30 maiores rios da região de Murmansk

Pin
Send
Share
Send

Existem mais de uma centena de rios grandes e pequenos no território da região de Murmansk. A maioria dos rios deságuam em Barents e no Mar Branco, alguns pertencem à bacia do Mar Báltico. Muitos deles fluem na parte escassamente povoada da Península de Kola, praticamente intocada pelo homem.

Os rios da região de Murmansk são conhecidos principalmente como rios de pesca. Eles são o lar de um grande número de espécies valiosas de peixes. No verão, a pesca de salmão licenciada é permitida. Existem acampamentos de pesca turística. Além disso, os rios desta região são de interesse para os turistas como rotas de água. A natureza única da Península de Kola permite que você tenha uma experiência inesquecível viajando ao longo dos rios.

Os rios mais longos da região de Murmansk

Lista dos maiores rios que passam pela região.

Ponoy

O maior rio da Península de Kola. A fonte está localizada na parte ocidental do Planalto Keiva. O estuário é uma baía na costa de Tersky do Mar Branco. O rio é corredeira; Brevenny é considerada a maior corredeira. No meio do curso está a reserva zoológica de Ponoisky, onde são encontradas espécies raras de animais e pássaros. O rio também faz parte de uma reserva pesqueira de importância regional, o objeto de proteção são as águas e espécies raras de peixes que vivem no rio: salmão, salmão rosa, salmão.

O comprimento do rio é de 391 km.

Varzuga

Tem origem em pântanos no centro da Península de Kola. A maior parte da corrente está localizada além do Círculo Polar Ártico. Ele deságua no Mar Branco. Na área do curso superior é chamado Malaya Varzuga, após passar pelo Lago Varzuga ele se expande, esta seção é chamada Grande Varzuga. As costas são principalmente montanhas rochosas cobertas por floresta. A corrente é corredeiras, mais de 30 corredeiras no total. Faz parte da reserva natural Varzugsky.

O comprimento do rio é de 254 km.

Lotta

O rio corre na região de Murmansk da Federação Russa e no território da Finlândia. A fonte é o Lago Lutto na Finlândia, a foz é o reservatório de Verkhnetuloma. A corrente principal é em terreno plano, mas existem corredeiras. Atravessa a aldeia de Svetly, na região de Kola. Popular como objeto de turismo aquático, existem inúmeras bases nas margens. Das espécies de peixes, existem lúcios, grayling, percas e outros.

O comprimento total do rio é de 235 km.

Kovda

Ele flui na região de Murmansk e na Carélia. A maior parte do fluxo é composta por lagos e reservatórios, há três usinas hidrelétricas no rio que fazem parte da Cascata Kovdinsky. A fonte está próxima ao reservatório Kumskoye, no Lago Topozero. As margens são taiga parcialmente pantanosas. Deságua no Mar Branco perto da Baía de Kandalaksha. Diferentes seções do rio são chamadas de Sofyanga, Kuma, Kundozerka, Kovdochka.

O comprimento total do rio é de 233 km.

Strelna

O início do rio - o centro da Península de Kola, deságua no Mar Branco. Não há assentamentos ao longo de todo o leito do rio. Perto da ria existe uma aldeia desabitada, que leva o nome do rio, e nas proximidades fica o campo de pesca de Strelna para pesca licenciada. Existem muitos salmões, grayling, truta marrom, salmão rosa e outras espécies valiosas de peixes no rio. A 700 metros da foz - um dos atrativos da região, uma pequena cachoeira.

O comprimento do rio é de 213 km.

Yokanga

A fonte é a parte nordeste do Planalto Keiva, deságua no Mar de Barents na área da Baía de Svyatonos. Mais de um quarto da bacia de Yokanga são pântanos. A corrente é corredeiras, tem muitas cachoeiras. Está prevista a construção de várias usinas hidrelétricas. Não há assentamentos a jusante. Há muitos peixes no rio - salmão, peixe branco, truta marrom, lúcio. Existem várias bases turísticas para a pesca.

O comprimento do rio é de 203 km.

