30 templos principais de Tula

Pin
Send
Share
Send

Tula é uma das cidades mais antigas da Rússia. Isso se reflete nos templos de Tula, que se destacam pela integridade arquitetônica, harmonia, beleza da decoração. Muitos deles são reconhecidos como monumentos arquitetônicos de importância federal.

A arquitetura do templo de Tula foi muito influenciada pela arquitetura das grandes cidades - São Petersburgo e Moscou. Alguns dos edifícios foram construídos em um estilo típico da escola de arquitetura de São Petersburgo. E outros templos são um exemplo vivo da arquitetura tradicional da antiga Moscou e bizantina. Agora, em Tula, há uma restauração ativa de igrejas destruídas durante o período soviético, e novas igrejas também estão sendo abertas.

Operando igrejas e catedrais de Tula

Lista dos templos mais famosos e bonitos da cidade.

Catedral da Santa Assunção

Este é o principal templo da cidade, que foi construído em 1902 no local de uma antiga igreja de pedra. A catedral foi construída no estilo pseudo-russo, de tijolos vermelhos, com muitos elementos decorativos e cúpulas pretas. Chama a atenção sua pintura - presumivelmente, os autores foram alunos do famoso artista V. Vasnetsov. Em 2012, o templo foi consagrado novamente.

Endereço: Tula, st. Mendeleevskaya, 13

Templo da transfiguração

O templo foi construído no estilo do classicismo russo - com colunatas e grandes janelas. No lado leste havia uma torre sineira, que não sobreviveu até hoje. O santuário principal da igreja é o ícone de Tula de Nicolau, o Maravilhas. Segundo a lenda, no século 16, foi encontrado por um dos cossacos de Dnieper, que prometeu construir um templo e depois colocar um ícone nele. O templo está incluído na lista de locais de patrimônio cultural de importância federal.

Endereço: Mendeleevskaya, 13 A

Catedral da Assunção do Kremlin de Tula

A catedral foi construída no final do século XVIII. Ele se distingue por sua simplicidade de design arquitetônico combinado com um rico design decorativo. Na entrada principal do lado oeste, há um brasão de armas russo esculpido em pedra - uma águia de duas cabeças. O interior do templo é decorado com pinturas altamente artísticas. Inicialmente, a catedral tinha uma iconostase de sete camadas. Agora seus ícones são mantidos no Museu de Arte de Tula.

Endereço: Mendeleevskaya, 8/2

Catedral de Todos os Santos

É a catedral da cidade, construída na primeira metade do século XIX. O local da construção foi escolhido de forma que o templo fosse visível de todos os pontos da cidade. O estilo do edifício é o classicismo russo. Nas proximidades, há um alto campanário de vários níveis, decorado com quatro figuras de anjos. Os principais santuários da catedral são o antigo ícone Kazan da Mãe de Deus e a imagem de Nicolau, o Maravilhas dos mestres Atonitas. O templo está incluído na lista regional de patrimônio arquitetônico.

Endereço: Leo Tolstoy, 79

Igreja da Anunciação do Santíssimo Theotokos

A igreja é considerada a mais antiga da cidade. Foi construída no século 17 e é uma igreja de cinco cúpulas construída na tradição da arquitetura de igreja de Moscou. Nas proximidades, há um campanário de várias camadas com telhado de quatro águas. No nártex do templo, uma laje branca foi preservada na qual o nome do construtor da igreja, Hieromonk Teodósio, está esculpido.

Endereço: Blagoveshchenskaya, 4

Site: blagohram.ru

Templo Nikolo-Zaretsky

Este templo foi construído no século 18 por ordem de Nikita Demidov, um dos fundadores da dinastia Demidov de industriais e comerciantes. O estilo do edifício é barroco petrino. Em 1734, foi acrescentada uma capela, que por muitos anos serviu de tumba para a dinastia Demidov. Em 1996, tornou-se parte do complexo memorial da Necrópole de Demidovs, que também inclui o salão de exposições do Território de Demidovs e Tula.

