35 igrejas principais de São Petersburgo

Pin
Send
Share
Send

Os templos de São Petersburgo podem ser legitimamente chamados de testemunhas da história da cidade. Muitos deles foram fundados pelos primeiros imperadores russos e são monumentos arquitetônicos únicos. As catedrais de Kazan e Santo Isaac são chamadas de “o rosto de São Petersburgo”. Na cidade existem templos de outros movimentos religiosos - por exemplo, os datsan budistas ou igrejas luteranas.

Após a revolução de 1917, muitas igrejas em São Petersburgo foram fechadas e os edifícios foram transferidos para várias instituições. Na maioria das vezes, os interiores exclusivos dos templos foram perdidos. Nos anos 1990-2000, as igrejas estão sendo restauradas e sua decoração está sendo restaurada. Até hoje, os templos da cidade destruídos durante o período soviético estão sendo restaurados. Novas igrejas também estão abrindo - em junho de 2019, a consagração da igreja de São. Xenia de Petersburgo.

Operando igrejas e catedrais de São Petersburgo

Lista dos templos mais populares da cidade.

Catedral de Kazan

Construído em 1811 pelo arquiteto A. Voronikhin no local da igreja da corte da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria. Após a guerra de 1812, o templo foi reverenciado como um local de armazenamento para as relíquias da vitória do exército russo, e MI Kutuzov foi enterrado lá. Em 1932, o templo foi convertido no Museu da Religião e do Ateísmo. Desde 1991, os serviços divinos foram retomados no altar lateral direito da catedral. Em 2000, adquiriu o status de catedral.

Endereço: São Petersburgo, Praça Kazanskaya, 2

Site: kazansky-spb.ru

Catedral de Santo Isaac

A catedral foi construída no local da Igreja de Santo Isaac, onde se casaram Pedro I e Catarina I. Em 1818, a construção do templo foi iniciada por Auguste Montferrand. Durante a construção das colunas, foram utilizados monólitos de granito. Artistas russos famosos - F. Bruni, K. Bryullov e outros - participaram da pintura. Após a revolução, um museu anti-religioso foi inaugurado aqui. Em 1990, os serviços religiosos foram retomados nos altares laterais do templo.

Endereço: São Petersburgo, praça Isaakievskaya, 4

Site: cathedral.ru

Salvador do Sangue Derramado

O nome indica que o templo foi construído no local da morte de Alexandre II, nas margens do Canal Griboiedov. O templo foi fundado em 1883, mas a consagração ocorreu apenas em 1907, pois a obra de acabamento foi demorada. Após a revolução, o templo foi fechado. Em 1997 foi inaugurado como museu. E em 2000, os serviços começaram novamente na catedral.

Endereço: São Petersburgo, aterro do canal Griboyedov, 2 A

Site: spas.spb.ru

Catedral Smolny

A construção teve início em 1748, com projeto e direção do arquiteto italiano Bartolomeo Rastrelli. O atraso na construção foi causado pela Guerra dos Sete Anos. Somente em 1820, por decreto de Nicolau I, teve início a conclusão final da construção, sendo que em 1835 a catedral foi consagrada. Após a revolução, a catedral foi usada como depósito de decoração. Desde 2009, os serviços divinos foram realizados lá.

Endereço: São Petersburgo, Praça Rastrelli, 1

Site: smolnyspb.ru

Catedral de Pedro e Paulo

A pedra da Catedral de Pedro e Paulo foi construída em 1712-1733. no local da Igreja de madeira de Pedro e Paulo. A construção foi realizada de acordo com o projeto do arquiteto Domenico Trezzini. Por ordem de Pedro I, começou com uma torre sineira de 112 metros de altura. Após a revolução de 1917, o templo foi transformado em museu. Desde 2000, os serviços divinos foram realizados na catedral novamente. O templo é conhecido como a abóbada funerária dos imperadores russos.

Endereço: São Petersburgo, Fortaleza de Pedro e Paulo, 1

Catedral Naval de Nikolo-Epifania

O templo foi construído no período de 1753-1762 como uma "igreja do regimento naval". Possui duas igrejas - a Epifania superior e, na camada inferior, a Igreja Nikolskaya. A catedral tornou-se um local de serviços divinos solenes em homenagem às vitórias do exército russo. Em 1908, o obelisco de Tsushima foi erguido à sua frente. Após a revolução, o templo não foi fechado. Em 1966, o funeral da poetisa Anna Akhmatova aconteceu aqui.