Corvo

A fonte está localizada em Lovozero, na parte central da Península de Kola. Estuário - Baía dos Corvos do Mar de Barents. Na parte baixa do curso, o rio é corredeira, tem muitas cachoeiras. O maior deles é o Bolshoi Padun, que tem mais de 25 metros de altura. Nas margens existe uma jazida de jaspe cinza, locais para extração de granito, turmalina, berilo e outros minerais valiosos.

O comprimento do rio é de 155 km.

Tuntsajoki

A nascente do rio fica na Finlândia, na cordilheira Varrietunturi. Ele deságua no rio Tumchu. Existem muitas corredeiras ao longo do riacho, as margens são em sua maioria arborizadas e pantanosas, mais perto da confluência com a Tumcha existe uma área montanhosa. Atravessa o posto fronteiriço finlandês de Kutsu e a aldeia de Alakurtti, região de Kandalaksha. Juntamente com a Tumcha, faz parte de uma rota turística popular para o rafting.

O comprimento total do rio é de 150 km.

Purnach

Afluente direito do rio Ponoi. Ela flui do Lago Maly Purnach, toda a corrente está localizada na parte escassamente povoada do distrito de Lovozersky. Não há assentamentos ao longo do leito do rio. A correnteza é de corredeiras, na parte inferior do canal corre ao longo de um estreito cânion na região montanhosa. Existem muitas espécies raras de peixes - grayling, salmão, truta marrom, peixe branco. Popular como objeto de turismo aquático.

O comprimento do rio é de 137 km.

Teriberka

A fonte é o Lago Repyavr, que deságua no Mar de Barents, formando a Baía de Teriber. A jusante estão os reservatórios Verkhnetriiberskoe e Nizhneteriberskoe, que pertencem a uma cascata de duas usinas hidrelétricas. O leito do rio é corredeiras, corre por terrenos rochosos e montanhosos. O principal afluente é o rio Muchka. Mais de 300 lagos pertencem à bacia do Teriberka. Parte do canal é a área de desova de espécies protegidas de peixes.

O comprimento do rio é de 127 km.

Umba

Começa no lago Umb perto da cordilheira Khibiny. O rio é flutuante, utilizado para a flutuação de madeira. O leito do rio é de corredeiras, corre principalmente por terrenos rochosos e montanhosos. Os principais afluentes são os rios Voronya, Khariusnaya e Chernaya. Na parte inferior da corrente, o relevo é mais plano. É um dos rios de desova de valiosas espécies de peixes.

O comprimento do rio é de 123 km.

Observação

A fonte está no Parque Nacional Finlandês Urho Kennonen. A boca está no reservatório Verkhnetulomskoye. Ele cruza a fronteira com a Rússia não muito longe do Monte Korvatunturi, onde, segundo a lenda, vive o Papai Noel finlandês - Yolupukki. Há uma reserva natural de pesca no rio, onde vivem a truta, o salmão, o grayling, o peixe branco e a truta marrom. A corrente é quase toda plana, mas há corredeiras.

O comprimento do rio é de 120 km.

Javr

Afluente esquerdo da Nota. A fonte está localizada na Lapônia, perto do Parque Nacional Urho Kekkonenn. O canal é rochoso, há muitas corredeiras e fendas. Popular como local de pesca, existem muitas trutas, grayling, whitefish, lúcios e trutas marrons. Existem bases turísticas para pesca. Afluentes - Vokman, Kessemkuetskyoki, Anternjoki.

O comprimento total do rio é de 120 km.

Rosto oriental

A nascente é o Lago Litsa, a foz é o Mar de Barents. Não muito longe da nascente, o canal do rio se bifurca e depois se funde em um riacho com cerca de 30 metros de largura. A corrente é rápida, há muitas corredeiras. A atração do rio é uma cachoeira com cerca de 15 metros de altura. Mais perto da foz, a corrente diminui, nas margens há bosques de coníferas, muitos cogumelos e bagas. Conhecida como local de pesca, existem salmões grandes e outros peixes.

O comprimento do rio é de 118 km.

