Sochi é uma popular cidade turística, que se tornou ainda mais popular entre os turistas após os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. O legado das Olimpíadas ainda atrai a atenção dos visitantes da cidade - são modernas estações de esqui e o Parque Olímpico com as famosas fontes cantantes. Todos os anos, milhares de fãs vêm a Sochi para assistir a corridas de automóveis na pista do Autódromo de Sochi ou competições realizadas nos complexos de Krasnaya Polyana.
Sochi é cercada por vegetação. Existem muitos parques equipados - Primorsky, Yuzhnye Kultury, Riviera. Mas a área verde mais importante e impressionante é o arboreto com uma coleção de plantas de todo o mundo e o Parque Nacional de Sochi. A poucos quilômetros da cidade existem muitos lugares naturais interessantes - Monte Akhun, cachoeiras Agursky, um bosque de buxo de teixo.
Os lugares mais interessantes e bonitos
Lista, foto com nomes e descrições dos pontos turísticos mais procurados da cidade.
Estâncias de esqui em Krasnaya Polyana
O aglomerado de montanhas reúne várias instalações desportivas - um complexo para esquiadores e biatletas "Laura", uma área de salto de esqui "colinas russas", uma área de trenó "Sanki". E também três estações de esqui - GTZ Gazprom, a estação de mesmo nome com o nome da vila - Krasnaya Polyana e Rosa Khutor. Vários teleféricos foram construídos, incluindo o Mountain Carousel. Você pode subir até o Pico do Rosa - o mirante mais alto, a uma altitude de 2.320 metros.
Parque olímpico
Construído como preparação para as Olimpíadas de 2014. Na planície de Imeretinskaya existem instalações esportivas - arenas, palácios de gelo, estádios. Após as Olimpíadas, shows, shows, torneios e competições e eventos festivos passaram a ser realizados no parque. Muitos hóspedes da cidade costumam olhar para o moderno complexo esportivo, que é conveniente e com excelente infraestrutura - hotéis, cafés, proximidade com o litoral e centros de entretenimento.
Leia sobre todos os principais lugares da região: as principais atrações do Território Krasnodar.
Parque Nacional de Sochi
A maior parte do parque, com uma área de 190.000 hectares, é coberta por florestas. Os turistas podem visitar uma zona com uma área de 13.000 hectares. A singularidade do parque é a combinação de zonas naturais em seu território. Existem plantas subtropicais, picos de montanhas cobertas de neve, rios de montanha e paisagens com plantas relíquias. Os turistas podem ver centenas de cachoeiras de até 72 metros de altura, antas antigas, nascentes de água mineral e um arboreto.
Arboreto de sochi
O oásis de arte paisagista ocupa uma área de 50 hectares. Aqui estão as plantas coletadas de todo o mundo. Muitos turistas se esforçam para ver a coleção exclusiva e apreciar o esplendor do projeto paisagístico. Foram plantados 24 tipos de palmeiras, 80 tipos de carvalhos, 76 tipos de coníferas, ciprestes e plantas raras da região subtropical. Existe um aquário, um exotarium, um roseiral, um lago com pelicanos, cegonhas e garças. Um teleférico passa pelo parque.
Aterro Central de Sochi
Um local preferido para caminhadas por visitantes e moradores da cidade. Cafés, entretenimento, boates, lojas de souvenirs, atrações - é sempre lotado e animado aqui. O aterro é de azulejos, plantado com palmeiras e arbustos luxuosos. Passeios turísticos - o Teatro de Inverno, a rotunda e as esculturas de seus heróis estão instalados no local de filmagem do episódio do filme The Diamond Hand. O parque aquático Farol está localizado na área da praia.
Torre de observação no Monte Akhun
O Monte Akhun se eleva acima da área verde a uma altura de 663 metros. A torre de observação oferece uma bela vista panorâmica de Akhun, as Rochas Eagle, Sochi e o Mar Negro. O próprio edifício foi construído em estilo românico em 1936 por ordem de Stalin. A torre tem um chá e restaurante, lojas de souvenirs. Há uma estrada ao longo da montanha, mas a última subida de 30 metros deve ser vencida a pé.
