Autor: Mary
Balneários de Montenegro: onde é melhor relaxar como banhista, onde - como eco-turista, e onde - em geral no inverno?
Apesar do nome, as pessoas vão para Montenegro (também conhecido como Montenegro) não muito longe, mas por causa das praias. O período de isenção de visto de três meses na temporada, a quase ausência de uma barreira linguística e as vistas de cartões postais tornam os resorts de Montenegro muito atraentes. Além disso, devido ao pequeno tamanho do país, as férias na praia podem ser facilmente combinadas com passeios turísticos. Não é surpreendente que tradicionalmente haja muitos turistas russos aqui.
Sentiu-se tentado pelos preços baixos das viagens a Montenegro ou decidiu ir por conta própria, antes de mais nada tem de decidir: qual resort escolher para as suas férias?
Resorts de Montenegro - qual é a melhor época para ir?
Minha experiência.
Estive em Montenegro duas vezes como parte de longas viagens nos Bálcãs. Gostei do país pela primeira vez: compacto, relativamente barato - e há algo para ver. Na segunda viagem, minhas impressões foram apenas confirmadas. Eu não sou um grande fã de lazer puramente de resort à la "tudo incluído" e prefiro o descanso independente. Fui atraído por locações legais para fotografia - e isso é o suficiente aqui!
Nas duas vezes estive em Montenegro em abril: o sol estava forte, mas o mar continuou gelado. E se você está interessado nos balneários de Montenegro, seja paciente até o final da primavera.
Mosteiro de São Jorge perto de Perast
Sobre o tempo.
O tempo ensolarado começa na segunda quinzena de maio, e a água - embora fria, + 21 ° C - é adequada para nadar. Mas o melhor momento para isso é verão... Quando os países mediterrâneos (Turquia, Chipre, Grécia) definham com o entupimento e o calor, Montenegro é agradavelmente quente e fresco: em julho e agosto O Mar Adriático aquece até + 26 ° C, e o ar - até + 29 ° C. É verdade que é então que os turistas inundam as praias já apertadas.
Em setembro fica um pouco mais frio, mas até o final do mês - e nos anos quentes e até meados de outubro - a temperatura da água não desce abaixo de + 22 ° C. Recomendo a temporada de veludo se você quiser nadar e fazer excursões sem aglomerações.
No inverno os principais resorts de Montenegro são as regiões de esqui de Zabljak e Kolasin. A temporada de férias começa em meados de dezembro. Na costa, nesta época, é relativamente quente (+ 10 ° C… + 12 ° C), mas ventoso e chuvoso. Mas este é um bom momento para uma viagem econômica com fins de excursão - os preços dos passeios, hospedagem e ingressos estão caindo.
Sobre passeios.
Não quer dizer que Montenegro é uma direção de "pacote" ferroviário. Existem vouchers - muitos e não apenas de Moscou. Mas quando há tanto para ver ao redor, ficar preso a um hotel pode ser estressante. Principalmente aqueles que têm no sangue a oportunidade de alugar um carro e planejar sua rota 🙂
Os passeios são bons para as férias habituais com uma praia diária, passeios na cidade / aldeia e um ou dois passeios. Eu procuro e reservo passeios em agregadores online, é conveniente para mim - as ofertas de todos os principais operadores turísticos são coletadas diretamente - e economiza tempo:
- Travelata
- Level.Travel
- Onlinetours
As férias de uma semana em Montenegro em 2021 - na temporada - custarão no mínimo 60.000 rublos para duas pessoas. Preços de viagens para família (mãe, pai, filho e tudo incluído) - a partir de 120 mil por 7 dias. Não a Turquia, é claro.
Não perca nosso artigo sobre as impressões de Montenegro. Lá - tudo sobre como organizar uma viagem independente: desde passagens e recomendações de hotéis até aluguel de carros. |
Existem 10 resorts no mapa de Montenegro:
- Herceg Novi
- Kotor
- Tivat
- Budva
- Sveti Stefan
- Ulcin
- Zabljak
- Perast
- Petrovac
- Sutomore
Vou falar sobre sete principais e principais. Começando?
