Ufa tem mais de 400 anos. Portanto, não é surpreendente que haja muitos monumentos interessantes aqui. Alguns dos monumentos são dedicados aos poetas, escultores e artistas nacionais de Bashkir. Todos eles são o orgulho do povo Bashkir.
Outra parte é dedicada a escritores russos e soviéticos, políticos e outras personalidades famosas. Um grupo separado deve incluir os monumentos dedicados aos heróis de guerra, participantes das hostilidades em pontos críticos. Mas recentemente, mais e mais objetos de arte começaram a aparecer, dedicados a alguns eventos interessantes, heróis populares de filmes, profissões. Todos os anos, há mais e mais monumentos semelhantes em Ufa.
Monumentos históricos e modernos de Ufa
Lista dos monumentos mais famosos da cidade.
Monumento a Salavat Yulaev
O monumento foi erguido em 1967 no ponto mais alto da cidade. Este lugar está localizado acima do rio Belaya. O autor do projeto é o famoso escultor Soslanbek Tavasiev e este é o seu melhor trabalho. O monumento é dedicado à famosa figura histórica Salavat Yulaev, que viveu na época de Yemelyan Pugachev. Aqui ele é representado em um cavalo, e a altura da escultura é de cerca de 10 metros. Ferro fundido bronzeado foi escolhido como o material.
Monumento da Amizade
Este monumento foi inaugurado em 1965 nas margens do rio Belaya. Uma escada de granito leva a ele. O monumento é dedicado à anexação de Bashkiria à Rússia. Fabricado em forma de obelisco de granito, que tem uma altura de 35 metros. Existem duas figuras ao lado do obelisco. Eles representam garotas russas e bashkir. O monumento está gravado com palavras sobre a amizade dos Bashkir, povos russos.
Monumento a Mustai Karim
Localizada no centro da cidade. Seu autor é o escultor Andrey Kovalchuk. O monumento é dedicado ao famoso escritor bashkir que escreveu e trabalhou durante a era soviética. A escultura tem cerca de 6 metros de altura. Ela é colocada na água, o que simboliza a continuidade. Em primeiro plano, a figura do poeta olhando para a frente. Atrás dele está uma cascata de páginas com sua história "Long, Long Childhood".
Monumento a Alexandre Matrosov
Instalado no parque. Lenin em 1951. O monumento é dedicado ao herói da Grande Guerra Patriótica, Alexander Matrosov. Instalado em Ufa, desde antes da guerra os Marinheiros viviam nesta cidade. O escultor Leonid Eidlin tornou-se o autor deste projeto. O monumento é fundido em bronze e instalado sobre um pedestal de granito. Sua altura é de 2,5 metros. O herói aqui é definido em altura total e com uma arma nas mãos.
Monumentos para V.I.Lenin
Localizado no cruzamento das ruas Lenin e Kommunisticheskaya no parque Lenin. O grande político e revolucionário está aqui representado sentado. Está instalado em um pedestal alto de granito. Uma estela simbólica com um globo está instalada atrás do monumento. Uma versão atualizada da escultura foi instalada em 2011.
Monumento aos Heróis da URSS Alexander Matrosov e Minnigali Gubaidullin
Este monumento foi inaugurado em 1980. É dedicado ao duplo feito de Alexander Matrosov e Minnigali Gubaidullin. É um obelisco de 25 metros com retratos desses heróis. A chama eterna é colocada diante dele. O monumento é feito de granito vermelho. Seus autores são o arquiteto G. Lebedev, os escultores L. Kerbel e N. Lyubimov.
Monumento a Zagir Ismagilov
O monumento foi inaugurado em 2008 ao lado do Teatro State Opera e Ballet na Praça do Teatro. Zagir Ismagilov, um famoso compositor bashkir, foi o primeiro reitor da Academia de Artes de Ufa. A escultura é feita na forma de um compositor sentado em uma cadeira com um kurai de junco na mão. Um momento de inspiração criativa é capturado aqui. O monumento é construído em bronze, instalado sobre um pedestal de granito e cercado por uma cerca de metal.
Monumento ao zelador
Foi instalado em 2007 na Avenida Oktyabrya. O monumento é feito de bronze. Seu autor é o escultor Halit Galiullin. A escultura é de corpo inteiro. E é um zelador de corpo inteiro. Nesse momento, ele varre a rua. Segundo o autor, esta é uma imagem coletiva.
Monumento aos Trabalhadores da Frente Interna
Este monumento foi inaugurado na capital de Bashkiria em 2015 no Victory Park. É dedicado aos trabalhadores da frente interna que deram uma grande contribuição para a vitória sobre os invasores alemães. É uma composição de várias figuras que mostram: siderúrgico, petroleiro, operário, costureira, produtor de grãos. Um baixo-relevo com seus produtos está instalado nas proximidades. E acima está a Ordem da Vitória.