Aterro de Imeretinskaya
Ele está localizado no sul de Adler e tem um comprimento de 7 km. Construído em 2014. De um lado estão os hotéis, do outro - a praia. O calçadão possui áreas para pedestres e ciclistas. O aterro oferece uma vista maravilhosa das montanhas cobertas de neve do Cáucaso no inverno e do belo mar no verão. A famosa fonte dos estádios olímpicos é perfeitamente visível a partir dele. Muitos restaurantes locais e locais de entretenimento.
Parque de diversões Sochi-Park
Um popular parque de diversões projetado no estilo dos contos folclóricos russos. O complexo do hotel no parque se assemelha a um palácio mágico. A área do parque tem mais de 20 hectares, são dezenas de atracções inusitadas feitas por empresas europeias no seu território. Os passeios mais populares são o escorregador Zmey Gorynych extremo, a montanha-russa Quantum Leap, a torre em queda livre Firebird de 65 metros de altura.
Terminal marítimo e porto
A construção do terminal marítimo é uma das mais reconhecidas em Sochi. O edifício monumental com uma torre alta foi erguido em 1955. A torre de 74 metros de altura é decorada com esculturas e uma colunata. O design de interiores é feito com faiança, moldagem de estuque, mosaicos. A ampliação do porto em preparação para as Olimpíadas melhorou a infraestrutura da estação. Os hóspedes de navios de cruzeiro podem visitar lojas da moda, cafés e restaurantes no porto.
Estância balneológica "Matsesta"
Um resort durante todo o ano, o principal fator terapêutico em que é o uso de água de ácido sulfídrico medicinal. Ao longo dos anos de existência do resort, foram realizados mais de 200 milhões de procedimentos - banhos com água mineral, fangoterapia, bandagem corporal. Climatoterapia e fisioterapia são utilizadas. Os edifícios de "Matsesta" estão elegantemente decorados no estilo do Império Estalinista. As excursões são realizadas no território do resort.
Atrativos naturais de Sochi
A cidade de Sochi e seus arredores são um local de atração para os amantes da natureza. Muitos lugares bonitos estão concentrados no Parque Nacional de Sochi, que são cachoeiras, rios de montanha, desfiladeiros, panoramas pitorescos.
Monte Akhun
Uma das atrações naturais mais populares de Sochi. Há um objeto icônico nele - uma torre de observação, cercada por lojas de souvenirs, quiosques com infusões de ervas e bálsamos. Um dos objetos misteriosos é o restaurante fantasma, que está associado a muitas lendas místicas. No topo da montanha existe uma roda-gigante, da qual se avista a beleza do Vale do Imereti, com 70 km de diâmetro.
Bosque de teixo
Um sítio natural único na reserva da biosfera im. Shaposhnikov. Em uma área de 30 hectares, existem florestas remanescentes que cobriam o território há vários milhões de anos. As árvores mais antigas têm cerca de 2.000 anos. Entre as dezenas de espécies de árvores, o teixo de baga e o buxo sempre-verde Colchis são especialmente distinguidos. A paisagem do arvoredo é complementada por quebras de rocha, flores de cogumelos de zonas tropicais, rios de montanha.
Cachoeira Polikarya
A cachoeira, de 70 metros de altura, é única pela presença de neve e geleiras em suas corredeiras mesmo nos meses de verão. Possui várias etapas. Você pode chegar lá por via aérea - de teleférico ou a pé. A trilha é longa, mas os turistas costumam escolhê-la por causa de sua beleza natural e fascínio. Ao mesmo tempo, o trajeto até a cachoeira é seguro e não exige nenhum treinamento físico especial, há um pequeno café no caminho.
Sochi é um tesouro de cachoeiras, recomendamos: as mais belas cachoeiras de Sochi.
Rochas águia
Visitar as falésias é uma atividade popular entre os amantes de atividades ao ar livre em meio à natureza pitoresca. As rochas têm 371 metros de altura. Às vezes são chamados de brancos por causa de sua cobertura de arenito amarelo e calcário de cor clara. Existem muitas trilhas para caminhadas entre as rochas. Alguns deles levam não apenas através das Rochas da Águia, mas também incluem visitas a cavernas cársticas e cachoeiras Agursky. A escalada nas rochas leva cerca de uma hora.