Endereço: St. Petersburg, Nikolskaya square, 1, bldg. 3

Site: www.nikolskiysobor.ru

Catedral da Transfiguração

O nome oficial da catedral é Catedral da Transfiguração do Senhor de toda a guarda. O nome vem do fato de que foi construído no local da "cabana do congresso" - o quartel-general do Regimento Preobrazhensky dos Guardas da Vida. A construção começou por decreto de Elizabeth Petrovna, em agradecimento aos Life Guards. A primeira consagração ocorreu em 1753. Após a revolução, o templo funcionou. Durante a guerra, foi usado como abrigo antiaéreo. Nos anos 1946-1948, foi restaurado.

Endereço: São Petersburgo, praça Preobrazhenskaya, 1

Site: spaso-preobr-sobor.ru

Catedral Trinity Izmailovsky

O nome completo é a Catedral da Santíssima Trindade do Regimento Izmailovsky dos Guardas da Vida, que dá vida. Construído no local da igreja regimental do regimento de guardas Izmailovsky. Em 1754, uma igreja de madeira foi inaugurada, mas após a enchente de 1824 foi decidido colocar uma nova catedral de pedra. A construção foi concluída em 1835. O templo é conhecido como o local do casamento de F.M.Dostoevsky com A. Snitkina. Após a revolução, a catedral deveria ser demolida ou reconstruída como um crematório da cidade. Em 1990, foi devolvido à Igreja Ortodoxa Russa.

Endereço: São Petersburgo, prospecto Izmailovsky, 7 A

Site: www.izmsobor.ru

Catedral de São Vladimir

A catedral foi construída em 1769. O autor do projeto é o arquiteto P. Trezzini (segundo outras fontes - Christian Knobel). Em 1828, a catedral se tornou o local do funeral de Arina Rodionovna, babá de A.S. Pushkin. Fiódor Dostoiévski era paroquiano do templo, e os serviços em memória do escritor são realizados aqui todos os anos. Durante o período soviético, o prédio abrigou a fábrica Lenmashuchet. O templo foi consagrado novamente em 1990 e em 2000 recebeu o status de catedral.

Endereço: São Petersburgo, perspectiva Vladimirsky, 20

Site: vladimirsobor.spb.ru

Catedral Feodorovsky

A Catedral do Ícone Feodorovskaya da Mãe de Deus foi construída em homenagem ao 300º aniversário da dinastia Romanov em 1913 e estilizada como templos do início do século 17 - o início da ascensão dos Romanov. Em janeiro de 1914, ocorreu a consagração da capela-mor da igreja, da qual compareceu Nicolau II. Em 1932, o templo foi transformado em um prédio de laticínios. A catedral foi transferida para a Igreja Ortodoxa Russa em 2005.

Endereço: St. Petersburg, st. Mirgorodskaya, 1 B

Site: feosobor.ru

Catedral de Santo André

A Catedral do Santo Apóstolo André, o Primeiro Chamado, está localizada na Ilha Vasilievsky. Em 1731, uma igreja de madeira foi construída de acordo com o projeto de G. Trezzini, mas o prédio pegou fogo devido a um raio. Em seguida, começaram as obras de construção de uma igreja de pedra, que foi concluída em 1780. Como outras igrejas em São Petersburgo, a Catedral de Santo André foi fechada em 1938 e voltou à Igreja Ortodoxa Russa em 1992.

Endereço: São Petersburgo, 6ª linha da Ilha Vasilievsky, 11

Site: andrew-sobor.ru

Catedral de Santa Cruz dos Cossacos

O templo está localizado na Ligovsky Prospekt, no lugar onde antigamente viviam cocheiros com suas famílias. Portanto, até 1991, o templo tinha o nome de Igreja da Santa Cruz Yamskaya. Costumava haver uma igreja de madeira de São João Batista neste local, mas em 1749 ela foi reconstruída em uma catedral de pedra. Em 1848-1852, o templo foi redesenhado pelo arquiteto E. Dimmert. Em 1938, a igreja foi transformada em fábrica. Em 1991, o templo foi transferido para a paróquia cossaca.