Monumento aos Heróis da Revolução de Outubro e da Guerra Civil
O monumento foi erguido em 1975 na Rua Oktyabrya. O autor deste projeto é o escultor L. Kuznetsov. É uma composição de várias figuras: um ferreiro, um soldado do Exército Vermelho, um camponês, um soldado idoso ferido, que três outros soldados estão tentando proteger. O monumento é feito de bronze e tem cerca de 12 metros de altura.
Monumento a V.V. Mayakovsky
O monumento foi erguido no território do parque. Mayakovsky em 1960. Artista do Povo da URSS A. Kibalnikov tornou-se seu autor. É dedicado ao grande poeta e é uma das principais atrações desta cidade. O monumento é feito em altura total e instalado sobre um pedestal alto.
Monumento a Mazhit Gafuri
O monumento está localizado em frente ao prédio do Teatro Acadêmico de Drama, que também leva o nome de Mazhit Gafuri. Foi fabricado e instalado em 1978. Os autores do projeto são o escultor L. Kerbel, o arquiteto L. Khikhlukha. Dedicado a Mazhit Gafuri, que é um escritor e poeta nacional. Aqui, o escritor é retratado sentado em uma cadeira. Seu olhar pensativo é direcionado para a distância.
Monumento a S. T. Aksakov
Este monumento foi erguido em homenagem ao 100º aniversário do escritor em 1959. O monumento foi criado pelo escultor T. Nechaeva, arquiteto V. Kondrashkov. Sergei Aksakov é um grande escritor e crítico russo. Ele passou sua infância em Ufa. Afinal, havia uma propriedade da família aqui. Provavelmente foi aqui que ouviu contos de fadas, histórias que mais tarde ajudaram o escritor a criar o conto de fadas "A Flor Escarlate".
Avião-monumento MiG 19P
Este monumento foi inaugurado no pátio da Universidade de Aviação na Rua Karl Marx em 1974. Este é um avião real, que é o primeiro caça interceptador supersônico soviético. A aeronave foi lançada em 1956. Antes de subir no pedestal, ele fez 1.033 voos. E o último vôo foi feito em 1967.
Monumento a A.K.Mubaryakov
Este monumento está localizado no parque a eles. Lenin perto do monumento a Alexander Matrosov. Foi instalado em 2013. Dedicado ao famoso ator Bashkir Arslan Mubaryakov. Ele trabalhou por muito tempo no teatro acadêmico. O monumento é feito em altura total, e atrás da figura está uma parte da cortina do teatro. Fabricado em bronze e instalado sobre um pequeno pedestal de granito.
Monumento a Maxim Gorky
Ele está localizado não muito longe da Praça Sovetskaya, em frente ao ginásio número 3, que também leva o nome do grande escritor Maxim Gorky. Aqui ele é retratado em toda a sua altura, ele tem uma bengala nas mãos e seu olhar sonhador está voltado para a distância. O escritor visitava Ufa com frequência e trabalhava ativamente aqui. O monumento é de gesso, forrado a bronze e instalado sobre um pedestal de granito.
Monumento a N.F. Gastello
Esta escultura está localizada no parque com o mesmo nome em Ufa. Foi instalado em 1985. É dedicado a Nikolai Gastello, Herói da União Soviética, que realizou um feito durante a Grande Guerra Patriótica, enviando seu avião para o comboio inimigo. O autor do projeto é A. Panov. O monumento é feito de granito preto e representa a figura de um herói em tamanho natural. O pedestal sobre o qual está instalado também é de granito.
Monumento a F.E.Dzerzhinsky
Situa-se no centro da praça com o mesmo nome, junto ao edifício que anteriormente albergava o KGB.O monumento foi inaugurado em 1987 em homenagem ao 70º aniversário da Revolução de Outubro. Seu autor é o artista plástico Albert Charkin. O monumento é fundido em bronze. Dzherzhinsky, que era um famoso estadista, presidente da Cheka, foi feito aqui em altura total e instalado sobre um pedestal de granito.
Monumento a Miftakhetdin Akmulla
O monumento foi inaugurado em 2006. Programado para coincidir com o 175º aniversário do grande poeta e pensador Miftahedin Akmulla. Foi instalado em frente à Universidade Pedagógica Estadual. Este é um trabalho conjunto do arquiteto Damir Magafurov e do escultor Vladimir Dvornik. O monumento é fundido em bronze. Aqui o poeta senta-se em uma pedra e olha sonhadoramente ao longe, e dois jovens estão ao lado dele e o ouvem com atenção.
Monumento a F. Chaliapin
Instalado ao lado da Academia Estadual de Artes, onde este lendário cantor fez sua estreia no final do século XIX. Foi aqui que começou a sua carreira artística. A escultura foi instalada em 2007. É feito de mármore e é uma obra conjunta do artista R. Khasanov e do arquiteto K, Donguzov. Aqui o cantor é retratado em sua juventude, no início de sua carreira. Portanto, seu olhar está cheio de expectativa.