Desfiladeiro Navalishchenskoe
Faz parte do cume Akhunsky. Localizado junto ao rio Khost. O comprimento total da garganta é de 1,5 km, a profundidade é de cerca de 400 metros. Ao visitar o desfiladeiro, o turista tem interesse em nadar no rio Khost em meio às paisagens rochosas, além de inspecionar plantas relíquias. Perto do desfiladeiro há um restaurante e um complexo de banhos russos. Uma caminhada na garganta pode ser combinada com um passeio pela fortaleza Khosta, a 5 km dela.
Cavernas de Vorontsov
Cavidade cárstica, uma das mais longas do Território de Krasnodar. A estrutura inclui as cavernas Boar Proval, Labyrinth e Dolgaya. Eles são todos conectados por túneis. O comprimento total dos túneis das Cavernas de Vorontsov é de 11.720 metros. 14 entradas para as cavernas estão localizadas a uma altitude de 700 metros. Nas grutas e corredores existem estalactites e estalagmites com vários metros de comprimento. Os corredores estão equipados com iluminação e escadas, existe um guia.
Cachoeiras Agursky
Há uma trilha de caminhada que leva a três grupos de cachoeiras, parte das quais é cortada na rocha. Na cachoeira inferior de dois estágios, a água cai de uma altura de 18 e 12 metros. Uma longa escada leva às cachoeiras do meio, a subida é de cerca de 500 metros. A mais popular é a cachoeira superior. Jatos de um poderoso riacho caem de uma altura de 20 metros. Você pode nadar nas cachoeiras e na fonte do Diabo do cânion Agur.
33 cachoeiras
Localizado no desfiladeiro do riacho Dzhegosh. As cachoeiras parecem especialmente impressionantes durante os períodos de cheia - na primavera e no início do verão. Você pode visitá-los com um grupo de excursão organizada e por conta própria. As cachoeiras contam com deck de madeira com corrimão e vestiário. Muitos passeios incluem não apenas uma caminhada até as cachoeiras, mas também uma visita ao dolmen Volkonsky, auls dos circassianos, um show dos montanheses.
Desfiladeiro Svir
O desfiladeiro rochoso está localizado perto da aldeia de Lazarevskoye. Formado pelo pequeno mas poderoso rio de montanha Svirka. Em seu caminho ao longo do desfiladeiro, forma muitas cachoeiras e riachos. A temperatura da água nos matagais não passa de 15 graus, mas há quem queira nadar neles. Caminhar pelo desfiladeiro pode parecer assustador - há descidas e subidas íngremes. Além disso, a trilha é equipada com pontes e escadas.
Espetáculos e entretenimento em Sochi
O descanso em Sochi é sempre um passatempo ativo e espetáculos emocionantes.
Fontes cantantes no Parque Olímpico
O protótipo das fontes durante a criação do projeto foi o Pássaro de Fogo do folclore russo. Este é um dos locais mais impressionantes e significativos do Parque Olímpico. A fonte é feita na base da tigela da chama olímpica. O diâmetro da tigela da fonte é de 100 metros. 264 canhões lançam jatos de água a uma altura de 30 a 70 metros. O show diário de fontes com duração de uma hora ao som de clássicos russos reúne centenas de turistas.
Skypark AJ Hackett Sochi
Único parque de aventura em arranha-céus desse formato no país. Sua principal característica é uma ponte pedonal com 439 metros de comprimento, colocada sobre o desfiladeiro de Akhshtyr. Da altura da ponte de 207 metros, uma vista maravilhosa da costa do Mar Negro e da Cordilheira do Cáucaso se abre. O parque está equipado com diversas áreas para bungee jumping, trolls que desenvolvem uma velocidade de até 120 km / h a uma altitude de 200 metros, balanços com swing de até 500 metros.
Sala de concertos "Festival"
Situa-se no centro da vida cultural da cidade, rodeada de pensões e hotéis. É construído na encosta da ravina turca entre a pitoresca natureza tropical ao ar livre. O corredor se assemelha a edifícios antigos. O anfiteatro tem capacidade para 2.500 espectadores, cada assento oferece uma bela vista do palco, assim como do Mar Negro. Artistas populares russos e estrangeiros atuam aqui.
