Ivanovo é a capital industrial da Rússia industrial. Apesar de sua posição e popularidade devido à indústria têxtil, Ivanovo é um dos centros artísticos da Rússia e um destino turístico do Anel de Ouro. Os pontos turísticos de Ivanovo incluem muitos complexos arquitetônicos de diferentes períodos. Comerciantes e filantropos famosos deram uma grande contribuição para a vida cultural da cidade. As tradições do artesanato popular se desenvolveram em Ivanovo desde os tempos antigos.
Um dos principais sinais de desenvolvimento cultural - monumentos de diversas tendências arquitetônicas no estilo industrial, museus de arte, um museu de chita. Os parques e praças de hoje são enobrecidos por conjuntos escultóricos e projetos memoriais. Existem cerca de 400 monumentos históricos da arquitetura de diferentes épocas.
Monumentos históricos e modernos de Ivanovo
Lista dos monumentos mais famosos da cidade.
Memorial aos heróis da frente e da retaguarda
Em memória das conquistas militares e trabalhistas dos habitantes da região durante a Grande Guerra Patriótica, um memorial foi inaugurado em 1986. Em 2010, no Dia da Vitória, a Chama Eterna acendeu pela primeira vez aqui, e medalhões com os nomes de conterrâneos, Heróis da União Soviética e detentores da Ordem da Glória foram instalados. Em maio de 2012, o monumento foi complementado com dois canhões do modelo 1942 - o de 76 mm e o ZIS-3. Na base do pedestal encontram-se esculturas de tecelões Ivanovo.
Recomendado: 45 pontos turísticos principais de Ivanovo.
Monumento aos Lutadores da Revolução de 1905
Em 1975 foi erguido em uma das praças principais e dedicado à primeira revolução. A obra consiste em duas seções: um retângulo alto - um símbolo do muro da prisão, de onde a "chama" da revolução é apagada, e uma esfera de vidro com iluminação - um símbolo de um coração batendo. A parte escultórica inclui a imagem de dois trabalhadores, um dos quais pega a bandeira da revolução das mãos de um camarada em queda.
Monumento a Jorge, o Vitorioso
Foi inaugurado em 2012 em 4 de novembro na Praça da Vitória. O autor da escultura é o mestre Sergei Isakov. Na cerimônia de apresentação, na base do pedestal, foram inseridos simbolicamente cartuchos com terra dos locais de batalhas militares ocorridas em todo o país durante a guerra. Anteriormente, outro monumento em homenagem ao quadragésimo aniversário da vitória estava neste local, mas foi transferido para um novo local.
Complexo memorial "Krasnaya Talka"
A grandiosa estrutura está localizada às margens do rio Talka. O conjunto arquitetônico foi inaugurado em 1975 durante a celebração do 70º aniversário do primeiro Concílio. Projetado em memória das atividades dos trabalhadores de Ivanov durante a primeira revolução. O monumento tem um obelisco com uma chama eterna ardente, um beco heróico da revolução russa, um sinal simbólico para o revolucionário Afanasyev e uma pequena praça. Os criadores são o escultor L. L. Mikhailenok e o arquiteto V. S. Vasilkovsky.
Monumento a Yakov Garelin
A inauguração ocorreu em 30 de maio de 2011 e está programada para coincidir com o 140º aniversário da cidade. Fica perto da Praça da Revolução no parque. No mesmo ano, uma das ruas foi renomeada e batizada em homenagem a Garelin. Yakov Petrovich Garelin - ativista social e filantropo, historiador local e famoso fabricante. Foi prefeito de 1877 a 1886, foi o organizador do embelezamento da cidade e organizador de projetos de construção. Os criadores da obra são o escultor I. V. Bychkov e o arquiteto V. M. Shakhmatov.
Monumento a M. Frunze
Foi inaugurado em 20 de outubro de 1957 e instalado próximo ao prédio do circo na praça da cidade. Dedicado ao grande estadista e comandante do exército. Um monumento em forma de figura de um revolucionário em bronze e erguido sobre um alto pedestal, que, por sua vez, é em granito preto. Os autores da atração são o escultor Y. G. Neroda, os arquitetos A. K. Rostkovsky e A. I. Tolstopyatov.
Pedra memorial para A. Pushkin
Foi inaugurado na praça, que também leva o nome do poeta, perto do rio Uvod em 1999, em 6 de junho, para o 200º aniversário de Alexander Sergeevich. Uma placa memorial foi construída em uma grande pedra erguida em um pedestal. O monumento é considerado pelos residentes locais como não sendo um grande sucesso e é apelidado de "ovo" por sua forma. O indefinível monumento informe, localizado em uma das praças centrais com o nome do poeta, causa perplexidade.
Monumento ao "Vencedor do Soldado Soviético"
Inaugurado no cemitério dos túmulos dos soldados em Balino no dia de memória e luto, dedicado ao 76º aniversário do início da Guerra Patriótica. No centro do monumento está a figura de um soldado - símbolo da vitória sobre os agressores fascistas. Ele está com um pé sobre as ruínas da Alemanha derrotada, com o outro sobre um capacete alemão quebrado. A ideia de criar o símbolo pertence a Rostislav Medinsky, escultores - Denis Stretovich e Denis Yurchenko. No dia 22 de junho de 2017, em um comício memorial, o monumento também foi consagrado.
