Os monumentos podem dizer muito sobre a cidade e sua história. Tula tem quase 900 anos, não é surpreendente que haja um grande número de monumentos de vários temas. Eles podem ser condicionalmente divididos em quatro grupos. Em primeiro lugar, nesta cidade existem muitas esculturas dedicadas a personalidades famosas, figuras políticas ou culturais.
Outro grupo de monumentos é dedicado aos heróis, certos eventos que estão associados à Grande Guerra Patriótica. Outro grupo mostra quais profissões, indústrias, artes e ofícios são importantes nesta região. Mas também existem esculturas que são divertidas por natureza. A variedade e quantidade de monumentos em Tula tornam a cidade, os seus parques e praças muito interessantes para os turistas e residentes locais.
Monumentos históricos e modernos de Tula
Lista dos monumentos mais populares da cidade.
Memorial "Defensores da Pátria Celestial"
Localizado na entrada de Tula na área da rodovia de Moscou. Construído em 2016. O tema deste complexo memorial é uma verdadeira batalha de um piloto soviético, um herói da URSS, na qual ele abateu 2 aviões alemães. Existem dois suportes curvos que lembram a trajetória de vôo, e no topo está o caça soviético LA-5FN. O lutador alemão está praticamente no chão. Todos os detalhes do monumento são feitos em tamanho real.
Monumento "Regimento Imortal"
Foi instalado em 2017 no “Beco dos Vencedores” do Central City Park. O monumento é feito na forma de um estandarte de pedra de sete metros. Ele captura 3.500 fotos tiradas do site oficial do Regimento Imortal. O trabalho é feito em forma de mosaico. Todas essas pessoas nas fotos defenderam suas terras durante a Grande Guerra Patriótica.
"Centro histórico da cidade de Tula"
A escultura está localizada na rua Sovetskaya. Este é o trabalho da escultora Marina Logunova. Para obter o resultado mais aproximado ao projetar, ela consultou historiadores locais. O resultado é uma escultura que reproduz fielmente parte da cidade do período de 1913. É feito de bronze e mede 2,6x3,15 metros. Aqui você pode ver o centro da cidade e os pontos turísticos de Tula na época.
Monumento ao pão de gengibre de Tula
O monumento foi inaugurado em 2014 na praça em frente ao Palácio do Casamento. O pão de gengibre é fundido em bronze, pesa 1300 kg e tem 2,5 metros de diâmetro. Há uma inscrição na escultura de que o pão de gengibre de Tula é conhecido desde 1685. No verso do doce símbolo da cidade há uma quadra sobre ele e a inscrição "Glória aos artesãos de Tula". No local desta escultura, havia um monumento hipotecário de outro monumento.
"Canhoto"
Localizado a 200 metros do edifício principal de Tulamashzavod. É um símbolo da habilidade e habilidade dos trabalhadores de Tula. A inauguração do monumento ocorreu em 1989, no dia do 50º aniversário da usina. A escultura é fundida em bronze e montada em um grande pedestal hexagonal revestido de granito vermelho. O canhoto está vestido com roupa de trabalho e é mostrado em crescimento, em uma das mãos ele tem um martelo e na outra uma pulga calçada.
"Domando a pulga"
A escultura foi instalada em 2016. Criado com base na história "O Conto da Foice de Tula e a Pulga de Aço", de NS Leskov. Este objeto de arte vanguardista foi apresentado à cidade pelo empresário Igor Zolotov. E o monumento foi feito pelo escultor de Moscou Yuri Shurupov. Aqui, a pulga é muito maior que o Lefty. Um inseto com uma altura de 3,5 metros pode reivindicar com segurança o Livro dos Recordes do Guinness.
"Festa do chá da Tula"
O monumento está localizado na entrada da cidade pelo norte. Foi instalado em homenagem ao 868º aniversário da cidade. Esta escultura é feita de bronze. Ela demonstra o momento de beber chá de um homem e uma mulher. Eles estão sentados em uma mesa redonda com um samovar e pão de gengibre. Tudo isso era um atributo obrigatório do consumo de chá. A obra é da jovem escultora Marina Logunova.
Complexo memorial "Três baionetas"
O memorial foi inaugurado em 1968. É dedicado aos soldados que heroicamente defenderam a cidade dos invasores alemães em 1941. O memorial está localizado na Praça da Vitória e consiste em um monumento aos defensores, uma chama eterna em forma de coroa e três baionetas de aço. Esta trindade simboliza a conexão entre pioneiros, membros do Komsomol e comunistas. A chama eterna foi trazida do túmulo do Soldado Desconhecido, que está localizado em Moscou.
Dinossauro tula
Localizado próximo ao zoológico exotarium ao longo da rua Oktyabrskaya. É uma réplica em escala 1:43 de um tiranossauro. Este é o símbolo do zoológico exotarium. No entanto, muitos moradores da cidade consideram-na um "monumento à sogra". Existe uma tradição, dependendo do feriado que se aproxima, de vestir a escultura com o traje apropriado.
