30 atrações principais da Mordóvia

Pin
Send
Share
Send

A Mordóvia tem orgulho de todos os povos que a habitaram. A república coleta escrupulosamente tudo relacionado à identidade nacional, mas ao mesmo tempo enfatiza a conexão inextricável com o resto da Rússia. As igrejas e mosteiros ortodoxos são uma grande oportunidade para os peregrinos visitarem locais sagrados, bem como viajar por toda a Mordóvia.

Muitos pontos turísticos estão concentrados em Saransk. O turista mais exigente poderá aqui ocupar-se: uma galeria de arte, um teatro, zonas pedonais, monumentos - o que não existe na capital da república. Outra direção é viajar para o seio da natureza. O Parque Nacional Smolny, lagos e rios, bem como florestas de todos os tipos, são ideais para os amantes do ecoturismo.

Os lugares mais interessantes e bonitos da região

Lista, fotos com nomes e descrições das melhores atrações!

Catedral de São Teodoro Ushakov

Construído em Saransk no início dos anos 2000. É uma catedral e substituiu o templo anterior com o mesmo estatuto, visto que tem uma grande capacidade. Leva o nome do almirante canonizado. A catedral foi consagrada pelo Patriarca Aleixo II. O estilo arquitetônico é império, e 12 cúpulas douradas, fundidas de acordo com as tecnologias de anos anteriores, pertencem ao estilo neobizantino. A iconostase foi feita em Saratov com madeira dourada.

Terizmorga Velha

A vila se tornou uma concentração da cultura e das tradições Moksha. Um festival é realizado com a participação dos povos fino-úgricos. Existe um centro cultural, a Igreja de São Nicolau, um museu etnográfico. São ministradas master classes, incluindo o ensino de como tecer de miçangas. Os turistas podem saborear a cozinha tradicional Mokshan - panquecas de milho e pose. O coral local, que existe desde 1957, se apresenta em todo o país e no exterior.

Reserva da Mordóvia

Fundada em 1936 no território de mais de 32 mil hectares do distrito de Temnikovsky. Além de conhecer a natureza, você deve dar uma olhada no museu local e no centro de visitantes. A reserva oferece aos visitantes 8 passeios ecológicos para todos os gostos. Você precisa obter uma licença especial antes de visitar este lugar. O hotel está aberto todo o ano. Você também pode parar em um dos cordões.

Mosteiro Insar St. Olginsky

Surgiu a partir de um pequeno hotel para freiras, fundado na década de 80 do século XIX. Em 1900, um templo próximo foi consagrado. Possui 12 capítulos, todos pequenos. O objetivo dessa arquitetura é reduzir o foco em uma fachada volumosa. Na época soviética, abrigava um museu de tradição local. Desde 1988, o mosteiro começou a reviver. Na época da restauração, 30 irmãs viviam no mosteiro.

Deserto Klyuchevskaya

Localizado próximo à fronteira com a República da Chuvash. O mosteiro surgiu no século 18 e remonta ao aparecimento do ícone na fonte sagrada. A primavera era popular mesmo durante os anos de desolação do mosteiro. Começou a ser restaurado a partir de meados dos anos 90 do século passado. Os prédios antigos foram restaurados, uma nova torre sineira, banhos com capela na fonte e um hotel para peregrinos foram construídos.

Lago Inerka

Fica a cerca de 70 km de Saransk. A área é de 44 hectares, tem formato alongado. A água é límpida com uma tonalidade azulada na maior parte do ano. Os pássaros fazem ninhos e os nenúfares crescem nas margens. Um pouco mais adiante, existem florestas de vários tipos: coníferas, caducas, de bétula. A área do lago hospeda corridas off-road, competições de pesca, concertos, festas na praia e outros eventos.

Parque Nacional Smolny

Foi fundada em 1995 e ocupa uma área de 35,5 mil hectares na margem esquerda do rio Alatyr. Aves raras nidificam na floresta e na planície aluvial, esta área é uma das mais importantes para os observadores de pássaros do mundo. As florestas são mistas e de pinheiros e caducifólias. Os prados são principalmente de várzea. O parque nacional tem uma função educativa, por isso existem eco-rotas e excursões.

Mosteiro Paigarm Paraskevo-Ascensão

O convento foi fundado em 1865. Ele cresceu rapidamente, com oficinas e um orfanato trabalhando lá. O santuário principal é o ícone do santo Mártir Paraskeva, que contém uma partícula de suas relíquias. São duas catedrais, duas igrejas e três capelas construídas no território. Cada edifício tem suas próprias características, mas o conjunto parece um todo único. Próximo: nascente com capela e banho e hotel para peregrinos.

Mosteiro Sanaksar

Construído no bairro de Temnikovsky em meados do século XVII. Por algum tempo, a residência masculina foi considerada um dos centros espirituais do país. Após 60 anos de desolação, começou a se recuperar em 1991. Uma pequena serraria e uma loja de velas foram abertas. Na floresta próxima está a fonte sagrada do Monge Teodoro. O território foi enobrecido, banhos e acessos convenientes à água foram construídos.