Endereço: São Petersburgo, prospecto Ligovsky, 128

Site: krest-sobor.ru

Igreja da Natividade de São João Batista (Igreja Chesme)

A igreja foi construída em estilo "pseudo-gótico" e é um monumento arquitetônico de importância federal. O templo foi fundado em homenagem à vitória do exército russo sobre a frota turca na baía de Chesme (1770). Em 1924, os sinos foram retirados da igreja e imagens de pinças, um martelo e uma bigorna colocadas na cúpula. Desde 1930, existem oficinas de carpintaria e, desde 1977 - o Museu Chesme Victory. Os serviços divinos foram realizados na igreja novamente desde 1991.

Endereço: Lensoveta, 12

Site: chesma.spb.ru

Catedral do Príncipe Vladimir

Esta é uma das igrejas mais antigas de São Petersburgo, construída em 1789 pelos arquitetos A. Rinaldi e I. Starov. O estilo de construção é classificado como de transição do barroco ao classicismo. Durante o período soviético, o templo não foi fechado, e desde 1940 o Ícone da Mãe de Deus de Kazan estava localizado aqui, que antes ficava na Catedral de Kazan.

Endereço: Blokhin, 26

Site: vladimirskysobor.ru

Igreja da Assunção

A igreja está localizada na Ilha Vasilievsky, na margem do Tenente Schmidt. Anteriormente, o pátio diocesano de Pskov ficava aqui.Em 1894, ocorreu o assentamento de uma nova igreja para o pátio, e em 1895 a construção foi concluída. Após a revolução, a igreja foi transferida para o armazém do porto. Em 1961, o primeiro rinque de patinação artificial da URSS foi inaugurado aqui. Em 1991, o templo foi transferido para Optina Hermitage.

Endereço: São Petersburgo, aterro Tenente Schmidt, 27

Igreja da Anunciação

Esta é a igreja mais alta da Ilha Vasilievsky. A torre sineira tem 42 metros de altura. A igreja foi construída em 1750-1756 por um arquiteto desconhecido, presumivelmente G. Trezzini. Ela serviu como igreja paroquial da Academia de Ciências. Muitas personalidades famosas estão enterradas no cemitério perto da igreja, incluindo associados de Pedro I e cientistas. As relíquias do templo desapareceram após a Revolução de Outubro. Em 1992, o templo foi devolvido à igreja.

Endereço: São Petersburgo, Ilha Vasilievsky, 7th Line, 68

Site: hramblag.spb.ru

Igreja dos Santos e Righteous Simeon e Anna

A igreja está localizada na Rua Mokhovaya, em São Petersburgo. Foi construído por ordem da Imperatriz Anna Ioannovna, no período de 1730-1734. Até 1802, o templo era uma igreja da corte. Em 1938, a igreja foi fechada e saqueada, e um armazém foi instalado no prédio. Mais tarde, na década de 80, foi inaugurado ali um museu meteorológico. Em 1995 a igreja foi consagrada novamente.

Endereço: Mokhovaya, 48

Catedral Sampson

Inicialmente, a Catedral de St. Sampson era uma igreja de madeira, que foi consagrada em homenagem a St. Sampson, o Estranho (o dia de sua memória caiu no dia da Batalha de Poltava). Uma catedral de pedra foi construída em 1740. Em 1763, um sino pesando cerca de 400 libras foi lançado para ele. Durante o período soviético, havia depósitos no templo. Somente em 2010 os serviços religiosos diários começaram novamente.

Endereço: São Petersburgo, prospecto Bolshoi Sampsonievsky, 41

Site: sampsony.ru

Igreja Isidorovskaya

A Igreja do Mártir Isidor Yuryevsky e Nicolau, o Maravilhas, está localizada no cruzamento das avenidas Rimsky-Korsakov e Lermontov Foi construído em 1903-1908 para a comunidade ortodoxa estoniana. Em 1935, uma fábrica de arte foi instalada no prédio. Em 1994, o templo foi devolvido à Igreja Ortodoxa Russa.

Endereço: St. Petersburg, Rimsky-Korsakov Avenue, 24

Site: vk.com/club1218202

Igreja de Xênia de Petersburgo no lado de Petrogrado

Este templo foi construído recentemente - em 2010-2019. A consagração ocorreu em 6 de junho de 2019. Xênia de Petersburgo é um dos santos mais venerados da cidade. Foi no lado de Petrogrado, na atual Rua Lakhtinskaya, que ela viveu, e muitos dos milagres descritos na vida de São Xenias acontecem bem aqui. Portanto, o local do templo não foi escolhido por acaso.