Patsoyoki

Ele flui na Finlândia, Noruega e na região de Murmansk, na Rússia. A fonte é o Lago Inarijärvi. A foz é o Golfo Varangian do Mar de Barents. A maior parte da fronteira russo-norueguesa corre ao longo do rio. Uma cascata de sete UHE Paz foi construída a jusante. A pesca é desenvolvida, principalmente a pesca do salmão. O maior afluente é o Nautsijoki, o rio atravessa muitos lagos.

O comprimento total do rio é de 117 km.

Frigideira

Grande afluente direito do Varzuga. A fonte está localizada perto do Monte Fedorova Tundra. A direção da corrente é sudeste. O rio é habitado por uma grande quantidade de salmão, por isso é popular como objeto de pesca. Pana faz parte das rotas turísticas de rafting Wirma-Varzuga, Indel-Varzuga, entre outras. A largura do rio é de 20-40 metros. em diferentes áreas, na área da boca se expande até 100 metros.

O comprimento do rio é de 114 km.

Chapoma

A nascente do rio é o Lago Chapoma, o rio corre na parte sudeste da Península de Kola. A principal atração é a cachoeira Chapomsky, 12 km rio acima da confluência do rio com o Mar Branco.A cachoeira é composta por 4 saliências, na mais alta a queda d'água é de 20 metros. Além disso, o rio atravessa os lagos Chapomskie, o canal é corredeiras, com uma diferença significativa de altitude. Salmão e truta marrom são encontrados em Chapom.

O comprimento do rio é de 113 km.

Lopskaya

Ele flui do Lago Mugro, na Carélia, e deságua em Kovdozero, na região de Murmansk. As seções do rio têm nomes diferentes - Tulle, Pudos, Mugra, Bolshaya. Não há assentamentos a jusante. É utilizado para a pesca e como atração turística para o rafting. As rotas populares são Lopskaya-Kovdozero, Lopskaya-Tyulle (o nome do rio em sua nascente) e outras.

O comprimento total do rio é de 106 km.

Rostos ocidentais

A fonte está localizada no trato Kuchchen-tundra, a uma altitude de 250 metros acima do nível do mar. Ele deságua na Baía Motovsky do Mar de Barents, formando uma borda de fiorde, que é chamada de rio. Na área da foz do rio existe uma base da Marinha Russa, também chamada de "Zapadnaya Litsa". O rio é conhecido como o local da linha de frente durante a Grande Guerra Patriótica, o vale do rio foi apelidado de "Vale da Glória".

O comprimento do rio é de 101 km.

Pechenga

Origina-se do Lago Piedsyaur na parte ocidental da região de Murmansk e deságua no Mar de Barents. Na nascente, o canal é rochoso e com corredeiras. Atualmente, a água está fortemente poluída, pois metais pesados ​​estão sendo produzidos na bacia do rio. Nas margens do rio está o mosteiro mais antigo do norte da Rússia - Pechenga, que há muito é o mosteiro mais setentrional do mundo.

O comprimento do rio é de 101 km.

Sino

A nascente do rio é o Lago Meliavr, na confluência dos rios Voronya e Kharlovka. Ele deságua no Mar de Barents. Existem muitas corredeiras no canal, várias cachoeiras de vários estágios. É do interesse turístico e como objeto de pesca. Salmão, truta marrom, truta, peixe branco, burbot são encontrados, às vezes solha de rio e salmão rosa são encontrados. Existem acampamentos de turistas nas margens, a pesca de salmão é permitida.

O comprimento do rio é de 98 km.

Seco

O maior afluente do Yokanga. Origina-se na parte norte do Planalto Keiva. A corrente é rápida, o fundo é corredeiras, formam-se cachoeiras. Os maiores afluentes são os rios Semuzhya e Zolotaya. Popular entre os turistas aquáticos, como parte da rota de Semuzhia-Iokanga, Afanasy-Yokanga e outros. Existem bases turísticas para pesca.

O comprimento do rio é de 97 km.