Monumento a Sergei A. Yesenin
A cerimónia de abertura teve lugar a 20 de setembro de 2010, em frente à entrada do antigo jardim, a 1 de maio. O retrato de Yesenin, foi colocado no fundo do Museu de Arte de Ivanovo em 1979, feito em bronze pelo escultor A.P. Kubalnikov e erguido sobre um pedestal de mármore, com mais de 3 metros de altura.
Monumento a F. Afanasyev
A cerimônia de abertura foi realizada em 4 de novembro de 1967. Você pode vê-lo no cruzamento da Rua Sadovaya com a Avenida Sheremetyevsky. Em maio de 1905, as eleições para o Conselho foram realizadas aqui. O líder da greve da cidade e revolucionário ideológico F. Afanasyev foi eleito deputado. A escultura, de 4,9 metros de altura, parece crescer até o pedestal. O monumento é feito de granito vermelho pelo mestre V. Shmelev, arquitetos V. Evgrafov e A. Smirnov.
Monumento a D. Burylin
Foi instalado na Praça Literária e inaugurado em setembro de 2014. Dmitry Burylin (1852-1924) - então cidadão honorário da cidade, famoso filantropo, fabricante e fundador do Museu da Indústria e das Artes. A estrutura arquitetônica encontra-se ao lado do Museu Chitz. Fabricado em bronze em forma de escultura de corpo inteiro. A obra foi criada pelo escultor local Igor Bychkov e pelos mestres de Moscou, Alexandre e Vladimir Tverdov.
Monumento a Arkady Severny
A inauguração ocorreu em 18 de junho de 2010 na praça de arte renovada perto da tenda Shudrovskaya. Arkady Severny - bardo Ivanovsky, performer de folclore urbano, canções de autor e romances urbanos. A escultura é uma escultura do mestre G. Dolmagombetov, feita em bronze na forma de uma figura de um poeta sentado à mesa com uma garrafa e um copo - símbolos do vício do bardo. Uma situação curiosa ocorreu antes da inauguração do monumento. Uma rosa foi colocada na garrafa, porém, devido à pressão pública, a flor logo foi retirada.
Monumento a Acordeão
A cerimônia de abertura foi agendada para 12 de junho de 2008 e foi programada para coincidir com o décimo festival russo "Toque o acordeão!" O símbolo do acordeão é colocado no aterro e é feito de aço inoxidável. O idealizador da construção foi o acordeonista honorário Lemekhov. O esboço do monumento foi feito por um estudante do estado de arquitetura e construção. Ivanov University, Ksenia Sekisova.
Monumento ao Regimento "Normandia-Niemen"
Dedicado aos pilotos e técnicos mecânicos do renomado regimento de aviação, cujos nomes aparecem no pedestal. A inauguração foi realizada em 8 de agosto de 2015. O monumento é retratado como um piloto francês e um técnico soviético. Esquadrão francês da Normandia, estacionado em Ivanovo em 29 de novembro de 1942. Em 28 de novembro de 1944, o regimento recebeu o título de Neman. O inspirador ideológico das obras de G. Azeev, escultores Surovtsevs, arquitetos, irmãos Syagins.
Monumento a N.N.Benardos
Nikolai Ivanovich Benardos (1842-1905) - inventor local que desenvolveu a soldagem a arco elétrico. Com a ajuda deste arco, ele foi o primeiro no mundo a soldar. O autor da estátua, um artesão de Ivanovo reconhecido, Vladimir Volkov, também tem um diploma de soldador elétrico a gás, criou um monumento com canos de água.O monumento foi inaugurado em 2012 no centro da cidade para o 170º aniversário do famoso inovador.
Escultura "Lealdade"
A estátua escultural é dedicada à lealdade, como símbolo de uma família forte, lealdade animal aos seus donos, e retrata a figura de um cachorro e um gato. A apresentação ocorreu em 24 de novembro de 2017. A ideia pertence à chefe do abrigo de animais Natalia Ivanova. A ideia foi concretizada pelo escultor Igor Bychkov, fundindo-a em bronze. Uma parte da escultura é um cofrinho, por meio do qual qualquer pessoa pode ajudar animais reais jogando uma moeda ali.
Monumento a O. Genkina
Pode ser visto na praça da estação. O busto de uma menina com os cabelos ao vento e um lenço no pescoço está no topo de um poste emoldurado por ladrilhos de granito. O revolucionário morreu tragicamente nesta praça em novembro de 1905. O monumento de metal e pedra tem uma imagem coletiva de emoção revolucionária. A abertura foi em 2 de setembro de 1977 durante o VIII Encontro Sindical dos vencedores da campanha da juventude em lugares de glória revolucionária e trabalhista.
