Preços em Cuba - 2021: alimentação, moradia, carros, excursões

Pin
Send
Share
Send

Autor: Irina

Quanto custa a Cuba recém-descoberta para a temporada 2020-2021?

Antigamente queríamos aventura, mas não de todo lixo. Escolhemos Cuba - colorida e bastante segura (em comparação com outros países latinos).

Considerando que o patrimônio arquitetônico e histórico da ilha está sendo destruído cada vez mais a cada ano, decidimos não perder um minuto e fomos para um país distante. Neste artigo, falo em detalhes sobre os preços em Cuba e como economizar nessa viagem.

Cuba está aberta aos turistas russos - os passeios já estão à venda, desde o ano passado charters de Moscou voam para a ilha de Cayo Coco, e desde abril de 2021 - e em Varadero.

Preços para passeios diretamente dos operadores turísticos, veja agregadores:

  • Travelata
  • Level.Travel
  • Onlinetours

O texto foi escrito com base na experiência pessoal - e os preços no local (para alimentação, viagens, entretenimento) permaneceram os mesmos. O custo dos passeios e as condições de entrada mudaram: há uma seção especial sobre isso no artigo.

Quando é mais barato relaxar: a temporada em Cuba

A temporada em Cuba desafia uma definição clara. Não se pode dizer sobre isso como sobre a Ásia: então é quente e ensolarado aqui, e nesses meses está nublado e chuvoso.

Mais precisamente, a pedido, o motor de pesquisa irá informá-lo: conduza no inverno e não vá no verão. Mas eles não vão te avisar que de novembro a janeiro:

  • em primeiro lugar, na rua pode cair para +15 - literalmente por alguns dias, mas ainda assim,
  • em segundo lugar, dias ensolarados - menos de meio mês, a outra metade é nublado, mas não chuvoso,
  • em terceiro lugar, o sol se põe cedo - às 18h já está escuro.

O "meio-termo" é sentido do final de fevereiro a junho. Muito sol, escurece mais tarde, as temperaturas são mais altas - com essas chuvas introdutórias e de curta duração não são terríveis (no entanto, começam apenas em maio).

Maio e verão são a temporada dos passeios com desconto, quando finalmente custam menos de 100 mil rublos para dois. Bem, ou ligeiramente "para", e não a sério "para" cem mil. Tudo porque vem umidade, calor e chuva.

Quando passar as férias em Cuba?

JaneirofevereiromarchaabrilPoderiajunhojulhoagostosetembroOutubronovembrodezembro
+26+26+26+27+28+28+29+29+29+29+28+27

A temperatura média da água indicada para o mês

Vermelho é a temporada de furacões e chuvas

Amarelo - como uma alta temporada, mas pode estar nublado e ventoso, com poucas horas de luz do dia

Azul - estação quente e chuvosa

Verde é o período ideal

Preços para viagens a Cuba - 2020-2021

Cuba é um destino de "pacote". Tudo incluído aqui não é o mesmo que na Turquia, é claro. Os preços são mais altos, o serviço é mais baixo. Mas o mar e as paisagens são mais bonitos.

Em novembro de 2020, os operadores turísticos devolveram passeios a Cuba à venda, porque A Rússia retomou o tráfego aéreo com o país. Existem várias condições:

vouchers com saída apenas de Moscou,
dos resorts de Cuba, apenas Varadero e as duas ilhas Cayo Coco e Cayo Guillermo estão abertas.

As operadoras de turismo Pegas Turistik, Anex Tour e Coral Travel ainda têm permissão para voar - respectivamente, e para vender passeios. Para comparar quem tem o que é mais barato e quais datas de partida estão disponíveis, consulte as ofertas nos agregadores:

  • Travelata
  • Level.Travel
  • Onlinetours

Charters voam regularmente, sem cancelamentos. Cuba é um daqueles raros destinos agora, onde tudo "se acalmou" tanto com os voos como com a situação no local. Observe as condições em itálico, atualizo em tempo hábil quais resorts são permitidos para estrangeiros.

Quais são os preços? Como sempre, não com orçamento limitado. O tour custa 7 noites para dois - a partir de 120.000 rublos (hotel 4 *, tudo incluído). Preços para viagens a Cuba em 2021 para um hotel de classe superior e com boas críticas de hóspedes - a partir de 130.000 rublos. Viagem a Cuba por 14 noites para dois - a partir de 190.000 rublos.