Monumento a L. N. Tolstoy
Localizado na Avenida Lenin, no início da avenida que leva ao Central Park. Foi inaugurado em 1973. Nessa época, celebrava-se o 145º aniversário do nascimento do escritor. O monumento foi criado pelo escultor V. Buyakin. Enquanto trabalhava na escultura, ele foi guiado pela declaração de M. Gorky sobre L. Tolstoy. Supõe-se que a escultura estava originalmente com os pés descalços, e os sapatos foram fundidos posteriormente, pois as autoridades da cidade não gostaram disso.
"Alfabeto Tula"
O monumento está localizado na praça do Kremlin. É um livro aberto, que apresenta toda a terra de Tula de A a Z. Cada letra corresponde às principais marcas, eventos e personalidades locais. Aqui você pode ver do que os habitantes locais se orgulham. Existem 29 ícones no total. Por exemplo, a letra A significa Arsenal football club e a letra Y significa Yasnaya Polyana.
Monumento a Karl Marx
O monumento foi inaugurado em 1925. Ele foi apresentado aos trabalhadores de Tula de Sverdlovsk. E eles foram moldados de acordo com os esboços do escultor Konstantin Klodt na fábrica de fundição arquitetônica e artística na cidade de Kasli, perto de Chelyabinsk. Está instalado sobre um pedestal de pedra branca. É dedicado um monumento à famosa figura pública Karl Marx, o fundador do comunismo científico. Localizado em frente ao prédio do Museu Tula Samovars.
"Santos Pedro e Fevronia de Murom"
O monumento a esses santos foi erguido em 2012. Fabricado em bronze. O autor é o escultor K. Chernyavsky. Este é um presente de Nikolay Makarovets, diretor da Empresa Estatal Científica e de Produção "Splav". Dedicado a Peter e Fevronia, patronos da família e do casamento. O monumento é frequentemente visitado por procissões de casamento. Isso se deve ao fato de seu casamento ser considerado um modelo de casamento por muitos séculos.
"Clareira de cogumelos"
Este objeto de arte está instalado em dois lugares. Em 2012 no Parque Komsomolsky e em 2015 na Praça do Kremlin. As crianças gostam muito do monumento, pois é um ouriço encantador e vários cogumelos. Agora é uma espécie de cartão de visita da cidade. Não há placa aqui. A escultura foi feita para o deleite de moradores e turistas.
Memorial "Tulyaks - que foram para a imortalidade"
O monumento foi inaugurado em 1995. Ele pode ser visto no caminho para Yasnaya Polyana, próximo à rodovia Shchekinskoye. Os escultores do monumento são E. Erzovsky, V. Kulikov, I. Kotenev. O memorial consiste na figura de um soldado, dois pássaros e baionetas. Há também um muro de contenção, no qual há uma inscrição em memória do povo Tula que morreu durante a Grande Guerra Patriótica.
Monumento a V.F.Rudnev
O monumento foi erguido na praça de mesmo nome em 1956. Foi projetado pelo escultor I. Onishchenko, arquiteto O. Koltsov. O monumento é dedicado ao almirante V. Rudnev, comandante do cruzador Varyag. Foi ele e sua equipe que enfrentaram os japoneses após o rompimento das relações diplomáticas entre os países. O lendário almirante é mostrado em um uniforme cerimonial com binóculos nas mãos. A escultura é feita de bronze.
Monumento à "cauda do estudante"
O monumento foi inaugurado em 2007. Ele foi apresentado à cidade pelo empresário Igor Zolotov.Representa um pequeno dragão, que segura um livro de recordes nas patas. Ao mesmo tempo, ele olha surpreso para sua cauda perdida. Este é um símbolo da ausência de cauda do aluno. A escultura foi moldada com 91 moedas da sorte, que os alunos colocaram sob seus calcanhares para dar sorte.
Monumento a V.I.Lenin
Este monumento foi erguido na praça central em 1983. Dedicado ao famoso político fundador do Partido Comunista. Um grupo de especialistas trabalhou na sua criação. O monumento é feito de bronze e o pedestal é feito de granito. O monumento tem 9 metros de altura. Eles queriam instalá-lo no final dos anos 1960. Mas foi danificado durante o transporte, então a instalação foi feita mais tarde.
"Para pessoas educadas"
Foi instalado no território da escola militar Suvorov em 2017. É dedicado ao trabalho de “gente educada”. Este é o nome das unidades do GRU, pára-quedistas e fuzileiros navais. Eles desempenharam um papel importante na reunificação da Crimeia e da Rússia. Aqui estão três homens em uniformes e equipamentos combinando.
