk, também flui na região de Irkutsk. Ele flui para o Yenisei à direita. Basicamente, Podkamennaya Tunguska é um rio de montanha com corredeiras. O rio ficou famoso após a queda do meteorito Tunguska em 1908. Já o local da queda fica a 60 km da margem do rio. Existem muitos afloramentos rochosos desgastados ao longo das margens - “pilares”. Os peixes são abundantes no rio. No curso inferior do rio, os navios navegam por 1146 km.
O comprimento do rio é de 1865 km, no Território Krasnoyarsk - 1573 km.
Chulym
Ele flui para o Ob ao longo da margem direita. Chulym rola suas águas pelo Território de Krasnoyarsk, quatro regiões vizinhas e a República de Khakassia. Os rios Bely Iyus e Black Ius, fundindo-se, formam o Chulym na área de Solyonoozerskaya stanitsa. Para a cidade de Achinsk, Chulym é um rio de montanha. No curso inferior, o Chulym flui ao longo de uma vasta planície de inundação, formando muitos lagos e canais antigos. A largura do rio neste local é de mais de 1 km. Em algumas áreas, o rio está altamente poluído.
O comprimento do rio é de 1799 km, no Território Krasnoyarsk - 1045 km.
Angara
O maior afluente do Yenisei está no lado direito. Na foz do rio Angara, tem o dobro da largura do Yenisei. A fonte do Angara é um enorme lago - Baikal. O Angara transporta suas águas da região de Irkutsk para o território de Krasnoyarsk. A água do rio é muito limpa. Você pode ver cada pedra no fundo. Angara é uma fonte de energia hidrelétrica: desde a década de 60 do século XX, uma cascata de usinas hidrelétricas foi construída sobre ela. No curso médio, nas margens do Angara, são extraídos manganês, apatita e ouro.
O comprimento do rio é de 1.779 km, no Território Krasnoyarsk - 680 km.
Ket
A fonte está localizada no sul da região de Yenisei. O rio corre em terreno plano. A taiga mista cresce ao longo das margens arenosas e argilosas do rio. Há muito lodo no fundo do rio. A água do rio é limpa. Devido ao fundo lamacento, a água tem uma tonalidade acastanhada. Existem vinte espécies de peixes em Keti, os mais valiosos dos quais são sterlet, esturjão e nelma. Não há empreendimentos industriais no rio Keti. Ele flui para o Ob ao longo do lado direito com duas mangas. Esta já é a região de Tomsk.
O comprimento do rio é 1621 km, no Território Krasnoyarsk - 831 km.
Kotui
A nascente está localizada em Evenkia, no planalto de Putorana. Kotuy se funde com o rio Kheta perto da aldeia. Formam-se cruzes e o rio Khatanga. A água do rio é limpa. Kotui é um rio tempestuoso que corre entre as montanhas de basalto. Existem corredeiras quase intransitáveis no rio que atraem turistas aquáticos. Como muitos rios siberianos, Kotui é rico em peixes grandes e valiosos: peixe branco, javali, grayling, taimen, lúcio. Nas margens do rio existem muitos alojamentos de inverno - reboques de caça. Eles são movidos em patins no gelo.
O comprimento do rio é de 1409 km.
Kureika
Conhecido como Luma (Numa). Ele flui para o Yenisei ao longo da margem direita. Kureyka ao longo de toda a sua extensão é um rio polar de montanha áspera. Há pouca vegetação ao longo das margens: apenas musgo e líquenes. A apenas 160 km da foz, o rio se expande para 500 metros. O rio está ficando mais lento. O troço navegável fica apenas a 100 km acima da foz. As minas de grafite Kureiskie estão localizadas a 120 km da foz. Nestes lugares no início do século XX. presos políticos exilados, entre eles estava I. V. Stalin.
O comprimento do rio é de 888 km.
Moyero
O Moyero desagua no Kotui na margem direita. Moyero é originário do Lago Holu nas montanhas de Anoan. Ele flui pelo território da taiga chamado Evenkia. A profundidade do rio é de até 1,5 metros. Nos trechos superiores e na parte média, o curso do rio é bastante rápido, ocorrem corredeiras de basalto. As margens são cânions rochosos. No curso inferior, o rio se torna largo. Os pescadores que vão para o rio precisam estar preparados para as condições climáticas adversas, infestação e falta de comunicação móvel.
O comprimento do rio é de 825 km.