A caminho de Herceg Novi para Kotor
Herceg Novi (Herceg Novi)
Os guias de viagem de Herceg Novi chamam-no de resort mais setentrional e mais verde de Montenegro. O primeiro é indiscutível, e o segundo é semelhante à verdade: aqui você tem macieiras, pessegueiros e romãs e cachos de uvas.
Praias.
As praias de Herceg Novi são predominantemente concreto ou seixo, por isso é melhor entrar na água de chinelos.
- Uma praia de calhau pode ser encontrada, por exemplo, perto da fortaleza do Forte Mare
- Há uma praia nas proximidades de Meljin, e muitas delas no resort de bem-estar de Igalo - Praia Central, praia Blatna, Rough Tesoro e Stara Banya.
A área de praia na cidade não é ampla, mas longa, então com a devida perseverança, você pode encontrar um canto isolado mesmo durante a alta temporada.
Vistas.
Herceg Novi é uma das cidades mais interessantes do país. As atrações locais incluem:
- Mosteiro de Savina, cuja arquitetura eclética reflete sua história de mais de mil anos
- Igreja de São Miguel Arcanjo
- A Torre do Relógio é um símbolo da cidade branca como a neve com um baixo-relevo da Madonna
- Fortaleza de Forte Mare e Spagnola
- Antiga Torre Sangrenta da Prisão
Adendo. Escolha roupas adequadas para visitar locais religiosos. Eles não terão permissão para usar shorts, mesmo nos dias mais quentes.
No entanto, visitar a cidade no calor é um teste de resistência: Herceg Novi é uma cidade de escadas íngremes. Para uma caminhada tranquila e relaxada, o aterro mais longo do país é adequado. Por um dia de Herceg Novi é conveniente ir para Perast, Kotor e Budva. Se você tem Schengen, você deve ir para a Croácia Dubrovnik, onde Game of Thrones foi filmado na cidade velha.
Qual é a diferença?
✓ Muita vegetação
✓ Longo litoral e calçadão
✓ Belo centro, há algo para ver
✓ Terreno montanhoso
✓ Poucas praias de areia
✓ Afastamento do "resto" de Montenegro
Admiro a vista de Kotor da fortaleza
Kotor
Em termos de historicidade e beleza, Kotor é o líder em nossa lista de resorts montenegrinos: todo o seu centro histórico é protegido pela UNESCO. A cidade era francesa, austríaca, búlgara e sérvia, mas a principal marca em sua aparência foi deixada pelo domínio veneziano. Para mim, Kotor parecia uma versão de demonstração de Dubrovnik - o mesmo arquitetura magnífica, mas as ruas já são menores em extensão, mas relativamente baratas.
Vistas.
Na minha opinião, é melhor apenas caminhar por Kotor de forma descontraída e não correr de um ponto a outro. Mas ainda ofereço uma lista dos principais locais:
- Catedral de São Trifão
- Igrejas: St. Luke, St. Anne, St. Mary
- Portões da cidade: Mar (principal), Sul (Gurdich) e Norte (Rio)
Adendo. Muitos turistas vêm para a cidade durante o dia de cruzeiros, portanto, para evitar as multidões, dê um passeio de manhã cedo.
Mas o mais impressionante para mim não foi nem mesmo o próprio Kotor, mas a vista da baía do alto da fortaleza de São João. Subir as escadas íngremes da cidade velha de abril a outubro custará 8 €. Mas nas proximidades existe uma subida mais confortável e suave, gratuita. Compartilho as coordenadas do início da trilha: 42.427190, 18.773376.
Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Kotor
Praias.
Kotor é uma cidade grande e desenvolvida, por isso não há problemas com lojas, cafés e outras infraestruturas. Mas não há lugares bons para férias na praia, o porto fica em frente, o que afeta a pureza das águas.