Mosteiro Teológico de São João Makarovsky

Fundado em meados dos anos 90 do século passado, enquanto a maioria dos templos e outros edifícios foram construídos muito antes. Eles foram restaurados e complementados com os detalhes modernos necessários. Havia um cemitério aqui no século 18. Existem várias características arquitetônicas. Por exemplo, a torre do sino é embutida na cerca junto com as torres. É a residência do metropolitano local. O Dicastério Sinodal para os Assuntos Juvenis funciona com base no mosteiro.

Coudelaria Ichalkovsky

A coudelaria nº 27 "Mordovsky" está localizada na aldeia de Obrochnoye desde 1778. De Saransk - 60 km. Uma das maiores haras da região do Volga. Além de cavalos de raça pura de diferentes países, eles trabalham aqui com uma raça única - o trotador Moksha. O programa de visitas inclui o conhecimento da história, visita a estábulos, passeios a cavalo. Os turistas são bem-vindos durante todo o ano e todos os dias, exceto às segundas-feiras.

Estádio "Mordovia Arena"

Construído em Saransk para a Copa do Mundo FIFA 2018, que aconteceu na Rússia. Tem uma categoria 4 de acordo com a classificação da UEFA. A capacidade é de 30 mil para mais de 43 mil pessoas. Excelente visibilidade de qualquer lugar do estádio. Moderno em termos técnicos, o que torna as partidas mais espetaculares e o trabalho dos jornalistas mais cômodo. Adequado para pessoas com deficiência.

João a Igreja Teológica

O edifício mais antigo de Saransk, que apareceu no local de seu antecessor de madeira em 1693. Repetidamente reconstruída e alterada, havia limites e, em seguida, a torre do sino. A igreja foi fechada na década de 30 do século passado, mas os serviços começaram novamente na década de 40. Por algum tempo, teve status de catedral. O santuário principal é uma cópia do milagroso Ícone da Mãe de Deus de Vladimir.

Museu Mordoviano de Lore Local

Sediada em Saransk desde 1918. Desde 2017, o museu está com um novo prédio. Fundos - mais de 200 mil unidades. Dividido em três seções: história, história moderna e natureza. Os dois primeiros mencionam acontecimentos importantes na arena russa e mundial, e seu reflexo na vida Mordoviana, e também menciona as características culturais da região. O terceiro é o mais visitado. Aqui, os complexos naturais da república foram recriados em miniatura.

Museu da Cultura Folclórica Mordoviana

Em 1999, um prédio em Saransk, anteriormente propriedade de um comerciante, foi alocado para isso. Exposições: trajes nacionais, utensílios domésticos, arte popular, etc. Fundos - cerca de 3,5 mil unidades. Eles colecionam histórias sobre feriados, lendas dos povos da república, registram tradições e realizam eventos com um sabor especial. O objetivo é evitar que as novas gerações se esqueçam de suas raízes.

Jardim botânico em homenagem a V. N. Rzhavitin

Nomeado após seu criador. Tem sido baseado na faculdade biológica da Universidade Estadual de Mordoviana desde 1960. A área tem pouco mais de 35 hectares. O número total de espécies é de 1700. Graças ao jardim botânico de Saransk, surgiram zonas naturais em miniatura, características de diferentes partes do planeta.Além disso, amostras da vegetação local são coletadas aqui. Aberto para visitas de maio a outubro.

Museu de Belas Artes com o nome de S. D. Erzya

Está em Saransk desde 1941. Recebeu o nome do escultor e possui uma grande coleção de suas obras. Além disso, a coleção inclui pinturas, gráficos, artes e ofícios, tanto de mestres de renome mundial, quanto de artistas locais. Algumas das exposições são complementadas com conteúdos multimídia. O museu tem um cinema, uma sala de conferências, uma loja de souvenirs e um café.

Museu e Complexo Etnográfico "Mordovskoe Podvorie"

A inauguração ocorreu em 2012. Considerando que o complexo está localizado em Saransk, pode ser chamado de único: ele se encaixa bem no ambiente urbano. Edifícios típicos dos povos que habitam a república foram recriados no amplo território. Eles são diferentes em estilo e propósito. Áreas verdes são traçadas, caminhos são traçados, há fontes e mini-reservatórios. Antes de visitar, é necessário esclarecer o horário de funcionamento.

Teatro musical com o nome de I. M. Yaushev

Foi fundada em 1935 em Saransk e recebeu o nome atual em 1994. Recebeu o nome do Artista Homenageado da RSFSR, que desenvolveu a ópera na região. O teatro mudou para um novo prédio em 2011. A trupe realiza apresentações baseadas em obras clássicas e também utiliza materiais de autores e compositores locais. Grupos turísticos e participantes de festivais aparecem periodicamente no palco. Há um café "Mask" no teatro.

Monumento "Para sempre com a Rússia"

Instalado em Saransk na Praça da Amizade dos Povos em 1986. Duas figuras femininas estão em uma estela elevando-se sobre os arredores. Eles estão vestindo trajes nacionais que simbolizam a Rússia e a Mordóvia. As mulheres estão segurando um grande espigão de trigo. Escultor - Brodsky, material - bronze. Em 2012, um complexo de fontes apareceu ao lado do monumento, complementando o quadro geral.