Endereço: Tula, per. Arsenal, 12

Templo de Alexandre Nevsky

O templo foi construído em 1886 no estilo tradicional da arquitetura de igreja russo-bizantina. A decoração era modesta - não havia pinturas de parede ricas, os afrescos localizavam-se apenas sob a cúpula. As paredes foram decoradas com dizeres das Sagradas Escrituras. Na época soviética, o prédio abrigava uma escola de trabalho e depois uma padaria. Agora o templo foi restaurado, os serviços são realizados nele.

Endereço: Tula, Praça St. Alexander Nevsky, 1

Site: aleknew.cerkov.ru

Templo de Sérgio de Radonezh

A igreja está incluída na lista de patrimônios culturais de importância regional. O edifício é feito de tijolos vermelhos em estilo pseudo-bizantino. Em 1901, as paredes do templo foram pintadas, agora os afrescos foram totalmente restaurados. Junto à igreja havia uma torre sineira, no sexto andar da qual funcionava a biblioteca da igreja. Agora o templo foi restaurado, os serviços religiosos estão sendo realizados.

Endereço: Oktyabrskaya, 78

Templo dos Doze Apóstolos

Este é um templo antigo, fundado em 1903. Era ricamente decorado - o chão era pavimentado com ladrilhos Metlakh, há uma iconostase dourada de várias camadas. As paredes são decoradas com cópias de pinturas sobre temas espirituais. Entre os santuários reverenciados estão os ícones da Mãe de Deus "Três Mãos", Tikhvin e Bogolyubskaya, bem como a imagem de São Nicolau, o Wonderworker. Durante o período soviético, o templo não foi fechado.

Endereço: Oboronnaya, 92

Site: vk.com/club59564644

Igreja do Santo Primaz Apóstolos Pedro e Paulo

O templo chama a atenção por sua arquitetura incomum para as igrejas de Tula. Foi construída em forma de rotunda, típica do classicismo moscovita. Mais tarde, uma torre sineira com quatro níveis foi construída ao lado dela. Na parte superior, havia relógios em todos os lados. Agora, o trabalho está em andamento para restaurar o templo e as camadas superiores da torre do sino.

Endereço: Lenin, 28

Site: petrapavlatula.ru

Igreja dos Santos Florus e Laurus

A igreja foi construída no final do século 18 - início do século 19. O edifício é uma mistura de dois estilos - barroco e classicismo. O santuário principal do templo é o ícone Bogolyubskaya da Mãe de Deus, que foi reverenciado como milagroso. Desde São Flor e Laurus eram considerados patronos dos cavalos e da criação de cavalos, no dia de sua memória as pessoas iam ao templo para consagrar os cavalos. Durante o período soviético, o templo foi fechado, mas agora foi restaurado e está aberto aos crentes.

Endereço: Mosina, 1

Site: vk.com/club114028219

Igreja de São Elias

A construção do templo foi construída em estilo pseudo-russo em meados do século XVIII e se destacou por sua rica decoração. Continha muitos ícones antigos reverenciados pela Ortodoxia. Segundo a lenda, a imagem da Santa Mãe de Deus foi doada ao templo pela Imperatriz Elizabeth Petrovna. Durante o período soviético, muitos ícones e utensílios de igreja foram perdidos. Em 2006, o templo foi devolvido aos crentes.

Endereço: Cominterna, 6

Site: vk.com/club24161952

Igreja de Santo Alexis

O templo foi fundado durante a visita do Patriarca Alexy II a Tula em 1999. Em 2001, a construção foi totalmente concluída. O edifício é decorado com duas cúpulas douradas, em forma de antigos capacetes militares. O templo está localizado no território do Instituto de Artilharia de Tula. Possui biblioteca e escola dominical.

Endereço: Tula, Avenida Lenin, 99 A

Site: paremia.ru

Templo de Serafim de Sarov

A igreja foi construída em 1905 às custas dos mercadores de Tula Ermolaev-Zverev. A parte principal da decoração da igreja era a iconóstase - multicamadas, feita de madeira de pinho com entalhes e douramento. As portas reais também eram douradas. Havia um abrigo para crianças desabrigadas e idosos no templo. Agora o templo está funcionando. Ele contém muitos santuários - uma partícula de São Serafim de Sarov, seu ícone de meio corpo com uma partícula de relíquias.