Entrando em Cuba agora

O país ainda não tem visto para os russos, mas em conexão com os eventos de 2020, várias condições foram introduzidas para a entrada - tanto em um voucher quanto de forma independente:

  • 72 horas antes da partida, o turista passa no teste PCR - o certificado com o resultado deve ser em inglês e em papel.
  • No avião ou na chegada, preenche um questionário de saúde (pegue uma caneta).
  • Outro teste de vírus está em andamento no aeroporto e é gratuito. O resultado é notificado em 24 horas.
  • O turista espera o resultado do teste em seu hotel. A quarentena obrigatória de 5 dias para aqueles que chegam em excursão não se aplica.
  • É obrigatório ter um seguro que cubra o tratamento de uma aflição com a letra “k” - aquele incluído no passeio é adequado. Em caso de dúvida, compre uma apólice em cherehapa.ru.

Com relação ao retorno à Rússia: dentro de 3 dias após a chegada, você deve passar no teste PCR e enviar os resultados para os Serviços de Estado. Você pode fazer um teste expresso nos aeroportos de Moscou ou um teste regular em clínicas privadas.

10 bons hotéis em Cuba - aberto agora

As restrições pandêmicas em hotéis cubanos são semelhantes às turcas - os hóspedes podem estar no local sem máscara, necessária apenas para os funcionários. O equipamento de proteção individual é exigido em ônibus, lojas e cafés de rua.

No momento, dois resorts cubanos vizinhos estão disponíveis para os turistas: as ilhas de Cayo Coco e Cayo Guillermo, e o mais popular é Varadero.

Classificação e custo dos hotéis populares no resort mais turístico de Cuba - Varadero:

  • 5 * Iberostar Varadero - com ótima praia, serviço e comida
    Passeio para dois (tudo incluído) - a partir de 240.000 rublos
  • 4 * Sol Palmeras - hotel familiar, muitas crianças, refeições variadas. Melhor de quatros de acordo com os convidados
    Passeio para dois (tudo incluído) - a partir de 140.000 rublos
  • 4 * Melia Las Antillas - hotel somente para adultos, boa animação
    Passeio para dois (tudo incluído) - a partir de 205.000 rublos
  • 4 * O Blau Varadero é um excelente hotel que, segundo os veranistas, não é de forma alguma inferior aos "cinco" locais. Grande área verde
    Passeio para dois (tudo incluído) - a partir de 170.000 rublos
  • 4 * Iberostar Tainos - área bem cuidada, linda praia. Álcool de boa qualidade, há reclamações de turistas sobre comida (monótono)
    Passeio para dois (tudo incluído) - a partir de 185.000 rublos

Viaje por conta própria: preços de hotéis em Cuba

Foto via pxhere.com

É claro que o número de turistas independentes em Cuba é várias vezes menor do que o de uma operadora de turismo. Quando apenas um voo sai com o preço de um tour, não importa o quão independentes sejamos, escolheremos um tour :)

No entanto, existem muitos lugares onde você pode usar o bom e velho Booking - por exemplo, para passar a noite em Havana.

Você pode alugar uma acomodação para hóspedes em Cuba por conta própria sem problemas, até mesmo através do Airbnb, mesmo no local. Todas as casas onde se alugam os quartos (denominadas casa particular) possuem sinalização com um distintivo azul no formato de ... Âncoras? Sandboxes? Olhos? .. No entanto, muitas vezes é complementado com uma inscrição bastante em inglês RENT ROOM. Preço - a partir de $ 10 por quarto, por noite.

Também há albergues em Cuba. Não são muito diferentes de kas: também são casas particulares, só que o quarto não tem uma ou duas camas, mas cinco ou seis. Custo - a partir de $ 8 por noite.
Hotéis de nível 2 * -3 * em Cuba têm uma reputação ambígua. Sua qualidade geralmente é ruim. Certifique-se de ler os comentários antes de reservar! Turistas experientes recomendam reservar esta categoria de hospedagem apenas em Havana, e nas províncias para morar em bilheterias. Preço por noite - a partir de $ 30.