Monumento aos estratonautas em Saransk

Instalado em 1963 e dedicado a todos que conseguiram atingir a estratosfera. O motivo da sua criação foi a tragédia de 1934, quando ocorreu uma falha durante a descida, e os estratonautas morreram, e o seu módulo caiu no território da Mordóvia. O monumento é uma estela alta, no topo da qual está um homem com um capacete especial, com o peito esticado e como se estivesse pronto para voar.

Parque de Cultura e Descanso em homenagem a A.S. Pushkin

A sua história começou no século XIX com o desejo de criar uma zona verde numa praça sem nome de Saransk, nomeadamente para plantar árvores. O desenho final do território no parque ocorreu no início do século XX. Lugares notáveis: uma roda-gigante, um monumento a Ushakov, um calendário de flores especial, Pushkin feito de plantas, um zoológico e assim por diante. Há um hotel confortável e um café nas proximidades.

A. Biblioteca Nacional Pushkin

A maior biblioteca da república está localizada em Saransk. Foi inaugurado em 1899. Fundos - mais de um milhão de cópias. Na época da criação, pouco mais de 300 livros foram recebidos aqui. A biblioteca parecia mais uma sala de leitura e depois mudou de direção, expandindo-se gradualmente. Agora, uma cópia de cada edição emitida na Mordóvia fica no repositório da biblioteca.

Museu de A.I. Polezhaev

Trabalha desde 2001 em Saransk e é dedicado ao poeta local. Três corredores são dedicados diretamente a Polezhaev, seu trabalho, seus hobbies e os pertences pessoais do escritor são mantidos aqui. A quarta sala é dedicada a uma coleção dedicada a outros autores locais de vários tamanhos. E o quinto é uma sala de palestras e às vezes um clube de discussão. Como a maioria dos museus, fecha às segundas-feiras.

Parque da Cultura e Resto do Distrito Leninsky

Está localizado em Saransk desde 1978. Os habitantes locais, além do nome oficial, usam mais uma coisa - "Ogarevsky". A área é de cerca de 150 hectares, a maior parte dos quais é um cinturão de floresta. É fresco aqui no verão, mesmo no calor, os veranistas são acomodados à sombra das árvores e perto de pequenos cursos de água. O esqui é popular no inverno. Existem pontos de aluguel do equipamento necessário no território. Um dos símbolos - a roda-gigante - teve que ser removido devido à dilapidação.

Praça da Vitória em Saransk

O nome atual foi atribuído a ele desde 1972. Passeios turísticos: Capela Alexander Nevsky, placa memorial Fuga do Inferno, monumento aos soldados que nasceram na Mordóvia, que caíram durante a Segunda Guerra Mundial, monumento aos heróis da Primeira Guerra Mundial, chama eterna, Museu Memorial das Artes Militares e Trabalhistas de 1941-1945 , Monumento aos Soldados-Internacionalistas. Todos os tipos de eventos são realizados na praça, incluindo os relacionados a 9 de maio.

Museu do depósito de locomotivas em Ruzayevka

Já existe há mais de 40 anos, mas em diferentes formas. Inicialmente, era uma pequena sala com recordações, aos poucos o museu foi crescendo e recebeu o status atual. Em 2006, foi reformulado, o acervo foi colocado em ordem, consistindo principalmente em evidências documentais, fotos e outras exposições originais. Às vezes, os fundos são reabastecidos por cidadãos comuns que trazem para o museu o que consideram apropriado.

Casa-museu "Ethno-kudo" com o nome de V. Romashkin

Inaugurado em 2006 na aldeia de Podlesnaya Tavla. Dedicado ao folclorista Romashkin e seus muitos anos de trabalho. Algumas das salas são reservadas para os pertences pessoais da pesquisadora, que também foi fundadora do grupo folclórico Torama, e outras para a etno-coleção. O museu acolhe um festival anual onde são executadas canções dos povos locais. A exposição pode ser visualizada durante todo o ano, exceto nos finais de semana - segundas-feiras.

Casa-Museu de F.V. Sychkov

Está localizado na vila de Kochelaevo desde 1970. A exposição é composta por objetos pessoais do artista, atributos e decorações típicas das casas da época, bem como obras do mestre. Todos os quartos foram restaurados de acordo com as memórias da esposa de Sychkov, alguns utensílios domésticos foram fornecidos por sua família. Uma coleção separada inclui os prêmios recebidos por Fyodor Vasilyevich, incluindo aqueles para o período de guerra.

Rio Moksha

O comprimento é de 656 km, metade do comprimento total está dentro da Mordóvia. O nome do rio é provavelmente derivado de um dos grupos nacionais que habitaram esta área desde os tempos antigos. As águas calmas permitem que até os turistas novatos viajem ao longo do rio. Ao longo das margens existem centros turísticos, acampamentos para crianças, um sanatório com o mesmo nome. Em alguns assentamentos, por exemplo, em Krasnoslobodsk, as praias são equipadas.

Pin
Send
Share
Send