A região de Kirov possui recursos naturais consideráveis. Entre as áreas selvagens da floresta estão espalhados rios e lagos limpos, montanhas e cavernas, há nascentes de água mineral e lama curativa. Nas terras de Vyatka, você pode conhecer as várias paisagens das planícies do norte, visitar sítios geológicos e sítios arqueológicos únicos.
Mais de 200 territórios naturais especialmente protegidos foram atribuídos no território da região. Atualmente, novos lugares foram colocados para o futuro, exigindo uma atitude especial e cuidadosa da pessoa. O Território de Vyatka não é apenas bonito em todas as estações, mas também extremamente interessante e único. Atrativos naturais, junto com locais culturais e históricos, estão incluídos em todas as rotas populares.
Os monumentos naturais mais famosos da região
Lista, foto com nomes e descrições de monumentos naturais da região de Kirov
Lago Shaitan
O grande lago oval é de origem cárstica. Profundidade - até 25 metros, dimensões - 180 por 240 metros. É um monumento hidrológico e faz parte da reserva florestal Bushkovsky. As margens são pantanosas, cercadas por floresta por todos os lados. Você só pode chegar aqui de carro com tempo seco. O lago é famoso pela emissão de água em forma de fontes de até 10 metros de altura, pela fervura, bem como pela formação de ilhas flutuantes.
Oshet complexo histórico e natural
O rio Oshet flui por terreno montanhoso com fendas cársticas e cavernas, mudanças de elevação de até 8 metros e vales pitorescos. As margens do rio são cobertas por florestas com espécies raras de plantas, que são habitadas por espécies cinegéticas de animais e pássaros. Nas proximidades da aldeia de Oshet, no futuro para 2030, vale a pena criar uma área natural especialmente protegida em uma área de 400 hectares para proteger solos ameaçados com idade até 8.900 anos.
Lago Chvanikha na floresta de pinheiros Medvedsky
O segundo nome do reservatório é Gaps, uma vez que foi formado pela confluência de mais de vinte fossos cársticos e continua a crescer. Localizado a 5 km da vila de Medvedkovo, em uma floresta limpa de pinheiros Medvedsky. Lago de forma irregular, largura 50 - 120 metros, comprimento - mais de 1 km, águas claras, fundo de areia, profundidade de cerca de 14 metros. É muito popular entre os turistas: no verão, você pode nadar no lago e colher frutas e cogumelos na floresta.
Velikoretskoe complexo natural
A área protegida é um complexo de objetos naturais em uma área de 156 hectares perto da aldeia de Velikoretskoye. Há um local de uma floresta única de abetos e abetos, tílias com vários ramos, uma fonte sagrada e um local de pinheiros centenários em sua encosta. Aqui você pode encontrar animais e plantas listados no Livro Vermelho da região de Kirov. Muitas lendas estão associadas à primavera; a Procissão Religiosa de Velikoretsky é realizada anualmente nesses lugares.
Caverna Zaramenskaya
Este lugar tem um segundo nome antigo - "Fogão do Diabo". Na verdade, a entrada escura e redonda da caverna na encosta de uma montanha de calcário parece uma cabeça de fogão. Antes de um estudo detalhado em 1921, havia muitos rumores sobre a caverna. Na verdade, suas dimensões são bastante modestas: depois de 15 metros já é intransitável, foi formada por riachos de água. Está localizado a 7 km da cidade de Sovetsk, nas margens do rio Nemda.
Lago Kholunovo
Nas proximidades da aldeia de Sidorovka existe um lago formado pela boia de Vyatka. É o maior lago de várzea próximo ao centro regional. Comprimento - 4 km, largura de até 300 metros. Este lugar é popular entre os entusiastas de camping e pesca. As margens são em sua maioria cobertas por florestas mistas, há boas descidas para a água.