"Aos defensores da cidade heroica de Tula"
Instalado no território da estação ferroviária de Moscou em 2015. É dedicado aos defensores da cidade durante a Grande Guerra Patriótica. A altura total da escultura é de 7 metros. O monumento é composto por dois soldados que estão plantando uma bandeira. Mas o complexo do memorial também inclui o museu do trem blindado Tulyak. O monumento foi criado pelo escultor Salavat Shcherbakov.
Monumento a Pedro I
Localizado bem no centro da cidade, em frente à famosa fábrica de armas. A escultura foi instalada em 1912. É dedicado ao grande imperador russo, por isso não foi por acaso que a fábrica de armas foi escolhida. Afinal, foi Pedro I quem o fundou. O monumento foi criado pelo escultor Robert Bach. Inicialmente foi instalado no território da fábrica, e em 1962 foi transferido para uma praça ao lado do prédio da administração da fábrica.
"Ponto de encontro"
O monumento foi erguido ao lado da biblioteca infantil regional em 2017. A escultura demonstra um encontro com um livro. Aqui está um banco em que um menino e uma menina estão sentados, lendo um livro. O autor deste monumento é o famoso escultor Zurab Tsereteli, mas muitos representantes da Academia Russa de Artes trabalharam nas imagens dos heróis.
Monumento-memorial BM-13 "Katyusha"
Instalado em 1980 em homenagem ao 35º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica. Localizado no cruzamento das ruas Epifanskaya e Proletarskaya. É um sistema de foguetes de lançamento múltiplo. A Katyusha subiu ao pedestal sozinha. Esta é uma máquina que participou da guerra e tem um passado heróico. No entanto, o Katyusha recentemente sofreu nas mãos de vândalos. Agora ele foi restaurado e voltou ao seu lugar.
Monumento a Nikita Demidov
O monumento foi inaugurado em 1996. Localizado na praça ao lado da igreja Nikolo-Zaretskaya. O monumento é dedicado a Nikita Demidov, que se tornou o fundador da dinastia dos metalúrgicos. Foi ele quem construiu a primeira usina de fundição de ferro na Rússia. Seus autores são A. Chernopyatov e P. Zaitsev. O monumento é feito de bronze e tem 7 metros de altura.
Monumento a Dmitry Donskoy
O monumento foi erguido ao lado do templo de Dmitry Donskoy e sua esposa Efrosinya em 2015. O autor é o famoso Artista do Povo da Rússia e escultor Alexander Burganov. O monumento tem 2 metros de altura e é feito de bronze. A escultura é dedicada ao Príncipe Dmitry Donskoy, que com seu exército venceu a Batalha de Kulikovo, conquistou vitórias importantes sobre a Horda de Ouro e ergueu o Kremlin de Moscou.
"Policial"
Este monumento foi inaugurado em homenagem ao 300º aniversário da polícia russa. Localizado próximo à torre Pyatnitskaya do Kremlin. Há mais de cem anos, a polícia vigiava as ruas da cidade, mantinha a ordem. A escultura transmite com precisão a imagem do policial. E ao lado dele está um menino que imita suas maneiras. Vale ressaltar que o nariz do policial já foi esfregado até brilhar.
"Acordeão tula"
A harmonia é um dos símbolos da cidade e uma das esculturas é dedicada a ela. Ele está localizado no cruzamento da Rua 9 de maio com a Avenida Lenin. Projetado e fabricado pela Indigo Ceramics para taxas de patrocínio. O material do monumento é concreto arquitetônico. Repete exatamente o famoso instrumento musical. Fabricado em cores e com altura de 1,5 metros.
"Ferradura da felicidade"
Esta escultura foi instalada no aterro próximo ao monumento a Lefty. Situa-se na rota turística "Armas de Tula". A ferradura é feita em bronze e tem o rebordo em granito. Esta é uma espécie de símbolo do lar da família. Mas a ferradura também demonstra a habilidade dos artesãos de Tula e ecoa os monumentos a Lefty e a pulga calçada.
Monumento ao cão Aifka
A escultura está localizada ao lado do centro de imprensa Argumenty i Fakty. Instalado em 2013. A cadela Aifka é a mascote do jornal e gosta muito de todos os leitores. O monumento é feito em bronze e instalado sobre um pedestal de granito, que tem a forma de uma coluna e tem um metro de altura. Aqui, o cão senta-se nas patas traseiras e segura o jornal AIF entre os dentes. Há um sinal, se você acariciá-lo, trará boa sorte.
“Aos participantes da heróica defesa da cidade de Tula no outono-inverno de 1941”
O monumento foi inaugurado em 2015 no Jardim Municipal do Kremlin. É dedicado a funcionários das agências de segurança, guerrilheiros, soldados do RDG. Esta composição escultural mostra soldados soviéticos com armas prontos para lutar até o fim. 4 Chekists são retratados aqui. Eles são pessoas reais que lutaram até a morte, evitando que os invasores alemães entrassem em sua cidade.