Uva

Ele cruza os distritos de Lovozersky e Tersky, deságua no Mar Branco na costa de Tersky. O início do rio é uma área pantanosa perto de Lovozero. O curso superior é chamado de Razvila inferior. Atravessa o Keiva Upland. O leito do rio é corredeira, o fundo é rochoso. Depois de cruzar com Pargameevskie Keivy, a corrente acelera. O rio é conhecido como local de bases pesqueiras, um trecho da rota turística de Chapoma-Yugin.

O comprimento do rio é de 92 km.

Losinga

O maior afluente esquerdo do rio Ponoi. O Lago Lebyazhye e mais de 10 rios e riachos deságuam em Losingu. Como Ponoy, é popular entre pescadores e turistas aquáticos. Salmão, grayling e truta marrom são bem pescados. Existem bases turísticas de pesca e estacionamento para rotas de rafting. A corrente é sinuosa, há muitas corredeiras. Ele flui em um vale estreito em uma área escassamente povoada.

O comprimento do rio é de 90 km.

Moncha

A nascente do rio é um lago de montanha a 450 metros de altitude. Ele deságua no maior lago da região de Murmansk, Imandra. Ele flui no território da região de Kola, atravessa a cidade de Monchegorsk no curso inferior. O rio é corredeira, corre principalmente em áreas pantanosas. Também leva os nomes de Olche, Kutskol, Monche em diferentes áreas.

O comprimento do rio é de 86 km.

Kharlovka

Fonte - Lyavozero, o local onde deságua no Mar de Barents - a área da vila de mesmo nome Kharlovka. Cruza os lagos Nyalmozero, Pach-lago, Vundas-Yavr, Kontozero. Há uma ilha de Kharlov no rio, não muito longe da foz. O maior afluente é o rio Nekyu. Entre os pescadores, é conhecida principalmente pela abundância de salmão, mas também pela truta, peixe branco, char, truta marrom, lampreia. Existem acampamentos de turistas para pesca de salmão licenciada.

O comprimento do rio é de 85 km.

Cola

O nome do rio é supostamente derivado da palavra Sami que significa "rio dourado" ou da palavra finlandesa para "rio dos peixes". Origina-se no lago Kol e deságua na Baía de Kola. O canal é notável por suas corredeiras com diferenças significativas de altura. Localizado na parte densamente povoada da Península de Kola, o maior assentamento no rio é a cidade de Kola. É atravessado por três pontes ferroviárias e cinco rodoviárias.

O comprimento do rio é de 83 km.

Titovka

O nome vem da foz - Kitovka Bay, onde as baleias do Mar de Barents eram freqüentemente atiradas. Então Kitovka gradualmente se transformou em Titovka. Tem origem no Lago Koshkaavr (Cheptyavr). Existem cachoeiras não muito longe da foz, uma delas é de vários estágios com uma diferença de altura total de 6 metros. No verão, o salmão e o salmão são pescados no rio, há acampamentos de pesca. Truta, lampreia, truta, peixe branco, esgana-gata também são encontrados.

O comprimento do rio é de 83 km.

Pecha

O maior afluente direito do Tuloma. Tem origem em um dos lagos da montanha, atravessa o Lago Imandra. Cruza o distrito de Primorsky. As margens são principalmente pantanosas. Existem muitas corredeiras e corredeiras no canal, é popular como rota turística de água Kurenga-Pecha-Tuloma. Difere em um grande número de grayling, salmão, truta, principalmente na área de fendas.

O comprimento do rio é de 82 km.

Kurga

A fonte está localizada no Lago Vostochny Vidpakhkyavr, a foz é Lovozero. Os afluentes são o rio Chernaya, os lagos Lenyavr Superior, Médio e Inferior e o lago Efim. Antes de cruzar com o Lago Efim, o rio se chama Lenyavr. Ao longo do riacho existem muitas cachoeiras e corredeiras, o canal é rochoso. É conhecido por ser um local onde é permitida a pesca do salmão do Atlântico, da truta e da truta. Popular entre os turistas.

O comprimento do rio é de 81 km.

Pin
Send
Share
Send