Endereço: Lakhtinskaya, 17

Site: www.kseniya-hram-spb.ru

Templo da Epifania na Ilha Gutuevsky

A igreja foi construída em 1899 em homenagem ao "resgate milagroso do czarevich Nicolau" após um atentado contra sua vida no Japão. A iconostase que separava o altar é uma obra de arte única feita de faiança semelhante ao marfim. Em 1935, o templo foi fechado, o interior foi removido e gradualmente perdido. A sala foi entregue a um armazém de vegetais, depois a uma fábrica de sabão. Em 1991, o templo foi devolvido à igreja.

Endereço: Dvinskaya, 2

Site: www.gutui.ru

Igreja de Santa Catarina na Ponte Tuchkov

Igreja de madeira de São Catherine estava neste lugar na década de 1760. Mas em 1809 ela foi completamente queimada, e em 1811-1823 uma igreja de pedra foi construída. Após a revolução, o prédio foi transferido para o Instituto Hidrológico. Após a guerra, o prédio foi transformado em um prédio de quatro andares. Ele foi levado pelo Instituto de Prospecção Geológica All-Union. Em 1996, parte do edifício foi devolvido aos crentes. O trabalho de restauração está em andamento.

Endereço: São Petersburgo, Ilha Vasilievsky, Linha Kadetskaya, 27 A

Site: cerkovekaterina.ru

Igreja de São João de Kronstadt

A igreja foi fundada em 1998, mas a ideia de construí-la surgiu no início dos anos 90. Inicialmente, foi concebido para restaurar a Catedral de Santo André, mas por falta de financiamento, os arquitectos optaram pelo projecto de uma pequena igreja. O templo foi consagrado em 2004. Há uma biblioteca na igreja, está prevista a construção de uma igreja catedral.

Endereço: São Petersburgo, praça Kronstadt, 2

Site: www.hramioann.ru

Igreja da Ressurreição de Cristo na estação ferroviária de Varshavsky

O templo está localizado na margem do Canal Obvodny. Uma igreja temporária de madeira foi erguida aqui em 1894 em homenagem ao casamento de Nicolau II. Em 1905, a construção foi concluída, um ano depois um sino de mil libras foi erguido na torre do sino. Durante o período soviético, o prédio abrigou uma gestão de frota de bondes. No verão de 1989, o templo foi devolvido aos crentes. O templo é conhecido como o local do funeral de Lev Gumilyov, o cientista, filho de A. Akhmatova e N. Gumilyov.

Endereço: São Petersburgo, aterro do Canal Obvodny, 116

Site: hram-varshavka.ru

Templo do Santo Profeta Elias

O nome completo do templo é a igreja em nome do Santo Profeta Elias, do Santo Abençoado Príncipe Alexander Nevsky e do Santo Mártir Paraskeva em Porokhovy. Anteriormente, havia fábricas de pólvora Okhta neste lugar. O templo de pedra foi construído em 1785 e foi concluído várias vezes. Durante o período soviético, seu prédio foi transferido para o Ministério da Defesa. Em 1989, o prédio foi devolvido à igreja.

Endereço: St. Petersburg, Revolution Highway, 75

Site: ilya-prorok.org

Igreja Metropolitana de São Pedro de Moscou

O templo foi construído em 1911-1912 para o pátio do mosteiro feminino da Santíssima Trindade de acordo com o projeto de A. Applaksin. Todo o complexo de edifícios do pátio, incluindo o templo, é feito no estilo pseudo-russo. A igreja foi fechada em 1930 e, dois anos depois, todas as construções do pátio foram transferidas para a fábrica Gidravlik. A decoração interior foi destruída, as cúpulas e kokoshniks foram removidos. Em 1994, o templo foi devolvido à diocese. O trabalho está em andamento para restaurá-lo.

Endereço: Romenskaya, 12

Igreja dos Santos Pedro e Paulo

O prédio foi fundado em 1728, no território doado por Pedro I à comunidade luterana. Em 1833, teve início a criação de uma nova igreja. No dia da Reforma, 31 de outubro de 1838, o novo prédio foi consagrado. O altar foi decorado com pinturas de Karl Bryullov. Na parte inferior do altar havia uma pintura de Hans Holbein, o Jovem. Em 1897, figuras de São Peter e Paul - cópias de esculturas de A. Thorvaldsen. Durante o período soviético, a igreja foi convertida em armazéns e depois em piscina. Em 1994, o templo foi devolvido à comunidade luterana.

