30 monumentos principais do Kurgan

Pin
Send
Share
Send

A cidade de Kurgan, chamada de capital dos Trans-Urais, é rica em monumentos de patrimônio histórico e cultural. No total, a cidade possui mais de uma centena de objetos de importância cultural incluídos na lista regional. 4 deles pertencem à lista de importância federal. Isso inclui museus, teatros, edifícios históricos, monumentos e monumentos memoriais.

Um grande número de monumentos escultóricos estão localizados em Kurgan. São monumentos em homenagem aos heróis da Grande Guerra Patriótica e da Guerra Civil, e monumentos a nativos famosos da região que trabalharam em tempos de paz. A cidade é famosa por suas esculturas de paisagismo, principalmente de A. Kozyrev. Muitos memoriais foram abertos na década de 2000. Por exemplo, um monumento ao fundador da cidade Timofey Nevezhin, ou as composições escultóricas "Infância" e "Pais".

Monumentos históricos e modernos de Kurgan

Lista dos monumentos mais famosos da cidade!

Monumento a V.I.Lenin

O monumento está localizado na praça central de Kurgan. Esta é uma figura de bronze de corpo inteiro de V. Lenin, obra do escultor V. Egorov. Ele é instalado em um pedestal de mármore feito especialmente na fábrica de Leningrado. A altura da figura é de 6 metros, e junto com o pedestal - 13,5 metros. O monumento foi instalado em 1969. Atualmente é listado como patrimônio cultural regional.

Obelisco em homenagem à vitória do povo soviético na Segunda Guerra Mundial

Este obelisco está localizado no cruzamento das ruas Pushkin e Volodarsky, em frente ao museu de história local da região de Kurgan. O monumento foi colocado em 1965. Cápsulas com o solo das cidades heróicas da URSS - Moscou, Stalingrado, Minsk, Kiev e outras - são cavadas a seus pés. O obelisco alto é feito de granito e aço inoxidável. As figuras das bandeiras a meio mastro têm gravadas as palavras "Ninguém é esquecido, nada é esquecido."

Memorial "Parede da Memória"

O monumento foi criado em 2005 pelo arquiteto L.A. Kuznetsova. É uma parede de tijolos dividida em segmentos. Ele contém placas de metal com os nomes dos residentes de Kurgan que morreram durante a Grande Guerra Patriótica. Na parte central - a composição "Sino Memorial".

Monumento aos Dezembristas

Este monumento está localizado no Jardim da Cidade, não muito longe da Catedral Alexander Nevsky. É dedicado aos participantes do levante dezembrista que serviram no exílio em Kurgan em 1830-1857. Esta é uma placa memorial com os nomes dos dezembristas exilados gravados em uma placa de mármore. É decorado com um painel de mosaico com a imagem simbólica de um livro e uma pena de ganso. Esta é uma homenagem de gratidão dos residentes de Kurgan pelas atividades educacionais dos dezembristas.

"Pais"

A escultura foi inaugurada na véspera do Dia das Mães em 2007. Estas são as figuras de bronze de um marido feliz e uma esposa grávida dançando. Uma mulher segura uma maçã nas mãos - um símbolo de amor e felicidade conjugal. As figuras têm 2,5 metros de altura. Uma tradição foi estabelecida entre os residentes de Kurgan de visitar este monumento após o casamento. Casais apaixonados também o procuram. Acredita-se que a escultura traz felicidade à família.

Monumento a Natasha Argentovskaya

Este é um monumento em homenagem a N. Argentovskaya, um participante da luta revolucionária em Kurgan. Ela morreu como resultado de tortura em 1919, durante a ocupação de Kurgan pelas tropas do Corpo da Tchecoslováquia. Em 1961, em homenagem a seu feito, um monumento foi erguido na forma de um membro do Komsomol com um pacote de proclamações em sua mão levantada. Em 2013, o monumento foi restaurado.

Monumento a M.S.Shumilov

Um busto de bronze do Coronel-General M. Shumilov, Herói da União Soviética, foi instalado em 2010 na Rua Pushkin, à direita do Museum of Local Lore. Este é um nativo da região de Kurgan, que demonstrou repetidamente coragem e heroísmo durante o comando das tropas durante a Grande Guerra Patriótica. Ele participou de batalhas importantes como a defesa de Leningrado e a Batalha de Stalingrado. O monumento foi criado durante os eventos comemorativos do 65º aniversário da Vitória.

"Zero quilômetro"

A placa simbólica do "zero quilômetro" e do início das estradas foi instalada em Kurgan para o 333º aniversário da cidade. Ele está localizado perto da base das escadas da principal estação de correios da cidade. A composição inclui um posto fronteiriço com o número "0" e uma figura de bronze de um carteiro com uma mala. Há a crença de que, se você fizer um desejo tocando na bolsa de um carteiro, com certeza ele se tornará realidade.

Monumento a L. B. Krasin

Este é um monumento em homenagem ao notável político soviético L. Krasin. Ele era um aliado de Lenin, ocupou os cargos de Comissário do Povo para a Indústria, Comércio e Ferrovias. A base do monumento é estilizada como um quebra-gelo, também com o nome de Krasin. O monumento foi inaugurado em 1978 e fica no início da rua de mesmo nome, às margens do rio Tobol.