Primavera com cascata
Na orla dos limites da cidade de Kirov, próximo ao microdistrito Fileyka, começa Bolshaya Gora: um banco alto com exposição de 48 rochas de diferentes períodos de tempo. Uma nascente flui no nicho erosivo dos arenitos. No fundo da nascente existem rochas de barro vermelho, ao longo de sua saliência em um dos locais forma-se uma cachoeira de 3 metros de altura. A nascente tem valor cognitivo como demonstração visual de cursos de água subterrâneos. Acima está o dispensário Avitek.
Medvedsky Bor
Uma floresta de pinheiros relíquias única está localizada nas dunas de areia perto da vila de Medvedok. É uma área preservada da planície periglacial. No território da floresta existem buracos cársticos, novos são formados constantemente. Lagos de vários tamanhos estão espalhados entre os pinheiros, o maior é o Chvanikha. Um grande número de plantas estepárias crescem em solos arenosos, uma formiga-leão e uma aranha tarântula são encontradas.
Localidade de Kotelnich de pareiasauros
Em 1933, restos bem preservados de répteis antigos foram descobertos perto da cidade de Kotelnich, na região de Kirov. Esta descoberta foi realizada pelo hidrogeologista S.G. Kashtanov. Até 1949, a pesquisa continuou aqui, durante a qual os restos mortais de pareiasauros foram encontrados por 12 km ao longo da costa de Vyatka. Mais tarde, esqueletos de outros representantes da antiga fauna foram encontrados aqui, muitas exposições estão expostas no Museu Paleontológico de Vyatka.
Lago Lezhninskoe
O lago é um corpo oval de água de 200 x 250 metros. É o mais profundo da região, seu funil desce 36 metros. Possui uma natureza cárstica, formada a partir do desabamento de uma grande caverna subterrânea. Localizado a 13 km da vila de Pizhanka. A bacia do lago está localizada em uma depressão no topo de uma colina. Graças às suas águas límpidas, o lago foi escolhido por mergulhadores e caçadores de lanças.
Afloramento geológico Filay
O rio Vyatka, acima da cidade de Kirov, curva-se ao redor do Vyatka Uval. E apenas nas proximidades da cidade ele disseca, revelando a estrutura interna por mais de um quilômetro. A altura do afloramento é de 60 metros, é composto por 48 rochas do estágio Tatar. Eles foram formados nas águas dos lagos que sobraram do Mar de Kazan. O afloramento é de alto valor científico para estudar processos geológicos para estudantes e cientistas.
Primavera do Mosteiro Trifonov
Em Kirov, no território de um antigo mosteiro, existem várias chaves. Aqueles que saem de debaixo da Catedral da Assunção são coletados em uma única saída. A primavera foi consagrada em homenagem ao Arquimandrita Trifon de Vyatka. Uma capela bem conservada foi erguida sobre a nascente, a saída de água está encerrada em uma gruta de pedra. Abaixo há uma piscina, na qual você pode mergulhar.
Bolas de relíquia
Grandes pedras redondas estão localizadas no distrito de Kotelnichsky. São compostos por arenito calcário, com tamanhos que variam de 0,5 a 1,5 metros de diâmetro. Os rochedos foram descobertos durante a escavação de uma caixa de areia no século passado, desde então um grande número deles se perdeu. Hoje é um sítio natural protegido. Sua origem não é totalmente compreendida, está associada à Idade do Gelo. A idade é estimada em 253 milhões de anos.
Maciço rochoso Kamen
No distrito de Sovetsky, há um canto incrivelmente bonito chamado "Vyatka Suíça". O maciço rochoso está localizado no território da reserva natural Pizhemsky. Os maciços calcários ao longo do rio Nemda têm penhascos, cavernas e ralos. Tudo isso atrai fãs de recreação radical e escalada. Você pode chegar aqui fazendo rafting no rio, rico em corredeiras e fendas, ou por terra.