- A pé, você pode caminhar até a praia na vila vizinha de Dobrota - são alguns quilômetros de áreas de cascalho e concreto com vestiários, banheiros, espreguiçadeiras
- De transporte público, você pode chegar à praia de calhau de Morinj, às praias de calhau em Risan e Orahovac ou à praia de concreto em Perast
Também vale a pena uma viagem a Perast por causa das ilhas de Gospa od Shkrpela e de São Jorge - na minha opinião, este é um dos locais mais bonitos de Montenegro.
Qual é a diferença?
✓ Cidade velha protegida pela UNESCO
✓ Vistas fantásticas da baía
✓ Infraestrutura urbana desenvolvida
✓ Muitos turistas, incluindo aqueles que vêm em navios de cruzeiro
✓ Falta de lugares para férias na praia na própria cidade e praias arenosas nas proximidades
Tivat
Quando me preparava para a primeira viagem, me deparei com uma crítica que ficou gravada na minha memória: “Chegando ao aeroporto de Tivat, os veranistas perceberam imediatamente que algo deu errado”.
Para colocá-lo com tolerância, os principais portões de ar do país são um pouco decepcionantes. Este é um antigo campo de aviação militar, convertido em aeroporto civil, portanto, seu tamanho não permite atender adequadamente ao fluxo de turistas no verão - e a maioria dos voos charter chegam aqui. Ao caminhar do avião até o prédio do aeroporto, por favor, seja paciente e não julgue a cidade por isso, muito menos o país.
Adendo. Não há paradas de ônibus diretamente no aeroporto de Tivat, mas você pode sair na rodovia, caminhar cerca de cem metros à esquerda até a parada e "pegar" o ônibus na direção certa.
Vistas.
Embora Tivat tenha sido fundada antes de nossa era, ela não pode se orgulhar de uma aparência autêntica e monumentos arquitetônicos. Recomenda-se olhar para o Palácio de Bucha, mas, na minha opinião, assemelha-se bastante a uma mansão coberta de mato (que me perdoem os montenegrinos!) E não é muito interessante.
Muito mais curiosa é a atração moderna - Porto Montenegro, uma mini-cidade com uma doca de iates, residências de luxo e um hotel: sinta-se em Mônaco!
Praias.
Existem poucas praias em Tivat, mas encontramos 🙂
Na própria cidade, a área da praia é curta e coberta de pedrinhas, e pedras pontiagudas surgem no mar, então não dá para ficar sem chinelos.
- A praia de cascalho mais próxima fica a 2 km da cidade, no cabo Selyanovo, e a praia de areia completa Donja Lastva fica a 3 km de distância.
- A 5 km do centro existe uma praia de Kalardovo bem equipada, adequada para famílias com crianças: a entrada para o mar é suave, existem campos para crianças e desportos e pode-se observar a descolagem dos aviões.
- Um pouco mais adiante está a Ilha das Flores, com um mosteiro dilapidado do Arcanjo Miguel e pequenas praias selvagens de seixos
Em geral, a Tivat agrada pela ausência de desníveis de elevação, boa infraestrutura e disponibilidade de vagas para passear com uma criança. Suas outras vantagens são a proximidade com o aeroporto e conexões de transporte convenientes para todos os resorts.
Qual é a diferença?
✓ Resort em desenvolvimento
✓ Relativamente sem aglomeração
✓ A maioria das praias fica fora da cidade
✓ Aeroporto próximo
Budva (Becici e Rafailovici)
Budva - talvez o mais popular recurso entre os russos. Mesmo fora da estação, nosso discurso é freqüentemente ouvido aqui e, de julho a agosto, ele se transforma em um ramo do Território Krasnodar: as praias estão superlotadas, como Sochi na época soviética. Budva é um ótimo lugar para hangouts e festas na praia. O centro da vida noturna é a cidade velha e o dique.