Monumento a Timothy Nevezhin

Timofey Nevezhin é o fundador da cidade de Kurgan. Anteriormente, seu monumento já estava instalado na cidade, mas até o momento não sobreviveu, pois era feito de materiais provisórios. O monumento moderno é feito de bronze e é uma estátua de bronze de corpo inteiro de Timofey Nevezhin. Foi inaugurado em 2017 e instalado na Praça da Estação Ferroviária. O autor é O. Krasnosheina, natural de Kurgan.

"Brasão de armas da cidade de Kurgan"

A imagem decorativa do brasão de Kurgan está instalada em frente ao monumento ao fundador da cidade. Este é um brasão de metal forjado, na base do qual está gravada a inscrição: "À vida, Kurgan". Foi erguido na primavera de 2017, em preparação para a inauguração do monumento a Timóteo Nevezhin. Junto com o monumento, forma uma única composição semântica.

"Nika, a Vencedora"

A escultura foi instalada em 1985, no aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica. A figura de Nike, a deusa da vitória, alardeando a buzina está colocada em um pedestal alto e parece pairar sobre a cidade. O projeto deveria complementar o monumento com as figuras de um soldado, um trabalhador e um agricultor coletivo - em memória da contribuição comum para a Vitória. No entanto, o monumento permaneceu inalterado. A praça onde está localizada foi renomeada para Praça dos Vitoriosos em 1997.

Monumento a T. Maltsev

T. Maltsev é natural da região de Kurgan, duas vezes Herói do Trabalho Socialista. Ficou famoso por suas atividades como cientista-criador, inovador na agricultura. O monumento é uma imagem escultural de Timofey Maltsev caminhando pelo campo com três espigas de milho nas mãos. O monumento foi inaugurado em 2015, no 120º aniversário do nascimento de T. Maltsev.

Monumento a G. Ilizarov

O monumento ao famoso cirurgião ortopédico, inventor de métodos únicos de tratamento G. Ilizarov foi erguido em 1994. Ele está localizado perto do prédio do "Centro Ilizarov" - o Centro Russo de Pesquisa em Ortopedia e Traumatologia Reconstrutiva. Esta é a figura de um médico com o famoso aparelho de sua própria invenção nas mãos. Há outro monumento a Ilizarov em Kurgan - um carro genuíno que o cirurgião dirigiu. Também está instalado próximo ao centro científico de traumatologia.

Monumento aos policiais que morreram no cumprimento do dever

O memorial foi inaugurado em 2016 e está localizado no parque próximo à Filarmônica de Kurgan. A figura simbólica de um funcionário do interior, uniformizado, com escudo e espada nas mãos, personifica a lealdade ao dever. O monumento foi criado com doações de veteranos e policiais, além de moradores de Kurgan e da região.

Monumento a animais experimentais

A figura de bronze de um cachorro está instalada em um jardim público próximo ao centro de Ilizarovsky. A legenda diz "Eles servem à ciência". O protótipo era o cão no qual o aparelho de Ilizarov foi testado pela primeira vez. Uma foto real dela foi usada para criar a escultura. O monumento foi inaugurado em novembro de 2012 e tem como objetivo relembrar os méritos aos animais de laboratório.

"Infância"

A composição escultural foi inaugurada no Parque Infantil Kurgan no Dia das Crianças - 1º de junho de 2012.É feito na forma de figuras de bronze de um menino e duas meninas, que estão dando voltas em círculos, de mãos dadas. A escultura foi criada por iniciativa e com doações do Fundo de Proteção Materno-Infantil.

Monumento a P. Vereshchagin

O monumento ao herói do filme "Sol Branco do Deserto" Pavel Vereshchagin foi erguido perto do prédio da alfândega Kurgan. Esta é uma imagem simbólica de um funcionário da alfândega honesto que se sacrifica ao cumprir seu dever. O dinheiro para a criação do monumento foi recolhido com os fundos pessoais dos funcionários da alfândega, e por sua iniciativa em 2007 o monumento foi inaugurado.

Monumento à locomotiva a vapor FD20-2697

Esta é uma locomotiva a vapor de 1939, instalada na "parada eterna" como um monumento ao trabalho dos ferroviários de Kurgan durante a Grande Guerra Patriótica. Ele também personifica a contribuição dos funcionários da ferrovia para a construção e restauração da região de Kurgan no pós-guerra. O monumento foi erguido em 1980 na Praça da Estação Ferroviária da cidade.

Monumento a D. Smolin

O monumento de bronze ao industrial e filantropo, cidadão honorário de Kurgan D. Smolin, foi erguido em 2000. Ele está localizado em frente à antiga destilaria, que também pertenceu a Smolin. Agora, no prédio da antiga gestão da destilaria é a gestão da planta de JSC "Kurganrozhzhi". O edifício histórico foi restaurado e existe um parque nas proximidades, onde o monumento foi erguido.