"Mãe em luto"
Instalado em 2003 na Rua Komarova perto do Parque Vitória. Este é um projeto do escultor N. Kalinushkin. E o memorial é dedicado a todos os soldados que morreram em "pontos quentes", que são naturais de Ufa. A base do monumento é o contorno da casa, no centro da qual está a figura da mãe. Ela cobriu o rosto com as mãos e lamenta a perda de seu filho. Nas estelas próximas estão esculpidos 685 nomes de homens mortos que deram suas vidas pela paz.
Monumento a A.S. Pushkin
Foi fabricado em 1938. Inicialmente, o monumento estava localizado no beco Pushkin da praça, que fica próximo ao Teatro de Ópera e Ballet. Na década de 1970, foi transferido para um local especialmente preparado em frente à Casa do Ator. No momento, ele está localizado em Pushkinskaya Alley, próximo ao terceiro prédio do USATU. O autor é o escultor V. Domogatsky. E este monumento é feito de concreto. É um pequeno busto montado sobre um pedestal.
Monumento a M. Kalinin
Este monumento foi erguido em 1973 no início do parque cultural e recreativo com o mesmo nome. Feito em altura total e instalado sobre um grande pedestal de granito. O monumento é dedicado ao famoso estadista da era soviética. Infelizmente, tanto o monumento quanto o parque estão em ruínas. E perto da própria escultura há um anel de bonde.
Monumento às Vítimas da Repressão Política
O monumento foi inaugurado da mesma forma em 2000 no parque do 50º aniversário da Vitória. Este é o trabalho do escultor Yu Soldatov e do arquiteto L. Dubinsky. É uma escultura em bronze em forma de mãe com filho, instalada sobre um pequeno pedestal de granito. Atrás dele há uma estela com 6 metros de altura. É feito de pedra da Carélia. A estela tem uma inscrição comemorativa nas línguas russa e bashkir. Há flores frescas aqui quase o tempo todo.
Monumento a um soldado da Grande Guerra Patriótica
O monumento foi erguido no parque em frente à loja de departamentos Kalininsky. Sua altura é de cerca de 6 metros. O monumento é feito de concreto armado e coberto com pintura de bronze. Dedicado a todos os veteranos da Grande Guerra Patriótica. Esta escultura retrata um soldado sentado em um banco que voltou recentemente da guerra. Ele está vestido com uma túnica e um boné de guarnição.
"Casa da marta"
Esta escultura foi inaugurada em 2010 no Dia da Família, Fidelidade e Amor. É feito de bronze. Seu autor é o escultor Halit Galiullin. A escultura é dedicada à marta. Ela é o símbolo oficial da cidade de Ufa. Mas também é um símbolo do lar. O monumento é uma árvore que serve de pedestal sobre a qual se encontra a casa. Duas martas vivem aqui. Um deles é retratado em uma árvore e o outro parece fora da casa. Recém-casados costumam vir aqui.
Monumento aos agrimensores
Em 2016, este monumento foi inaugurado solenemente ao lado do prédio do Cartório de Registro do Estado na rua Krupskaya. O autor do projeto é Halit Galiullin. O monumento foi feito em bronze e instalado sobre um pequeno pedestal de granito. É dedicado ao trabalho de agrimensores que fazem mapas, realizam os cálculos necessários para descrever o terreno. A escultura representa dois agrimensores trabalhando.
"Abra o livro"
Instalado em 2014 no jardim público Gafuri. Dedicado a todos, independentemente da idade, que são atraídos pelo conhecimento. Esta escultura mede 3x5 metros. Instalado em um pequeno pedestal. É um livro aberto no qual poemas do famoso poeta nacional Mazhit Gafuri são escritos nas línguas bashkir e russa.
"Três parafusos"
O monumento está localizado no centro da cidade, em um beco próximo à Biblioteca Nacional. Foi instalado em 2013. Este monumento é uma espécie de símbolo da cidade. Afinal, a palavra Ufa em bashkir é muito semelhante a "três parafusos". Portanto, três bolas são mostradas aqui, que se parecem visualmente com parafusos. Este é um dos locais preferidos dos jovens, visto que existem várias universidades nas proximidades.
Beco da escultura moderna "ArtTerria"
Sua inauguração ocorreu em 2016. O beco está localizado no centro histórico da cidade, próximo à Biblioteca Nacional. Esta composição inclui 13 esculturas de diferentes autores. 6 países do mundo estão representados aqui: Rússia, Japão, França, Geórgia, Bulgária, Coréia do Sul. Tema geral: “Rússia. Espaço euro-asiático: civilização e cultura ”.