"Circuito de Sochi"
Um autódromo moderno, que é uma das sedes do Grande Prêmio de Fórmula 1. A pista tem 5.848 metros de extensão, 650 metros de curvas e um trecho com declive negativo. Diversas arquibancadas estão equipadas para espectadores, de onde são visíveis diferentes seções da pista. As corridas também são transmitidas em grandes telas de vídeo. Há um centro de kart com karts com motores potentes.
Sochi State Circus
Os convidados são oferecidos apresentações impressionantes realizadas por artistas profissionais. O edifício moderno do circo está localizado perto do arboreto de Sochi. O salão pode acomodar 2.000 espectadores. Na entrada do circo, encontra-se um grande chafariz com uma escultura de palhaço ao centro. Há um mirante no telhado do circo. Os grupos de Zapashny, Bagdasarov e Filatovs se apresentaram na arena do circo de Sochi.
Oceanário de Sochi
O oceanário de 6.000 m² é o lar de cerca de 4.000 peixes de 200 espécies diferentes. Para os habitantes, foram construídos 30 aquários de vários tamanhos, colocados em zonas temáticas para peixes marinhos e de água doce. Perto dos aquários existem painéis informativos com histórias sobre cada tipo de peixe. Há um lago aberto com carpas; os visitantes podem alimentar esses peixes sozinhos. Os tubarões vivem no aquário - tubarões de tapete e de recife, cavalos-marinhos.
"Casino Sochi"
Local de entretenimento luxuoso. Oferece aos hóspedes um serviço de qualidade, conforto e um ótimo ambiente. A capacidade do casino é de 2.000 pessoas, existem restaurantes, um salão de banquetes, um teatro de cabaré, um bar e boutiques. O estabelecimento de jogos de azar está em funcionamento desde 2014. Os seus funcionários são profissionais do negócio de jogos de azar que anteriormente trabalharam em estabelecimentos semelhantes em Monte Carlo e Las Vegas. O clube de poker hospeda competições internacionais.
Parques e praças são lugares lindos para caminhar
Há muitos lugares em Sochi onde é agradável caminhar e relaxar - são parques coloridos e bem cuidados, diques e ruas de pedestres da cidade.
Aterro e praia da Riviera
A praia da Riviera é uma das melhores de Sochi. Distingue-se pelo melhor revestimento - os seixos são pequenos e quase imperceptíveis. A área da praia tem 300 metros de comprimento e 50 metros de largura. Há um delfinário, atrações, uma área de vôlei de praia, esportes aquáticos - scooters, passeios de banana e cheesecake. Existem muitos cafés e restaurantes no passeio marítimo perto da praia, realizam-se discotecas. É especialmente bonito aqui à noite.
Parque "Riviera"
Um dos parques de diversões mais populares de Sochi. Seu território de 14 hectares está localizado na própria costa do Mar Negro. Ele contém uma grande quantidade de vegetação - palmeiras, árvores sakura, magnólias, bambu. O jardim de rosas contém cerca de 3.000 plantas. As apresentações nos Teatros Equestres e Verdes são muito populares. Há um oceanário, um delfinário, um penguinário, um museu de robôs e um museu GeniUm, além de mais de 70 atrações para adultos e crianças.
Rua Navaginskaya
Principal rua pedonal da cidade. Nele estão plantados ciprestes e becos de palmeiras, belos canteiros de flores são dispostos, interessantes esculturas instaladas - a orelha "Faça um Desejo", um banco de caracol, figuras de símbolos olímpicos e personagens de contos de fadas. Existem centenas de boutiques, restaurantes e cafés de verão na Rua Navaginskaya. Músicos de rua costumam se apresentar à noite. Um espetáculo especial é o show de uma fonte de luz e música.
Parque "Culturas do Sul"
O Parque Dendrológico foi fundado em 1910 nas margens do Rio Mzymta como um parque paisagístico privado. Numerosos caminhos e caminhos divergem da estrada central que atravessa o parque. O parque tem vários níveis, há muitas escadarias graciosas, pontes elegantes, plataformas de observação. Existe um lago no parque. O parque está aberto o ano todo, mesmo no inverno você pode admirar a beleza de pinheiros, ciprestes, cedros.