Complexo botânico e geológico de Chimbulat
O monumento natural inclui crateras e valas de origem cárstica, o penhasco íngreme "Stone", as cavernas "Cold", "Paradnaya", "Sofronovskaya". A área do território é de 949 hectares, localizada na margem esquerda do Nemda, abaixo da aldeia de Chimbulat. Além dos acidentes geográficos únicos, espécies raras de plantas são valiosas. Os locais mais populares do maciço rochoso são as rochas Chasovoy e Chembulat, de onde se abrem belas vistas do vale do rio.
Areias Cantantes
A praia de areia selvagem está localizada na curva de Vyatka, não muito longe da antiga vila de Atara.Os lugares aqui agora estão surdos, desertos, não é fácil entrar nas estradas abandonadas. O melhor de tudo é que o "canto" das areias pode ser ouvido no calor seco do verão. O som é emitido por partículas de cristal de rocha e quartzo leitoso, que ressoam a cada contato. Assim, a praia responde a cada passo da pessoa. Existem muitos cogumelos e frutos silvestres nas proximidades, boa pesca no rio.
Pântano Kayskoe
Uma das áreas úmidas mais extensas da região está localizada no distrito de Podosinovsky. Sua área é de 10,5 mil hectares. O território está sob proteção para preservar a flora e a fauna raras. Espécies particularmente valiosas: ptármiga, tetraz, castor. Um grande número de bagas do pântano cresce em todo o território. O nome vem do rio Kaya, que flui dele. O pântano faz parte da reserva natural Bylina.
Arboreto de silvicultores
O arboreto é a marca registrada da cidade de Kirov, existe há mais de meio século e possui mais de 180 espécies de plantas em uma área de 50 hectares. A fauna do parque também é rica - 430 espécies, 75 das quais são vertebrados. O arboreto é apreciado pelos habitantes da cidade como local de passeios e descanso. O território é paisagístico, existem gazebos. Um monumento ao fundador do parque, M.S.Vylegzhanin, é erguido na margem de um lago artificial.
Lago Kirsinsky grande
A lagoa foi formada como resultado da construção de uma barragem no rio Bolshoi Kirs. Esta construção, em 1729, pretendia fornecer energia mecânica às siderúrgicas. Após o acidente de 1963, o fundo foi limpo e agora o reservatório está particularmente limpo. Os residentes da cidade de Kirs e das aldeias vizinhas descansam e nadam aqui. A área da lagoa é de 474 hectares, tem 9 km de extensão e faz parte do sistema de água que liga Vyatka a Kama.
Complexo botânico e geológico de Beresnyatsk
O complexo natural está localizado no território da reserva Pizhemsky, no distrito soviético perto da aldeia de Fokino. Ao longo da margem direita do Nemda, existem afloramentos de calcário e objetos de origem cárstica. Um riacho corre ao longo do fundo de uma profunda ravina de pedra, que forma uma cascata de seis cascatas com uma altura total de 25 metros. A falésia do Burzhat tem um declive absolutamente acentuado e uma altura de 30 metros, e no seu topo foram encontrados os vestígios de um antigo povoado.
Depósito de volkonskoite Ukhtym
Volkonskoite é um mineral de cor esmeralda bastante raro usado para a produção de tintas. Ele é encontrado apenas em algumas partes do mundo. Um dos depósitos está localizado no distrito de Bogorodsky, na região de Kirov. Nos arredores da aldeia de Ukhtym existe um desfiladeiro profundo, ao seu pé foi encontrado um mineral. Durante a era soviética, o desenvolvimento ativo foi realizado aqui, e desde 1990, o território de 5,96 hectares foi declarado um objeto geológico protegido.
Lago Kazanskoe
Ele está localizado perto da vila de Sushi no distrito de Vyatskopolyansky, este é o maior lago de várzea nesses lugares. O comprimento é de 1200 metros e a largura de até 400 metros. Foi formada como uma velha na margem esquerda de Vyatka. É alimentado por água de nascente e engarrafado na nascente. Tanto o Livro Vermelho quanto as plantas medicinais podem ser encontradas nas margens. O lago é o lar de um grande número de espécies de peixes. Devido à pureza da água, encontra-se o lagostim.