Se vais a um hotel em Cuba, então tens que escolher um bom, de 4 * e numa zona turística. Esta é a nossa seleção de ótimos hotéis em Havana:

  • 5 * Iberostar Parque Central - Convenientemente localizado, bons quartos e um mirante descolado na cobertura
  • 5 * Nacional de Cuba é um lugar histórico, Churchill, Sinatra e outros ficaram aqui. Há até excursões para o hotel
  • 4 * Gran Caribe Sevilla - localizado no centro, de acordo com os padrões europeus - 3 estrelas confiante
  • 4 * Gaviota Telegrafo - localizado no centro histórico, um prédio antigo, pé direito alto, um lindo salão
  • 3 * Beltran De Santa Cruz Boutique é um hotel colorido no estilo cubano. Você terá que pagar pela cor

Moeda em Cuba

Foto via pxhere.com

Existem duas moedas reinando em Cuba:

  • pesos (CUP) - para habitantes locais
  • e cozinheiro (peso conversível cubano, CUC) para turistas. Nas zonas turísticas, você só pode pagar com cookies.

1 euro ≈ 1,2 CUC e 30 xícara
1 CUC ≈ 77 rublos ou $ 1
1 CUP ≈ 3 rublos

É melhor levar euros e dólares consigo. O dólar costuma ser usado para pagar no mercado negro ou nas áreas turísticas de Cuba, e é mais lucrativo do que pagar em biscoitos.Mas são necessários euros para trocá-los por biscoitos, porque na troca de dólares os cubanos recebem uma comissão de 10%.

Uma garrafa de água para turistas custará 1,5 biscoito (biscoitos? :)) - 115 rublos, enquanto os moradores locais podem comprá-la por apenas 10 pesos - 30 rublos. Aqui está uma grande injustiça! Mas o que fazer: na Cuba socialista, o turista é a principal fonte de renda.

Os turistas também podem comprar pesos, mas só faz sentido se você estiver viajando por conta própria e visitar lugares e lojas para cubanos. Em museus, locadoras de veículos, ônibus de turismo, agências de excursões e táxis, você só paga com biscoitos. Pela experiência, quanto deve ser alterado (se necessário): para toda a viagem, 150 biscoitos foram suficientes para dois.

Preços dos alimentos em Cuba: cafés e restaurantes

Os preços dos alimentos em Cuba em 2021 são geralmente e em média baixos. Tudo é delicioso e as porções são grandes - você pode facilmente comer um a dois.

Existem três tipos de catering no país:

  • Estado,
  • privado (paladar) - geralmente em kas (casas particulares),
  • fast food local.

É melhor não entrar nos estaduais: eles parecem estar na moda, muitas vezes estão em hotéis, mas não têm nenhum serviço de palavra. Embora isso nem seja a pior coisa. Não há produtos! Uma vez, com muita fome, entramos em um desses restaurantes e vimos: não havia ninguém, nenhum item do cardápio, e o cozinheiro estava rolando um ovo sozinho na mesa - a única coisa que comia. Portanto, não conseguimos comer neste lugar, mas nos lembramos disso para o resto de nossas vidas.

Em um paladar é diferente: há sempre um delicioso estilo caseiro. Os preços em um café com um plano semelhante também são encorajadores. A conta média é de cerca de 10 CUC para uma grande porção de comida com um copo de vinho.

Com fast food, tudo está bem aqui também. Burger King, McDonald's e outras marcas americanas NÃO chegaram aqui, mas restaurantes locais com cachorros-quentes, hambúrgueres ou shawarma estão em cada esquina. Você pode comer por apenas 5 CUC.

Preços em Cuba em 2021 em cafés e restaurantes:

Café da manhã (omelete, pão, fruta, bebida)5 CUC390 rublos
Fast food (hambúrgueres, frango frito, arroz)4-5 CUC310-390 rublos
pizza12 CUC930 rublos
Frutos do mar (caranguejos, lagostas)15-20 CUC1200-1600 rublos
Restaurante (almoço com frutos do mar e uma taça de vinho)30 CUC2300 rublos
Copo americano1 CUC77 rublos
Copo de cerveja ou rum2-3 CUC155-230 rublos

O que experimentar em Cuba?

1. Manga. Imperdível em Cuba. Eles são enormes, carnudos e doces, doces. Você pode comprar um quilo por 20 pesos e comer só eles! É verdade que a temporada da manga começa em abril-maio.
2. Lagostas e lagostas. Existem muitos deles em Cuba. E é preciso conhecer os lugares, porque nem todo mundo sabe cozinhá-los deliciosamente. Gostamos do pequeno restaurante na praia de Varadero, não lotado de turistas, mas, infelizmente, não escreveram o nome ...
3. Charutos. Não inteiramente comestível, mas digam o que se diga, é difícil visitar Cuba e não experimentar. Aconselho a comprar no mercado negro 😉 Lá eles vão custar 5 (!!!!!) vezes mais baratos do que no duty free. Por exemplo, uma caixa do famoso Romeu & Julieta custa cerca de US $ 10.