Parque à beira-mar
Um belo parque onde são plantadas plantas exóticas - palmeira chinesa, criptoméria, loendro, araucária. Ele está localizado no primeiro templo em Sochi com o nome de I. Miguel, o Arcanjo, em torno do qual ciprestes são plantados. O Farol de Alexandria também está localizado lá. O parque possui um belo prado com uma escultura de Vladimir Vysotsky, uma composição memorável "Canhão e uma âncora", a biblioteca de Pushkin, construída no final do século 19, objetos de arte.
Rota a pé "Boulevard histórico de Sochi"
O percurso segue ao longo do aterro. Começa no local onde a cidade foi fundada - na descendência helênica, e termina no Palácio de Inverno.Os objetos de inspeção são 35 monumentos de história e cultura - a Catedral de Miguel Arcanjo, a construção da Estação do Mar, o Templo do Ícone Iverskaya da Mãe de Deus, o Telégrafo Indo-Europeu, a Biblioteca Pushkin. Muitas atrações do roteiro estão localizadas no Parque à Beira-mar.
Marcos culturais de Sochi
O resort não é desprovido de locais culturais e educacionais. Abaixo está uma lista dos museus mais interessantes da cidade que são visitados primeiro.
Casa-museu "Dacha de Stalin"
Um complexo de museus localizado em uma das residências de campo de Stalin. Aqui ele descansou com sua família e recebeu convidados de alto escalão. A casa está localizada entre o desfiladeiro de Matsesta e Agursky, no topo de uma colina. Ele é pintado com uma tinta verde especial para que não possa ser visto do ar. Quase todos os interiores - o escritório, a sala de jantar - foram preservados em sua forma original.
Museu de Arte de Sochi com o nome de Dmitry Zhilinsky
O próprio prédio do museu é um monumento arquitetônico federal. A sua sala de exposições acolhe exposições permanentes e temporárias, bem como exposições de fotografia e arte, vernissages e encontros criativos. No total, cerca de 6.000 objetos de arte são mantidos nos fundos do museu. A pintura russa dos séculos XIX-XX é representada pelas telas de Aivazovsky, Shishkin, Polenov. Gráficos - as obras de Serov, Kustodiev, Deinek.
N. A. Ostrovsky Literary Memorial Museum
Localizado próximo ao Museu de Arte. Ostrovsky viveu nesta área. O museu consiste em duas partes. A parte do memorial contém a exposição geral e principal. E na exposição literária eles contam sobre a história de Sochi e a obra de escritores famosos que já viveram na cidade - Maiakovski, Pasternak, Odoevsky. O edifício do museu com uma bela fachada neoclássica é um monumento arquitetônico.
Museu da história da cidade turística de Sochi
Foi fundado em 1920 e durante este tempo reuniu uma grande coleção de exposições históricas. Em uma área de 654 m², estão expostos cerca de 100 mil objetos do patrimônio da região - históricos, culturais, naturais. Entre os achados arqueológicos do século I ao século VIII encontram-se ferramentas de trabalho, joias de ouro, utensílios de cozinha. Armas frias e armas de fogo são exibidas no corredor na forma de uma cabine de navio. Existem quartos para a história do desenvolvimento do resort, da natureza, do Mar Negro.
Museu-Jardim "Árvore da Amizade"
Fundada em 1914 como estação de frutas. Em 1934, o cientista Zorin decidiu desenvolver um tipo especial de cítrico resistente à geada. O limão selvagem foi enxertado com tangerina japonesa, laranja espanhola e limão italiano e cerca de 40 outras variedades de frutas cítricas. O arbusto foi batizado de "Árvore da Amizade" e, desde então, cerca de 600 vacinas foram feitas nele por representantes de mais de 150 países. Existem agora mais de 60 dessas árvores no jardim.
Marcos arquitetônicos de Sochi
O resort é representado não apenas por hotéis e sanatórios, mas também pelos objetos arquitetônicos históricos notáveis e significativos nas ruas.