Endereço: St. Petersburg, Nevsky prospect, 22-24 B

Site: petrikirche.ru

Templo Budista de São Petersburgo

O templo está localizado na Avenida Primorsky. Foi construído em 1915 segundo projeto desenvolvido por alunos do Instituto de Engenheiros Civis. Em tibetano, o nome do templo soa como "Datsan Gunzechoinei" - "a morada do santo Senhor Todo-Compassivo". Em 1937, as pessoas que viviam no templo foram presas e o datsan foi fechado. Somente em 1990, o templo foi entregue aos crentes.

Endereço: St. Petersburg, Primorsky prospect, 91

Site: dazanspb.ru

Igreja Armênia de Santa Catarina

O templo foi construído em 1772 a pedido da comunidade ortodoxa armênia de São Petersburgo. Em 1887, o artista I. Aivazovsky doou à comunidade o quadro "Cristo no Lago Tiberíades". Após a revolução, um quartel-general de defesa aérea foi instalado no prédio, e depois da guerra - oficinas de decoração. Em 1993, a igreja foi novamente transferida para a comunidade.

Endereço: St. Petersburg, Nevsky prospect, 40-42 B

Site: armenian-church.org

Igreja Finlandesa de Santa Maria

Este é um templo luterano da comunidade finlandesa, construído em 1805. Ele está localizado na Rua Bolshaya Konyushennaya. Em 1938, o edifício foi transferido para o Hermitage e depois reconstruído como um albergue. Desde 1970, acolhe a "Casa da Natureza". A igreja foi devolvida à comunidade apenas em 1994.

Endereço: Bolshaya Konyushennaya, 8 A

Site: elci.ru

Igreja Luterana de Santa Catarina

A igreja foi construída em 1768-1771 no local de uma igreja de madeira da comunidade luterana. Em 1852, um órgão de G. Metzel, trazido de Resenburg, foi instalado na igreja. O altar continha cópias de pinturas de Rubens "A Última Ceia" e Vanloo "Ressurreição". Durante o período soviético, o edifício foi transferido para o clube dos mineiros e depois para o Hydroproject Institute. Mais tarde, o estúdio de gravação Melodiya trabalhou lá. Em 1996, o templo foi oficialmente transferido para a comunidade luterana.

Endereço: São Petersburgo, 1ª linha da Ilha Vasilievsky, 20 B

Site: stkathe.ru

Templo de Nossa Senhora de Lourdes

Esta é uma igreja católica construída em 1903-1909 para a comunidade católica francesa. O projeto de construção pertence ao famoso arquiteto L.Benoit. Durante o período soviético, o templo não foi fechado, o trabalho de restauração foi executado duas vezes. Em 1990, o prédio foi reformado, inclusive na decoração de interiores.

Endereço: St. Petersburg, Kovensky lane, 7

Site: www.kovensky.ru

Igreja Sueca de Santa Catarina

Após a separação das comunidades sueca e finlandesa de São Petersburgo, a comunidade finlandesa permaneceu na Igreja de Santa Maria. Para a comunidade sueca, o prédio da igreja foi construído em 1767. Entre os famosos paroquianos do templo estavam o joalheiro Karl Faberge, as famílias Lidval e Nobel. Em 1934, o prédio da igreja foi fechado. Na década de 1980, uma escola de esportes para crianças foi localizada aqui. O prédio foi totalmente transferido para a comunidade apenas em 2005, mas os serviços são realizados aqui desde 1993.

Endereço: Malaya Konyushennaya, 1-3 B

Site: vk.com/svenskakyrka

Igreja de St. Stanislav

Igreja Católica de São Stanislav foi construído em 1825. Ele teve uma escola primária. Após a revolução, o templo foi transformado em um depósito, depois em uma oficina para a produção de máscaras de gás. Em 1961, o prédio foi transferido para a fábrica Rot Front. Em 1996, o templo foi devolvido à Igreja Católica.

Endereço: União de Pechatnikov, 22

Site: vk.com/club70716326

Igreja Ortodoxa de Pomor Antiga

O templo foi construído em 1906-1908. Uma característica da decoração de interiores é um interior rigoroso, a ausência de pinturas murais. Durante o período soviético, a propriedade do templo foi transferida para o Museu Russo. O prédio foi transferido para a fábrica da Avtoarmatura. Em 2005, a igreja foi devolvida à comunidade Neva Old Believer Pomor.

Endereço: Kolomenskaya, 12 B

Pin
Send
Share
Send