Pyasina
Tem origem no lago com o mesmo nome. Estuário - Mar de Kara (Baía de Pyasinsky). Congelando - de outubro a junho. Pyasina é mencionada em documentos históricos do século XVII. Os depósitos de carvão são encontrados ao longo das margens. Para pequenas embarcações, o rio é transitável por 700 km da foz à aldeia. Cruzes. A navegação dura dois meses por ano. No rio são encontrados: muksun, whitefish, omul.
O comprimento do rio é de 818 km.
Kochechum
O rio começa no norte de Evenkia. Ele flui em duas ramificações para o Baixo Tunguska ao longo da margem direita perto da aldeia. Tura - o centro administrativo de Evenkia. A aldeia tem até aeroporto. Não há outros assentamentos no rio. Nos trechos superiores, o rio é muito rápido com águas límpidas e frias. A jusante, o canal vai se alargando gradativamente, chegando a 400 metros. As margens do rio mudam de acordo com o terreno.
O comprimento do rio é de 733 km.
Chunya
Formado pela confluência de dois rios: Chuni Sul e Chuni Norte. O Chunya flui para o Podkamennaya Tunguska da margem direita. O rio passa por Evenkia. Existem corredeiras no rio. As margens do rio são pantanosas. Existem ursos. Na margem esquerda do rio em 1925, foi construída a vila de Strelka-Chunya. É o lar de cerca de duzentos habitantes. A vila tem tudo o que você precisa para a vida: um consultório médico, um jardim de infância, uma escola, lojas, um correio e um campo de aviação.
O comprimento do rio é de 727 km.
Calço
Ele se origina em algum lugar nos pântanos da Planície Siberiana Ocidental ao sul do Rio Taz. Ele flui para o Yenisei à esquerda ao longo do riacho. O rio lava margens altas. As florestas crescem ao longo das margens do rio. A área ao longo das margens do rio é escassamente povoada. O rio Sym é navegável acima de 265 km da foz. Em Sima existe um corte e rafting de madeira. Transferência para o Rio Sym apenas de helicóptero para a aldeia de Yartsevo, então você pode chegar a Sima de barco a motor.
O comprimento do rio é de 694 km.
Dutypta
A nascente do rio do Lago Makara. Dutypta flui através da tundra Taimyr, através de pântanos. Ele flui para Pyasina à direita. A 150 km da foz do Dutypta torna-se um rio navegável. A bacia do rio está localizada no permafrost. O solo congelado chega a 5,5 metros de profundidade. Dutypta pertence aos rios da planície. A largura do leito do rio chega a 150 metros. Valiosas espécies de peixes também são encontradas. Não há assentamentos no rio.
O comprimento do rio é de 687 km.
Maymecha
A nascente do rio encontra-se no Lago Arylakh, no Planalto Putorana. Ele flui para Hetu. Não há assentamentos no rio, há acampamentos de geólogos e cabanas de caça. Maimecha flui por um vale estreito entre encostas íngremes. Há um tubo de kimberlito na região de Maymecha-Kotuisky, os diamantes são extraídos.O rio é interessante para passeios de barco e pesca radicais.
O comprimento do rio é de 650 km.
Chadobets
A fonte está localizada na cordilheira de Tunguska. O estuário fica no rio Angara no lado direito. Chadobets flui por florestas e pântanos. É um dos rios mais selvagens da região, rico em pesqueiros. No curso inferior do rio, navegam os navios. Existem três corredeiras graves não muito longe da boca. Existe apenas um assentamento no rio - a aldeia de Yarkino. Há um monumento natural no rio "Yurokhtinskoe mnogostrovye", onde nidificam pássaros raros.
O comprimento do rio é de 647 km.
Grande Kheta
Começa no Lago Spruce. O estuário fica no rio Yenisei à esquerda. O rio corre no norte do Okrug Autônomo de Dolgano-Nenets. No curso superior de quarenta quilômetros, é um rio de montanha correndo entre encostas íngremes cobertas por árvores anãs, líquenes e musgo. Então o rio deságua na planície. No curso superior, o rio congela no inverno. O aumento da turbidez do rio é observado no verão. A água contém um alto teor de sulfatos. A qualidade da água é limpa.
O comprimento do rio é de 646 km.