Endereço: Friedrich Engels, 32 A

Site: serafim-sar-tula.ru

Templo de Demetrius Thessaloniki

O templo foi inaugurado em 1801 como uma igreja cemitério para os pobres e necessitados. Distingue-se por sua decoração modesta e forma arquitetônica lacônica. Pouco depois, um refeitório e uma torre sineira foram acrescentados ao edifício. Havia uma escola dominical na igreja. Durante o período soviético, a Igreja de Dmitry Solunsky era uma das quatro igrejas ativas na cidade.

Endereço: Kladbischensky, 1 A

Site: vk.com/public71650738

Igreja de São Nicolau em Rzhavets

O nome do templo vem do rio Rzhavets, que antes corria no local onde o templo foi construído. O prédio foi erguido pelo arquiteto que construiu a Catedral da Assunção do Kremlin de Tula. Portanto, a semelhança entre os dois templos é visível. O elemento central da decoração do templo era uma iconostase dourada de várias camadas. Em 1991, o edifício foi tombado pelo Estado como monumento cultural de importância regional.

Endereço: Revolution, 6 B

Templo da Proteção Sagrada (Feodosievsky)

A construção do templo começou em 1903, mas devido à falta de fundos e ao início da Primeira Guerra Mundial, a construção não foi concluída. Na época soviética, o templo foi entregue a um armazém. Em 1991, a igreja foi devolvida aos crentes. O edifício foi seriamente danificado por um incêndio em 1993, enquanto as relíquias da igreja foram milagrosamente salvas - parte do manto de St. Teodósio e o ícone de João de Tula.

Endereço: Kalinina, 10 A

Templo do ícone Donskoy da Mãe de Deus

É um templo de pedra com mais de 16 metros de altura, que em pouquíssimo tempo foi construído no local da fundação do templo original. A igreja mais antiga, construída no século 19, foi demolida no auge da campanha anti-religiosa na década de 1920. Ao mesmo tempo, a torre do sino de pedra foi demolida. No início dos anos 90, os arqueólogos descobriram a fundação do primeiro templo e, em 1995, a construção da nova igreja foi concluída.

Endereço: Marata, 39 A

Igreja da Natividade da Virgem (Igreja Prechistensky)

A igreja foi construída no século 19 e é um monumento arquitetônico do classicismo antigo. A decoração do templo é típica deste estilo - é um ornamento floral modesto. Durante seu reinado, foi construída uma torre sineira, que mais tarde foi demolida junto com a cerca entalhada do templo. Em 2002, começou a restauração do edifício, agora é um templo em funcionamento.

Endereço: Demidovskaya, 56 A

Site: tula.prihod.ru

Igreja da Santa Ascensão

O edifício do templo foi construído em estilo barroco, típico do período da sua construção. Devido ao tempo de construção prolongado, as fachadas frontais distinguem-se por elementos de classicismo. No templo havia santuários reverenciados - parte das relíquias do mártir Panteleimon e o ícone da Mãe de Deus Enlutada. Em 1992, após uma longa desolação, o templo foi devolvido aos crentes.

Endereço: Oruzheiny, 12

Templo de Igualdade aos Apóstolos Príncipe Vladimir

A Igreja de São Vladimir pertence às novas igrejas de Tula - sua construção foi concluída em 2009. Os iniciadores da criação do templo foram funcionários da empresa Tulamashzavod. Em 2011, um campanário foi erguido ao lado do templo, e um pouco depois um monumento de bronze ao Príncipe Vladimir foi erguido. O edifício foi construído no antigo estilo russo. Apesar de a igreja estar localizada no território de uma empresa do regime, a entrada é gratuita.

Endereço: Mosina, 2

Site: vk.com/club18290175

Catedral do Ícone da Mãe de Deus Mamífero

Esta é a catedral central do Mosteiro Shcheglovsky de Theotokos, construída em 1864. O altar lateral inferior é consagrado em nome de Santo. Mártir Panteleimon. O edifício é caracterizado por uma riqueza de elementos decorativos - kokoshniks, janelas em arco. O principal santuário do templo é a imagem da Mãe de Deus "Mamífero", que é reverenciada como milagrosa. A igreja também contém muitos outros santuários reverenciados pela Ortodoxia.