Se você está procurando uma pausa relaxante, você pode querer considerar menos cheia aldeias do bairro - Becici e Rafailovici. No primeiro, há principalmente hotéis, os transportes são melhores e as condições para as férias em família são melhores - há atrações e um parque aquático. No segundo, há mais mini-hotéis e apartamentos, menos gente e preços mais acessíveis.
A popularidade de Budva também é explicada por sua posição "central": a partir daqui, é conveniente chegar à Baía de Kotor e à costa sul, e no interior - à capital e aos parques nacionais. Leia mais sobre descanso em Budva.
Vistas.
A própria cidade também tem algo para ver:
- Cidadela (Fortaleza de Santa Maria). Entrada - € 3,5, vista da cidade, há um pequeno museu dentro
- Igreja de São João com o ícone milagroso da Mãe de Deus de Budva
- Paredes da fortaleza. A entrada é paga, € 2
- Mosteiro Podostrog - a antiga residência dos metropolitanos montenegrinos, gratuito
- Fortaleza arruinada de Mogren, grátis
- Monumento à Bailarina (42.277664, 18.835115) - um dos símbolos de Budva, com o qual você consegue fotos legais contra o fundo da cidade
Nosso vídeo de Budva (foi em agosto). O que você gostou e o que não gostou?
Praias.
Mas o principal segredo da atratividade de Budva é uma grande seleção de praias, com as quais conectará muitos resorts de praia em Montenegro.
Localização | Revestimento | informação adicional | |
Yaz | 6 km de Budva em direção a Tivat, ônibus circulam | Areia e seixos | Grande mercearia próxima, restaurantes |
Kamenevo | 2 km de Becici, 6 km de Budva, você pode caminhar ou pegar um microônibus | Areia e seixos | Praia selvagem, há um café nas proximidades |
Mogren | 1,5 km do centro de Budva. Inclui duas praias - Mogren I e Mogren II, a segunda geralmente é mais livre, mas ambas são ocupadas durante a temporada. | Areia e seixos | Espreguiçadeiras e guarda-sóis, chuveiros e vestiários, cafés |
Praia Slovenska | Praia principal de Budva, por isso costuma ficar lotada durante a temporada | Pavimento arenoso com áreas de seixo e concreto | Vestiários, bares e cafés, parques infantis. Logo atrás da praia - dique de Budva |
Becici e Rafailovici | Ao longo da linha costeira de aldeias | Praias extensas de areia e cascalho | Espreguiçadeiras, cafés e restaurantes ao longo da praia |
Qual é a diferença?
Budva
✓ Passeios baratos
✓ Muitas praias na Riviera Budva
✓ Conveniente para viajar para outras cidades
✓ Vida noturna: adequado para jovens, mas não é bom para relaxamento isolado
Becici e Rafailovici
✓ Proximidade de Budva (com vantagens como infraestrutura e desvantagens como montes de turistas)
✓ Larga faixa de praia
✓ Parque aquático e atrações para crianças
Sveti Stefan
A fortaleza e as casas antigas da ilha de Santo Estêvão em meados do século passado foram transformadas em complexo hoteleiro, que se tornou o local de férias mais luxuoso de Montenegro. Os hóspedes do hotel ilha foram Marilyn Monroe e Sophia Loren, bem como membros das famílias reais da Grã-Bretanha e da Holanda.
O bairro de elite deixa sua marca na vila turística de Sveti Stefan, localizada fora da ilha: em média, os preços são uma vez e meia mais altosdo que em Montenegro. Por exemplo, o passeio mais barato para dois (vôo + acomodação sem refeições) por 7 dias em junho de 2021 em Budva custa 50 mil rublos, em Sveti Stefan - 65 mil. O mesmo se aplica ao custo de alimentação, cardápios de restaurantes e outros serviços.
Adendo. O relevo da aldeia é acidentado, se não está preparado para as subidas e descidas diárias de escadas íngremes, opte por uma moradia mais perto do mar.
Por outro lado, a barreira de preços reduz o fluxo de turistas, e mesmo na temporada não fica lotada.
Praias.