E de lugares para ir:

  • Café Paris e Nao Bar são dois lugares agradáveis ​​em Havana.
  • O restaurante Puerto de Sagua também fica em Havana. Foi construído antes da revolução. Os preços são superfaturados, mas há uma atmosfera cubana especial da época colonial. O serviço no estabelecimento é do mais alto nível (e não apenas para os padrões locais :)).

Preços dos alimentos em Cuba em 2021

Todas as bilheterias têm cozinha, você pode cozinhar por conta própria. Mas vale lembrar que Cuba é um país socialista, que lembra a União Soviética na época da estagnação de Brejnev. E as lojas de lá são apropriadas. Falta nas prateleiras, a carne é cara e estragada, as frutas são apenas sazonais (manga, goiaba, abacaxi, banana, frutas cítricas). Também há cereais, massas, conservas, pães, ovos e charutos.

Preços dos alimentos em Cuba em 2021:

Manga, 1 kg0,7 CUC60 rublos
Maçãs, 1 kg1 CUC77 rublos
Sorvete, 1 peça1 CUC77 rublos
Carne (porco), 1 kg3 CUC230 rublos
Frango, 1 kg2 CUC155 rublos
Pão0,4 CUC30 rublos
1/2 lagosta10 CUC770 rublos
Garrafa de água (1,5 L)1 CUC77 rublos

Você pode encontrar um mercado local. Lá vai ser barato comprar, eles aceitam pesos. Eles também aceitam pesos em lojas para cubanos, mas estão vazios-oh-oh-oh, mesmo com uma bola. Numa loja do tipo supermercado, pagam com bolacha (a situação é mais divertida nelas, são para turistas).

Seria estranho escrever sobre Cuba e não mencionar seu famoso rum. Na maioria das vezes, dois tipos são vendidos:

  • Havana clube
  • Legendario

Custam quase o mesmo: a partir de 10 CUC. Na minha opinião (e gosto), o Legendario é significativamente melhor. Você pode comprar tanto nas lojas de presentes de Cuba quanto no duty free, a diferença é pequena. Os cubanos não correm o risco de vender álcool “sem receita”.

Praias em Cuba

As férias em Cuba podem ocorrer condicionalmente: na própria ilha de Cuba, nas ilhas da costa sul de Cuba (Cayo Largo) - onde o Mar do Caribe, nas ilhas da costa norte de Cuba (Cayo Coco, Cayo Guillermo, Cayo Santa Maria) - onde fica o Oceano Atlântico.

Boas praias estão por toda parte. Os frequentadores regulares de Cuba acham que são melhores nas ilhas. Mas isso se deve antes à sua menor popularidade entre os turistas e, conseqüentemente, ao congestionamento.

As 5 melhores praias:

  • A praia do balneário de Varadero é a mais conhecida e extensa do país: 22 km. O resort em si é semelhante em forma e conteúdo à Zona Hoteleira em Cancún.
  • Ancon (Playa Ancón) - localizada perto da cidade de Trinidad, muito limpa, incluída na lista da UNESCO.
  • Santa Maria Del Mar (Santa Maria Del Mar) - localizada a 25 km de Havana, no entorno dos manguezais, ponto de encontro.
  • As praias da ilha de Cayo Largo (Paraíso, Sirena) - graças ao recife de coral localizado perto da ilha, existe um interessante mergulho e snorkel. A entrada suave + a ausência de ondas tornam os resorts locais ideais para famílias com crianças.
  • Praia de Pilar na ilha de Cayo Guillermo - a própria ilha é de coral. Ao longo da costa, Hemingway costumava navegar no iate que deu o nome à praia. Há pedras pontiagudas aqui, é melhor calçar sapatos.

Todas as praias da ilha são gratuitas. Para serviços adicionais, como aluguel de equipamento (guarda-sol, espreguiçadeira), você terá que pagar de 2 CUC a 5 CUC.