"Aos soldados que morreram nas guerras locais"

O monumento aos nativos do Território Kurgan, que morreram em guerras e conflitos locais, foi inaugurado em 2000. Esta é uma figura de bronze de um soldado ferido caindo. Os nomes de 205 militares e oficiais que morreram nas guerras da segunda metade do século 20 estão gravados nas lajes ao pé do monumento. Perto dali, a Chama Eterna está queimando em homenagem à façanha dos soldados caídos. Em 2018, o monumento e a praça onde se encontra foram reconstruídos e reabertos.

Monumento a Kolya Myagotin

A inauguração do monumento ocorreu em 1962. Este é um monumento em homenagem ao herói pioneiro Kolya Myagotin, natural da vila de Kolesnikovo, na região de Kurgan. Ele é considerado um pioneiro que repetiu o destino de Pavlik Morozov - ele foi morto por denunciar o roubo de grãos da fazenda coletiva por seus punhos. No período pós-soviético, essa versão foi repetidamente criticada. O assunto da polêmica era o texto da placa - "Herói pioneiro Kolya Myagotin, morto brutalmente por punhos". No momento, esta placa não está no monumento. Foram feitas tentativas de desenvolver um novo texto. Agora no monumento há uma pequena inscrição "Pioneer Kolya Myagotin".

"Lendo meninas"

Esta é uma composição escultural de A. Kozyrev, cujo nome oficial é "Namoradas". Gradualmente, no entanto, os habitantes de Kurgan a renomearam como "The Reading Girls". Segundo a lenda, os protótipos das meninas eram verdadeiras moradores da cidade, que o escultor viu sentadas ao lado de um livro. Agora a escultura precisa ser restaurada, mas ainda é uma das composições preferidas dos habitantes da cidade.

Monumento a D.M. Karbyshev

O monumento está localizado no pátio do colégio interno nº 17. Representa a figura de D. Karbyshev, que, pensando, debruçou-se sobre os mapas das operações militares. Na parte frontal do pedestal, as imagens dos prêmios do herói estão gravadas. O monumento foi criado em 1975, projetado pelo escultor A. Kozyrev, e instalado às custas de professores e alunos da escola nº 17, conquistados em subbotniks.

Monumento a A. Matrosov

A escultura do herói da Grande Guerra Patriótica A. Matrosov foi instalada no início da Rua Gvardeyskaya. Esta é uma estátua de corpo inteiro de um guerreiro, com a mão erguida em um gesto de saudação. O monumento foi criado em 1987 com base nos esboços do escultor G.P. Levitskaya. Ele serve como um lembrete da façanha de A. Matrosov, que se sacrificou no campo de batalha.

Monumento a A.D.Sazonov

O busto de A. Sazonov, Cientista Homenageado da Federação Russa, está localizado próximo ao prédio da Universidade Estadual de Kurgan. A escolha do local não é acidental - A. Sazonov foi reitor desta universidade de 1968 a 1995, quando a universidade ainda se chamava Instituto Pedagógico de Kurgan. O monumento foi inaugurado em maio de 2017.

"Tanque T-34"

Este é um monumento em homenagem ao regimento de tanques de treinamento Kurgan, que foi formado durante a Segunda Guerra Mundial. O número "25" na lateral do tanque denota o número de série do regimento de treinamento. O tanque foi montado pelos trabalhadores da fábrica de tratores de rodas da T-34 peças. Algumas peças estavam faltando, então elas foram substituídas por outras semelhantes do T-55. Em 1985, o monumento foi erguido em um pedestal de concreto no início da rua Koli Myagotin.

"Zauralites - Heróis da União Soviética"

Uma estela memorial com os nomes dos habitantes da Trans-Ural, agraciada com o título de Herói da União Soviética, foi inaugurada no Dia da Vitória - 9 de maio de 1985. Inicialmente, havia 98 nomes na estela. Mais tarde, também incluiu os nomes dos titulares da Ordem da Glória e mais 15 nomes dos Heróis da União Soviética que nasceram nos Trans-Urais. O memorial está localizado no centro de Kurgan, na rua Volodarsky.

Monumento às Vítimas da Repressão Política

Esta é uma lápide simbólica em memória dos habitantes do Território Kurgan que morreram durante os anos de repressão stalinista. No total, 788 mil pessoas sofreram, das quais 363 mil crianças, idosos e mulheres. O autor do projeto é M.L.Shangin, prisioneiro do GULAG de 1937 a 1958. O monumento foi criado por iniciativa da sociedade "Memorial" com doações dos moradores de Kurgan e recursos da prefeitura.

Monumento a D.E.Pichugin

Em Kurgan existem dois monumentos ao herói da guerra civil D. Pichugin. O primeiro foi criado pelo escultor A. Kozyrev e inaugurado em 1959 no parque próximo à policlínica da Diretoria de Assuntos Internos na rua Koli Myagotin. O segundo está localizado no parque perto do cinema Mir na Gagarin Street e foi construído às custas dos membros do Komsomol de Kurgan. Seus autores são S. Goloshchapov e B. Voropai. Ambos os monumentos estão incluídos na lista do patrimônio cultural da região.

Pin
Send
Share
Send