Turukhan
A foz está no canal do Yenisei Bolshoi Shar. No trecho inferior, a 270 km da foz, o rio é navegável. Em anos secos, Turukhan fica raso e torna-se intransitável para navios. Dos assentamentos no rio: Yanov Stan, Farkovo. A aldeia de Staroturukhansk e a aldeia de Turukhansk estão localizadas na área da foz. A área ao longo das margens do rio é a tundra. As margens do rio são turfosas e baixas.
O comprimento do rio é de 639 km.
Kahn
O rio desce das encostas orientais das montanhas Kanskoye Belogorie (Eastern Sayans). Ele flui para o Yenisei à direita a jusante. Caen é um rio de montanha com inúmeras corredeiras. No curso médio, o Kan se torna um rio plano. O rio é parcialmente navegável. De Komarov, o rio corre ao longo da garganta, há corredeiras: Komarovsky, Kemerovsky, Kosoy, Bolshoi. Então Kahn flui calmamente pela planície novamente. Os primeiros assentamentos à beira do rio surgiram no século XVII. Os arqueólogos encontram artefatos do período neolítico-paleometal ao longo das margens do rio.
O comprimento do rio é de 629 km.
Ilimpea
A fonte está no Planalto Central da Sibéria. Estuário - Baixa Tunguska ao longo da margem esquerda. Por causa das corredeiras, o rio não é navegável. O rio atravessa a área de Taiga através do permafrost no Evenk Autonomous Okrug. O curso inferior do Ilimpei são corredeiras. Congela em outubro-novembro, abre em maio. Acredita-se que o meteorito Tunguska foi encontrado na bacia do rio no início do século XX. Não há assentamentos no rio. Os peixes comerciais incluem raças de tentilhões.
O comprimento do rio é de 611 km.
Baiha inferior
Ele flui para Turukhan. Ele flui pela parte oriental da Sibéria Ocidental, através da típica taiga do norte. O fluxo do rio é lento, não há corredeiras ou corredeiras. Congelando no rio de outubro a maio. Dois meses de verão do ano, barcos a motor passam ao longo de Nizhnaya Baiha. Nas margens do rio, pássaros raros como o ganso taiga e o ninho de cisne bravo. As margens do rio não são habitadas por pessoas.
O comprimento do rio é de 608 km.
Heta
O rio fica congelado no gelo de setembro a maio. A nascente está no planalto Putorana, onde se juntam os rios Ayakli e Ayan. Não muito longe da aldeia. As cruzes Kheta se fundem com o rio Kotui. O fundo do Kheta consiste em rochas duras. O leito do rio mesmo no planalto chega a 150 m, e a jusante, na planície, o rio torna-se ainda mais largo. O rio é habitado por valiosas espécies de peixes comerciais: muksun, vendace e outros.
O comprimento do rio é de 604 km.
Tembenci
A nascente do rio entre as serras de Promislovy e Oyogonda no planalto de Putorana. Ele flui pelas regiões montanhosas escassamente povoadas do Território de Krasnoyarsk com um clima muito severo. Não há muita vegetação nas margens: apenas gramíneas, musgos e líquenes. Ele flui para Kochechum ao longo da margem direita. O rio corre pelo lago de mesmo nome. Muitas ervas e flores crescem ao longo das margens do lago no verão.
O comprimento do rio é de 571 km.
Popigay
A nascente do rio é o Lago Chonno-Kyyole. A foz é o rio Khatanga. Existem corredeiras no rio. No curso inferior, o vale do rio é pantanoso. Todos os anos, em agosto, começa a chover no rio. O rio se torna profundo e marrom. Neste momento, um barco a motor pode navegar facilmente ao longo do rio Popigai. Muitos gansos selvagens fazem ninhos no vale do rio e são encontrados gansos de peito vermelho. Existem aldeias: Sopochny - habitada por residentes, e Popigay - uma aldeia abandonada.
O comprimento do rio é de 532 km.
Mana
A nascente do rio Mana no lago Verkhmanskoye (montanhas orientais de Sayan). O rio possui uma seção subterrânea de cerca de 1 km de extensão. Na saída existem muitas nascentes frias com água potável de hidrocarbonetos. No trecho superior do rio estão as corredeiras. No curso inferior, o rio é transitável para navios. No início dos séculos 20 e 21, o ouro era extraído do rio na mina Yulievsky. Até 1986, o rafting de madeira derretida acontecia ao longo do rio. Os residentes de Krasnoyarsk gostam de descansar no rio Mana.
O comprimento do rio é de 475 km.