Primavera no diorama no Parque Kirov
O parque central da cidade está localizado no distrito de Leninsky, em Kirov. Existem dois lagos artificiais em níveis diferentes. Eles se alimentam de 20 fontes que jorram da encosta. As molas são fechadas por tubos, e a maior é forrada de pedra. As lagoas são conectadas por meio de uma cachoeira artificial e são habitadas por trutas, carpas e carpas. Graças à chave de recarga, a superfície não congela no inverno, sempre há muitos patos aqui.
Florestas de urze
O complexo natural é formado na fronteira sul da distribuição de urze comum, que está listada no Livro Vermelho da região de Kirov. No futuro, está previsto o estabelecimento de um regime ambiental no território de 1600 hectares. O monumento natural afetará as terras das florestas florestais de Kaysky, Borsky, Afanasyevsky e Ozhmegovsky, no nordeste da região.
Montanha Vermelha perto da vila de Pasca
Há um lugar excepcionalmente pitoresco no distrito de Kilmez, na região de Kirov. A margem alta e íngreme do Rio Lobani é coberta por densa floresta mista. A montanha tem 35 metros de altura, de seu topo se abre uma vista única sobre o rio e seus arredores. Em suas encostas existem raras e listadas no Livro Vermelho das plantas: sapatinho, astrágalo, orquídeas. A montanha está localizada 400 metros a montante da ponte no caminho para a aldeia de Pasca.
Lago médio Kirsinsky
O grande sistema de água que conecta o Volga e Vyatka consiste nas lagoas Bolshoy e Srednee Kirsinsky (no rio Bolshoi Kirs), bem como no Petrovsky (rebaixado), Volosnitsky e canais de conexão. A lagoa Kirsinsky do meio, como a do Bolshoi, é protegida como uma zona natural especial. Eles são conectados por um canal e representam um único ecossistema. Tem um valor recreativo para a população local.
Lago Padun
No nordeste da região, na região de Verkhnekamsk, existe um lago interessante. Sua origem ainda não é clara: meteorito ou cársico. O reservatório tem forma de tigela redonda, com profundidade de 28,6 metros. O lago está localizado entre dois rios da floresta, popularmente chamados de "queda". As margens são cobertas por densas florestas, as águas são muito claras. Quase não há abordagens para a água, por isso é melhor nadar ou pescar diretamente das árvores que caíram na água ou de um barco.
Arredores da vila de Ryabovo
No distrito de Zuevsky, há uma pequena vila aconchegante - o local de nascimento dos grandes artistas Vasnetsovs. Hoje organiza-se aqui o Memorial-Histórico e Museu-Reserva da Paisagem. O antigo solar, a parte histórica da aldeia foi totalmente recriada. Passeios turísticos pela floresta, prados, o rio Ryabovka e a lagoa são organizados na área protegida. Os artistas vêm a esses lugares em busca de belas paisagens e simplesmente amantes do descanso tranquilo.
Carvalho velho
A árvore, com mais de 230 anos, cresce na cidade de Kirov, não muito longe da casa do artista. Em 1787, esta muda de carvalho passou a fazer parte das primeiras plantações artificiais da cidade. Hoje, o tronco atinge 21 metros de altura e sua circunferência é de 104 cm. Este carvalho, como outras 8 árvores da região de Kirov, foi incluído no Registro Nacional de Árvores Antigas da Rússia. Existem 400 objetos nesta lista.
Complexo lago-nascente Yezhovsky
Em Kirov, entre a rua Lesnaya River Khlynovka, existe um alto penhasco, popularmente chamado de "Kikimorskaya Gora". 20 nascentes fluem da encosta, formando-se ao pé da lagoa Yezhovsky. Graças ao reabastecimento constante, o lago nunca congela; os patos-reais sempre passam o inverno aqui. Na margem do reservatório foi preservado um antigo edifício de uma estação elevatória de água do início do século XX.