Preços de atrações e atrações

Em Cuba, nada melhor do que caminhar, contemplando sua arquitetura resplandecente mas dilapidada ao longo dos anos, nadar no Mar do Caribe ou no Oceano Atlântico, e à noite beber um coquetel com rum cubano em um bar e conversar com cubanos hospitaleiros. Mas os amantes de um programa cultural mais ativo também têm um motivo para ir para a ilha da liberdade;)

Por exemplo, parques nacionais cubanos (alguns dos quais estão incluídos na lista do patrimônio da UNESCO):

+ Vale de Vinales
+ Reserva Natural Ciénaga de Zapata
+ Parque Nacional Alexander Humboldt

A entrada no parque geralmente é gratuita, os ingressos devem ser comprados para ver algumas atrações (cavernas - 5 CUC). É mais conveniente visitá-los como parte das excursões. As viagens independentes também têm um lugar para estar, neste caso é melhor reservar hospedagem na área do parque nacional para que você tenha tempo suficiente para navegar pela área e ver tudo.

Vale EXATAMENTE conhecer o centro histórico de Havana, com muitas belas fortalezas, e a antiga cidade de Trinidad (uma cidade-museu ao ar livre com arquitetura do século XVIII). De forma gratuita ou como parte de uma excursão.

Outro entretenimento em Cuba:

- Aquapark em Havana - 20 CUC (1600 rublos)
- Mergulho (não é à toa que Cuba está entre os 5 melhores lugares para mergulho) - 35 CUC (2700 rublos) + equipamento 10 CUC (770 rublos)
- Snorkeling - gratuito se você levar seu equipamento

Quanto custam as excursões em Cuba?

Preços para excursões em Cuba:

  • Os passeios turísticos em grupo por Havana custarão cerca de US $ 60 por pessoa
  • Passeios individuais em russo - cerca de $ 80- $ 100
  • Temática, por exemplo, nas casas de Ernest Hemingway - $ 200

O conjunto ideal de excursões de ida para férias clássicas de 10 dias:

1) Havana em toda parte - excursão turística individual com um guia que fala russo.
Custo: € 80 + transporte (por excursão)

2) Las Terrazas e Vale de Vinales - uma viagem ao parque nacional, tirolesa, produção de charutos e aldeias autênticas (em russo).
Preço: 150 € + transporte (por excursão)

3) Cruzeiro de catamarã em Cayo Blanco - excursão marítima aos recifes e equipamento de mergulho + almoço (inglês, espanhol).
Preço: € 165 por pessoa

Programa de economia simplificado:

- Como uma opção turística: a la hop-on hop-off em Havana (Havana Bus Tour) - veja tudo rapidamente. A verdade não funciona tão pontualmente como na Europa :))
Preço: 10 CUC

- Caverna do Ambrosio em Varadero: você pode ver morcegos, caranguejos e, claro, estalactites e estalagmites.
Entrada: 5 CUC

- A visita a uma fazenda de crocodilos é uma das atividades mais populares e divertidas de Cuba.
Preço: 10 CUC

Transporte

Em Cuba, você pode se locomover de: táxi, ônibus, carro alugado.

Táxi fácil de pegar em cada esquina. Você pode e DEVE negociar com os taxistas. Uma viagem do aeroporto a Havana vai custar 25 CUC, mas depois de um pouco de discussão, você chegará ao centro por apenas 20 CUC. Não se surpreenda se nosso Lada soviético for o carro. Existem muitos deles na ilha. A propósito, um táxi de Havana para o aeroporto custará menos: 15 CUC.

Muito popular em Cuba carros retro... Você pode se divertir e usar um táxi retrô. Não é barato (cerca de 10 CUC em 40 min), mas muito atmosférico! Por exemplo, eu imediatamente me apresentei como uma heroína de O Grande Gatsby.

Ônibus - a melhor forma de viajar entre as cidades. Eles são mais baratos. Assim, ir de Havana a Varadero de táxi custará cerca de 60 biscoitos, e de ônibus - 10. Turistas circulam por Cuba em carros Viazul.

Para os habitantes locais, há transporte por tipo microônibus... Eles custam um bom centavo, mas:

  • Não muito confortável - o motorista está esperando por uma cabine cheia de gente, a saída não é no horário.
  • Eles também não têm rotas exatas; no caminho, pode haver de repente um intervalo para o almoço com o motorista, ou uma alça para trazer / buscar alguém.
  • Até recentemente, os turistas eram proibidos de usar esse tipo de transporte. De acordo com as últimas avaliações, foi aprovada uma lei segundo a qual era oficialmente proibido não levar estrangeiros "a bordo", mas muitos motoristas ainda se recusam a embarcar.
  • Sem conhecimentos de espanhol, definitivamente é melhor não ficar sentado aí - há uma chance de ir lá - não sei para onde.