Endereço: Liza Chaikina, 1

Igreja de São Miguel Arcanjo

O templo é uma pequena igreja de madeira construída no território do campus da Universidade Estadual de Tula. A consagração ocorreu em 2011. O iniciador da criação do templo foi a liderança da universidade. Anteriormente, a universidade também tinha uma igreja doméstica em nome de St. Vera, Nadezhda e Lyubov, que ficava no terceiro andar de um dos edifícios. Agora, em homenagem a esses santos, um dos tronos da nova igreja foi consagrado.

Endereço: Tula, Avenida Lenin, 84 D

Igreja de João de Kronstadt

O templo foi construído em 2011-2012. Esta é uma pequena igreja construída na tradição da arquitetura russa de templos de madeira. Ele está localizado no território da instituição médica mais antiga de Tula - o hospital de emergência D. Vanykin. O templo foi construído com doações de cidadãos e representantes de várias organizações.

Endereço: Friedrich Engels, 13 A, bldg. dezesseis

Templo Spassky

Este templo também é chamado de Igreja do Salvador na Montanha - devido à sua localização em uma colina. A igreja foi construída em 1807-1809 como uma igreja cemitério no cemitério Spassky. O edifício foi projetado no estilo classicismo. Durante o período soviético, a igreja foi uma das quatro ativas. Em 1991, o edifício recebeu o estatuto de monumento arquitetônico de importância regional.

Endereço: Tula, Malye Gonchary st.

Site: spass.prihod.ru

Igreja Sagrada de Kazan

A Igreja de St. Kazan original foi destruída durante o período soviético. Era um edifício de classicismo tardio, ricamente decorado. Continha muitas relíquias de igreja e itens de valor histórico - um ícone de prata esculpido da Mãe de Deus e outras imagens antigas. Agora, em Tula, há uma nova igreja com o nome do Ícone da Mãe de Deus de Kazan, que fica na rodovia Odoevskoe.

Endereço: Tula, rodovia Odoevskoe, 52 A

Templo do ícone Smolensk da Mãe de Deus

A igreja está localizada no cemitério de Smolensk. Este é um dos novos templos de Tula - sua construção começou na década de 90. Agora o templo foi reconstruído e adquiriu uma aparência mais harmoniosa. É uma pequena igreja com uma cúpula decorada em tons claros de branco e dourado. O estilo do edifício corresponde às antigas basílicas de Bizâncio.

Endereço: Tula, rodovia Novomoskovskoe, 66 A

Igreja de Santo Signo

O templo em nome do Ícone da Mãe de Deus "O Sinal" foi construído em 1905. O edifício é ricamente decorado no estilo tradicional da arquitetura de templos russos - kokoshniks, colunas retorcidas, moscas. Ao mesmo tempo, o espaço volumétrico dentro da igreja é característico do classicismo. Em 1991, o templo foi tomado sob proteção do estado como um monumento arquitetônico de importância regional.

Endereço: Arsenalnaya, 5 A

Templo de Dmitry Donskoy

Este é um templo no território do Kremlin de Tula, que foi inaugurado após restauração em 2015. Uma alta torre sineira de pedra, destruída durante o período soviético, foi restaurada anteriormente. Os murais são feitos no estilo dos pintores de ícones Palekh. Há outra igreja na cidade com o nome de St. Dmitry Donskoy. Este é um templo regimental, inaugurado em 2017 no território do 51º regimento da Divisão Aerotransportada de Guardas.

Endereço: Komsomolskaya, 190/1

Site: hramdd.ru

Templo do Ícone da Mãe de Deus Reinando

Este é um pequeno templo construído no estilo russo tradicional - com kokoshniks decorativos e janelas em arco. Um santuário do templo particularmente venerado é a imagem da Mãe de Deus, que recebeu o nome de "Soberana" - segundo a lenda, foi encontrada em 1917, no dia da abdicação de Nicolau II.

Endereço: aldeia Kosaya Gora, st. Oktyabrskaya, 2

Site: vk.com/kosogorhram

Pin
Send
Share
Send