Praias de Sveti Stefan:
- Pequeno calhau, à esquerda do istmo conectando a ilha com a costa. Existem zonas livres, espreguiçadeiras - € 15-30
- À direita do istmo e da Praia Real de Milocer, aluguer obrigatório de espreguiçadeira e guarda-sol - 75-100 €
- Areia e cascalho na cidade vizinha de Przno, pertence a hotéis, você terá que pagar pela entrada
Vistas.
Existem relativamente poucas outras opções de lazer em Sveti Stefan:
- Admire a ilha de Sveti Stefan de lado: apenas os hóspedes ou aqueles que reservaram uma mesa em um restaurante local podem entrar no hotel
- Dê um passeio no Milochersky Park - o antigo jardim botânico da família real
- Olhe para o mosteiro de Praskavitsa, construído no século 17
Adendo. Segundo os turistas, o melhor restaurante nos arredores de Sveti Stefan é o restaurante Drago.
Qual é a diferença?
✓ Preços mais elevados do que no resto de Montenegro
✓ Belas vistas
✓ Algumas das praias menos movimentadas
✓ Falta de entretenimento noturno e vida noturna
✓ Terreno acidentado, subidas e descidas constantes, escadas íngremes para a praia
Ulcin
Ulcinj é a cidade mais ao sul e o centro da comunidade albanesa: até os sinais de trânsito estão escritos em duas línguas. Ulcinj tem sabor oriental, o principal contingente de veranistas são albaneses e bósnios. Não há muitos russos aqui, mas se você estiver interessado principalmente no mar e nos resorts de Montenegro com praias de areia, recomendo dar uma olhada mais de perto.
Praias.
Ao sul de Ulcinj fica a praia mais longa do país - Velika Plaza, com cerca de 13 km de extensão, onde existe vaga mesmo na alta temporada. É conhecido não apenas por seu comprimento, mas também por seu revestimento - areia vulcânica negra, que parece um miolo de cimento.
Revestimento | informação adicional | |
Lyman I | Seixos | Praia quase selvagem, relativamente poucos turistas |
Lyman II | Seixos e lajes de concreto | Sanitários, vestiários, chuveiros, estacionamento gratuito |
Praia pequena | Areia Preta | A principal praia da cidade pode ficar lotada e suja durante a temporada. A descida na água é suave |
Praia feminina | Entrada de água rochosa de concreto | Conhecida por sua fonte de sulfeto de hidrogênio com propriedades medicinais. Entrada apenas para mulheres, custo - € 2 (junto com uma espreguiçadeira e um guarda-chuva, tarde da noite você pode ir para todos e de graça) |
Praia do hotel "Albatross" | Lajes de pedra, fundo rochoso, escadas para entrar na água | Espreguiçadeiras e guarda-sóis. Parte da praia é nudista |
Praia Grande (Velika Plaza) | Areia vulcânica negra | Amplo e longo, oportunidades para jet ski, kite, parapente e outros esportes |
Em média, as férias em Ulcinj são mais baratas do que em outras partes do Montenegro. No entanto, chegar até lá dos aeroportos de Tivat e Podgorica é mais demorado e difícil. São poucas as opções de lazer aqui: ainda é uma província.
Vistas.
Devido ao afastamento de Ulcinj, as viagens pelo país sem carro são difíceis, mas é conveniente chegar ao Lago Skadar (eu pessoalmente não me impressionava e parecia mais um local para piquenique do que um objeto de interesse turístico).
Como alternativa, você pode ir para a cidade albanesa de Shkoder, onde recomendo a fortaleza de Rozafa e a ponte curva de Mes. Felizmente, os russos não precisam de visto para visitar a Albânia no verão.
Na própria Ulcinj, vale a pena passear pelo centro histórico e visitar a Cidadela, onde Cervantes esteve preso. Foi lá que inventou a imagem de Dulcinéia de Tobos, a amada de Dom Quixote.
Qual é a diferença?