Monumento ao General V.F.Margelov
Foi instalado e inaugurado em junho de 2010 e é dedicado ao 80º aniversário da criação das Forças Aerotransportadas. Dedicado a Vasily Filippovich Margelov - Herói da União Soviética. De 1954-1959 e 1961-1979 - Comandante das Forças Aerotransportadas. O fundador e autor da ideia da criação foi o presidente do ramo da União dos paraquedistas da Rússia, Viktor Dimidov. Escultor V. Z. Abdullina.
Escultura "Dachshund"
A figura de metal do cachorro apareceu no parque recentemente reformado da rua no dia 10 de agosto, graças aos esforços dos mestres de Ivanovo e Shuya. A figura é um símbolo de boa sorte e também serve de banco. A escultura foi inaugurada em 2010, por Artemy Cherkasov.
Monumento a O. Varentsova
Instalado na Avenida Lenin no jardim público Molodezhny em 30 de maio de 1980 como parte da celebração do 70º aniversário do Conselho. Sobre um pedestal de granito de três metros, há uma figura de bronze com mais de 3,5 metros de altura. O monumento é dedicado à figura revolucionária e política, Olga Afanasyevna Varentsova (1862-1950). O escultor M. Anikushin e os arquitetos F. Gepner e E. Kasatkin.
Memorial aos participantes na liquidação do acidente na usina nuclear de Chernobyl
Dedicado a 1.786 moradores da região de Ivanovo, por sua participação na eliminação da emergência na usina nuclear de Chernobyl. Instalado próximo ao estado químico-tecnológico. universidade, cujos funcionários foram os primeiros liquidantes do desastre. O departamento militar do instituto treinou especialistas em radiação e proteção química. Todos os anos, em 26 de abril, são realizados comícios aqui em memória das vítimas de acidentes de radiação.
Monumento a V. Ya. Stepanov
Instalado na entrada do parque da cidade com o mesmo nome. O monumento foi erguido na forma de uma estela alta, que representa um baixo-relevo de V. Stepanov, uma figura revolucionária e política, membro do Conselho dos Deputados Operários e Soldados. Ele morreu durante a guerra civil de 1920.
Escultura "Lobo com um bezerro"
Localizado na rua Teatralnaya. Uma das muitas esculturas de V. Volkov, um famoso artista e escultor. Retrata os personagens de um desenho animado conhecido - um lobo segurando um bezerro. A inscrição no pedestal "Papai !!!" As esculturas de Volkov são de metal e soldadas.
Escultura "O Primeiro Dentista"
Um objeto de arte na forma de uma escultura de um crocodilo e um pequeno pássaro, personagens de um popular desenho animado soviético, tornou-se uma decoração da cidade. O autor do esboço é Ivanovo, o designer Nikolai Drozdov, o escultor Sergei Bukin, que esculpiu uma figura em bronze. A escultura é um presente do famoso dentista Andrey Stvolygin para a cidade.
Escultura "Mão"
Como parte da execução do projeto da auto-trilha, objetos de arte estão sendo instalados nas ruas da cidade, um dos quais é a escultura “Mão”. A instalação representa os dedos de uma mão saindo do solo, com uma árvore no centro da mão. A inauguração ocorreu em 14 de agosto de 2017 na praça Zaryadyevsky perto da nave-casa.
Monumento ao velho no banco
Localizada na Praça do Estudante, a autoria pertence ao conhecido mestre da cidade Vladimir Volkov, que executou a obra de forma reconhecível. Como suas outras obras, o autor soldou uma escultura de metal. Um velho num banco com uma vara nas mãos e um gatinho aos pés.
Monumento aos Educadores
Pode ser visto na rua em 8 de março, perto do edifício do estado arquitetônico e de construção de Ivanovskaya. Academia. Dedicado ao trabalho e às conquistas de combate dos trabalhadores da educação nos anos difíceis da guerra. As palavras "Em homenagem às façanhas militares e trabalhistas dos trabalhadores da educação na Grande Guerra Patriótica" estão inscritas na placa monumental.
Monumento a Serafim de Sarov
Montado perto do templo de mesmo nome no distrito de Moscou da cidade. O monumento foi consagrado em 1º de agosto de 2009. A figura do ancião Serafim de Sarov em oração é feita de bronze pelo escultor Vladimir Ostryzhnov. A fundação do monumento é uma pedra, a inscrição na qual se lê "Adquira o espírito de paz" e é uma citação do próprio santo.
Monumento à Amizade dos Povos
Instalado perto do cinema Lodz. A composição consiste em uma estela em mosaico representando duas mulheres de diferentes nacionalidades. Eles se sentam contra o fundo do Sol, estendendo as mãos um para o outro. Um deles está segurando uma pomba que simboliza a paz. Do outro lado da laje, existem baixos-relevos de representantes de três raças.
Monumento aos bombeiros que morreram no cumprimento do dever
A cerimônia de inauguração aconteceu no dia 4 de outubro, no 85º aniversário da formação da defesa civil russa, no corpo de bombeiros número 1 da cidade de Ivanovo. O monumento de granito, do qual explode uma chama, é dedicado aos bombeiros que morreram no cumprimento do dever. Em 3 de abril de 2017, ao extinguir um incêndio na cidade, funcionários da unidade foram mortos.