Alugar um carro

Eu recomendo fortemente alugar um carro em Cuba. Isso é liberdade de movimento e a oportunidade de ver todo o país, visitar praias de difícil acesso, e não apenas reservas turísticas.

Os preços do aluguel de carros em Cuba em 2021 dependem da temporada e da classe do carro. A opção mais barata é US $ 45 por dia. O custo médio é de US $ 60 por dia. Em muitos escritórios de locação na alta temporada, o período mínimo de reserva é de 5 dias.

Custos adicionais para aluguel de carro:

  • seguro - $ 15 / dia
  • gasolina - $ 1,2 por litro
  • estacionamento - quase em todos os lugares $ 1- $ 2

No total, alugar um carro por 10 dias nos custou cerca de US $ 900.

Você precisa reservar um carro em Cuba com muita antecedência em sites como cubacar.info ou confiar na sorte na hora. À noite, é melhor deixar o carro no estacionamento ou pagar o mesmo ao vigilante local - 2 CUC. Caso contrário, de manhã você pode descobrir que não há espelhos suficientes ou algo mais sério.

Meu conselho: quanto dinheiro levar para Cuba?

Portanto, a principal coisa a lembrar sobre as férias em Cuba em 2021 é que você está viajando para um país socialista. O estado é pobre e os turistas são a principal fonte de renda. Você não poderá ter um descanso barato. Mas você precisa voar para o Caribe não por baixo preço, mas pelo exotismo: viva de uma maneira incomum, admire a natureza vibrante e se comunique.

Algumas dicas de experiência pessoal:

- Ao viajar para Cuba, esqueça os cartões de crédito. Encontrar um caixa eletrônico ou terminal no país é quase impossível. Apenas dinheiro, apenas hardcore!
- Para trocar a moeda você sempre precisa ter um PASSAPORTE com você !!! Nenhum outro documento de identidade funcionará.
- Compre alguns pesos (não mais que 50-100 CUP). Nem sempre é possível pagar com eles, mas se for assim, é 5 vezes mais barato do que pagar com cookies.
- Sobre a Internet. A comunicação móvel, com roaming habilitado em cartões SIM russos, funciona muito bem aqui às vezes. Você não deve contar com LTE, mas pode postar uma foto. Wi-fi é "emitido por cartões". Você pode comprar uma ou cinco horas de Internet por 1 CUC e 5 CUC, respectivamente, e procurar pontos onde a rede trava. Normalmente são muito fáceis de reconhecer: nesses locais há muitas pessoas que olham com entusiasmo para as telas de seus gadgets.
- Shopping e Cuba são conceitos mutuamente exclusivos. Definitivamente, o vestuário não está incluído na categoria do que é trazido do país. O conjunto ideal de lembranças: rum e charutos.
- Uma última dica: não tenha medo de barganhar! Os preços em Cuba nem sempre são finais. Barganhar com eles não é considerado vergonhoso. Se for possível baixar o preço, eles vão baixá-lo para você e, se não, não ficarão ofendidos, mas dirão na hora.

Minha experiência de viajar para Cuba

Quando viajo, meus amigos e eu adoramos nos unir ao máximo com a população local para sentir o país. Organizamos todas as viagens nós mesmos. Alugamos apartamentos particulares, alugamos um carro e dirigimos pelas cidades. Conhecemos os "nativos" e aprendemos sobre truques de vida que não estão disponíveis durante um feriado "com tudo incluído".

Resorts populares que visitamos durante nossa viagem a Cuba:

  • Havana
  • Varadero
  • Santiago
  • Trinidad

Morávamos na Casa Particular (em casas particulares), comíamos em lanchonetes e lanchonetes. Algumas vezes, nos permitimos ir a restaurantes caros. Eles quase não fizeram excursões, mas eles próprios visitaram muitos museus diferentes.

Apesar de estarmos em uma época bastante baixa (maio), o custo de uma viagem a Cuba estava longe de ser barato. Por 10 dias na ilha, excluindo passagens aéreas e acomodação, gastamos cerca de 90.000 rublos para dois. Eles pagaram outros 50.000 rublos pelas passagens aéreas. Apartamentos: 2.000 rublos por noite ≈ 20.000 rublos o tempo todo.
Orçamento total: 160.000 rublos.

Pin
Send
Share
Send