✓ A água aquece um pouco mais cedo
✓ Longa faixa de praias e sua variedade
✓ Mais distante do aeroporto, inconveniente para excursões
✓ Sabor oriental e proximidade com a Albânia
✓ Não brinque - tudo é decoroso e silencioso
Zabljak
Zabljak é o único dos resorts que estou considerando que não está à beira-mar. Está localizada no interior a uma altitude de 1456 metros, o que a torna a cidade mais alta dos Balcãs. Pelos padrões russos, este é um assentamento muito pequeno que você pode percorrer a pé. Ao mesmo tempo, possui toda a infraestrutura necessária: cafés, lojas, padarias e hotéis.
Zabljak é um resort aberto o ano todo: no verão, vêm aqui os amantes da natureza e do trekking, no inverno - esquiadores e praticantes de snowboard. Existem duas pistas de esqui: nas montanhas Yavorovacha e Savin Kuk. O primeiro, com cerca de 800 metros de comprimento, é adequado para iniciantes, o preço de um passe diário de esqui em 2020-2021 é de 8 € para um adulto e 5 € para uma criança. O segundo com 3500 metros de comprimento já é mais interessante, mas o passe de esqui também é caro - € 12 e € 8, respectivamente.
Não há atrações em Zabljak em si, mas está localizado no território do Parque Nacional Durmitor, portanto, há muitos lugares bonitos nas proximidades. Entre eles:
- O desfiladeiro do Rio Tara é o segundo desfiladeiro mais longo do mundo, passando pelos territórios de Montenegro e Bósnia e Herzegovina. O rio tem uma cor turquesa incrível
- A Ponte Djurdjevic é uma ponte elegante e ao mesmo tempo majestosa sobre a Tara, a ponte rodoviária mais alta da Europa
- O Lago Negro é o mais famoso dos 18 lagos glaciais do maciço Durmitor
- Cabo Churevac - o ponto mais alto do cânion
Adendo. Se você, como eu, adora experiências extremas, faça um passeio de tirolesa perto da Ponte Djurdjevic. Escolhi o percurso mais longo por 20 € (existe um ainda mais curto por 10 €) e não me arrependi do dinheiro gasto.
Qual é a diferença?
✓ Resort o ano todo com pistas de esqui e natureza pitoresca
✓ Atrativos naturais e artificiais nos arredores
✓ Para inspecioná-los confortavelmente ou chegar às pistas de esqui, você precisa alugar um carro ou negociar serviços de transporte com o local
Visualizações anteriores
Escolhendo um resort em Montenegro - meu conselho para os turistas
Mais frequentemente, Montenegro é escolhido para férias na praia, o que, por um lado, é estranho: há poucas praias de areia e nenhum resort - mas cidades bonitas, comida deliciosa e um mar quente, e a natureza parece ter sido criada para admirar o vistas de uma espreguiçadeira, bebendo vinho em uma taça. E os muito tranquilos montenegrinos do sul, sobre cuja preguiça existem histórias e anedotas nos Bálcãs, estabeleceram um ritmo tranquilo.
Finalmente, direi para o que você deve estar preparado durante as férias em Montenegro:
- O Montenegro não é um país com "tudo incluído": para uma combinação de férias no mar com buffet, é melhor ir à comprovada Turquia
- Os montenegrinos fumam muito, então de vez em quando você tem que tolerar a fumaça do cigarro
- As estradas, especialmente na parte costeira do país, são estreitas e sinuosas. Engarrafamentos graves são formados durante os reparos. Considere isso ao planejar rotas e estocar pílulas para enjôo
- Muitos turistas vêm ao país de julho a agosto. Esteja preparado para filas e multidões na praia ou planeje sua viagem em um horário diferente. A propósito, se você sair da temporada, pode nadar e tomar sol em muitas praias de "hotéis" de graça
Mas essas lacunas não me incomodaram em nada, e lembrando as paisagens incríveis e o presunto delicioso, quero voltar a Montenegro. Boas férias!