Estação de trem
O moderno edifício da estação foi inaugurado em 1952 no local do edifício de 1923 e é um monumento arquitetônico federal. A estação ferroviária de três andares com colunas e arcos altos tem três pátios. Sua decoração é uma torre do relógio de 55 metros com um diâmetro de 5 metros. A decoração interior utiliza materiais locais - arenito e granito. Um edifício semelhante foi construído em Simferopol.
Teatro de inverno
Uma das principais atrações da cidade, localizada à beira do Mar Negro. Cerca de 500.000 espectadores o visitam anualmente. A construção do prédio começou em 1934 e foi concluída em três anos. A fachada do teatro é decorada com 88 colunas. Acima da entrada principal, há estátuas de mulheres que simbolizam as tendências da arte - arquitetura, pintura, escultura. O salão em tons de branco, roxo e dourado foi projetado para 964 pessoas.
Biblioteca com o nome de A.S. Pushkin
Uma das bibliotecas mais antigas da cidade e uma das primeiras bibliotecas do Cáucaso, construída em 1912. O prédio da biblioteca foi construído com recursos doados por moradores da cidade. O edifício foi projetado pelo arquiteto Butkin. Representantes da intelectualidade e empresários doaram coleções de revistas e livros ao fundo da biblioteca. O edifício, que se assemelha a um palácio em sua aparência, é um monumento arquitetônico.
Catedral de Miguel Arcanjo
A primeira igreja ortodoxa na região do Mar Negro. Foi erguido em homenagem ao fim da Guerra do Cáucaso no final do século 19 no local do templo destruído do Império Bizantino. A catedral foi gravemente danificada durante a era soviética. As características originais de sua aparência arquitetônica foram devolvidas apenas na década de 90 do século XX. O estilo de construção é eclético - uma mistura de direções diferentes. As paredes internas da catedral são decoradas com pinturas com imagens de santos.
Monumento ao Arcanjo Miguel
O Arcanjo Miguel é considerado o santo padroeiro de Sochi. É por isso que a catedral principal da cidade é dedicada a este santo, assim como foi instalada uma coluna monumental com sua escultura. A escultura tem 7 metros de altura e está apoiada em uma coluna de concreto armado de 20 metros. A altura do pedestal de granito, onde está instalada a coluna com a escultura, é de 5 metros. Os autores do projeto são o arquiteto Sergey Sukhorukov e o escultor Vladimir Zelenko.
Existem muitos monumentos interessantes na cidade, leia-se: monumentos históricos e modernos de Sochi.
O que mais ver e para onde ir?
Há muitos lugares interessantes em Sochi, sempre haverá direções e locais que podem surpreender e encantar.
Casas de chá em Uch-Dera
Um lugar aconchegante onde os visitantes são apresentados à cultura da Rússia e às tradições de beber chá. Os hóspedes são tratados com chá das plantações do Território Krasnodar. Além das casas de chá, há uma pousada e um museu no local. A degustação de chá é realizada no salão de exposições, e no salão de souvenirs você pode comprar sua variedade preferida. Os quartos são decorados com materiais naturais, exibem samovares antigos, utensílios de chá, bandejas.
Sanatório abandonado em homenagem a Ordzhonikidze
Localizado na encosta do Monte Bykhta. É um monumento da cultura federal e regional no estilo neoclássico. Um grande complexo de 15 edifícios de grande escala é construído entre palmeiras e vegetação. O edifício central é decorado com seis colunas e uma fonte com esculturas de bacantes. O sanatório não funciona, desde 2010 está em reconstrução. Você pode passar pelo posto de segurança até o território, mas não há como entrar nos prédios.
"Fazenda de trutas com pedigree" Adler "
Fundada em 1964 para o cultivo de peixes gourmet - truta. É um dos maiores produtores de trutas arco-íris e âmbar não só na Rússia, mas também na Europa. No território da fábrica existem 111 lagoas onde crescem peixes. Os turistas costumam visitar a fazenda de peixes. Esta é uma ótima oportunidade para ver como a truta é cultivada. Os hóspedes também podem desfrutar de excelente pesca de trutas e carpas. Equipamento é alugado.